FECHAR

ATIVIDADE 3 - PED - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - PED - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - PED - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA - 53_2025

Questão 1
Compreender o desenvolvimento cognitivo da criança permite aos profissionais a possibilidade de elaborar planejamentos compatíveis com as habilidades da mesma, bem como minimiza a frustração do próprio sujeito ao implementar seu trabalho e não alcançar o resultado esperado.  A epistemologia genética é um dos recursos teóricos que fundamentam a compreensão do desenvolvimento cognitivo.
Tendo isso posto, analise as afirmativas a seguir:

I. O período pré-operatório é marcado pelo pensamento intuitivo, logo organizado primordialmente pelas percepções imediatas acerca do objeto, portanto estático e rígido.
II.  O período operatório formal é marcado pelo alcance da lógica formal, na qual o sujeito é capaz de pensar abstratamente e se descolar do concreto, portanto mais flexível e adquiriu a capacidade de conservação de massa, peso e volume.
III. A lógica sequencial e de continuidade não se aplica aos estágios do desenvolvimento piagetiano, pois entende-se que ao considerar a influência do meio no desenvolvimento cognitivo, uma criança bem estimulada pode pular etapas sem prejuízo global.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

II e III, apenas.

Questão 2
A seguir você lerá chamadas de reportagens que foram amplamente debatidas no cenário brasileiro ao se problematizar o papel da escola sobre a educação sexual.
“Menina escreve bilhete após palestra em escola denunciando o pai por abuso sexual” “Já fui abusada pelo meu pai, isso pode ser denúncia?”, escreveu a criança de 10 anos".
DETLINGER, J. Pais e filhos uol. Set/2018.
“Após palestra em escola de Manaus, criança denuncia tio por estupro. A estudante tem 7 ano​s e decidiu denunciar o tio após assistir uma palestra. O crime ocorreu na Zona Norte”
LANDAZURI, D. Violência Sexual. Emtempo. Maio/2019.
Notícias como estas indicam o papel diferenciado que a escola tem no processo de proteção à criança. Sendo o espaço que esta frequenta por um longo período é esperado que se construa vínculos de respeito e confiança capazes de garantir que a criança consiga se expressar mesmo diante de tamanha violência. No entanto, pode acontecer da criança não conseguir expressar explicitamente o que está acontecendo com ela. Neste contexto o olhar do profissional em contato com a mesma vai ser fundamental para reconhecer se algo não vai bem.

Elaborado pelao autor, 2020.

Considerando o papel dos profissionais da educação no processo de identificação de sinais de abuso, analise as afirmativas a seguir:

​I – Os abusos de qualquer ordem pouco impactam na rotina escolar do aluno, cabendo a escola denunciar por questões morais e de responsabilidade social.II – O abuso sexual que deve ser notificado as organizações competentes são os que envolvem contato físico, pois são estes que causam danos severos.

III – Alteração de peso, comportamento infantilizado, isolamento repentino, roupas destoantes da estação podem ser indicativos de abuso.

IV – Comportamento sexualizado, resistência em ir embora para casa e medo repentino de contato físico podem indicar abuso sexual.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, II, apenas.

Alternativa 2:

II, III, apenas.

Alternativa 3:

III, IV, apenas.

Alternativa 4:

II, IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, apenas.

Questão 3
Considere as imagens a seguir:
Carnaval, Montanha-Russa, Entretenimento   Dorme, Bebê, Recém-Nascido, Retrato
Fonte:
Imagem 1: https://pixabay.com/pt/photos/carnaval-montanha-russa-1836998/
Imagem 2:https://pixabay.com/pt/photos/dorme-beb%C3%AA-rec%C3%A9m-nascido-retrato-7871915/

Ao nascer, o bebê passa por um processo de adaptação para regular seu funcionamento biológico as novas condições de vida como regular temperatura, adequação ao barulho, respirar pelos pulmões, entre outras. As funções elementares como o ciclo sono vigília, eliminação de urina e fezes se organizam com maior eficiência, pois o tronco encefálico e a parte do cérebro mais desenvolvida ao nascer e responsável por estas funções.
Elaborado pelo professor, 2023.
Considerando as imagens e o desenvolvimento do ciclo do sono, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A rotina do bebê ao nascer constitui em dormir a maior parte do tempo pois está ainda em processo de adaptação às novas condições do ambiente, porém, gradativamente, vai diminuindo o tempo de sono até regular o descanso para o período noturno.

PORQUE
II. O ciclo do sono é composto por seis fases que variam do estado de alerta ativo ao sono REM, e se alternam durante todo o período de repouso tal qual o movimento de uma montanha russa, padrão este que se mantem na vida adulta

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4
Carolina está estagiando em uma turma de educação infantil em uma escola regular para cumprir seus créditos obrigatórios do curso de graduação. Uma criança em especial tem chamado a sua atenção, por insistir em ser chamado pelo personagem que está caracterizado no dia. Ao longo do mês, o menino de 3 anos já foi  Batman, Superman, bombeiro, médico e peão. Ao discutir a experiência de estágio em sala de aula na faculdade, Carolina questionou a professora supervisora se era adequado sustentar a fantasia da criança.
Considerando o exposto, analise as asserções e a relação proposta entre elas:

I. Amparada no arcabouço teórico piagetiano, a professora afirmou que é adequado atender a demanda da criança, pois trata-se de um jogo simbólico característico desse momento do desenvolvimento.

PORQUE
II. Aos 3 anos, espera-se que a criança esteja no estágio pré-operatório, ou seja no momento de apreender os diferentes papéis sociais utilizando o brincar simbólico como recurso.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5
O estudioso Sigmund Freud (1856-1939) tem grande contribuição para a área do desenvolvimento da criança devido a sua teoria priorizar as fases do desenvolvimento psicossexual do ser humano, o qual passa por períodos sucessivos: fase oral, fase anal, fase fálica, fase genital. Tais fases desenrolam-se entre os primeiros meses de vida até a entrada na adolescência.
​GALLO, A. E.; ALENCAR, J. S. A. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.
Com base na colocação realizada acima, analise as afirmativas abaixo:

I. ​Na fase oral, ou fase da libido oral, o desejo e o prazer localizam-se em destaque na boca, na ingestão de alimentos. Assim sendo, o seio materno, a mamadeira, a chupeta, os dedos, podem ser considerados objetos do prazer.

II. Na fase anal, o desejo e o prazer localizam-se nas excreções e nas fezes. É o momento em que a criança passa a compreender que pode controlar os esfíncteres (controle do xixi e do cocô). Por isso, brincar com massinhas e com tintas, amassar barro ou argila, comer coisas cremosas e pastosas, sujar-se à vontade, são tidos como objetos do prazer.

III. Na fase fálica, o desejo e o prazer estão localizados primordialmente nos órgãos genitais (vulva e pênis), bem como nas partes do corpo que excitam esses órgãos genitais.

IV. Na primeira infância, de zero a três anos, temos a fase genital, momento no qual a criança tem a oralidade como centro do desejo e do prazer.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

III, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

 I, II e III, apenas.

Questão 6
Lawrence Kolhberg dedicou seus estudos na compreensão do desenvolvimento moral dos indivíduos. Autor estadunidense, elaborou um protocolo de problemas éticos e aplicou em uma população seguindo o método longitudinal de pesquisa, objetivando verificar a mudança na forma de resolver os conflitos propostos em seu protocolo. Amparado na teoria cognitivista, propôs que a moral também evoluiria em estágios ancorados na capacidade de entendimento do sujeito de seu mundo circundante, mas que a expressão do comportamento moral estaria amparada também nos valores circundantes aos sujeitos.
Elaborado pelo professor, 2023.
Considerando os preceitos básicos da teoria supracitada, analise as afirmativas a seguir.

I. A capacidade de cumprir as regras por entendê-las como fundamental para o bom funcionamento do grupo aponta que a criança já alcançou a moral pela cooperação.
II. A moral norteada pela internalização dos valores e o reconhecimento de sua importância só é possível quando a criança alcançou o estágio de desenvolvimento sensório motor.
III. Antes de compreender a importância das normas como reguladoras dos relacionamentos sociais, a criança as respeita de forma heterônoma, ou seja, segue a vontade dos adultos significativos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 7
A psicanálise sofre intensas críticas em razão da compreensão equivocada acerca da teorização da sexualidade infantil como eixo primordial para o desenvolvimento da personalidade. Tais questionamentos decorrem do equivoco no senso comum de associar sexualidade com atos sexuais e o não entendimento que a abordagem propõe como experiência de satisfação e prazer.


Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/filho-crian%C3%A7a-jogar-estude-cor-865116. Acesso em: 18 jun. 2024.

Considerando os pressupostos teóricos da psicanálise freudiana, analise a imagem e assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

A imagem representa a fase oral, caracterizada pela experiência de satisfação inaugurada pela amamentação.

Alternativa 2:

A imagem representa a fase anal, caracterizada pela experiência de satisfação decorrente das funções excretórias.

Alternativa 3:

A imagem representa a fase fálica, caracterizada pelo reconhecimento da diferença anatômica dos sexos e a instauração do complexo de édipo.

Alternativa 4:

A imagem representa o período de latência, caracterizado pelo investimento libidinal para atividades de cunho intelectual.

Alternativa 5:

A imagem representa a fase genital, caracterizado pelo desenvolvimento da identidade sexual, bem como a apropriação das relações sociais adultas.

Questão 8
O experimento com o Bebê Albert, apesar de questionável eticamente, promoveu um avanço significativo na compreensão que os comportamentos, inclusive as emoções, são passíveis de serem condicionadas, ou seja, ensinadas. Entretanto, os sujeitos não são passivos neste processo. Tomando esta premissa como ponto de partida, Skinner avançou nos estudos sobre o condicionamento dos comportamentos humanos.
Elaborado pelo professor, 2023.
Considerando os pressupostos do behaviorismo, avalie as alternativas e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:

Watson foi o precursor do behaviorismo ao defender que o sujeito era ativo na aprendizagem de novos comportamentos.

Alternativa 2:

O behaviorismo metodológico defende que os comportamentos humanos são reforçados pelas consequências ou pela ausência dessas.

Alternativa 3:

Skinner avançou nos estudos acerca do condicionamento do comportamento operante sistematizando o que ficou conhecido como behaviorismo metodológico.

Alternativa 4:

O behaviorismo, seja ele o clássico ou o metodológico não avaliam os sentimentos e emoções dos indivíduos, pois estes não são passíveis de serem observados.

Alternativa 5:

O behaviorismo radical, proposto por Skinner, preconizava que o comportamento é um processo de interação, portanto o indivíduo é ativo na modificação de seu ambiente.

Questão 9
Ao longo da história da humanidade, o mistério da concepção da vida foi interpretado de diferentes maneiras tendo como base os recursos culturais de cada tempo histórico. Por séculos acreditou-se que a fertilidade era exclusivamente da mulher e, ficando assim, a responsabilidade sobre ela tanto da capacidade de gerar quanto de determinar o sexo da criança. Os avanços científicos sobre a reprodução constataram que a fertilidade depende tanto do homem quanto da mulher e a determinação sexual é dada pelo material genético masculino.
​ALENCAR. J. da S. A. Psicologia do desenvolvimento da criança. Indaial, SC: Arqué, 2023. (Adaptado)
Considerando os eventos da concepção e do desenvolvimento intrauterino, análise as afirmativas a seguir:

I.  Para haver concepção de uma nova vida, se faz necessário o encontro das células reprodutoras (óvulo e espermatozoide) que formaram o zigoto. Ambas as células se encontram maduras durante todo o ciclo do desenvolvimento humano após o advento da puberdade.
II. A carga genética transmitida pelas células reprodutoras de ambos os sexos é constituída por 23 pares de cromossomos. A determinação da cor dos olhos, do cabelo, pré-disposição a determinadas patologias, temperamento, etc; são determinados por fatores hereditários. No entanto, fatores ambientais podem influenciar na expressão fenotípica do genótipo.
III. O zigoto é a célula que se forma após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Sua formação dá início ao período germinativo, encerrando com o processo de fixação no útero, ou seja, a nidação. A diferenciação das células ocorre no período embrionário, no qual se formam as estruturas de sustentação e a todos os órgãos já se apresentam de forma rudimentar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 10
D. W. Winnicott (1896-1971) nasceu na Inglaterra, estudou medicina e logo nos primeiros anos sentiu despertar em si uma atração pela infância. Conheceu a psicanálise por acaso, mas decidiu fazer analise pessoal. Em 1923, começou a trabalhar em dois hospitais psiquiátricos em Londres, nos quais se manteve por 40 anos atendendo crianças. Precursor e modelo para a psiquiatria infantil dinâmica, focou seu trabalho na analise da díade mãe-filho.

BRENTANO, I. F. Donald W. Winnicott (1986-1971). In: GOLSE, B.(orgs). O desenvolvimento afetivo e intelectual da criança. Porto Alegre: Artes Médicas. 1998, p. 75-88.
Em nosso estudo vimos que o desenvolvimento emocional infantil perpassa na concepção de Winnicott pela importância do vínculo com a mãe. Com base no exposto, consideramos que esta relação é fundamental para a criação de um self integrado, avalie as afirmativas abaixo:
I. A forma como a mãe maneja seu bebê não interfere na qualidade dessa díade entre ela e seu filho.
II. A forma como o bebê é cuidado possibilitará a constituição da representação do esquema corporal.
III. Para ter funcionalidade psíquica quanto ao objeto transacional, a mãe não pode se ausentar nunca da presença da criança.
IV. Ao nascer o bebê não tem um self estruturado, desta forma, é necessário que a mãe tenha dedicação intensa para garantir uma sensação de tranqüilidade e bem-estar para a criança.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

I e II apenas.

Alternativa 3:

II e IV apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu