FECHAR

ATIVIDADE 3 - PSICO - PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - PSICO - PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - PSICO - PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA - 53_2025

QUESTÃO 1
Jorge Visca é argentino e um dos precursores da Psicopedagogia. É criador da Epistemologia Convergente, teoria elaborada, exclusivamente, ao trabalho psicopedagógico clínico, voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento, que reúne três linhas da Psicologia: Escola de Genebra (Psicogenética de Piaget), Escola Psicanalítica (Freud) e Psicologia Social (Enrique Pichon Rivière).

 

BARBOSA, Andressa Tripiana. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. UniCesumar: 2021.

 

Tendo como base a Epistemologia Convergente de Jorge Visca e as teorias que a embasam, analise as afirmativas.

I - Piaget parte do princípio que o indivíduo nasce com uma inteligência predeterminada, a qual vai se desenvolvendo à medida que atinge determinada idade.

II - O desejo é um elemento importante para aprendizagem, por isso, é necessário investimento afetivo. O “suposto saber” deve mostrar ao educando toda sua sabedoria, despertando nele inveja, desejo de saber tanto quanto o educador.

III - Pichon Riviere compreende o grupo como um local de formação de subjetividade, como local privilegiado de encontro.

IV - Na Epistemologia Convergente, a aprendizagem depende da relação entre elementos cognitivos, afetivos e sociais, onde a aprendizagem vai se estabelecendo à medida que o indivíduo vai se desenvolvendo e interagindo com o meio.

Analisando as afirmativas, é correto que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 2

A filogênese refere-se a composição de uma base orgânica semelhante de uma espécie, revelando as características, elementos e especificidades que são centrais ao longo da evolução e desenvolvimento dos seres de uma mesma espécie.

Elaborado pelo professor, 2024.

​Considerando os estudos acerca da filogênese, seleção natural e evolução da espécie, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - A filogênese diz respeito às características iniciais da espécie, sem a possibilidade de variações e mudanças em suas características.
Alternativa 2 - A seleção natural atua de forma imediata e rápida, adaptando os indivíduos às mudanças ambientais recentes, ao invés de requerer milhões de anos para o desenvolvimento de características.
Alternativa 3 - A evolução genética não é um processo contínuo e gradual, mas sim saltos repentinos e abruptos que ocorrem devido a eventos aleatórios e não necessariamente ligados à adaptação ao ambiente.
Alternativa 4 - As características anatômicas e fisiológicas de uma espécie não são influenciadas significativamente pela herança genética, mas sim por fatores ambientais e comportamentais ao longo da vida de um indivíduo.
Alternativa 5 - A filogênese indica que indivíduos de uma espécie, mesmo com características próprias e singulares, contam com elementos semelhantes em sua base que o configuram como pertencente à mesma espécie.
QUESTÃO 3

A identidade profissional do(a) psicopedagogo(a) está em constante construção, uma vez que se faz na e pela atualização e instrumentalização dos processos de ensino aprendizagem, na atuação individual e coletiva, na escola e na comunidade externa e onde mais atuar, já que o campo de atuação psicopedagógico é composto pelas possibilidades que abranjam a relação ensino-aprendizagem.

 

Elaborado pelo professor, 2024.

 

Considerando as possibilidades de atuação do profissional de psicopedagogia e a construção de sua identidade profissional, avalie as afirmações a seguir.

 

I. O psicopedagogo atua exclusivamente no contexto escolar, auxiliando os alunos com dificuldades de aprendizagem.

 

II. Os campos do trabalho psicopedagógico envolvem também ambientes institucionais, clínicos e hospitalares, com ênfase tanto na prevenção quanto no tratamento de dificuldades de aprendizagem.

 

III. Uma das funções que o psicopedagogo também pode desenvolver é a realização de orientação vocacional e ocupacional, com base na mediação da escolha de carreira dos indivíduos.

 

IV. O trabalho do psicopedagogo se restringe à intervenção individual, não sendo aplicável a grupos.

 

V. O psicopedagogo não necessita de formação específica na área, podendo atuar com base em experiências diversas.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II e III, apenas.
Alternativa 2 - I, II, III, apenas.
Alternativa 3 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 4
A busca pelo conhecimento vem ocorrendo desde as mais antigas civilizações, das mais diversas maneiras. A Educação constitui-se como um meio para a construção, acumulação e transmissão deste conhecimento.
ABED, Anita Lilian Zuppo. Implicações do olhar psicopedagógico na prática pedagógica: as artes e o lúdico como caminhos para a construção do pensamento complexo. Constr. psicopedag.,  São Paulo ,  v. 18, n. 17, p. 128-141, dez.  2010.
Sobre a Ciência na Pós-Modernidade é correto afirmar que.
Alternativas
Alternativa 1 - A ciência está pautada na explicação teológica dos fenômenos, como verdade absoluta e incontestável.
Alternativa 2 - A ciência garante verdades absolutas e incontestáveis, com observador neutro e objetivo em relação ao conhecimento.
Alternativa 3 - A ciência é entendida por meio da explicação, em que a missão dos profissionais é transmitir conhecimento científico aos educandos.
Alternativa 4 - Devido a organização da sociedade ser extremamente rígida, não há possibilidade de ascensão social. A transmissão de conhecimento ocorre mediante participação das crianças na vida adulta.
Alternativa 5 - Devido a velocidade das transformações sociais, uma ciência com verdades absolutas e incontestáveis não seria possível. A ciência é construída mediante observação das mudanças no meio, sendo construída e reconstruída constantemente.
QUESTÃO 5

A parceria entre Psicopedagogos, considerando um mais experiente, atuante na área, que auxilie a descobrir novos caminhos e formas de intervenção, favorecendo uma atuação mais responsável e segura, englobando os segmentos social, cultural, político, pessoal e profissional, diante disso, a supervisão em Psicopedagogia, como outro olhar nos ajuda na constituição do nosso próprio pensamento clínico e na construção de conhecimento crítico, auxiliando-nos na análise de nossa atuação, ajudando-nos a pensar sobre melhores condutas na nossa intervenção diária.

​BARBOSA, Andressa Tripiana. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.

Sobre supervisão em psicopedagogia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - Deve ocorrer exclusivamente de maneira presencial.
Alternativa 2 - Deve ser vista como uma avaliação do desempenho do psicopedagogo.
Alternativa 3 - Quando o profissional recorre à supervisão, significa que ele não teve uma boa formação.
Alternativa 4 - Pode ser realizada por qualquer profissional da área, independente de sua experiência ou formação.
Alternativa 5 - Pode ajudar o psicopedagogo a desenvolver habilidades para lidar com situações desafiadoras, promover autorreflexão e autoconhecimento.
QUESTÃO 6

Analise os textos a seguir:

TEXTO 1:

É importante enfatizar que o pensamento crítico é compreendido como um pensamento que contém objetividade, racionalidade e reflexão, sendo desenvolvido a partir de uma complexa rede de elementos, isto é, habilidades e atitudes. Além disso, permite participar ativamente do processo de construção do conhecimento, adquirindo autonomia frente às decisões.

 

TEXTO 2:

Dentre as habilidades do pensamento crítico, devemos desenvolver concentração sobre uma questão, análise dos argumentos, formulação e resolução de questões de clarificação ou de contestação, avaliação da credibilidade da fonte, observação e apreciação de dados de observação, elaboração e apreciação de induções, formulação e apreciação de julgamentos de valor, definição de termos e avaliação deles, reconhecimento de pressupostos e interação com outras pessoas.

Fonte: BARBOSA, A. T. Pensamento clínico e postura terapêutica. Maringá: Unicesumar, 2021.

 

Considerando o processo de apropriação de conhecimento, analise as afirmativas a seguir:

​I. Dar ênfase somente ao saber teórico.

II. Analisar as situações e relações de maneira crítica.

III. Buscar e estudar referenciais teóricos e fontes confiáveis.

IV. Aceitar passivamente as informações sem questionamento.

V.  Questionar, ser flexível e definir decisões nas interações pessoais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II, III e V, apenas.
Alternativa 3 - I, II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III, IV e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 7
QUESTÃO ADAPTADA - DESCRIÇÃO DE IMAGEM
TEXTO 1: O papel da supervisão psicopedagógica é imprescindível para a atuação de estudantes e profissionais. Auxilia na tomada de decisões, no suporte emocional, na construção do conhecimento e na conduta ética e profissional. Nenhuma pessoa nasce com o olhar psicopedagógico, mas desenvolve social e coletivamente.
Elaborado pelo professor, 2024.

