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ATIVIDADE 3 - PSICO - POLÍTICAS SOCIAIS, EDUCACIONAIS E DIREITOS HUMANOS - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - PSICO - POLÍTICAS SOCIAIS, EDUCACIONAIS E DIREITOS HUMANOS - 54_2025

ATIVIDADE 3 - PSICO - POLÍTICAS SOCIAIS, EDUCACIONAIS E DIREITOS HUMANOS - 54_2025

 

QUESTÃO 1

A reflexão sobre a abordagem dos direitos humanos na educação destaca a importância de reconhecer e integrar os conhecimentos prévios dos alunos. Segundo Vygotsky (2007), o aprendizado começa antes da escola, e cada situação de aprendizagem tem uma história prévia. Isso sugere que os educadores devem adaptar suas metodologias para engajar os alunos efetivamente, usando suas experiências e conhecimentos prévios como ponto de partida para o desenvolvimento de um entendimento mais profundo.

 

Fonte: VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes. 2007. p. 94.

 

Considerando o texto base e a abordagem educacional centrada no aluno, assinale a alternativa correta, sobre o papel dos conhecimentos prévios dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de direitos humanos.

Alternativas
Alternativa 1 - O professor deve substituir completamente os conhecimentos prévios dos alunos para garantir que apenas informações atualizadas e corretas sejam consideradas.
Alternativa 2 - É essencial que o professor seja o único foco do processo de aprendizagem em direitos humanos, independentemente dos conhecimentos prévios dos alunos.
Alternativa 3 - Os conhecimentos prévios dos alunos sobre direitos humanos devem ser desconsiderados, pois apenas as informações científicas e comprovadas devem ser ensinadas em sala de aula.
Alternativa 4 - Os conhecimentos prévios dos alunos são irrelevantes para o ensino de direitos humanos, uma vez que esses temas devem ser apresentados de forma padronizada para garantir a consistência educacional.
Alternativa 5 - A negligência dos conhecimentos prévios dos alunos na educação de direitos humanos pode resultar em uma aprendizagem menos eficaz, pois ignora a base de experiências e saberes que os alunos trazem para a sala de aula.
QUESTÃO 2
Observe a imagem a seguir:

Figura 1: Desigualdade social.

Disponível em: https://adufs.org.br/conteudo/1267/brasil-e-a-distopia-horrivel-da-desigualdade. Acesso em 06 de set. de 2023.

“O país é marcado por uma grande discrepância social, resultado do sistema capitalista que divide a sociedade em classes. Nesse contexto, as políticas públicas e sociais têm o papel de diminuir as desigualdades, oferecendo condições mínimas para aqueles que não possuem acesso a recursos básicos como alimentação, moradia, educação, saúde, entre outros.”

PITA, Crislaine Aparecida. Políticas Sociais, Educacionais e Direitos Humanos Maringá-Pr.: Unicesumar, 2022.

No contexto no qual as políticas públicas, se apresentam como um caminho possível para diminuição das desigualdades sociais. Indo além, as políticas são pensadas e estruturas a partir das necessidades que emergem na sociedade. Considerando esse processo, em especial o ciclo de políticas, assinale a alternativa que representa qual fase do processo é caracterizada por embates políticos intensos, nos quais diferentes grupos políticos defendem suas sugestões de ações para resolver um problema, considerando seus próprios interesses.

Alternativas
Alternativa 1 - Fase de avaliação.
Alternativa 2 - Fase de implementação.
Alternativa 3 - Fase de tomada de decisões.
Alternativa 4 - Fase de formação da agenda.
Alternativa 5 - Fase de formulação de política pública.
QUESTÃO 3

O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), lançado em 2003, está apoiado em documentos internacionais e nacionais, demarcando a inserção do Estado brasileiro na história da afirmação dos direitos humanos e na Década da Educação em Direitos Humanos, prevista no Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos (PMEDH) e seu Plano de Ação 10. (BRASIL, 2007, p. 24).

Fonte: BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, 2007. p. 24.

No contexto da elaboração de políticas públicas educacionais, de que maneira o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) contribui para a promoção de uma cultura de respeito aos direitos humanos nas escolas?

Alternativas
Alternativa 1 - O PNEDH se concentra exclusivamente na educação superior.
Alternativa 2 - O PNEDH apenas aborda a formação de professores, sem focar nos alunos.
Alternativa 3 - O PNEDH promove ações punitivas para garantir o respeito aos direitos humanos.
Alternativa 4 - O PNEDH não tem impacto significativo na promoção de direitos humanos nas escolas.
Alternativa 5 - O PNEDH orienta ações educativas para promover uma cultura de respeito aos direitos humanos, integrando a EDH nos currículos escolares e na formação contínua dos profissionais da educação.
QUESTÃO 4

A Constituição Federal (BRASIL, 1988) garante a educação como um direito social, assegurando dignidade e igualdade a todos os cidadãos. Nesse mesmo sentido, o Relatório de Monitoramento Global da Educação (UNESCO, 2020) afirma que a inclusão melhora a aprendizagem para todos os estudantes.

Fonte:  Disponível em:  https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 2 ago. 2024.

Fonte: Disponível em: https://gem-report-2020.unesco.org/thematic/. Acesso em: 2 ago. 2024.

Entendendo que as políticas educacionais visam proporcionar acesso à educação de qualidade para todos, independentemente das condições existenciais, assinale a alternativa que melhor expressa a relação entre a inclusão escolar e as políticas educacionais garantidas pela Constituição Federal de 1988:

Alternativas
Alternativa 1 - A inclusão escolar apenas beneficia alunos com deficiência.
Alternativa 2 - A inclusão escolar é uma prática voluntária e depende da iniciativa de cada escola.
Alternativa 3 - As políticas educacionais não abordam a inclusão escolar como um direito fundamental.
Alternativa 4 - A Constituição Federal não menciona a inclusão escolar como um aspecto das políticas educacionais.
Alternativa 5 - A inclusão escolar está vinculada às políticas educacionais para assegurar que todos os alunos tenham acesso à educação de qualidade.
QUESTÃO 5
Passada a educação infantil, a próxima etapa do ensino é o fundamental. Comumente temos membros em nossa família que não tiveram acesso à escola. Antigamente, a preocupação com o ensino não era tão grande como temos hoje, visto que importava exercerem uma atividade junto ao campo, proporcionando assim um aumento nos ganhos familiares.

Elaborado pela professora, 2022.

​Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O Ensino Fundamental, nos últimos anos, passou por uma grande modificação.

PORQUE

II. A legislação passou a traçar a importância desta etapa do ensino, devendo ser obrigatória a inserção das crianças a partir dos 8 anos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6

Direitos humanos na escola é uma abordagem educacional que enfatiza que todos os seres humanos nascem iguais e têm direitos universais, além de incentivar o uso ativo da cidadania. Conhecimento sobre direitos humanos é fundamental para a consolidação de uma sociedade justa e inclusiva.

Fonte: Disponível em: https://educamundo.com.br/blog/educacao-direitos-humanos-pratica-escolar-2/  Acesso em: 11 de Set. de 2024.

Considerando o exposto, qual deve ser o papel da escola na promoção dos direitos humanos?

Alternativas
Alternativa 1 - Incentivar a competição entre alunos.
Alternativa 2 - Excluir temas de direitos humanos do currículo escolar.
Alternativa 3 - Priorizar o ensino de matérias técnicas sobre direitos humanos.
Alternativa 4 - Focar exclusivamente na preparação para o mercado de trabalho.
Alternativa 5 - Formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, promovendo uma cultura de paz e respeito.
QUESTÃO 7

No contexto das políticas sociais brasileiras, segundo Franco (2002 apud DIAS, 2014), estas possuem múltiplas funções que incluem o investimento em capital humano, compensação social e coesão social. Estas políticas visam diminuir as desigualdades e promover a integração social, destacando-se o Programa Bolsa Família como exemplo de iniciativa que integra renda, educação e saúde para seus beneficiários. Este programa foi criticado por ser assistencialista, mas também é reconhecido por seus esforços em garantir autonomia e melhorar as condições de vida dos envolvidos.

Fonte: DIAS, R. Política social. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

​FRANCO, R. Grandes temas del desarrollo social en América Central. In: SOJO, C. Desarrollo social en América Latina: temas y desafios para las políticas públicas. San José, Costa Rica: Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, dez. 2002, p. 88-91.

Com base nas informações do texto base e em seus conhecimentos, avalie as alternativas a seguir e identifique qual delas apresenta um entendimento correto sobre as funções das políticas sociais:

Alternativas
Alternativa 1 - As políticas sociais são eficazes apenas quando não estão atreladas a programas de governo específicos como o Bolsa Família.
Alternativa 2 - As políticas sociais, ao focar exclusivamente em investimento em capital humano, negligenciam aspectos como coesão e compensação social.
Alternativa 3 - O Bolsa Família tem como único objetivo fornecer renda, não se preocupando com a frequência escolar ou condições de saúde dos beneficiários.
Alternativa 4 - A crítica ao Bolsa Família como assistencialista desconsidera a interdisciplinaridade do programa e seu papel na promoção da educação e saúde.
Alternativa 5 - Programas como o Bolsa Família não são necessários, pois as políticas sociais já garantem autonomia e condições de vida adequadas para todos os cidadãos.
QUESTÃO 8

A Educação em Direitos Humanos (EDH) promove um desenvolvimento holístico do indivíduo, assegurando que cada pessoa não só tenha acesso ao conhecimento, mas também desenvolva a capacidade de agir com autonomia e responsabilidade no contexto social. Este conceito está articulado nas diretrizes propostas por Silveira, Náder e Dias, que enfatizam a necessidade de uma educação que seja, ao mesmo tempo, um direito humano e um meio para garantir outros direitos. A EDH visa formar indivíduos críticos e participativos, capazes de agir e interagir em diversos contextos sociais.

Fonte: Disponível em: https://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/br/diretrizes/00_livreto_diretrizes.pdfAcesso em: 06 de Set. de 2024.

Considerando as diretrizes políticas e educacionais, qual das alternativas,  melhor sintetiza a relação entre a 'centralidade do trabalho humano nos processos educativos' e a 'formação de pessoas compreensíveis e sensíveis'?

Alternativas
Alternativa 1 - Os processos educativos não devem focar no trabalho humano, pois este pode desviar o foco da formação ética e crítica que a EDH propõe.
Alternativa 2 - O trabalho humano é visto como um aspecto marginal nos processos educativos, não se relacionando com a formação de sensibilidade e compreensão em relação ao outro.
Alternativa 3 - A formação de pessoas compreensíveis e sensíveis é independente do trabalho humano nos processos educativos, centrando-se apenas na aquisição de conhecimento cognitivo.
Alternativa 4 - A centralidade do trabalho humano nos processos educativos está voltada apenas para a produção de conhecimento técnico, sem contribuir para a formação de aspectos emocionais e relacionais dos estudantes.
Alternativa 5 - O trabalho humano nos processos educativos é fundamental, pois engaja os estudantes em atividades práticas que promovem a sensibilidade e compreensão, essenciais para a interação fraterna e responsável.
QUESTÃO 9

De acordo com o Relatório de Monitoramento Global da Educação publicado pela UNESCO em 2020, “discutir os benefícios da educação inclusiva é semelhante a discutir os benefícios dos direitos humanos. A inclusão é um pré-requisito para sociedades sustentáveis e para a educação em, e para, uma democracia baseada em justiça e equidade"​.

Fonte: Disponível em: https://gem-report-2020.unesco.org/thematic/. Acesso em: 02 de Ago de 2024.

Nesse contexto, e com base em seus estudos, analise as afirmativas a seguir:

I. A inclusão escolar e os direitos humanos são interdependentes na promoção de uma educação equitativa.

II. O papel do psicopedagogo é adaptar currículos e promover o desenvolvimento individual dos alunos, ignorando o contexto coletivo.

III. A educação em direitos humanos é importante para promover uma cultura de respeito e igualdade na sociedade.

IV. A escola não tem papel significativo na disseminação do conhecimento sobre os direitos humanos.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II.
Alternativa 2 - I e III.
Alternativa 3 - I e IV.
Alternativa 4 - II e IV.
Alternativa 5 - III e IV.
QUESTÃO 10

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), promulgada em 1996, define a Educação Superior no Brasil e seus objetivos, como fomentar o desenvolvimento científico e a participação ativa no desenvolvimento da sociedade. Concomitantemente, políticas educacionais como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI) têm sido implementadas para promover o acesso ao ensino superior. Estas políticas sofreram várias alterações ao longo dos anos para adaptar-se às necessidades da população brasileira em termos de acesso à educação superior.

Fonte: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

LOPES, A.; CORDEIRO, J. Educação no Brasil: Análise de Políticas de Ingresso ao Ensino Superior. 2021.

 

Com base no texto, analise as alternativas abaixo e escolha a opção correta sobre as políticas de acesso ao Ensino Superior no Brasil.

Alternativas
Alternativa 1 - As políticas de FIES e PROUNI têm como único objetivo garantir que todos os estudantes brasileiros concluam a educação básica.
Alternativa 2 - O acesso ao programa PROUNI não está condicionado à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e à obtenção de uma nota mínima específica.
Alternativa 3 - Desde a sua criação, o FIES não passou por nenhuma mudança significativa em suas políticas, mantendo as condições de financiamento estáveis ao longo dos anos.
Alternativa 4 - O FIES e o PROUNI são políticas que foram criadas com a finalidade de fornecer financiamento e bolsas de estudo somente para estudantes de instituições públicas de ensino médio.
Alternativa 5 - O PROUNI foi instituído pela Lei 11.096/05, e uma de suas mudanças mais recentes inclui a ampliação do público-alvo para incluir estudantes que cursaram o Ensino Médio em instituições privadas, seja como bolsista integral ou parcial.
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