
ATIVIDADE 3 - SER - CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL - 54_2025
ATIVIDADE 3 - SER - CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL - 54_2025
QUESTÃO 1
O sigilo profissional impõe uma relação entre privacidade e publicidade, exigindo do assistente social o cuidado de se ater ao estritamente necessário para o cumprimento de seu trabalho, protegendo informações que, se divulgadas, poderiam comprometer a dignidade e a segurança dos envolvidos. No entanto, em um contexto de espetacularização da pobreza pela mídia, a exposição da vida privada de pessoas pobres é frequentemente banalizada, despolitizando sua existência e violando seu direito à privacidade. Nesse cenário, o assistente social enfrenta o desafio de atuar em um ambiente em que a confidencialidade é legalmente autorizada, mas sujeita a diferentes interpretações e pressões externas.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Legislação e Resoluções sobre o trabalho do/a assistente social. Conselho Federal de Serviço Social - Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta. Brasília: CFESS, 2011.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O sigilo profissional é essencial para proteger a dignidade e a segurança dos usuários dos serviços sociais, especialmente em contextos de exposição midiática.
PORQUE,
II. A espetacularização da pobreza pela mídia contribui para a violação do direito à privacidade de pessoas em situação de vulnerabilidade, despolitizando suas existências.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
“Diante da realidade social que é extremamente desigual e excludente, a questão do preconceito tem sido utilizada nas relações de poder para garantir que o processo de exploração continue conduzindo ao lucro, ao desenvolvimento econômico e social dividido em partes desiguais. Em que ricos são brancos e pobres são negros, sujeitos de bem são cidadãos e os pobres são criminalizados e excluídos, que mulheres são exploradas por homens e idosos são desnecessários para a sociedade produtiva e competitiva. A questão principal é que o preconceito não está subsidiado por uma reflexão ética sobre a vida social e, por isso, aceita qualquer posicionamento como sendo real, verdadeiro e impossível de ser modificado”.
O trecho apresentado se refere ao sexto princípio fundamental do Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais.
Com base nessa informação, assinale a alternativa correta:
