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ATIVIDADE 3 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - 53_2025

Questão 1
Considere o excerto de texto a seguir:

ANCESTRALIDADE E PERTENCIMENTO

A escola é um espaço de diversidade e de convivência de crianças e jovens de diferentes origens. Para além dos estudos e conquista de conhecimentos, é um local para a formação de cidadãos. Logo, seu papel é crucial na superação de preconceitos e na promoção de uma educação antirracista. Mas, para que isso ocorra, é necessária uma mudança de comportamento em sala de aula.
Lavini Castro, mestre em Relações Étnico Raciais pelo PPRE/CEFET-RJ e idealizadora da Rede de Professores Antirracistas, afirma que não há mais um ideal humano a ser seguido, mas a percepção da diversidade histórico e cultural dos diferentes grupos que compõem a sociedade.
“Estudantes negros e negras se sentem acolhidos, percebem-se contribuidores da história e da sociedade. E isso traz noção de pertencimento e orgulho, principalmente quando evidenciamos histórias de luta e resistência. Estudantes brancos e brancas percebem-se como mais um grupo da sociedade. Isso contribui para o empoderamento dos primeiros e a quebra de um ideal humano para os segundos. Afinal, todos passam a se sentir outros na relação”, detalha.
A inclusão de pautas afirmativas no currículo escolar e a ampliação do debate proporcionam aos alunos reconhecimento de sua identidade, autoaceitação e resgate cultural da sua ancestralidade.
“Esses alunos passam a se perceber, a reconhecer sua negritude como característica estética, histórica e cultural, passando a se aceitar. Principalmente quando trabalhamos evidências positivas e representatividade negativa e quando ensinamos que o problema do racismo é estrutural, institucional e até mesmo cotidiano. Pessoas negras não têm culpa do racismo, mas são as vítimas dessa estrutura”, constata Lavini.

Fonte: https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/cultura-afro-brasileira/#. Acesso em: 20 maio 2024.
 
 
A partir de sua leitura, o papel da escola na promoção de uma educação antirracista, de acordo com o texto é:

Alternativas
Alternativa 1:

Limitar o debate sobre diversidade para evitar conflitos entre os alunos.

Alternativa 2:

Incentivar a perpetuação de estereótipos raciais entre os estudantes.

Alternativa 3:

Proporcionar aos alunos o reconhecimento de sua identidade e resgate cultural de sua ancestralidade.

Alternativa 4:

Reforçar a ideia de que o racismo é apenas um problema individual, não estrutural.

Alternativa 5:

Ignorar a diversidade histórica e cultural dos diferentes grupos que compõem a sociedade.

Questão 2

Segundo Bittencourt (2004), para entendermos a disciplina escolar em seu sentido amplo, é preciso situá-la em um processo dinâmico de produção. Isso é o mesmo que dizer que toda disciplina precisa estabelecer suas finalidades, explicitar os conteúdos a serem ensinados e definir os métodos que garantam tanto a apreensão de tais conteúdos como a avaliação de tal aprendizagem.

PAIXÃO. P. C. M. Metodologia do Ensino de História. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. Reimpresso em 2023.​

O conceito de que a História é baseada num amontoado de informações ainda resiste e esteve a serviço da construção de ideologias atreladas ao poder e à formação de uma formação cívica e moral, fortemente associada à questão da memória nacional.

MENDES, Andréa Ribeiro. Metodologia do Ensino de História e Geografia. Rio de Janeiro: UCB, 2012. p. 34.

De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, o estudo da História desperta diferentes modos de pensar. Em relação a esse pensamento, julgue as afirmativas a seguir:

​I. As ações e ideias das pessoas que viveram no passado decorrem dos seus próprios contextos históricos.
II. Uma ação que produziu determinado resultado no passado pode produzir diferentes resultados no presente.
III. Podemos aplicar as mesmas ações e ideias dos personagens que viveram há tempos, pois vivemos as mesmas circunstâncias.
IV. Usamos a História para nos localizarmos no tempo e nela buscamos nossa identidade.
V. As pessoas investigam o passado para encontrar caminhos iguais a serem trilhados no presente.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

II, III e V, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV e V.

Questão 3
Para o planejamento das aulas de História do primeiro bimestre, o professor João entende que a valorização e o reconhecimento da realidade vivida pelos alunos se faz imprescindível para o sucesso de suas aulas.

Assim, para essas aulas, sobre o que o professor João pode fazer, analise as sentenças a seguir:

I. Organizar grupos de conversas no qual os alunos troquem ideias, desejos e anseios para estas aulas de História.
II. Trazer para sala de aula um indígena a ser entrevistado pelas crianças, uma vez que ele representa os primeiros habitantes desta terra.
III. Preparar um grande painel no qual as crianças exponham fotos e frases que caracterizem a comunidade local.
IV. Analisar, junto aos alunos, um problema da comunidade local e propor possíveis soluções com base nos conhecimentos adquiridos nas aulas.
 
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, III e IV, apenas.

Questão 4
A preocupação com as temáticas relacionadas à cultura indígena se fortaleceu nos discursos acadêmicos e governamentais, no âmbito da Constituição Brasileira de 1988, e prosseguiu ganhando espaço e relevância na década de 1990. Contudo, foi apenas com a Lei nº 11.645 de março de 2008, que ficou estabelecida uma obrigatoriedade da temática indígena nas esferas educacionais brasileiras.


Nesse sentido, é preciso que os alunos da Educação Básica sejam capazes de:
Alternativas
Alternativa 1:

Entender apenas a perspectiva dominante da história brasileira.

Alternativa 2:

Desconsiderar a diversidade cultural existente no Brasil.

Alternativa 3:

Reconhecer e valorizar a importância da cultura indígena na formação da identidade brasileira.

Alternativa 4:

Ignorar a contribuição dos povos indígenas para a preservação do meio ambiente.

Alternativa 5:

Excluir as discussões sobre os direitos indígenas nos debates sociais.

Questão 5
Ana, uma estudante de pedagogia, está estagiando em uma escola de Educação Básica, e planeja uma aula sobre cultura indígena e africana para sua turma de 5º ano. Ela reconhece a importância de abordar essas temáticas de maneira sensível, respeitosa e informativa. Ao elaborar seu plano de aula, Ana se depara com diversas opções de recursos pedagógicos para enriquecer os debates em sala de aula. Ela precisa decidir quais recursos utilizar para garantir uma abordagem completa e inclusiva das culturas indígena e africana.
Considerando a diversidade cultural presente no Brasil, especialmente a rica herança das culturas indígena e africana, Ana deve selecionar aquelas que oferecem uma abordagem ampla e sensível, promovendo uma compreensão profunda e respeitosa das realidades históricas e contemporâneas desses povos. A seguir apresentam-se recursos pedagógicos para Ana escolher:

I. Utilizar a Carta de Caminha para explicar os primeiros contatos e as diferenças culturais entre índios e portugueses.
II. Incorporar cartas escritas por jesuítas sobre o processo de catequização dos ameríndios, além de imagens, músicas e reportagens atuais sobre a situação dos indígenas no Brasil.
III. Integrar documentos escritos, músicas, poesias e relatos de racismo contemporâneos para discutir a questão africana.
IV. Realizar entrevistas com líderes indígenas e afrodescendentes para proporcionar uma perspectiva atual e autêntica sobre suas culturas, desafios e lutas.
 
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

II e III, apenas.

Alternativa 2:

I, II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 6
A abordagem "O EU, O OUTRO, O NÓS" proposta na BNCC para o ensino de história busca promover uma reflexão crítica sobre as relações entre indivíduos, grupos sociais e culturas ao longo do tempo. Essa perspectiva incentiva os estudantes a compreenderem a diversidade de experiências humanas, reconhecendo a pluralidade de identidades e culturas existentes na sociedade. Além disso, ela destaca a importância de entender como as interações entre diferentes grupos moldaram e continuam a moldar as dinâmicas sociais, políticas e econômicas.
 
A partir desta afirmação, analise as asserções a seguir e relacione-as com a abordagem "O EU, O OUTRO, O NÓS" proposta na BNCC para o ensino de história:
 
I.A abordagem "O EU, O OUTRO, O NÓS" estimula os estudantes a investigarem suas próprias identidades e a compreenderem a diversidade cultural, incentivando assim uma reflexão crítica
sobre as relações entre indivíduos e grupos ao longo do tempo.

PORQUE

II. Essa abordagem enfatiza a superioridade de determinadas identidades culturais sobre outras, reforçando estereótipos e preconceitos étnicos.
 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Questão 7
Fontes históricas são documentos produzidos pelos seres humanos ao longo do tempo e indispensáveis para o trabalho do historiador no estudo sobre o passado. São objetos, escritos, imagens, sons que fornecem informações relativas a algum período da história. A representação do passado e do que consideramos importante representar é um processo constante de mudança. Se a memória muda sobre fatos concretos e protagonizados por nós, também muda para fatos mais amplos.

“As fontes históricas são as marcas da história. Quando um indivíduo escreve um texto, ou retorce um galho de árvore de modo que esse sirva de sinalização aos caminhantes em certa trilha; quando um povo constrói seus instrumentos e utensílios, mas também nos momentos em que modifica a paisagem e o meio ambiente à sua volta — em todos estes momentos, e em muitos outros, os homens e mulheres deixam vestígios, resíduos ou registros de suas ações no mundo social e natural.” ​

BARROS, José d’Assunção. Fontes históricas: uma introdução aos seus usos historiográficos. Histórias e Parcerias: Anpuh, 2019.

A história é um discurso mutável e problemático – ostensivamente a respeito de um aspecto do mundo, o passado –, produzido por um grupo de trabalhadores cujas mentes são de nosso tempo (em grande maioria, em nossa cultura, historiadores assalariados) e que fazem seu trabalho em modalidades mutuamente reconhecíveis que são posicionadas epistemológica, ideológica e praticamente; e cujos produtos, uma vez em circulação, estão sujeitos a uma série de usos e abusos logicamente infinitos mas que, na realidade, correspondem a uma variedade de bases de poder existentes em qualquer momento que for considerado, as quais estruturam e distribuem os significados das histórias ao longo de um espectro que vai do dominante ao marginal.

Keith Jenkins, Re-thinking History. Apud Ciro Flamarion Cardoso, Introdução. Em: Ciro Flamarion Cardoso e Ronaldo Vainfas (org.), Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia

Considerando o exposto e nossos estudos na disicplina, avalie as afirmações a seguir.

​I. A construção da história é passível de mudanças ao longo do tempo.
II. As discussões das metodolgias, as atualizações dos achados arqueológicas e os registros documentais permanecem inalterados.
III. A abordagem educativa não deve se restringir ao passado, mas sim evoluir em sintonia com as transformações sociais.
​IV. Os protagonistas variam conforme o desenrolar da contextualização história.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e lll, apenas.

Alternativa 3:

I, II e lV, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8
Um dos campos de experiência da Educação Infantil oriundos da BNNC é “O eu, o outro e o nós”.  Isto porque se acredita na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais. A respeito deste assunto, considere as asserções e a relação proposta entre elas:

I. Na Educação Infantil, o professor precisa criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo, costumes, celebrações e narrativas.

PORQUE

II. É nas experiências vivenciadas pelas crianças que elas vão ampliando o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizando suas identidades, respeitando os outros e reconhecendo as diferenças que nos constituem como seres humanos.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Questão 9
Considere o caso hipotético a seguir:
 
Em uma escola de Educação Infantil na região Sul do Brasil, o educador João, após refletir sobre a importância da valorização da diversidade, decidiu implementar mudanças significativas em sua prática pedagógica para promover um ambiente mais inclusivo e empático para as crianças.

Situação 1: Valorização da Diversidade Capilar
Durante uma atividade de elogiar as características físicas das crianças, João elogiou o cabelo de uma criança, que prontamente comparou seu cabelo com o da mãe, destacando suas diferenças. Isso levou João a perceber que suas práticas cotidianas poderiam influenciar a percepção das crianças sobre si mesmas e sobre os outros. Decidindo agir, João introduziu mudanças nas rotinas de cuidado com os cabelos. Ele também incentivou brincadeiras que promoviam a apreciação das características únicas de cada criança.

Situação 2: Explorando a Diversidade Alimentar
Durante a recepção de famílias de diferentes regiões do Brasil, uma criança compartilhou suas preferências alimentares, que contrastavam com as da maioria do grupo. Isso levou João a refletir sobre a importância de expor as crianças a diferentes culturas e tradições alimentares desde cedo. Propôs então a organização de vivências gastronômicas, onde as crianças pudessem experimentar alimentos típicos de diferentes regiões do país.

 
A partir da leitura do caso hipotético, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. João, ao introduzir mudanças nas rotinas de cuidado com os cabelos, priorizou apenas um tipo de textura capilar, ignorando deliberadamente as necessidades e preferências das crianças com cabelos lisos. Ele demonstrou uma clara defesa da perpetuação de padrões estéticos excludentes e prejudiciais.

PORQUE

II. Diferente da primeira situação, na segunda João introduziu vivências gastronômicas com alimentos típicos de diferentes regiões do Brasil promovendo o respeito e a valorização da diversidade cultural entre as crianças da Educação Infantil. Essas atividades não apenas expandiram o repertório alimentar das crianças, mas também incentivaram o entendimento e a aceitação das diferentes culturas presentes no país.
 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Questão 10
A professora Catarina está planejando suas aulas para sua turma da Educação Infantil e, para tanto, se fundamentou na obra de Piaget “A noção de tempo na criança” (2002), para distinguir dois tipos de apreensão temporal: o tempo físico e o tempo vivido, porque sabe que a criança é capaz de considerer a diversidade temporal.

 Fonte: PIAGET, J. A noção de tempo na criança. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Sendo assim, qual conceito de temporalidade na criança foi considerado por Catarina ao planejar suas aulas para a turma da Educação Infantil, baseando-se na obra de Piaget "A noção de tempo na criança" (2002)?

Alternativas
Alternativa 1:

A noção de tempo é inexistente na criança.

Alternativa 2:

A criança apenas compreende o tempo físico, ignorando o tempo vivido.

Alternativa 3:

A criança distingue apenas o tempo vivido, sem compreender o tempo físico.

Alternativa 4:

A criança é capaz de compreender tanto o tempo físico quanto o tempo vivido.

Alternativa 5:

A criança não desenvolve noção de temporalidade até atingir a adolescência.

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