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ATIVIDADE 3 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - 54_2025

Questão 1

Bittencourt (2004) defende que a História deve ser trabalhada em sua dimensão social e cultural, superando o ensino meramente factual e memorístico.

Fonte: ​BITTENCOURT, C. M. F. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004a. (Coleção Repensando o ensino).

Considerando o exposto e os estudos realizados nesta disciplina, avalie as afirmações a seguir.

I. A História deve incluir aspectos sociais, científicos, filosóficos e educacionais.
II. O ensino deve contribuir para formar sujeitos críticos e ativos.
III. A História deve se restringir apenas a atos políticos.
IV. A História escolar deve permitir que o aluno compreenda-se como sujeito histórico.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 2
A abordagem "O EU, O OUTRO, O NÓS" proposta na BNCC para o ensino de história busca promover uma reflexão crítica sobre as relações entre indivíduos, grupos sociais e culturas ao longo do tempo. Essa perspectiva incentiva os estudantes a compreenderem a diversidade de experiências humanas, reconhecendo a pluralidade de identidades e culturas existentes na sociedade. Além disso, ela destaca a importância de entender como as interações entre diferentes grupos moldaram e continuam a moldar as dinâmicas sociais, políticas e econômicas.
 
A partir desta afirmação, analise as asserções a seguir e relacione-as com a abordagem "O EU, O OUTRO, O NÓS" proposta na BNCC para o ensino de história:
 
I.A abordagem "O EU, O OUTRO, O NÓS" estimula os estudantes a investigarem suas próprias identidades e a compreenderem a diversidade cultural, incentivando assim uma reflexão crítica
sobre as relações entre indivíduos e grupos ao longo do tempo.

PORQUE

II. Essa abordagem enfatiza a superioridade de determinadas identidades culturais sobre outras, reforçando estereótipos e preconceitos étnicos.
 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Questão 3
Ana, uma estudante de pedagogia, está estagiando em uma escola de Educação Básica, e planeja uma aula sobre cultura indígena e africana para sua turma de 5º ano. Ela reconhece a importância de abordar essas temáticas de maneira sensível, respeitosa e informativa. Ao elaborar seu plano de aula, Ana se depara com diversas opções de recursos pedagógicos para enriquecer os debates em sala de aula. Ela precisa decidir quais recursos utilizar para garantir uma abordagem completa e inclusiva das culturas indígena e africana.
Considerando a diversidade cultural presente no Brasil, especialmente a rica herança das culturas indígena e africana, Ana deve selecionar aquelas que oferecem uma abordagem ampla e sensível, promovendo uma compreensão profunda e respeitosa das realidades históricas e contemporâneas desses povos. A seguir apresentam-se recursos pedagógicos para Ana escolher:

I. Utilizar a Carta de Caminha para explicar os primeiros contatos e as diferenças culturais entre índios e portugueses.
II. Incorporar cartas escritas por jesuítas sobre o processo de catequização dos ameríndios, além de imagens, músicas e reportagens atuais sobre a situação dos indígenas no Brasil.
III. Integrar documentos escritos, músicas, poesias e relatos de racismo contemporâneos para discutir a questão africana.
IV. Realizar entrevistas com líderes indígenas e afrodescendentes para proporcionar uma perspectiva atual e autêntica sobre suas culturas, desafios e lutas.
 
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

II e III, apenas.

Alternativa 2:

I, II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 4

O conceito de tempo histórico, essencial para a compreensão da História, pode ser trabalhado com crianças a partir de recursos como linhas do tempo, comparações entre cotidiano e passado, e observação de permanências e mudanças. Esse processo contribui para os alunos desenvolverem noções de sucessão, duração e simultaneidade.

Fonte: PIAGET, Jean. A noção de tempo na criança. Rio de Janeiro: Record, 2002.

Considerando a situação apresentada, assinale a alternativa que indica a forma adequada de ensinar o conceito de tempo histórico às crianças.

Alternativas
Alternativa 1:

Exclusivamente por textos acadêmicos.

Alternativa 2:

Com exemplos isolados e sem contexto.

Alternativa 3:

Por meio da memorização de datas decoradas.

Alternativa 4:

Através de narrativas sem relação com o presente.

Alternativa 5:

Com atividades práticas, como linhas do tempo e comparação de vivências.

Questão 5
Considere as reflexões de Mário Sergio Cortella:

 “A avaliação tem a finalidade de reorientar o aprendizado e o conteúdo. No passado não muito distante (e muitos ainda o fazem), quando uma classe começava a bagunçar, o professor dizia: “Guardem todo o material. Prova, sem consulta”. Qual o sentido dessa frase? Que a avaliação servirá como instrumento de autoridade e controle, o que muda completamente a lógica da avaliação. Precisamos, de maneira criteriosa, distinguir o que é antigo do que é velho” (CORTELLA, 2014, p. 62).

Fonte: CORTELLA, Maria Sergio. Educação, Escola e Docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Editora Cortez, 2014.

Usando como referência o excerto de texto e analisando sobre a perspectiva da avaliação no processo pedagógico, analise as afirmativas a seguir:

I. A avaliação tem como objetivo principal reorientar o aprendizado e o conteúdo.
II. No passado, muitos professores utilizavam a prova como meio de manter a ordem na sala de aula.
III. Segundo Cortella, a avaliação deve ser utilizada como ferramenta de autoridade e controle.
IV. O autor ressalta a importância de distinguir entre o que é antigo e o que é velho na prática educacional.

É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I e II.

Alternativa 2:

I e III.

Alternativa 3:

II e III.

Alternativa 4:

III e IV.

Alternativa 5:

I, II e IV.

Questão 6

O ensino de História, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), deve articular-se às experiências do aluno, promovendo criticidade e engajamento. A organização temática é uma possibilidade metodológica relevante para compreender transformações sociais e culturais.

De acordo com este fragmento de texto e os estudos realizados nesta disciplina, avalie as afirmações a seguintes.

I. A divisão em períodos históricos deve ser o único método de organização.
II. A abordagem por temas permite conexão entre conteúdos e realidade dos alunos.
III. A História do Brasil deve ser estudada isoladamente da História Geral.
IV. A perspectiva temática favorece a interdisciplinaridade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7

O passado é uma dimensão permanente da consciência humana. Para Glénisson (1961), a História deve ser entendida em três sentidos: realidade histórica, conhecimento histórico e obra histórica.

Fonte: ​GLÉNISSON, J. Iniciação aos Estudos Históricos. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1961.

Considerando o exposto e os estudos realizados na disciplina, avalie as afirmações a seguir.

I. A realidade histórica corresponde ao fato em si.
II. O conhecimento histórico refere-se à explicação que se constrói sobre o fato.
III. A obra histórica é o registro sistematizado da análise do passado.
IV. A História é apenas memória individual e não conhecimento científico.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

III e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8
Considere o excerto de texto a seguir:

ANCESTRALIDADE E PERTENCIMENTO

A escola é um espaço de diversidade e de convivência de crianças e jovens de diferentes origens. Para além dos estudos e conquista de conhecimentos, é um local para a formação de cidadãos. Logo, seu papel é crucial na superação de preconceitos e na promoção de uma educação antirracista. Mas, para que isso ocorra, é necessária uma mudança de comportamento em sala de aula.
Lavini Castro, mestre em Relações Étnico Raciais pelo PPRE/CEFET-RJ e idealizadora da Rede de Professores Antirracistas, afirma que não há mais um ideal humano a ser seguido, mas a percepção da diversidade histórico e cultural dos diferentes grupos que compõem a sociedade.
“Estudantes negros e negras se sentem acolhidos, percebem-se contribuidores da história e da sociedade. E isso traz noção de pertencimento e orgulho, principalmente quando evidenciamos histórias de luta e resistência. Estudantes brancos e brancas percebem-se como mais um grupo da sociedade. Isso contribui para o empoderamento dos primeiros e a quebra de um ideal humano para os segundos. Afinal, todos passam a se sentir outros na relação”, detalha.
A inclusão de pautas afirmativas no currículo escolar e a ampliação do debate proporcionam aos alunos reconhecimento de sua identidade, autoaceitação e resgate cultural da sua ancestralidade.
“Esses alunos passam a se perceber, a reconhecer sua negritude como característica estética, histórica e cultural, passando a se aceitar. Principalmente quando trabalhamos evidências positivas e representatividade negativa e quando ensinamos que o problema do racismo é estrutural, institucional e até mesmo cotidiano. Pessoas negras não têm culpa do racismo, mas são as vítimas dessa estrutura”, constata Lavini.

Fonte: https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/cultura-afro-brasileira/#. Acesso em: 20 maio 2024.
 
 
A partir de sua leitura, o papel da escola na promoção de uma educação antirracista, de acordo com o texto é:

Alternativas
Alternativa 1:

Limitar o debate sobre diversidade para evitar conflitos entre os alunos.

Alternativa 2:

Incentivar a perpetuação de estereótipos raciais entre os estudantes.

Alternativa 3:

Proporcionar aos alunos o reconhecimento de sua identidade e resgate cultural de sua ancestralidade.

Alternativa 4:

Reforçar a ideia de que o racismo é apenas um problema individual, não estrutural.

Alternativa 5:

Ignorar a diversidade histórica e cultural dos diferentes grupos que compõem a sociedade.

Questão 9
Considere o caso hipotético a seguir:
 
Em uma escola de Educação Infantil na região Sul do Brasil, o educador João, após refletir sobre a importância da valorização da diversidade, decidiu implementar mudanças significativas em sua prática pedagógica para promover um ambiente mais inclusivo e empático para as crianças.

Situação 1: Valorização da Diversidade Capilar
Durante uma atividade de elogiar as características físicas das crianças, João elogiou o cabelo de uma criança, que prontamente comparou seu cabelo com o da mãe, destacando suas diferenças. Isso levou João a perceber que suas práticas cotidianas poderiam influenciar a percepção das crianças sobre si mesmas e sobre os outros. Decidindo agir, João introduziu mudanças nas rotinas de cuidado com os cabelos. Ele também incentivou brincadeiras que promoviam a apreciação das características únicas de cada criança.

Situação 2: Explorando a Diversidade Alimentar
Durante a recepção de famílias de diferentes regiões do Brasil, uma criança compartilhou suas preferências alimentares, que contrastavam com as da maioria do grupo. Isso levou João a refletir sobre a importância de expor as crianças a diferentes culturas e tradições alimentares desde cedo. Propôs então a organização de vivências gastronômicas, onde as crianças pudessem experimentar alimentos típicos de diferentes regiões do país.

 
A partir da leitura do caso hipotético, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. João, ao introduzir mudanças nas rotinas de cuidado com os cabelos, priorizou apenas um tipo de textura capilar, ignorando deliberadamente as necessidades e preferências das crianças com cabelos lisos. Ele demonstrou uma clara defesa da perpetuação de padrões estéticos excludentes e prejudiciais.

PORQUE

II. Diferente da primeira situação, na segunda João introduziu vivências gastronômicas com alimentos típicos de diferentes regiões do Brasil promovendo o respeito e a valorização da diversidade cultural entre as crianças da Educação Infantil. Essas atividades não apenas expandiram o repertório alimentar das crianças, mas também incentivaram o entendimento e a aceitação das diferentes culturas presentes no país.
 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Questão 10
A preocupação com as temáticas relacionadas à cultura indígena se fortaleceu nos discursos acadêmicos e governamentais, no âmbito da Constituição Brasileira de 1988, e prosseguiu ganhando espaço e relevância na década de 1990. Contudo, foi apenas com a Lei nº 11.645 de março de 2008, que ficou estabelecida uma obrigatoriedade da temática indígena nas esferas educacionais brasileiras.


Nesse sentido, é preciso que os alunos da Educação Básica sejam capazes de:
Alternativas
Alternativa 1:

Entender apenas a perspectiva dominante da história brasileira.

Alternativa 2:

Desconsiderar a diversidade cultural existente no Brasil.

Alternativa 3:

Reconhecer e valorizar a importância da cultura indígena na formação da identidade brasileira.

Alternativa 4:

Ignorar a contribuição dos povos indígenas para a preservação do meio ambiente.

Alternativa 5:

Excluir as discussões sobre os direitos indígenas nos debates sociais.

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