FECHAR

ATIVIDADE 3 - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO - 53_2025

Questão 1

O papel da ciência e da tecnologia se mostra cada vez mais essencial para o enfrentamento de desafios contemporâneos, como as questões ambientais e sociais. A sustentabilidade do planeta e das pessoas exige atenção às pesquisas científicas sobre temas como clima e desmatamento, bem como o desenvolvimento de tecnologias que reduzam o impacto ambiental sem comprometer o crescimento econômico. Além disso, destaca-se a importância das tecnologias sociais, que buscam solucionar problemas reais da sociedade e promover a inclusão.

Considerando o exposto sobre ciência e tecnologia, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As tecnologias sociais são menos relevantes que as industriais, pois não geram retorno financeiro direto para o mercado.

Alternativa 2:

A ciência moderna perdeu importância no enfrentamento de questões sociais e ambientais, sendo substituída por práticas tradicionais.

Alternativa 3:

O mercado global tem mostrado pouco interesse por soluções sustentáveis, priorizando exclusivamente o lucro imediato das empresas.

Alternativa 4:

A ciência e a tecnologia têm como foco exclusivo o desenvolvimento de produtos de alto valor comercial e pouca interferência na sociedade.

Alternativa 5:

O desenvolvimento econômico sustentável depende, entre outros fatores, do investimento em pesquisa científica e da criação de tecnologias com menor impacto ambiental.

Questão 2
A realização de um trabalho científico exige planejamento e organização, independentemente do formato orientando pela instituição de ensino, é necessário seguir os cuidados e orientações desde o início torna o processo mais tranquilo e gratificante, permitindo que sua produção reflita dedicação e estudo.

Fonte: RIBEIRO, E. W. et alProdução Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.

Considerando os diferentes tipos de trabalhos científicos, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Monografias exploram um assunto específico com profundidade e delimitação, sendo muito comuns em trabalhos universitários.
II. Trabalhos didáticos apresentam relatórios de estudos realizados pelos estudantes a partir de orientações do professor, sem exigir a mesma rigorosidade que uma monografia.
III. Relatórios de pesquisa de iniciação científica devem seguir as diretrizes e normas da ABNT.
IV. Resumos são uma síntese das ideias do texto, mantendo-se fiel às ideias do autor.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 3

A psicóloga Carol Dweck, introduziu o conceito de mindset para explicar as diferentes maneiras como as pessoas encaram desafios, erros e o processo de aprendizagem. Segundo a autora, indivíduos com mindset fixo tendem a acreditar que suas habilidades são inatas e imutáveis, enquanto aqueles com mindset de crescimento consideram que podem desenvolver competências por meio do esforço, da dedicação e do aprendizado com os erros.

Fonte: RIBEIRO, E. W.; SUHR, I. R. F.; MITTMANN, J.; SILVA, P. G. da; DAROS, T. M. V. Produção do conhecimento científico, tecnológico e disrupção. Indaial: Arqué, 2023.

Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta um comportamento compatível com o mindset de crescimento:

Alternativas
Alternativa 1:

Evitar tarefas difíceis por medo de errar, já que o erro indica incapacidade pessoal.

Alternativa 2:

Valorizar apenas o resultado final de uma tarefa, sem considerar o processo de aprendizagem envolvido.

Alternativa 3:

Encarar os desafios como oportunidades para aprender, mesmo que exijam esforço e gerem falhas no início.

Alternativa 4:

Acreditar que, ao falhar uma vez, não vale a pena tentar novamente, pois o fracasso é um sinal de limitação definitiva.

Alternativa 5:

Julgar que o desempenho em determinada área depende exclusivamente do talento natural, e não de esforço ou treino.

Questão 4

“Desde o início dos tempos, a criatura humana vem procurando o conhecimento. “O conhecimento é o referencial diferenciador do agir humano em relação ao agir de outras espécies. O conhecimento é a grande estratégia da espécie” (SEVERINO, 2007, p. 27). A criatura humana vem acumulando saberes, principalmente, daquilo que o cerca, objetivando a própria sobrevivência. Por exemplo, o homem é um dos seres mais frágeis do planeta terra, mas dominou os mares, ares, as florestas, em suma, o homem dominou o mundo. Sobre o agir diferenciador em relação a outros animais, na Grécia Antiga, também, se percebeu o aparecimento de um novo viés da cognição humana: refletir sobre o próprio pensamento, ou seja, o homem percebeu que poderia colocar o pensamento no exercício da ação do pensar os próprios pensamentos”.

Fonte: BRAGA, A. N. et al. Construção do saber científico: entre os aspectos históricos e filosóficos da ciência. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, v. 5, n. 1, p. 7-14, jan./abr. 2021.

​ARANHA, M. L.; MARTINS, V. L. Filosofando: introdução à filosofia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1993.

​CHAUÍ, M. H. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994.

Os seres humanos constroem diversas formas de conhecimento para compreender e explicar a realidade em que vivem. Cada tipo de conhecimento possui características próprias quanto à sua origem, estrutura e finalidade. Aranha e Martins (1993) e Chauí (1994), relacionam cinco diferentes formas: mito, arte, senso comum, filosofia e ciência.

Com base nesses referenciais, analise as afirmativas a seguir:

I. O mito explica o mundo por meio de narrativas simbólicas, utilizando figuras de deuses e heróis, sendo marcado pela afetividade e pela tradição oral.
II. O senso comum é o conhecimento que adquirimos no dia a dia, sem métodos sistemáticos, baseado na experiência prática e imediata.
III. A ciência distingue-se pela subjetividade e pela ausência de métodos, sendo voltada para explicações simbólicas e intuitivas da realidade.
IV. A filosofia busca compreender a realidade por meio da reflexão crítica, sistemática e racional, questionando as certezas do senso comum.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5
A fim de obter um trabalho científico de excelência, é essencial ter conhecimentos sobre as leis naturais, teorias e conceitos do método científico, sendo capaz de reconhecer as diferenças entre o conhecimento científico de outras formas de saber. Conhecer envolve a relação entre o sujeito e o objeto, permitindo que o sujeito se aproprie do objeto, seja ele físico ou abstrato.
Fonte: ​RIBEIRO, E. W. et alProdução Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.


Levando em consideração a subdivisão das ciências e os métodos científicos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 
I. As ciências são subdivididas em função do objeto de estudo, que pode ser material ou formal.
                                                                             
PORQUE

II. O método científico inclui diferentes métodos de abordagem, que são meios gerais e abstratos para se alcançar um objetivo.
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

 As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da primeira.

Alternativa 2:

 As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da primeira.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

 A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6

"Os estudos sobre as estratégias de aprendizagem podem ser considerados uma das linhas de investigação mais proveitosas desenvolvidas nos últimos anos no âmbito da aprendizagem escolar. Estratégias de aprendizagem são sequências integradas de procedimentos ou atividades – que se escolhem com a intenção de facilitar a aquisição, o armazenamento e/ou a utilização da informação (Dansereau, Nisbett, & Shucksmith, citado em Pozo, 1996) – e podem ser concebidas também como técnicas ou métodos que os estudantes utilizam para aprender (Dembo, 1994; Lopes da Silva & Sá, 1993). De forma geral, sua importância está relacionada ao fato de que elas englobam recursos cognitivos e metacognitivos, que o estudante utiliza quando se confronta com a aprendizagem" (Santos; Boruchovitch, 2011, p. 286).

Fonte: SANTOS, O. J. X. dos; BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores. Psicologia: ciência e profissão, v. 31, n. 2, p. 284-295, 2011.

Com base nas discussões sobre aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta estratégias para uma superaprendizagem:​

Alternativas
Alternativa 1:

Estudar por longas horas, sem pausas, para manter o foco contínuo e acelerar o aprendizado.

Alternativa 2:

Evitar o uso de mapas mentais ou resumos, para não interferir na interpretação original do conteúdo pelo autor.

Alternativa 3:

Realizar múltiplas releituras passivas do material, já que, quanto mais vezes o texto for lido, maior será a memorização automática.

Alternativa 4:

Revisar todo o conteúdo apenas na véspera da prova, garantindo que as informações estejam frescas na memória de curto prazo.

Alternativa 5:

Realizar anotações, comentários ou destaques feitos nas margens de um texto, como forma de ajudar o leitor a fazer conexões com o material e contribuir para a compreensão dele.

Questão 7
A justificativa em uma pesquisa científica deve enfatizar a importância e relevância do tema em estudo, explicando as razões que validam a condução de uma pesquisa sobre a problemática abordada.


Considerando o dado fragmento de texto sobre a elaboração de uma justificativa de pesquisa, analise as afirmativas a seguir:

I. Na justificativa, é importante tratar apenas de aspectos práticos, não sendo necessário considerar motivos de caráter pessoal ou acadêmico.
II. A justificativa deve apontar a relevância da pesquisa para a intervenção na sociedade, mesmo que em um grupo pequeno e pontual.
III. Ao abordar os motivos de ordem pessoal na justificativa, o pesquisador deve vincular sua escolha de tema com a sua trajetória como estudante ou profissional.
IV. É crucial que a justificativa apresente a importância da pesquisa e sua pertinência, levando em consideração os estudos já realizados sobre o tema.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II e III, apenas.

Alternativa 2:

III e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8
A constante e ágil evolução tecnológica bem como o avanço científico trouxeram mudanças profundas nos costumes, na ética e na moral, criando um ambiente de incerteza e volatilidade. Constantemente, estamos no ciclo de aprender, desaprender e reaprender. Atualmente encontramos uma imensidão de informações a nosso dispor, principalmente pela internet, que moldam fortemente nossas opiniões e percepções de certo e errado, apesar do papel ainda relevante da família, da escola e da igreja.
Fonte: ​RIBEIRO, E. W. et alProdução Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.


Considerando as mudanças no ambiente de trabalho e as competências exigidas, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A rápida evolução tecnológica e as mudanças sociais exigem habilidades diferentes das gerações passadas.
II. As competências atualmente valorizadas pelas empresas incluem não apenas conhecimentos técnicos, mas também habilidades e atitudes.
III. As atitudes são aspectos pessoais que dependem de autoconhecimento e autodesenvolvimento.
IV. A qualificação técnica é suficiente para atender às exigências do mercado de trabalho moderno.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

I e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 9

“O novo modo de produção do conhecimento e suas implicações sociais encontram terreno fértil de desenvolvimento. A democratização da sociedade demanda maior responsabilidade social do conhecimento que tem crescido e se diversificado para além dos laboratórios das universidades. A diversificação dos lugares com competência em pesquisa permite a interação entre as tecnologias de informação e comunicação com universidades, governo, empresas, ONGs e diferentes países, possibilitando a realização de pesquisas em rede, em tempo real. Sobre essa questão, Bunge (2008) afirma que os fluxos de informação formam parte de todas as relações sociais que mantêm e transformam as sociedades e essas relações não são somente culturais, mas também biológicas, econômicas e políticas. Para ser transformada em conhecimento, a informação deve ser entendida e avaliada através da busca de dados fidedignos que confirmem ou desmintam, é a avaliação à luz do maior conhecimento possível”.

Fonte: ZAMBOM, S. A. et al. A evolução na produção do conhecimento científico e os desafios da modernidade. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/download/13296/8552. Acesso em: 29 jun. 2025.

Com base nas discussões sobre produção do conhecimento, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A vida em sociedade, a ciência e a tecnologia estão em constante interação. Embora a criação de instrumentos e técnicas acompanhe a humanidade desde seus primórdios, o avanço da ciência impulsionou esse processo como nunca antes, acelerando o desenvolvimento tecnológico. A aplicação do conhecimento científico possibilitou o surgimento de técnicas cada vez mais precisas, alimentando um ciclo — vicioso ou virtuoso — no qual cada nova ferramenta ou método gera novas demandas, que por sua vez levam à produção de novos saberes e inovações.

PORQUE

II. Esse “ciclo”, no qual uma necessidade humana leva à pesquisa, que produz conhecimento científico e, eventualmente, origina técnicas e instrumentos que transformam a vida humana (com seus usos, costumes e crenças), está presente em todas as áreas da vida em sociedade. É possível afirmar, com segurança, que a ciência e a tecnologia exercem um impacto profundo na vida humana nos dias de hoje.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:​

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10
O conceito de propriedade intelectual, pertencente ao sub-ramo do direito intelectual, refere-se à proteção legal concedida às invenções originadas da mente humana, permitindo seu registro e subsequente comercialização.
Considerando o dado fragmento de texto sobre a propriedade intelectual e propriedade industrial no sistema jurídico brasileiro, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Todas as formas de registro de propriedade intelectual são denominadas "patentes".

Alternativa 2:

A propriedade intelectual não possui prazo de validade, semelhante à propriedade de imóveis.

Alternativa 3:

A Lei da Propriedade Industrial (LPI) não define os tipos de invenções que podem ou não ser registradas.

Alternativa 4:

O direito autoral e a autoria são a mesma coisa, pois ambos representam o reconhecimento técnico de quem realizou a invenção.

Alternativa 5:

A autoria é o reconhecimento técnico de quem fez a invenção, enquanto o direito autoral é a prerrogativa de explorar comercialmente uma propriedade intelectual.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu