FECHAR

ATIVIDADE 3 - PED - POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - PED - POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - PED - POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54_2025

Questão 1
Existe a necessidade de demarcar que o público da educação inclusiva não é o mesmo que o da Educação Especial, e que Educação Especial não é sinônimo de educação inclusiva (Michels; Garcia, 2014). Dessa forma, quando se fala sobre a educação inclusiva, existe uma associação quase que automática, uma relação com as pessoas com deficiência. Assim, a relação entre educação inclusiva e deficiência, de certa maneira, foi associada ao senso comum.
Sendo assim, é importante destacar que, enquanto a educação especial se refere à oferta de serviços especializados para atender às especificidades dos estudantes, a educação inclusiva representa um modelo educacional mais amplo, que busca eliminar barreiras e garantir que todas as crianças e adolescentes aprendam juntos, independentemente de suas diferenças e necessidades individuais (Carvalho, 2020).
MICHELS, Maria Helena; GARCIA, Rosalba Maria C. Sistema educacional inclusivo: conceito e implicações na política educacional brasileira. Cadernos Cedes, v. 34, n. 93, p. 157-173, 2014.
CARVALHO, Tereza Cristina de. Educação Inclusiva e Integração Social. Maringá: UniCesumar, 2020.

Sobre o público-alvo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O público-alvo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva inclui estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, sendo garantido o suporte necessário para sua permanência na escola regular.
PORQUE
II. A educação especial é um sistema de ensino paralelo à educação comum, no qual os estudantes público-alvo da educação especial devem ser matriculados exclusivamente em instituições especializadas.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2
Eduardo é um aluno do ensino fundamental. Com 9 anos de idade, ele sofreu um grave acidente e teve perda de visão total. Após seu retorno para a escola, Eduardo começou a aprender o braille. Além disso, o professor do aluno já adaptou todos os materiais para que ele consIga se orientar por meio do braille. Os outros alunos da sala de Eduardo acharam incrível os equipamentos e os métodos utilizados por ele para escrever, tornando o aprendizado do aluno mais divertido e inclusivo. Ademais, todos os alunos decidiram também aprender braille para interagir com o amigo de maneira escrita. Atualmente, Eduardo troca bilhetes com seus colegas utilizando o braille.

Considerando os aspectos apresentados no texto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

O braile deveria ser um método de escrita apenas do aluno cego, não havendo necessidade dos outros alunos aprenderem essa escrita.

Alternativa 2:

A inclusão de Eduardo deveria ser oferecida no contraturno nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), por profissionais capacitados.

Alternativa 3:

Na interação com os outros alunos e com a adaptação realizada pelo professor, o sucesso do aluno está diretamente ligado ao processo adequado de inclusão.

Alternativa 4:

As adaptações da escrita em braile para Eduardo não serão suficientes para compensar a perda da visão, e o professor não conseguirá incluir o aluno de maneira adequada.

Alternativa 5:

Eduardo não deveria estar frequentando o ensino regular, o aluno deveria ser atendido na educação especial, para permitir um maior desenvolvimento dos alunos ditos "normais".

Questão 3
Para Costa (2023, p. 163), “a demanda humana, cultural e social por emancipação, a favor da educação inclusiva e refletindo sobre as políticas de educação e formação docente, decorrentes da legislação vigente, que se inserem como ações políticas, na dimensão sociocultural contemporânea com complexas demandas, é possível afirmar que a educação de estudantes com deficiência deve ocorrer nas escolas junto com os demais colegas”.

Fonte: COSTA, V. A. da. Educação inclusiva, direitos humanos, formação docente e democratização da escola. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 159-172, 2023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/issue/view/750. Acesso em: 11 jul. 2024.

Em concordância com Costa (2023), temos também que a formação continuada do docente para o atendimento do PAEE é fundamental para o bom funcionamento da educação e da integração e inclusão do aluno no ambiente escolar.

Sobre a necessidade da formação continuada docente na perspectiva da educação inclusiva, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Considerando os apontamentos feitos por Costa (2023), também podemos verificar que a formação continuada do profissional da educação é fundamental para um atendimento de qualidade.

PORQUE
II. Possibilita o acesso e a permanência do estudante na perspectiva da educação inclusiva, contando também com o apoio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), oferecido no contraturno nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM).


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4
Entendemos que a adaptação curricular, a adaptação do mobiliário e a adaptação dos materiais são fundamentais para a inclusão da pessoa com deficiência no ambiente educacional. No entanto é evidente que a formação do professor para a prática inclusiva é fundamental para garantir que todo processo de inclusão seja bem-sucedido.

Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação Inclusiva e Integração Social. Maringá: Unicesumar, 2024.

Sobre a formação do professor para a prática inclusiva, anaise as afirmativas a seguir:

I. O processo de formação docente não é finalizado após a conclusão do curso de licenciatura, pelo contrário, a formação deve ser realizada continuamente.
II. A formação do professor é algo fixo, ou seja, após a formação acadêmica, o professor já detém todo o conhecimento a ser aplicado.
III. Com a grande formação prática nos cursos de licenciatura, o professor já está preparado para o atendimento ao aluno com deficiência.
IV. A educação inclusiva é um processo simples, nesse caso, o professor não necessita de formação continuada após a conclusão do curso de formação.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 5
Considerando que o início da escolarização é um período extremamente importante para a socialização das crianças e para a aquisição de comportamentos sociais, a prática da integração escolar no Brasil, para as crianças com deficiência, deve ser urgentemente revisada. A criança agrupada em ambiente segregativo (classe especial, instituição ou escola especializada) não poderá se beneficiar da interação com a criança normal. Esta interação é fundamental para a aquisição dos comportamentos sociais adequados à idade cronológica da criança.
BONETI, R. V. F. Escola como lugar de Integração (ou segregação?) das crianças portadoras de Deficiência Intelectual. Disponível em:< https://www.aprendizagemnadiversidade.ufc.br/documentos/inclusao_escolar/a_escola.pdf>.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A integração escolar tem como perspectiva educacional considerar o estudante no processo, independentemente das suas especificidades ou condições. O docente acompanha a realização das atividades e direciona os passos a serem seguidos.

PORQUE

II. A inclusão escolar consiste em ações inclusivas realizadas no interior da escola, de modo que todas as pessoas tenham acesso ao ensino de maneira igualitária e sem nenhum tipo de discriminação. Nesse sentido, o principal foco da inclusão escolar é a oferta e o acesso às pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEE), que, geralmente, apresentam algum tipo de deficiência.

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6
A inclusão educacional deve garantir a todos os alunos o acesso a uma educação de qualidade, permitindo que desenvolvam suas potencialidades e exerçam sua cidadania. A acessibilidade, por sua vez, é um elemento essencial para que a inclusão ocorra efetivamente, pois envolve a superação de diversas barreiras que impedem a plena participação dos indivíduos na sociedade.
Fonte: CARVALHO, Tereza Cristina de. Educação Inclusiva e Integração Social. Maringá: UniCesumar, 2020.


​Considerando o excerto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A inclusão educacional visa proporcionar a todos os estudantes uma formação de qualidade, considerando suas necessidades e garantindo-lhes o desenvolvimento de suas competências e direitos de cidadania.
PORQUE
II. A acessibilidade se restringe à adaptação dos espaços físicos nas instituições de ensino, não possuindo relação com aspectos pedagógicos, comunicacionais ou tecnológicos.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7
Imagine que André é professor do ensino fundamental em uma escola pública que recentemente passou a adotar políticas mais estruturadas de inclusão escolar. Em sua turma de 30 alunos, há três estudantes público-alvo da educação especial: João, um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA); Sofia, que apresenta deficiência auditiva e utiliza aparelho auditivo; e Marcos, um estudante com deficiência intelectual.
Embora André esteja comprometido com a inclusão e deseje oferecer um ensino de qualidade para todos os seus alunos, ele enfrenta desafios práticos no dia a dia. João, por exemplo, tem dificuldades em seguir a rotina escolar e se desorganiza com mudanças inesperadas. Sofia nem sempre consegue acompanhar as explicações orais sem suporte visual, e Marcos precisa de mais tempo para realizar atividades e avaliações.
A escola disponibiliza Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno, mas André percebe que ainda precisa de mais estratégias para tornar suas aulas verdadeiramente inclusivas.
No contexto abordado pelo estudo de caso e a respeito das recomendações para o trabalho educacional inclusiva dos estudantes do público-alvo da educação especial na sala de aula comum, analise as afirmativas a seguir.
I. André deve atuar de forma isolada na educação inclusiva, sem necessidade de colaboração com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) ou outros profissionais.
II. A flexibilização curricular e a adaptação de materiais são estratégias essenciais para garantir que alunos público-alvo da educação especial participem ativamente do ensino regular.
III. A colaboração entre André, que é o professor da sala comum, e o Atendimento Educacional Especializado pode contribuir para a implementação de metodologias mais eficazes na inclusão escolar.
IV. Recursos como apoio visual, tecnologias assistivas e metodologias diferenciadas podem auxiliar alunos com deficiência auditiva, TEA e deficiência intelectual a acompanharem as atividades escolares de maneira mais autônoma.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