INICIO DA DESCRIÇÃO – A imagem refere-se a uma tirinha colorida é composta por três quadros e apresenta três personagens infantis: duas crianças (um menino e uma menina) estão em cima de um tablado de madeira, enquanto outro menino está no chão segurando um livro.

1  Primeiro quadro: A menina diz ao menino ao seu lado:

“Não conhecia seu ponto de vista, Camilo! A gente vê as coisas de outra forma!”

2  Segundo quadro: O menino no chão (chamado Pudim) se aproxima com o livro nas mãos. Camilo o convida:

“Vem ver também, Pudim!”

Pudim responde:

“Eu não.”

3  Terceiro quadro: Pudim, ainda no chão, completa:

“Estou muito bem aqui!”. FIM DA DESCRIÇÃO.

A partir da charge e do texto, considerando os estudos acerca da supervisão pedagógica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O pensamento crítico, ao ser aplicado na supervisão psicopedagógica, permite uma reestruturação contínua do fazer psicopedagógico, com troca de informações e análise fundamentada teoricamente.

PORQUE

II. A supervisão psicopedagógica proporciona momentos de escuta, análise e um levantamento de possibilidades de atuação e intervenção ao caso supervisionado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8

O desenvolvimento humano é um processo complexo que envolve tanto a filogênese quanto a ontogênese, sendo que elas estão intimamente interligadas, cada uma exercendo seu papel. A partir dos estudos acerca da filogênese e da ontogênese, enquanto componentes desse desenvolvimento e percurso da história humana.

 

Elaborado pelo professor, 2024.

 

Marque a alternativa que descreve de forma correta a relação entre as funções desses processos. ​

Alternativas
Alternativa 1 - A filogênese influencia a ontogênese ao estabelecer os limites que moldam o desenvolvimento individual de um organismo.
Alternativa 2 - A filogênese refere-se à história de evolução de uma espécie, enquanto a ontogênese descreve o desenvolvimento individual de um organismo.
Alternativa 3 - Mudanças ambientais ao longo do tempo não impactam a filogênese e a ontogênese, portanto, não alteram os caminhos evolutivos e os padrões de desenvolvimento dos indivíduos.
Alternativa 4 - Na ontogênese, os indivíduos reconstroem a história evolutiva de sua espécie por meio do desenvolvimento de características fisiológicas que foram herdadas geneticamente, sem influência do meio.
Alternativa 5 - A ontogênese é um processo adaptativo que reflete diretamente as pressões seletivas e as mudanças na filogênese, garantindo somente a sobrevivência e a reprodução da espécie em novos ambientes.
QUESTÃO 9
QUESTÃO ADAPTADA - DESCRIÇÃO DE IMAGEM

​Faça uma leitura da charge exposta a seguir:

INICIO DA DESCRIÇÃO – A imagem refere-se a uma tirinha mostrando um aluno entregando uma redação para uma professora que está escrevendo. O aluno também oferece uma maçã, dizendo: "AQUI TÁ A MINHA REDAÇÃO SOBRE ÉTICA, PROFESSORA, E A MAÇÃ É PRA SENHORA LEMBRAR DE MIM NA HORA DE DAR A NOTA...". FIM DA DESCRIÇÃO.

A partir das ideias sugeridas na charge sobre ética, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - A ética está relacionada a fazer o bem, a percorrer um caminho com virtudes, onde os fins não justificam os meios, pois os meios devem ser virtuosos.

PORQUE

II - Do ponto de vista ético, um objetivo justo nos ajudará a utilizar, igualmente, meios justos para alcançá-lo, do

contrário, perderia sua bondade.

A respeito dessas asserções relacionadas a tirinha, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Freud (1905/1995) postula o termo transferência ao notar a importância da figura que o analista assume no tratamento, no vínculo, nas defesas do ego e na resistência ao tratamento. Esse conceito é expandido para outras situações em que ocorre relação humana, vínculo, portanto, estende-se à Psicopedagogia.

Freud, S. (1995). Análise fragmentária de uma histeria. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. 7, p. 113. (Original publicado em 1905).

Sobre Transferência, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I. O afeto, o carinho, a problemática, a inveja, as competições, dentre outros elementos, são sempre decorrentes das nossas ações para com o educando.

PORQUE

II. A transferência constitui-se por investimento libidinal dirigido à figura do “suposto saber”, o qual ocupa o lugar de um personagem importante na história do educando. Ele desloca aspectos inconscientes das relações primitivas a pessoas e situações atuais.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu