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ATIVIDADE 3 - PSICO - PSICOPEDAGOGIA APLICADA AOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - PSICO - PSICOPEDAGOGIA APLICADA AOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS - 54_2025

ATIVIDADE 3 - PSICO - PSICOPEDAGOGIA APLICADA AOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS - 54_2025

Questão 1
No contexto do assessoramento psicopedagógico, distintas funções são atribuídas visando aprimorar tanto o desenvolvimento dos estudantes quanto o ambiente educacional. Entre essas funções, destaca-se a "Elaboração do Programa de Desenvolvimento Individual e de Acompanhamento", a qual visa oferecer direcionamento específico para cada aluno, observando suas necessidades e potencialidades. Considerando os blocos de funções apresentados por Monereo e Solé et al. (2000), o bloco "Elaboração do Programa de Desenvolvimento Individual e de Acompanhamento" visa traduzir as orientações psicopedagógicas em ações concretas para o desenvolvimento individual do sujeito, incluindo a definição precisa de objetivos a serem alcançados.

Diante deste contexto, assinale a alternativa que define a função da "Elaboração do Programa de Desenvolvimento Individual e de Acompanhamento".

Alternativas
Alternativa 1:

Dar suporte aos professores em relação às aulas de educação especial.

Alternativa 2:

Orientar os professores sobre a utilização dos instrumentos próprios da escola.

Alternativa 3:

Concretizar didaticamente as orientações psicopedagógicas e linhas de ação inferidas do processo de valorização multidisciplinar.

Alternativa 4:

Integrar todos os elementos que incidem na evolução da criança para favorecer ao máximo seu desenvolvimento harmônico.

Alternativa 5:

Proporcionar ao professor recursos e habilidades para responder aos quesitos básicos e urgentes em seu trabalho.

Questão 2

O termo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) foi utilizado pela primeira vez por Eric Trist e outros pesquisadores do Instituto Tavistock em 1950, durante o desenvolvimento da abordagem sociotécnica da organização do trabalho. O foco era melhorar a produtividade, reduzir conflitos e tornar a vida dos trabalhadores menos penosa, considerando a tríade indivíduo, trabalho e organização, com base na análise e reestruturação das tarefas. O pressuposto desse sistema é que o processo produtivo requer tanto a organização técnica quanto a social para alcançar seus objetivos.

 

PRADO, T. S. Psicopedagogia Aplicada aos Ambientes Organizacionais. Maringá: UniCesumar, 2021.(Adaptado)

Diante deste contexto, analise as afirmações seguintes.

I - A melhoria da produtividade no contexto da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) visa equilibrar as necessidades do indivíduo e da organização, considerando tanto as exigências da tecnologia quanto as do trabalhador.

II - O movimento pela QVT surgiu visando adaptar os cargos exclusivamente às necessidades tecnológicas da organização, desconsiderando as necessidades dos trabalhadores.

III - Melhorar a produtividade implica criar um ambiente de trabalho que considera as necessidades e bem-estar dos trabalhadores, evitando tratá-los como máquinas.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 3
Dentre os problemas mais frequentes encontrados nas organizações, existe um que está diretamente ligado à adaptação do colaborador às condições de trabalho. Para o trabalhador poder ter qualidade de vida no trabalho, a empresa precisa dispor das melhores condições, requerendo um ambiente propício para realização de suas atividades. Assim, mesas, cadeiras, computadores e mouse pad (suporte para o mouse do computador) tornam-se itens elementares para que a rotina não seja causadora de nenhuma doença ocupacional, como Lesão por Esforço Repetitivo (LER), Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORT) ou até mesmo síndrome de Burnout, que seria o limite mais extremo de acumulação de estresse e outras enfermidades, tornando o trabalhador inapto para suas atividades, tendo que ser afastado temporariamente, devido aos transtornos físicos e psicológicos desenvolvidos simultaneamente.

Sobre a estratégia que proporciona a segurança e qualidade de vida do colaborador na empresa, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Psicologia.

Alternativa 2:

Administração.

Alternativa 3:

Liderança.

Alternativa 4:

Enfermaria.

Alternativa 5:

Ergonomia.

Questão 4
São inúmeras e divergentes as definições de liderança. Contudo, a maioria dos autores e estudiosos do assunto concorda que, ao desempenhar a função de liderança, faz-se necessário que o líder possua algumas habilidades e competências específicas.

Sobre as responsabilidades de um bom líder, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Influenciar as atividades de um indivíduo ou de um grupo para a consecução de um objetivo em uma dada situação.
(    ) Estimular as necessidades motivacionais intrínsecas de um indivíduo ou de um grupo para atingir as metas estabelecidas.
(    ) Influenciar os comportamentos de um indivíduo ou de um grupo para a execução de resultados pré-estabelecidos.
(    ) Influenciar os estímulos intrínsecos e extrínsecos de um indivíduo ou de um grupo para a consecução de um objetivo em uma dada situação.
(    ) Delegar atividades somente para as pessoas consideradas competentes, pois quem não tem competência suficiente deve apenas cumprir ordens.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, V, V, F.

Alternativa 2:

F, F, V, F, V.

Alternativa 3:

V, V, F, F, F.

Alternativa 4:

F, F, F, F, V.

Alternativa 5:

V, V, V, V, V.

Questão 5
As transformações recentes no mundo do trabalho resultaram em uma classe trabalhadora heterogênea, fragmentada e marcada por desigualdades de gênero, idade, raça, qualificação e inserção no mercado formal ou informal. Diante dessa complexidade, torna-se difícil desacelerar o sistema que opera com base na maximização da lucratividade sobre a força de trabalho explorada. No entanto, há organizações que se destacam por práticas voltadas à saúde e à qualidade de vida no trabalho. A disseminação dessas experiências pode contribuir para a consciência coletiva e a valorização da dignidade no ambiente profissional.

Fonte: adaptado de: PRADO, Thiago Silva. Psicopedagogia Aplicada aos Ambientes Organizacionais. Maringá: UniCesumar, 2021.​

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta que expressa um desafio atual para a promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT):
Alternativas
Alternativa 1:

A ampliação da lucratividade organizacional tende a gerar, naturalmente, ambientes mais saudáveis e igualitários.

Alternativa 2:

A principal barreira para a QVT está na resistência dos trabalhadores em se adaptar às novas formas de gestão participativa.

Alternativa 3:

A fragmentação da classe trabalhadora favorece a aplicação de políticas padronizadas de bem-estar corporativo, otimizando resultados.

Alternativa 4:

A estrutura global do mercado de trabalho, marcada por desigualdades e precarização, dificulta a implementação efetiva de práticas integradas de QVT.

Alternativa 5:

A disseminação de boas práticas em QVT é uma ameaça ao modelo econômico dominante, razão pela qual deve ser controlada pelas instâncias superiores da empresa.

Questão 6

Sabe-se que para os trabalhadores terem um bom desempenho de produção, é preciso que a equipe e o grupo estejam em sintonia e sinergia. Além disso, o sentimento de pertencimento contribui para os trabalhadores estarem interligados em suas características comuns, bem como para que se sintam parte de um todo.

​PRADO, Thiago Silva. Psicopedagogia Aplicada aos Ambientes Organizacionais. Maringá - PR: Unicesumar, 2021.( Adaptado)

​​Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A satisfação dos membros de um grupo é essencial para a manutenção da sua existência e eficácia.

PORQUE

II. A capacidade de cooperação e adaptação contínua é fundamental para os grupos manterem sua viabilidade ao longo do tempo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7
O diagnóstico psicopedagógico é um processo complexo e investigativo que visa compreender o sentido histórico-subjetivo das dificuldades de aprendizagem, conforme aponta Jerônimo-Sobrinho (2016 apud Prado, 2021). Mais do que identificar sintomas isolados, ele busca relacionar os sinais às condições reais do sujeito, à sua trajetória e ao contexto da situação de ensino-aprendizagem. Para isso, os objetivos diagnósticos envolvem a verificação do progresso em metas educacionais, a identificação de barreiras institucionais e a adaptação das estratégias conforme as necessidades individuais, sempre com vistas ao desenvolvimento contínuo e ético do sujeito.
Fonte: adaptado de: PRADO, Thiago Silva. Psicopedagogia Aplicada aos Ambientes Organizacionais. Maringá: UniCesumar, 2021.​

Com base no texto apresentado e nos princípios do diagnóstico psicopedagógico, analise as afirmativas a seguir:

I. O diagnóstico psicopedagógico deve ser limitado à coleta de sintomas comportamentais, sem considerar os aspectos subjetivos da trajetória do sujeito.
II. Entre os objetivos do diagnóstico estão a identificação de fatores contextuais que interferem na aprendizagem e a adaptação das estratégias educacionais.
III. A função diagnóstica na Psicopedagogia visa também acompanhar o progresso do sujeito frente a metas cognitivas, afetivas e psicomotoras previamente definidas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 8
A Psicopedagogia Organizacional é um campo de atuação pouco conhecido e aplicado aos ambientes corporativos. Contudo, é necessário que ocorra um movimento coletivo destes profissionais, demonstrando quais as vantagens e benefícios da contratação de profissionais com essa habilitação. Em sua atuação os psicopedagogos organizacionais poderão desenvolver o papel de Assessoramento Psicopedagógico, atuando com grupos de trabalho diferentes, por exemplo, executivos, líderes de setores, equipes técnicas, equipes operacionais, dentre outras.
Elaborado pelo professor, 2022.
Esse trabalho de Assessoramento compreende algumas funções, como foi visto em nossa unidade, a partir das reflexões de Monereo e Solé et al. (2000). Sobre elas, analise as afirmativas abaixo:
I – Entre as funções do Assessoramento Psicopedagógico destaca-se a Prevenção Educativa: envolve todos os esclarecimentos necessários às equipes multidisciplinares, como os objetivos e funções das intervenções.
II – Entre as funções do Assessoramento Psicopedagógico destaca-se a Detecção e valorização multidisciplinar: envolve tanto a orientação a quem irá ministrar as ações, como as formas de registro necessárias para a mensuração e eficácia.
III – Entre as funções do Assessoramento Psicopedagógica destaca-se a Elaboração do Programa de desenvolvimento individual e de acompanhamento: é o processo de concretização ou materialização da ação que será realizada junto aos aprendizes.
IV – Entre as funções do Assessoramento Psicopedagógica destaca-se a Orientação escolar e profissional: esse processo envolve todos os aspectos que interferem na evolução da criança, favorecendo seu máximo desenvolvimento.


Após analisar as afirmativas, é CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas

Alternativa 2:

I e III, apenas

Alternativa 3:

III e IV, apenas

Alternativa 4:

I, II e III, apenas

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 9
Organizações que aprendem, se fundamentam em gestão baseada em evidências, analisando criticamente dados e práticas consolidadas, para garantir vantagens competitivas sustentáveis. Em contrapartida, muitas empresas ainda adotam modismos gerenciais ilusórios, seduzidas por discursos simplificados que prometem soluções fáceis e imediatas, sem considerar a complexidade da realidade organizacional. Esse comportamento reforça o chamado Discurso Gerencialista — estratégias brilhantes na aparência, mas ineficazes na prática.

Fonte: adaptado de: PRADO, Thiago Silva. Psicopedagogia Aplicada aos Ambientes Organizacionais. Maringá: UniCesumar, 2021.​


Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A adesão a discursos gerencialistas baseados em modismos compromete a construção de práticas sustentáveis de qualidade de vida no trabalho.

PORQUE

II. Muitas empresas ignoram a gestão baseada em evidências, substituindo-a por soluções estéticas e utópicas que não resistem à análise crítica da realidade.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10

O feedback é uma ferramenta estratégica na gestão de pessoas que, quando bem aplicada, assume caráter formativo e psicopedagógico. Missel (2016 apud Prado, 2021) diferencia os tipos positivo e corretivo, destacando que ambos são construtivos quando utilizados com critério, frequência adequada e metodologia apropriada. Seu impacto não se limita ao desempenho técnico: afeta diretamente a autoestima, o clima organizacional e o aprendizado do trabalhador. Quando conduzido por líderes preparados, com apoio psicopedagógico, o feedback se transforma em espaço legítimo de escuta, reorganização subjetiva e fortalecimento dos vínculos profissionais.

Fonte: adaptado de: PRADO, Thiago Silva. Psicopedagogia Aplicada aos Ambientes Organizacionais. Maringá: UniCesumar, 2021.​

Considerando o texto apresentado e os fundamentos da Psicopedagogia nas organizações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O feedback, quando articulado a intervenções psicopedagógicas, contribui para o desenvolvimento da autonomia e da autorregulação do trabalhador.

PORQUE

II. A aplicação do feedback corretivo, de forma isolada e recorrente, favorece a motivação e a segurança emocional dos profissionais, promovendo ambientes de trabalho mais colaborativos.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

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