FECHAR

ATIVIDADE 3 - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 53_2025

ATIVIDADE 3 - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 53_2025

Questão 1
França e Rodrigues (2011) citam Hans Selye, que, em 1965, propôs que quando um organismo é submetido a estímulos que ameacem o seu equilíbrio orgânico (homeostase), é desencadeada uma síndrome nesse organismo, que ele denominou stress, ou síndrome geral de adaptação. 

COSTA, Waldeciria Souza da. Psicologia Organizacional. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019. Reimpresso 2024.





Em relação as principais características das fases da síndrome geral de adaptação, leia as alternativas e assinale a correta.

Alternativas
Alternativa 1:

Reação de alarme: aumento da temperatura corporal e sensação de euforia; Fase de resistência: aumento da frequência cardíaca e liberação de substâncias calmantes; Fase de exaustão: aumento da capacidade de adaptação ao estresse.

Alternativa 2:

 Reação de alarme: redução da atividade metabólica e diminuição da resposta ao estresse; Fase de resistência: maior estabilidade emocional e redução dos sintomas de estresse; Fase de exaustão: maior adaptação ao estresse e melhora da saúde mental.

Alternativa 3:

Reação de alarme: redução dos níveis de cortisol e sensação de bem-estar; Fase de resistência: ausência de sintomas de estresse; Fase de exaustão: aumento da energia e da capacidade de enfrentamento.

Alternativa 4:

Reação de alarme: diminuição da frequência cardíaca e liberação de hormônios calmantes; Fase de resistência: aumento do apetite e melhora do humor; Fase de exaustão: aumento da resistência física.

Alternativa 5:

Reação de alarme: aumento da frequência cardíaca e liberação de várias substâncias; Fase de resistência: sintomas como irritabilidade, insônia e mudanças de humor; Fase de exaustão: falha nos mecanismos de adaptação.

Questão 2
Conflitos em uma organização são tão normais quanto o dia após a noite. São inevitáveis e quando bem administrados podem levar a empresa a um novo patamar de excelência e relacionamento entre seus integrantes. Como consultor, já vi muito conflito terminar em discussão. Discussão é quase uma briga, perde-se a razão facilmente devido ao estado emocional e dificilmente se resolve alguma coisa. Pelo contrário, pode deixar marcas que demoram a cicatrizar. Conflito, em especial no aspecto corporativo, é quando processos não estão em sintonia, metas estão desalinhadas e as pessoas remam cada um para um lado.
Fonte: ARAÚJO, Paulo. Gestão de conflitos. 09 mar. 2016. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/gestao-de-conflitos>. Acesso em: 20 abr. 2020.


Assim, considerando o texto de apoio e os conteúdos sobre gestão de conflitos, analise as afirmações a seguir e a relação entre elas:
 
I.  A palavra conflito está ligada à discórdia, divergência; definindo como um processo no qual uma das partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses.

PORQUE


II. A evitação, enquanto estilo de gestão de conflitos, busca apaziguar a situação; manter a harmonia é o mais importante no momento; “ o negócio é ir levando”.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
Dinâmica dos Grupos é a área de conhecimento que estuda os fenômenos grupais, sendo que, segundo Mailhiot (1976, p. 66), “[a] produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas sobretudo com a solidariedade de suas relações interpessoais”.
Fonte: adaptado de: PEIXOTO, Thiago et al. A Dinâmica dos Grupos nas equipes de empresas start-up de alta tecnologia. Revista da SBDG, n. 6, p. 43-56, set. 2013.
Considerando a dinâmica dos grupos e das equipes nas organizações, analise as afirmações a seguir:
I. Composição é a variedade de pessoas com diferentes competências que fazem parte do grupo.
II. Papel refere-se a posição social que as pessoas atribuem a um grupo ou membros de um grupo.
III. Status é o conjunto de atividades designados a cada componente do grupo que fazem parte de seu cargo ou função.
IV. Normas referem-se às regras ou padrões de comportamento aceitáveis que são compartilhados pelos membros do grupo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 4
"Comunicação no ambiente de trabalho é toda transmissão e compartilhamento de informações que acontece dentro da empresa. É a chamada comunicação interna, que tem como público-alvo os colaboradores e abrange ações como comunicados, campanhas de incentivo, feedbacks e reuniões. Seu objetivo é manter todos os funcionários bem informados, promover o engajamento e construir uma cultura organizacional sólida, onde todos participam e se envolvem nas metas do negócio".
Fonte: Disponível em: https://www.comececomopedireito.com.br/blog/comunicacao-no-ambiente-de-trabalho/. Acesso em: 22 nov. 2023.
Com base nessa informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Comunicamo-nos em cerca de 70% do tempo que nos mantemos acordados, seja escrevendo, lendo, falando, seja escutando, o que nos faz acreditar que a falta de comunicação eficaz é uma das forças mais prejudiciais ao bom desempenho dos grupos nas organizações.
PORQUE
II. As falhas de comunicação são as principais fontes de conflito nas relações interpessoais, o que podemos verificar em nosso dia a dia. Pode-se, então, afirmar que os processos comunicacionais são fundamentais para que as pessoas interajam e tornem possível a sobrevivência dos grupos e das corporações.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5
A Medicina do Trabalho tem afirmado que a grande maioria das doenças estudadas nesse campo estão associadas ao estresse. Segundo Zanelli (2010), classifica  os agentes estressantes no ambiente de trabalho.

​COSTA, Waldeciria Souza da. Psicologia Organizacional. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019. Reimpresso 2024




 Sobre os agentes estressantes no ambiente de trabalho analise as alternativas a seguir e assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Pouco ou nenhum reconhecimento profissional, redução das jornadas de trabalho, e ausência de riscos no ambiente laboral.

Alternativa 2:

 Exigências acima das condições efetivas de produção ou prestação de serviços de qualidade, pouco ou nenhum reconhecimento profissional, e redução da pressão do tempo e das atuações de urgência

Alternativa 3:

Pouca ou nenhuma participação nas decisões, longas jornadas de trabalho, exposição constante aos riscos e periculosidade, e excesso de burocracia.

Alternativa 4:

Exigências abaixo das condições efetivas de produção ou prestação de serviços de qualidade, aumento da participação nas decisões, e ausência de problemas de comunicação.

Alternativa 5:

 Redução da competição no ambiente laboral, excesso de burocracia, e diminuição da pressão do tempo e das atuações de urgência.

Questão 6
A globalização e a procura por mercados novos tem intensificado a competitividade entre organizações e como efeito colateral, as organizações tem tido cada vez mais a necessidade de novos desenhos de estruturas organizacionais e os seus modos de produção e gestão. Essa flexibilização agora não é mais uma exceção, começa a se tornar necessária para um maior rendimento econômico e uma produção mais ágil.
Fonte: BALDI, Mariana. Novas formas organizacionais: a necessidade de superação das perspectivas sobressocializadas e subsocializadas. Cad. EBAPE. BR,  Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 01-15, Mar.  2004. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1679-39512004000100003>. Acesso em: 13 Abr. 2020.


Considerando as estruturas organizacionais, no que diz respeito à amplitude de controle, avalie as asserções a seguir:
 
I. Financeiramente falando, as empresas com amplitudes de controles grandes são mais vantajosas.

PORQUE


II. As amplitudes de controle grandes pressupõem um número pequeno de chefias e poucos níveis hierárquicos, resultando em menores recursos com cargos de chefia.
 
