FECHAR

ATIVIDADE 3 - PROJETO DE ENSINO - A LITERATURA COMO FERRAMENTA DE AQUISIÇÃO DA LEITURA - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - PROJETO DE ENSINO - A LITERATURA COMO FERRAMENTA DE AQUISIÇÃO DA LEITURA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - PROJETO DE ENSINO - A LITERATURA COMO FERRAMENTA DE AQUISIÇÃO DA LEITURA - 53_2025

Questão 1
O conto possui características importantes a serem trabalhadas com o aluno e o trabalho com esse gênero textual pode ser bastante significativo no processo de escolarização. Sobre os contos, analise as afirmativas a seguir, considerando (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas:

I. Assim como nas fábulas, o conto também é uma narrativa curta.
II. Não possui uma temática comum à vida das pessoas.
III. Um conto infantil tem, por característica, a exploração de algo fantástico ou mágico.
IV. O conto é sempre fictício e não contempla notícias reais.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:

V, F, V, F.

Alternativa 2:

V, V, V, F.

Alternativa 3:

F, F, V, V.

Alternativa 4:

F, V, F, V.

Alternativa 5:

F, F, F, V.

Questão 2
Vários gêneros textuais podem e devem ser trabalhados com os estudantes, pois possibilitam um aprendizado mais completo, além de promover a criatividade, exercitar a leitura e escrita, entre outros. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo:

I. A tirinha em quadrinhos caracteriza-se por ser um texto narrativo com informações verbo-visuais.
II. A cantiga está representada por um texto em versos, com melodia própria.
III. A cantiga não apresenta fatos populares, pois tem autoria definida.
IV. Poema é um texto em verso que exprime sentimento e emoção.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e IV, apenas.

Questão 3
Além de conhecer os gêneros textuais e realizar a leitura de textos relacionados a diferentes gêneros com os alunos, algumas estratégias de trabalho são muito bem vindas e favorecem esse processo de ensino e aprendizagem. Sobre as estratégias para se trabalhar com gêneros textuais, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:

Trabalhar a interdisciplinaridade, bem como promover a participação dos alunos, não é importante.

Alternativa 2:

Somente ler para as crianças basta. Não é necessário estimular a escrita e a leitura dos próprios alunos ao trabalhar com gêneros textuais.

Alternativa 3:

Dialogar sobre o texto e propor aos alunos identificar e colorir palavra, personagem principal, espaço, tempo, situação inicial etc. é importante.

Alternativa 4:

Elaborar texto coletivo ou propor atividades para elaboração de novo final, recontar histórias, etc., não é significativo ao ensino e aprendizagem.

Alternativa 5:

Utilizar-se das novas tecnologias, bem como buscar novas cantigas, poemas ou histórias, não influenciará no aprendizado do estudante nem tornará a aula mais dinâmica.

Questão 4
A fábula é um gênero textual bastante utilizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, pois:
 
I. É uma narrativa completa e curta.
II. Leva a uma reflexão moral.
III. Estimula a imaginação e a criatividade. No entanto, não contribui para o aprendizado.
IV. Possui, em sua estrutura, a situação inicial, a ação, a reação e a situação final.
 
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 5
Para uma melhor compreensão sobre os gêneros textuais, é de grande importância o estudo e a análise de todas as tipologias textuais e suas características. Sobre os tipos de texto, leia e analise as afirmativas abaixo:


I. Fábulas, contos e crônicas são exemplos de narração, visto que contam e narram fatos.
II. A descrição é um tipo de texto caracterizado por informar, expor de forma neutra. Além disso, ela contempla questões como: O quê? Como? Por quê?
III. A exposição caracteriza e instrui. São exemplos: receitas, regulamentos e manuais.
IV. São exemplos de argumentação: ensaio e resenha crítica. São exemplos de dissertação: a monografia e tese.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu