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ATIVIDADE 3 - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 3 - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 53_2025

Questão 1
A aprendizagem que acontece quando os alunos se envolvem em PBLs, de sua própria escolha, alicerçados em seus interesses, e em geral transdisciplinares, é a aprendizagem mais desejável, pois: 1) A aprendizagem é o principal mecanismo pelo qual o ser humano projeta e constrói a sua própria vida, e, portanto, intrinsecamente motivado; 2) Incentiva o aluno a explorar e a investigar seus interesses - as coisas que ele gosta de fazer e que gostaria de aprender - e atribui ao educador a responsabilidade de encontrar maneiras de tornar tal atividade útil no desenvolvimento das competências básicas necessárias; 3) Procura evitar que a aprendizagem se torne algo passivo, e, por conseguinte, desinteressante, possibilitando o envolvimento ativo do aluno, não só na concepção e na elaboração dos seus projetos de aprendizagem, mas também na sua implementação e avaliação, pois esse envolvimento, além de estimulante (por estar relacionado com seus interesses), torna a sua aprendizagem ativa e significativa - um real fazer, mais do que um mero absorver de informações; 4) Procura estabelecer uma estreita relação entre a aprendizagem que acontece na escola e a vida e a experiência do aluno, reconstituindo o vínculo entre seus processos cognitivos e seus processos vitais; 5) Rejeita a noção de que todas as pessoas devam aprender as mesmas coisas, pelos mesmos métodos, nos mesmos ritmos e nos mesmos momentos, independentemente de seus interesses, de suas aptidões, de seu estilo cognitivo, de seu estado de espírito; 6) Busca evitar que o objetivo do aprendizado escolar seja definido como a absorção de grandes quantidades de informações (fatos, conceitos, princípios, valores, procedimentos), e que o aprender seja visto como o subproduto esperado da ação do professor; 7) A tecnologia digital é parte integrante e indissociável na metodologia de projetos de aprendizagem pelo fato de ser um espaço efetivo para: interação, aprendizagem colaborativa, disseminação de processos e resultados.
MASSON, Terezinha Jocelen et al. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (pbl). In: Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), Belém, PA, Brasil. sn, 2012. p. 13.
De acordo com as discussões feitas na disciplina e o texto apresentado acima, assinale a alternativa que corresponda com o conceito em questão:
Alternativas
Alternativa 1:

Aprendizagem Baseada em Análise

Alternativa 2:

Aprendizagem Baseada em Projetos

Alternativa 3:

Aprendizagem Baseada em Conceito

Alternativa 4:

Aprendizagem Baseada em Situações

Alternativa 5:

Aprendizagem Baseada em Experiência

Questão 2
"O RPG Maker 2003 é um software para criação de jogos no estilo RPG, com ênfase na narrativa e nas batalhas que permitem evolução dos personagens ao longo do jogo. Ele funciona com a criação de cenários em uma área dividida em quadrados (como um tabuleiro) personalizável. O personagem principal – aqui chamado de “herói” – se desloca pelo cenário e interage com os chamados “eventos”, que são determinados quadrados do cenário que se comportam como forem programados. Alguns exemplos de eventos são personagens que conversam com o herói (como uma princesa, que conta ao herói que o tesouro foi roubado), uma batalha (um dragão, que ao ser abordado, começa uma cena de combate) ou mudanças diversas (como uma alavanca, que ao ser utilizada, dispara um comando para abrir a porta levadiça, por exemplo)".
CRUZ, Dulce Márcia; DE ALBUQUERQUE, Rafael Marques; DE ABREU AZEVEDO, Victor. RPG Maker como ferramenta pedagógica: produzindo jogos eletrônicos com crianças. Anais do Computer on the Beach, p. 139-148, 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/download/30904252/RPG_Maker_como_ferramenta_pedagogica_produzindo_jogos_eletronicos_com_criancas.pdf. Acesso em 25 jun. 2020.


De acordo com o enunciado, está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

A Educação Maker é uma metodologia que tem como proposta individualizar os alunos, prevalecendo a meritocracia.

Alternativa 2:

A utilização de jogos na Educação Maker é uma forma de passar o tempo do aluno e professor, tirando da sua rotina tradicional.

Alternativa 3:

A Educação Maker não promove desafios, tendo em vista que os projetos já são desenvolvidos pelos professores, não por alunos.

Alternativa 4:

A proposta de colocar os alunos para desenvolver os seus projetos e colocar em prática na escola é conhecido como Educação Maker.

Alternativa 5:

Para que a Educação Maker funcione no sistema de RPG é necessário que o professor desenvolva todo o projeto e os alunos coloquem em prática.

Questão 3
Com as Novas Tecnologias da Informação abrem-se novas possibilidades à educação, exigindo uma nova postura do educador. Com a utilização de redes telemáticas na educação, pode-se obter informações em fontes, como centros de pesquisa, Universidades, bibliotecas, permitindo trabalhos em parceria com diferentes escolas; conexão com alunos e professores a qualquer hora e local, favorecendo o desenvolvimento de trabalhos com troca de informações entre escolas, estados e países, através de cartas, contos, permitindo que o professor trabalhe melhor o desenvolvimento do conhecimento.
​O acesso às redes de computadores interconectadas à distância permitem que a aprendizagem ocorra frequentemente no espaço virtual, que precisa ser inserido às práticas pedagógicas. A escola é um espaço privilegiado de interação social, mas este deve interligar-se e integrar-se aos demais espaços de conhecimento hoje existentes e incorporar os recursos tecnológicos e a comunicação via internet, permitindo fazer as pontes entre conhecimentos e tornando um novo elemento de cooperação e transformação.

MERCADO, Luís. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.


​Considerando o fragmento de texto acima e o material da disciplina, avalie os itens a seguir em relação à Web e coloque V para Verdadeiro e F para Falso:
 
I.  A Web 1.0 trata dos primórdios da internet e, apesar de funcionar com uma via de mão única, em que os usuários e público em geral não conseguiam interagir, foi uma grande evolução para a época.
II. Com a Web 2.0, a Web passa a ter a contribuição dos usuários na criação de conteúdos, que colaboram de modo a formar uma inteligência coletiva.
III. A Web 3.0 surge por volta do ano 2000, com ela temos a presença de um terceiro elemento em cena, que é a possibilidade não só de ouvir e falar via internet, mas também de fazer chamadas por vídeo.
IV. A Web 4.0 prevê uma maior interação com os usuários, de forma mais personalizada, e com grande coleta de dados.

​As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

F, V, V, V.

Alternativa 2:

F, F, V, V.

Alternativa 3:

F, V, F, V.

Alternativa 4:

V, V, F, V.

Alternativa 5:

V, F, V, V.

Questão 4
A principal função do AVA é a de servir de repositório de conteúdos e meio de interação/comunicação entre os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Estes ambientes possuem diferentes formas de apresentação de suas ferramentas, com funções específicas e maneiras de distintas de interação com os usuários. Este conjunto de ferramentas pode ser subdividido em ferramentas síncronas e assíncronas. As ferramentas assíncronas permitem acesso sem que haja necessidade de que todos os sujeitos estejam conectados simultaneamente. As ferramentas síncronas necessitam de conexão simultânea de todos os envolvidos na execução das atividades.
SEIXAS, Carlos Alberto et al . Ambiente virtual de aprendizagem: estruturação de roteiro para curso online. Rev. bras. enferm.,  Brasília ,  v. 65, n. 4, p. 660-666,  Aug.  2012 .   Available from <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000400016&lng=en&nrm=iso>. access on  21  Jan.  2021.  https://doi.org/10.1590/S0034-71672012000400016.


Analise as afirmações a seguir acerca dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA):

I. Os AVAs permitem que o professor publique materiais de estudo a serem baixados pelos alunos.
II. O ambiente virtual cria todas as tarefas e efetua correções atribuindo a nota de cada participante.
III. A interação síncrona no AVA ocorre por meio de atividades desenvolvidas em salas de bate-papo.
IV. A participação dos alunos em um fórum de discussão no AVA caracteriza a interação assíncrona.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, III e IV, apenas.

Questão 5
As grandes demandas por educação, que caracterizam a sociedade moderna, envolvem não apenas a escolarização inicial básica de todos os cidadãos, como também a formação profissional em nível básico e superior e a formação continuada com a utilização dos mais variados meios para manter o indivíduo competitivo e apto para o mercado de trabalho. O reconhecimento dessa realidade levou à ampliação acentuada das oportunidades educacionais, com a multiplicação do número de escolas e de cursos para atender aos reclamos sociais. Num primeiro momento, o aumento da quantidade, em todos os níveis de ensino, com a utilização de diversificadas estratégias políticas e administrativas, resultou na multiplicação do modelo tradicional de escolas, com forte apelo conteudista e com a dependência da figura do professor como responsável pela comunicação do saber. Mesmo nas primeiras experiências de educação a distância, o modelo conteudista se repetiu, apenas substituindo a presença física do professor pelo material instrucional ou pelas teleaulas. (ALCICI, 2014, p. 12-13).
ALCICI, Sonia Aparecida Romeu. A Escola na Sociedade Moderna. In: Nanci Aparecida de Almeida (Coord.), [et al.]. Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica. São Paulo : Cengage Learning, 2014.
No que se refere à utilização das tecnologia nas escolas, analise as seguintes afirmações:

I. A utilização das tecnologias em sala de aula deve ser pensada como apoio à ação pedagógica do professor.
II. As tecnologias são mais eficientes para a transmissão de conteúdos, dispensando, portanto, a ação do professor.
III. A inserção das TIC's no ambiente escolar é suficiente para o desenvolvimento de estratégias que levem o aluno à aprendizagem.
IV. A mudança necessária para uma educação de qualidade não se promove pela simples utilização de aparatos tecnológicos em sala de aula.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:

ll, III e IV, apenas.

Questão 6
A Professora Roseli de Ciências tem um grande desafio na escola na cidade de Veraneio, pois os alunos acreditam muito em ditados populares, cultura essa transmitida por seus familiares. Assim, todo conteúdo que a professora vai tentar explicar para os seus alunos, ela é contrariada, resultando em diversos conflitos. A forma ao qual a professora ministrava seus conteúdos, estava de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Estaduais, porém, não é o suficiente para que os alunos compreendessem o trabalho da docente. Tais conflitos geraram grande repercussão na escola e com os familiares dos alunos, resultando assim em uma reunião com a equipe pedagógica e diretiva, já que muitos pais alegaram que a professora queria doutrinar seus filhos e eles não aceitavam tal situação. Os familiares fizeram um abaixo assinado para tirar a disciplina de Ciências da matriz curricular, gerando um grande transtorno para a escola e para Professora que só estava desenvolvendo sua atividade. Após vários embates e reuniões, se convenceram que a finalidade da escola não é transmitir ou reforçar ditados populares, mas sim, apresentar outras formas de conhecimento.


​Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A proposta do conhecimento científico é fazer com que o conhecimento empírico não prevaleça nos ambientes escolares, considerando a importância da ciência para o progresso da sociedade.

PORQUE

II. Assim como o conhecimento científico, o religioso, também pode ser comprovado por meio de métodos e forma sistemática.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta a primeira.

Alternativa 3:

A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:

A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.

Alternativa 5:

Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Questão 7
Quem escreve um trabalho científico (monografia, dissertação de mestrado, tese de doutorado, artigo científico) deve sempre preocupar-se com o seguinte: o pesquisador escreve para os outros; deve, portanto, apresentar com objetividade e clareza os resultados dos dados coletados durante a pesquisa e chegar a uma conclusão. O resultado da pesquisa deve ser equilibrado, oferecendo ao interessado um trabalho válido, nesse caso, jurídico. O principal objetivo do investigador é despertar o interesse pela questão em pauta.
Lakatos, Eva Maria. Metodologia científica. 7. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.
No que tange os verbos utilizados nos objetivos para o desenvolvimento de um projeto, avalie as afirmativas a seguir e considere  V para verdadeiro e F para falso:

I. conhecimento: os verbos apontar, arrolar, definir, enunciar, inscrever, registrar, relatar, repetir, sublinhar e nomear.
II. compreensão: os verbos descrever, discutir, esclarecer, examinar, explicar, expressar, identificar, localizar, traduzir e transcrever.
III. aplicação: os verbos aplicar, demonstrar, esclarecer, ilustrar, interpretar, inventariar, manipular, praticar, traçar e usar.
IV. análise: os verbos analisar, classificar, comparar, constatar, criticar, debater, diferenciar, distinguir, examinar, provar, registrar e experimentar.
V. avaliação: os verbos apreciar, avaliar, eliminar, escolher, estimar, julgar, preferir, selecionar, discutir e valorizar.

As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, F, F, F.

Alternativa 2:

V, F, V, F, F.

Alternativa 3:

V, V, V, F, V.

Alternativa 4:

F, F, F, F, V.

Alternativa 5:

F, V, V, F, F.

Questão 8
Para elaboração de um Projeto de Pesquisa é necessário o cumprimento de várias etapas para o seu desenvolvimento. A ideia é que esse projeto lhe dê suporte na construção do Trabalho de Conclusão de Curso ou qualquer outra atividade que estiver desenvolvendo. Ao realizar o projeto, o pesquisador ficará mais seguro, possibilitando assim, um trabalho de melhor qualidade.

Considerando as etapas do Projeto de Pesquisa, avalie as seguintes afirmações:

I. Tema e título: assunto que será desenvolvido.
II. Justificativa: razões teóricas e motivos práticos que tornam a pesquisa importante.
III. Objetivos: apresentam uma visão global e específica sobre o tema.
IV. Problema: esclarece a dificuldade específica com a qual se defronta o pesquisador.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

I e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 9
Ana é professora na rede pública e adora utilizar metodologias inovadoras em sala de aula, na tentativa de engajar os estudantes na aprendizagem. Ela usa uma abordagem voltada ao trabalho por projetos e propôs que os seus alunos fizessem apresentações sobre determinado tema, pesquisado por eles por meio de vídeos na internet. Essas apresentações tinham que incluir um formulário e precisariam ser disponibilizadas em um local de armazenamento em nuvem.
​Elaborado pelo professor, 2022.
 Considerando a situação hipotética apresentada, podemos afirmar que todas as ferramentas/recursos Google foram utilizados pelos estudantes, exceto:
Alternativas
Alternativa 1:

Apresentações Google

Alternativa 2:

Google Drawings

Alternativa 3:

Google Forms

Alternativa 4:

Google Drive

Alternativa 5:

YouTube

Questão 10
"Na aprendizagem invertida, a aula é inteiramente aberta para que o professor planeje atividades ativas, criativas e criteriosas que melhor atendam às necessidades dos alunos. Não existem mais negociações internas para que o tempo de aula se adapte à aula expositiva e não há mais situações em que a explanação esgota o tempo e não deixa espaço para atividades. Mais ainda, como na aprendizagem invertida, o primeiro contato com o material novo geralmente ocorre antes da aula, há tempo para que os alunos “absorvam” o novo material e façam perguntas antes que sejam solicitados a aplicar essas informações a uma tarefa mais avançada".
​Talbert, Robert. Guia para utilização da aprendizagem invertida no ensino superior. Tradução: Sandra Maria Mallmann da Rosa. Porto Alegre: Penso, 2019.

Considerando as informações acima sobre o flipped classroom (sala de aula invertida) e o conteúdo estudado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

​I.  No flipped classroom, a sala de aula transforma-se em um espaço rico para a troca de experiências, discussões, projetos práticos, estudos de caso e dinâmicas e atividades em grupo, com o professor atuando como um mediador do processo de ensino-aprendizagem. Com isso, eles podem aproveitar para tirar dúvidas e se aprofundarem no tema.

PORQUE

II. Os estudantes acessam os conteúdos previamente às aulas por meio de textos, vídeos, podcasts e/ou outros materiais selecionados pelo professor. Esses materiais podem, inclusive, ser personalizados de acordo com as necessidades específicas dos alunos. Isso faz com que os alunos assumam uma postura mais ativa e responsabilidade sobre a própria aprendizagem.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

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