IV, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 8
De acordo com o Art. 208 da Constituição Federal (Brasil, 1988), o atendimento educacional especializado deve ser realizado preferencialmente na rede regular de ensino. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) estabelece a obrigatoriedade da acessibilidade em todos os níveis de ensino, assegurando que barreiras físicas, comunicacionais e pedagógicas sejam eliminadas para permitir a plena participação dos estudantes com deficiência (Brasil, 2015).

Fontes:

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2022]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 21 jul. 2025.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 21 jul. 2025.

Considerando o excerto anterior, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) estabeleceu que as escolas regulares devem ofertar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) de forma complementar ao ensino comum.

PORQUE
II. A Constituição Federal de 1988 estabelece a educação como um direito de todos, e a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular deve ser preferencial, garantindo-lhes suporte adequado.

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

Questão 9
Historicamente, a pessoa com deficiência (PcD) sempre convive e/ou conviveu com o preconceito e as adversidades advindas tanto da sociedade quando dos gestores e governantes (Vara; Cidade, 2020). Assim como em todo o mundo, no que tange à história de lutas por diretos das pessoas com deficiência, no Brasil, não foi diferente. Foi somente a partir da Segunda Guerra Mundial que a PcD começou a ser colocada em destaque e, desse ponto de partida, foram pensadas novas legislações para assegurar seus direitos e a inclusão (Carvalho, 2024).

Fontes:
CARVALHO, T. C. de. Educação Inclusiva e Integração Social. Maringá: Unicesumar, 2024.
​REZENDE, L. Teoria e Prática da Educação da Pessoa com Deficiência Física. Florianópolis: Arqué, 2024.
VARA, M .F. F.; CIDADE, R. E. Conhecimentos básicos da deficiência física para o atendimento educacional especializado. Curitiba: Intersaberes. 2020.​

 

Considerando a história da inclusão da Pessoa com Deficiência e o excerto anterior, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. ​A exclusão da pessoa com deficiência ocorre quando a sociedade não garante condições mínimas para sua inclusão.​

PORQUE

II. Historicamente, no Brasil, com o desenvolvimento de novas legislações relacionadas ao atendimento do PcD, tenta-se oportunizar meios para que a pessoa com deficiência seja incluída e inserida na sociedade.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

As asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

As asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10
Com um paradigma respaldado nos direitos humanos, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) defende a igualdade entre as pessoas, independentemente de suas particularidades. A Educação Inclusiva busca superar as condições históricas de exclusão vivenciadas dentro e fora da escola, além de visar ao acesso, à participação e à aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares (Brasil, 2010).
BRASIL. Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2010.
Levando em consideração as concepções apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. Esse documento apresenta um direcionamento a respeito da organização da educação inclusiva em escolas especializadas.
II. A Educação Especial substitui o ensino comum, pois é realizada exclusivamente em salas de aula especializadas.
III. O documento citado foi desenvolvido apenas com a observação da quantidade de alunos com deficiência matriculados nas escolas regulares.
IV. O documento apresentado anteriormente implantou no país uma nova referência teórica na organização da educação brasileira.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu