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ATIVIDADE 3 - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 53_2025

Questão 1
Com o avanço das reflexões sobre inclusão e diversidade nos processos de aprendizagem, as abordagens psicopedagógicas vêm incorporando práticas inovadoras que rompem com modelos tradicionais e reducionistas. Tais abordagens valorizam a escuta ativa, o uso de tecnologias, metodologias participativas e a personalização das intervenções, desta forma, as práticas inovadoras na psicopedagogia são aquelas que colocam o sujeito da aprendizagem no centro do processo, respeitando suas singularidades e promovendo sua autonomia.
​POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 2025.
Com base nas abordagens psicopedagógicas inovadoras, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Abordagens psicopedagógicas inovadoras priorizam a repetição mecânica de exercícios e o uso exclusivo de materiais padronizados para garantir a fixação do conteúdo.
PORQUE
II. A personalização do atendimento psicopedagógico e o uso de estratégias interativas são características fundamentais das práticas psicopedagógicas inovadoras.
​Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

 A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2
Em contextos escolares inclusivos, a atuação psicopedagógica institucional é fundamental para garantir estratégias coletivas para desenvolver um trabalho mais efetivo com os alunos que apresentam transtornos de aprendizagem. Diferentemente da atuação clínica, que foca no sujeito e em sua individualidade, a intervenção institucional busca transformar práticas pedagógicas, fortalecer a cultura de acolhimento e promover mudanças no ambiente escolar como um todo.
POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 2025.

Considerando a proposta de intervenção psicopedagógica institucional nos transtornos de aprendizagem, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A intervenção psicopedagógica institucional visa promover a reflexão coletiva da equipe escolar e a construção de estratégias pedagógicas inclusivas frente às dificuldades e transtornos de aprendizagem.
PORQUE
II. O TDAH, a dislexia e a discalculia são transtornos específicos de aprendizagem com origem exclusivamente emocional, sendo tratados apenas com acompanhamento clínico individual.

​Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

 A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
A colaboração entre a família e a escola é um dos pilares mais importantes no acompanhamento de estudantes com transtornos de aprendizagem. Quando há um diálogo construtivo entre esses dois ambientes, o desenvolvimento escolar, emocional e social da criança tende a ser mais consistente. Segundo Possolli e Carvalho (2025), a atuação conjunta entre os profissionais da escola e os familiares é indispensável para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça de forma eficaz, especialmente no contexto dos transtornos.
POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 208p. 2025.

​Com base no contexto da colaboração família-escola, analise as afirmativas:

I. A participação da família é dispensável no acompanhamento de alunos com transtornos de aprendizagem, já que a escola possui os recursos pedagógicos necessários para lidar sozinha com a situação.
II. Reuniões frequentes entre a escola e a família ajudam a alinhar estratégias e identificar precocemente dificuldades no processo de aprendizagem.
III. A escola deve evitar compartilhar com os pais qualquer informação sobre as dificuldades do aluno, para não causar preocupação desnecessária.
IV. A responsabilidade pelo acompanhamento psicopedagógico dos estudantes com transtornos de aprendizagem deve ser exclusivamente da escola, sem envolvimento familiar.


É correto apenas o que se afirmar em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas

Alternativa 2:

II, apenas

Alternativa 3:

II e III, apenas

Alternativa 4:

III e IV, apenas

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 4
Miguel, aluno do 2º ano do ensino fundamental, apresenta dificuldades frequentes de atenção e de acompanhamento das atividades escolares. A professora observou que ele raramente entrega as tarefas de casa e demonstra resistência à leitura e à escrita. Diante disso, a escola entrou em contato com a família para agendar uma reunião, mas os responsáveis demonstraram desinteresse e atribuíram as dificuldades do aluno exclusivamente à sua “preguiça”. Após insistência da equipe pedagógica, foi possível iniciar um processo de acompanhamento psicopedagógico. Durante esse processo, notou-se que a ausência de diálogo e parceria entre a família e a escola estava comprometendo diretamente o progresso do aluno.
​POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 2025


Com base no estudo de caso acima, e as proposta de colaboração família-escola, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
 

Alternativas
Alternativa 1:

Aplicar atividades rigorosas ao aluno para forçá-lo a ter mais disciplina e interesse nas atividades escolares.

Alternativa 2:

Encaminhar o aluno imediatamente a um psicólogo escolar, sem necessidade de envolver a família no processo.

Alternativa 3:

Estabelecer um diálogo contínuo e acolhedor com a família, esclarecendo a importância da parceria para o desenvolvimento de Miguel.

Alternativa 4:

Solicitar à professora que reduza as exigências para evitar o estresse do aluno e diminuir as queixas dos pais.

Alternativa 5:

Aguardar que a família tome a iniciativa de procurar ajuda, evitando intervenções por parte da escola.

Questão 5
A atuação psicopedagógica frente às dificuldades e transtornos de aprendizagem requer uma compreensão ampliada do sujeito, que ultrapassa explicações isoladas de uma única área do saber. Nesse sentido, a integração entre diferentes campos – como a psicologia, pedagogia, neurologia e fonoaudiologia – é essencial para uma prática interdisciplinar mais eficaz. Contudo, ainda existem muitas interpretações equivocadas sobre o papel das abordagens teóricas e do trabalho conjunto entre profissionais.
​POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 2025.


Com base na perspectiva teórica e abordagens interdisciplinares, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. A psicopedagogia deve adotar exclusivamente uma abordagem teórica psicológica, pois os fatores emocionais são as únicas causas dos transtornos de aprendizagem.

PORQUE

II. É uma área autossuficiente e a psicopedagogia não depende de outras disciplinas e rejeita a integração com práticas interdisciplinares.

​Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6
A avaliação psicopedagógica tem evoluído ao longo do tempo, acompanhando as transformações educacionais e sociais. Atualmente, tanto a vertente clínica quanto a institucional compartilham o objetivo de compreender os fatores que interferem no processo de aprendizagem, embora atuem em contextos e com focos distintos. A avaliação clínica volta-se ao sujeito em sua individualidade e história pessoal, enquanto a avaliação institucional considera os elementos organizacionais, pedagógicos e relacionais presentes no ambiente escolar.
​POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 2025


Com base nas concepções atuais sobre os percursos e tendências da avaliação psicopedagógica clínica e institucional, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A avaliação psicopedagógica clínica tem como foco compreender o sujeito em sua singularidade, considerando fatores emocionais, cognitivos e afetivos que influenciam na aprendizagem.
PORQUE
II. A avaliação psicopedagógica institucional limita-se à aplicação de testes e questionários padronizados, sendo desnecessária a observação do ambiente escolar e das relações interpessoais.
​Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7
Segundo Possolli e Carvalho (2025, p. 164), “[...]as abordagens inovadoras permitem ao psicopedagogo integrar diferentes saberes e estratégias, promovendo a inclusão e o engajamento dos estudantes em sua trajetória de aprendizagem[...]”. Da mesma forma, Gardner (1995) destaca que a personalização do ensino com base nas inteligências múltiplas contribui para uma prática mais eficaz e humana, respeitando os potenciais individuais dos alunos.
GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática/Howard Gardner; trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 1995.
POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 2025.
Com base nesse contexto e nas abordagens inovadoras em psicopedagogia, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. As abordagens psicopedagógicas inovadoras priorizam exclusivamente a aplicação de testes padronizados para avaliar o desempenho dos estudantes.

PORQUE
II. As abordagens inovadoras buscam integrar diferentes linguagens, tecnologias e estratégias interativas, respeitando a diversidade dos sujeitos e promovendo práticas mais inclusivas.


​Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

 A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8
Mariana, aluna do 5º ano do ensino fundamental, apresenta dificuldades significativas na produção escrita, como troca de letras, omissão de sílabas, erros ortográficos frequentes e organização inadequada das frases. Após avaliação psicopedagógica, foi identificado um quadro de disortografia, um transtorno específico de aprendizagem relacionado à codificação da linguagem escrita, que afeta a forma como o aluno organiza e representa graficamente as palavras, mesmo após o período de alfabetização.
Com base nos princípios da psicopedagogia clínica, a intervenção proposta visou trabalhar os aspectos cognitivos, linguísticos e afetivos envolvidos no processo de escrita. Foram planejadas sessões semanais individuais com foco na consciência fonológica, nas regras ortográficas, na ampliação do vocabulário e no planejamento textual. As atividades foram mediadas por jogos estruturados, fichas com palavras-chave, leitura orientada e reescrita de textos simples, respeitando o ritmo e os modos de aprender da aluna. A escuta ativa e o vínculo afetivo também foram considerados fundamentais para promover confiança e engajamento no processo. Desta maneira, a proposta de intervenção com Mariana teve como objetivo central não apenas a melhoria de suas habilidades de escrita, mas o fortalecimento de sua autoestima e autonomia na aprendizagem.
​POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 208p. 2025


Com base no excerto acima sobre a proposta de intervenção nos transtornos por meio da psicopedagogia clínica, analise as afirmativas:

I. O transtorno apresentado por Mariana, disortografia, é um transtorno de aprendizagem exclusivamente emocional, que pode ser superado apenas com reforço afetivo e motivacional.
II. As propostas apresentadas para o tratamento da aluna Mariana, inclui o uso de jogos, reescrita de textos e leitura orientada, que são estratégias coerentes com a intervenção psicopedagógica em casos de disortografia.
III. A psicopedagogia clínica deve priorizar o trabalho em grupo, pois o atendimento individualizado não é indicado para transtornos de aprendizagem.
IV. A prática psicopedagógica clínica se limita ao ensino de regras gramaticais e ortográficas, não considerando aspectos afetivos e relacionais.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas

Alternativa 2:

II, apenas

Alternativa 3:

II e III, apenas

Alternativa 4:

IV, apenas

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 9
André, aluno do 3º ano do ensino fundamental, foi encaminhado ao atendimento psicopedagógico clínico após apresentar dificuldades recorrentes de atenção, inquietação constante e impulsividade nas atividades escolares. Após avaliação psicopedagógica, foi confirmado o diagnóstico de TDAH. Diante disso, foi elaborada uma proposta de intervenção centrada na construção de estratégias para o fortalecimento da autorregulação, organização das tarefas e melhoria da atenção sustentada.
A intervenção clínica incluiu sessões semanais individuais, com atividades estruturadas que combinavam jogos de regras, exercícios de memória de trabalho e planejamento, além do uso de recursos visuais para apoio à organização das rotinas. Paralelamente, a família foi orientada quanto à importância de estabelecer limites claros, rotinas previsíveis e reforço positivo. A escola também recebeu orientações específicas, como a necessidade de adaptar o tempo de prova e priorizar uma abordagem acolhedora e compreensiva.
Essa proposta teve como objetivo central promover a autonomia de André em relação ao seu processo de aprendizagem, respeitando suas particularidades e favorecendo sua inclusão escolar de forma equilibrada e eficaz.


Com base no estudo de caso apresentado acima sobre uma proposta de intervenção psicopedagógica, analise as afirmativas:

I. A intervenção com alunos com TDAH deve priorizar estratégias de punição, para ensinar o aluno a conter seus impulsos em sala de aula.
II. A colaboração entre psicopedagogo, família e escola é essencial para o sucesso da intervenção em casos de TDAH.
III. Jogos com regras, atividades estruturadas e recursos visuais são ferramentas úteis no trabalho com alunos com TDAH.
IV. O TDAH se resolve naturalmente com o tempo, não sendo necessário acompanhamento especializado durante os anos escolares.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas

Alternativa 2:

I e III, apenas

Alternativa 3:

II e III, apenas

Alternativa 4:

III, apenas

Alternativa 5:

I, III e IV, apenas

Questão 10
No contexto da educação inclusiva, as adaptações curriculares representam uma importante ferramenta para garantir a aprendizagem de estudantes com dificuldades ou transtornos de aprendizagem. Essas adaptações, no entanto, ainda são frequentemente confundidas com práticas que reduzem a qualidade do ensino ou desconsideram o currículo oficial.
​POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 2025.
A respeito do exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As adaptações curriculares consistem na exclusão de conteúdos do currículo oficial para facilitar a aprovação dos alunos com dificuldades.
PORQUE
II. Esse tipo de intervenção é permitido apenas em escolas especializadas, não sendo recomendado no ensino regular.


​Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

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