
ATIVIDADE 3 - PSICO - POLÍTICAS SOCIAIS, EDUCACIONAIS E DIREITOS HUMANOS - 54_2025
ATIVIDADE 3 - PSICO - POLÍTICAS SOCIAIS, EDUCACIONAIS E DIREITOS HUMANOS - 54_2025
ATIVIDADE 3 - PSICO - POLÍTICAS SOCIAIS, EDUCACIONAIS E DIREITOS HUMANOS - 54_2025
A reflexão sobre a abordagem dos direitos humanos na educação destaca a importância de reconhecer e integrar os conhecimentos prévios dos alunos. Segundo Vygotsky (2007), o aprendizado começa antes da escola, e cada situação de aprendizagem tem uma história prévia. Isso sugere que os educadores devem adaptar suas metodologias para engajar os alunos efetivamente, usando suas experiências e conhecimentos prévios como ponto de partida para o desenvolvimento de um entendimento mais profundo.
Fonte: VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes. 2007. p. 94.
Considerando o texto base e a abordagem educacional centrada no aluno, assinale a alternativa correta, sobre o papel dos conhecimentos prévios dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de direitos humanos.