A respeito das asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7
Ao decidir trabalhar na área de gestão de pessoas é preciso estar ciente da singularidade de cada pessoa, pois a subjetividade humana é algo pessoal e acompanha o decorrer da vida de cada indivíduo em diferentes contextos, sendo o ambiente de trabalho um importante local para a expansão ou não dos aspectos subjetivos do trabalhador. E em relação a esses aspectos internos, que precisam ser observados e entendidos no ambiente organizacional é possível citar as habilidades humanas, as quais podem ser entendidas como a capacidade de uma pessoa realizar algo. Portanto, ao adentrar na área de gestão de pessoa, o líder precisa identificar na sua equipe ou futuros funcionários as capacidades intelectuais e emocionais presentes em cada indivíduo. E para chegar nesse objetivo o processo de avaliação psicológica pode se tornar um valioso aliado.
Fonte: Elaborada pela professora, 2021.
Em relação ao tema habilidades humanas e inteligência emocional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No processo de Gestão de pessoas é muito importante que o líder possua competência para avaliar o perfil de sua equipe, pois assim terá mais condições de desenvolver ações estratégicas em seu ambiente organizacional e para que isso ocorra de modo satisfatório cabe ao mesmo possuir ferramentas de avaliação das habilidades intelectuais de seus liderados, para possivelmente chegar em bons resultados. Portanto, avaliar a aptidão numérica, compreensão verbal, rapidez perceptual, raciocínio indutivo e dedutivo, visualização espacial e memória, é uma ação fundamental para o desempenho da equipe.
PORQUE
II. Para identificar questões relacionados aos aspectos mais subjetivos da personalidade o gestor precisa levar em consideração os pressupostos da área de Inteligência emocional, o qual é denominado QE (Coeficiente Emocional) e tem como propósito avaliar cinco competências emocionais: autoconhecimento; autorregulação; motivação; empatia e habilidades sociais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8
A busca por objetivos e resultados satisfatórios por parte das organizações requer, cada vez mais, lideranças que sejam capazes de impulsioná-las no contexto competitivo da atualidade rumo não apenas à sobrevivência, mas ao sucesso. A liderança existe no sentido de dar uma direção, introduzir renovação e revitalização para o alcance de resultados.
Fonte: COSTA, W. Psicologia Organizacional. Maringá: UniCesumar, 2020.
Considerando o exposto, a respeito da liderança, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O poder de influenciar as pessoas não está limitado ao poder formal dado pela empresa a esta ou àquela pessoa. O poder definido por um cargo é importante por outorgar a capacidade de mandar, ordenar, dispor, mostrar onde, como e por quem algo deve ser feito, mas o poder apenas não basta. Faz-se necessário o poder de influenciar para que um líder exista.

PORQUE
II. Mesmo baseado no conhecimento e na perícia, os subordinados tendem a não acreditar de imediato no talento, na competência e no conhecimento técnico do líder, nesse sentido, faz-se necessário exercer criteriosamente a autoridade, a fim de dispersar possíveis focos de rebeldia na equipe de trabalho.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 9
Um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem entre si de tal forma que cada uma influência e é influenciada pelas outras (WAGNER III; HOLLENBECK; SILVA, 2009, p. 210). 

​WAGNER III, J. A.; HOLLENBECK, J. R; SILVA, R. O. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.





Em relação à formação de grupos nas organizações, lei as afirmativas a seguir com atenção.


​I. Os grupos nas organizações formam-se por necessidades comuns, interesses em comum, metas em comum, proximidade física e semelhança cultural; esses grupos podem ser formais ou informais.
II. Os grupos nas organizações formam-se apenas por proximidade física e semelhança cultural; esses grupos são sempre informais.
III. Os grupos nas organizações formam-se por necessidades comuns e proximidade física; esses grupos são sempre formais e estruturados.
IV. Os grupos nas organizações formam-se por necessidades incomuns, metas individuais e proximidade física; esses grupos são sempre informais.


 Está correto o que se afirma ainda


Alternativas
Alternativa 1:

 I, apenas.

Alternativa 2:

 I e II, apenas.

Alternativa 3:

 III e IV, apenas.

Alternativa 4:

 I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

 I, II, III e IV.

Questão 10

As enfermidades profissionais ou doenças laborais são aquelas contraídas pela exposição do trabalhador a fatores de risco em seu local de trabalho. Conforme os dados publicados pela OIT, Organização Internacional do Trabalho, em 2013.

JARDIM,S.Depressão e trabalho: ruptura de laço social. Rev. bras. saúde ocup., São Paulo , v. 36,n. 123, p. 84-92, jun. 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572011000100008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 28 fev. 2019.

​Diante das principais causas de doenças profissionais no Brasil ,analise as alternativas e assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

 Transtornos mentais; acidentes de trabalho; doenças cardiorrespiratórias

Alternativa 2:

 Acidentes de trabalho; doenças mentais; doenças cognitivas

Alternativa 3:

 Esquizofrenia; Doenças visuais; Doenças auditivas

Alternativa 4:

Pneumoconiose; Doenças musculoesqueléticas; transtornos mentais

Alternativa 5:

 Doenças mentais; doenças transmissíveis; doenças bacterioses

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu