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ATIVIDADE 3 - SEG - ESTATÍSTICA - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - SEG - ESTATÍSTICA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - SEG - ESTATÍSTICA - 53_2025

Questão 1
A teoria das probabilidades é fundamental para a análise de eventos aleatórios, especialmente em situações envolvendo experimentos sem reposição, como o sorteio de bolas de uma urna. Quando um elemento é retirado sem reposição, as probabilidades dos eventos subsequentes são afetadas, pois o espaço amostral se reduz a cada retirada.

​Fonte: adaptado de: ROSS, S. M. Introduction to probability and statistics for engineers and scientists. 6th ed. Massachusetts: Academic Press, 2019.​

Uma urna contém bolas coloridas distribuídas com as seguintes cores e quantidades: 6 bolas vermelhas, 3 bolas verdes, 5 bolas brancas e 7 bolas amarelas. José fez a retirada de 2 bolas dessa urna e não as devolveu.

A probabilidade de José ter retirado, aleatoriamente, 1 bola vermelha e 1 bola amarela, é de:

Alternativas
Alternativa 1:

9,50%.

Alternativa 2:

9,75%.

Alternativa 3:

10%.

Alternativa 4:

10,25%.

Alternativa 5:

10,50%.

Questão 2
Um analista financeiro está analisando o preço de venda de uma amostra de casas em um determinado bairro. Ele coletou os seguintes dados sobre os preços de venda de seis casas (em milhares de reais): 600, 420, 400, 480, 500 e 350.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
A partir do exposto acima, qual é a mediana do preço de venda dessas casas? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:

R$ 420 mil.

Alternativa 2:

R$ 450 mil.

Alternativa 3:

R$ 480 mil.

Alternativa 4:

R$ 500 mil.

Alternativa 5:

R$ 520 mil.

Questão 3
Um levantamento amostral proporcionou as informações abaixo referentes a determinada variável quantitativa X.
Valor Mínimo 20
Moda 28
Mediana 29
Média 31
Valor Máximo 40
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando essas informações e que a variável X é composta por 2500 observações, analise as afirmações a seguir.

​I. Se A e B são as respectivas quantidades de observações da variável X que são iguais a 28 e 35, então é correto afirmar que B>A.
II. O terceiro quartil da variável X foi maior ou igual a 29.
III. A quantidade de observações da variável X maiores ou iguais a 29 é igual ou superior a 1250.
IV. As informações da tabela não fazem sentido, pois ao calcularmos o valor da média, temos: x=(20+40)/2 = 30

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 4
Há um padrão nos países com mais casos de covid-19 e dados confiáveis à disposição: a maior parte das mortes causadas pela doença é de pessoas acima de 60 anos. Nas internações, porém, é alta a proporção dos mais jovens. A Itália, que tem quase ⅓ da população idosa, é a 3ª com mais mortes computadas até aqui. A taxa de mortalidade de 13,4% dos infectados, no entanto, é considerada irreal. O consenso é que há muito mais casos de covid-19 do que as autoridades italianas conseguiram medir.
Tabela 1: Tabela de distribuição de frequência das mortes por COVID-19, na Itália (Até 8/05/2020), separados por idade
 
 Fonte: https://www.poder360.com.br/coronavirus/conheca-a-faixa-etaria-dos-mortos-por-covid-19-no-brasil-e-em-mais-5-paises/
Considerando as informações do texto e da tabela disponibilizadas, analise as afirmações a seguir e a relação entre elas:

I – De acordo com as informações obtidas e disponibilizadas na tabela, mais de 80% dos casos de morte devido à COVID-19 na Itália, até o momento da atualização, se deram em pessoas com idade iguais ou superiores a 70 anos.

PORQUE

II – Somando as porcentagens das classes:
idades maiores do que 70 anos e menores do que 79 anos = 27,8%;
idades maiores ou iguais a 80 anos e menores ou iguais do que 89 anos = 40,8%;
idades maiores ou iguais a 90 anos= 16,2%,
representam uma porcentagem maior do que 80% do total de vítimas.

Assinale a alternativa que contém a relação correta entre as afirmações.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5
Em estatística, o coeficiente de variação é uma medida de dispersão relativa que indica a variabilidade de um conjunto de dados em relação à sua média. Trata-se uma forma de comparar a dispersão de diferentes conjuntos de dados, a qual é definida como a razão entre o desvio-padrão e a média aritmética.
​Um gerente da área de planejamento de uma multinacional recebeu um banco de dados sobre os 900 funcionários dessa empresa. Essa database apresenta média x e desvio-padrão s, e coeficiente de variação s/x sobre os salários de cada setor da multinacional. Entretanto, ao iniciar um estudo estatístico nesse banco de dados, o gerente foi informado de que as informações entregues a ele estavam todas incorretas e poderiam ser corrigidas, somando-se dez a cada um dos dados que recebeu. Feita tal correção, o valor do coeficiente de variação passou a ser igual a:
Alternativas
Alternativa 1:

s/(x+10)

Alternativa 2:

s/(x+0,01)

Alternativa 3:

s/(x+9000)

Alternativa 4:

10s/(x+10)

Alternativa 5:

9000s(x+900)

Questão 6
Os preços de venda dos imóveis residenciais mostraram uma alta de 0,52% em julho, após um avanço de 0,47% no mês anterior, conforme mostra o Índice FipeZAP+. O indicador do mercado imobiliário acompanha o comportamento de preços de imóveis residenciais em 50 cidades brasileiras. Segundo a pesquisa, houve aumento nos valores em 45 delas e apenas São Paulo não registrou alta acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) do mês de julho.
Fonte: Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/alta-em-imoveis-residenciais-e-registrada-em-45-de-50-cidades-pesquisadas-mostra-indice/. Acesso em: jan. 2023. (Adaptado).
Sobre venda de imóveis no Brasil, observe o gráfico a seguir.

No gráfico, tem-se uma distribuição de preços e o número de imóveis em cada intervalo de preços. Por exemplo, tem-se 5 imóveis com preço maior ou igual a 300 mil e menor que 400 mil reais, 10 imóveis com preço maior ou igual a 400 mil e menor que 500 mil reais, e assim sucessivamente, até 5 imóveis com valor maior ou igual a 1 200 000 e menor que 1 300 000 reais. Analisando as informações e o gráfico acima, observe as afirmativas a seguir.

I. Em intervalos individuais de valores, no intervalo maior ou igual a 700 000 e menor que 800 000 reais, existem a maioria de imóveis.
II. O imóvel com menor preço, tem o valor de 300 000 reais.
III. A probabilidade de selecionar um imóvel aleatoriamente, e tal imóvel ter um valor maior ou igual a 1000 000 e menor que 1 100 000 reais, é de 9,52%.
IV. O gráfico apresenta a quantidade de 20 imóveis no total.

É correto o que se afirma em:


Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

III e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7
A tabela nos mostra os valores de matéria-prima de um produto e a quantidade comprada por uma determinada empresa, e podem ser observados a seguir.



Assinale a alternativa correta que contém a média refere ao valor pago pela matéria-prima:
Alternativas
Alternativa 1:

15,75.

Alternativa 2:

16,23.

Alternativa 3:

17,22.

Alternativa 4:

18,34.

Alternativa 5:

19,35.

Questão 8

Em estudos de pesquisa, a correlação linear é usada para investigar se há uma relação entre duas variáveis. Por exemplo, em uma pesquisa sobre saúde, pode-se analisar a correlação entre a quantidade de exercício físico (variável X) e a pressão arterial (variável Y). No campo econômico e financeiro, a correlação linear é utilizada para entender como duas variáveis econômicas se comportam em relação uma a outra. Por exemplo, pode-se estudar a correlação entre as taxas de juros e o índice de inflação, para prever tendências econômicas.

MARTINS, E.; SILVA, J. Estatística aplicada: Conceitos e técnicas para análise de dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2022.

Um estatístico fez uma pesquisa em uma organização referente ao custo da matéria-prima e ao seu preço de venda. Para realizar esse estudo, durante 30 dias, coletou 50 produtos e analisou o custo da matéria-prima e o preço de venda. Baseado nessas 50 amostras coletadas, ele fez uma análise estatística dessa correlação (custo e preço de venda) e chegou à conclusão que o Coeficiente de Pearson encontrado foi de 0,93.

Com base nesse resultado, podemos concluir que:

Alternativas
Alternativa 1:

Para que exista uma relação forte entre o custo e o preço de vendas, o Coeficiente de Pearson encontrado deveria ser entre 0,1 e 0,25.

Alternativa 2:

Existe uma fraca relação entre o custo com a matéria-prima e o preço de vendas, uma vez que o Coeficiente de Correlação de Pearson apresentou um valor muito próximo de 1.

Alternativa 3:

Não existe uma relação forte entre o custo com a matéria-prima e o preço de vendas, uma vez que o Coeficiente de Correlação de Pearson apresentou um valor muito próximo de 1.

Alternativa 4:

Existe uma relação forte e positiva entre o custo com a matéria-prima e o preço de vendas, uma vez que o Coeficiente de Correlação de Pearson apresentou um valor muito próximo de 1.

Alternativa 5:

Não existe uma relação entre o custo e o preço de vendas, uma vez que o Coeficiente de Correlação de Pearson deveria apresentar valores mais próximos de zero para ser considerada uma relação forte.

Questão 9
A distribuição de frequência a seguir se refere aos preços cobrados por uma mercadoria em 60 estabelecimentos comerciais.


 
Diante do exposto, assinale a alternativa correta que interprete a segunda classe:
Alternativas
Alternativa 1:

20 estabelecimentos têm preços maiores ou iguais a R$ 6,00 e menores do que R$ 10,00.

Alternativa 2:

20 estabelecimentos têm preços maiores do que R$ 6,00 e menores do que R$ 10,00.

Alternativa 3:

20 estabelecimentos têm preços maiores ou iguais a R$ 6,00 e menores ou iguais do que R$ 10,00.

Alternativa 4:

20 estabelecimentos têm preços menores do que R$ 6,00 e menores do que R$ 10,00.

Alternativa 5:

20 estabelecimentos têm preços menores ou iguais a R$ 6,00 e maiores do que R$ 10,00.

Questão 10
Sabemos que uma VARIÁVEL é, de acordo com Oliveira e Chatalov (2019), uma característica que pode ser avaliada (ou medida) em cada elemento da população, sob as mesmas condições. Uma variável observada (ou medida) em um elemento da população deve gerar um e apenas um resultado.
Fonte: OLIVEIRA, I. G.; CHATALOV, R. C. S. Estatística. Maringá: UniCesumar, 2019.
As variáveis podem ser diferenciadas entre duas categorias, e cada categoria também possui duas “classes’. Analise as variáveis a seguir:

- Grau de Escolaridade.
- Salário.
- Altura.

A partir do exposto acima, assinale a alternativa que contém a classificação dessas variáveis na ordem correta.

Alternativas
Alternativa 1:

Quantitativa Contínua, Qualitativa Ordinal, Qualitativa Nominal.

Alternativa 2:

Qualitativa Ordinal, Quantitativa Contínua, Quantitativa Contínua.

Alternativa 3:

Qualitativa Ordinal, Qualitativa Nominal, Quantitativa Contínua.

Alternativa 4:

Qualitativa Nominal, Qualitativa Nominal, Quantitativa Discreta.

Alternativa 5:

Quantitativa Discreta, Qualitativa Nominal, Qualitativa Ordinal.

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