FECHAR

ATIVIDADE 3 - PED - METODOLOGIA DA MATEMÁTICA - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - PED - METODOLOGIA DA MATEMÁTICA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - PED - METODOLOGIA DA MATEMÁTICA - 54_2025

Questão 1
Analise a figura a seguir:

A imagem representa um professor oferecendo Matemática a um aluno de forma impositiva, enquanto o texto defende a ideia de que o ensino de Matemática deve ser contextualizado, dialógico e conectado às vivências do aluno, para que ele desenvolva competências como raciocínio, autonomia intelectual e criticidade.

Fonte: BURGO, Ozilia Geraldini; CAMPOS, Sonia Maria de. Metodologia da Matemática. Maringá: UniCesumar, 2021.

Com base na imagem e no texto apresentados, assinale a alternativa correta que melhor expressa a crítica ao ensino tradicional da Matemática:

Alternativas
Alternativa 1:

A crítica apresentada na imagem é infundada, pois o papel do professor é garantir que os alunos aprendam, mesmo que sem participação ativa.

Alternativa 2:

A imposição do conteúdo sem considerar os saberes prévios e a realidade do aluno pode gerar resistência e desinteresse pela Matemática.

Alternativa 3:

A imagem ilustra uma prática pedagógica inovadora, em que o professor estimula o aluno a consumir o conteúdo de forma lúdica e ativa.

Alternativa 4:

A Matemática deve ser ensinada como um saber absoluto e universal, desvinculado das realidades socioculturais dos alunos.

Alternativa 5:

A aprendizagem em Matemática ocorre de forma mais eficiente quando o aluno é passivo e recebe as informações do professor sem questionamentos.

Questão 2
É possível notar que o componente curricular de matemática é um dos que os alunos apresentam maior dificuldade nos objetos de conhecimentos; fato que acontece, muitas das vezes, devido à falta de contextualização destes objetos de conhecimentos com a realidade do aluno.
Nesse sentido, uma maneira de auxiliar com o ensino e aprendizagem é fornecer aos alunos um embasamento sobre os aspectos que serão trabalhados, aproximando os objetos de conhecimentos à realidade dos alunos, para que com isso haja engajamento e consequentemente a construção dos conhecimentos. Um dos estudos que podem auxiliar neste processo é o da simetria e assimetria que facilita a aprendizagem em diversos objetos de conhecimentos de matemática, entre eles, os números.

Assim, com base neste tema, analise as asserções abaixo:

I. É preciso iniciar o ensino com atividades do dia a dia do aluno, e apresentar, por exemplo, que um objeto simétrico possui um dos lados tamanho maior que o outro. Para isso, é preciso observar o eixo da simetria, sendo uma linha, real ou imaginária, que divide o centro do elemento. Já um objeto assimétrico possui as duas partes ou os dois lados divididos ao meio terão partes iguais.

PORQUE

II. Trabalhando com contexto real do aluno oferece mais sentido ao ensino e aprendizagem de Matemática, contextualizando a simetria com assimetria que é a base para o aprendizado do número, pois a noção de número é produto da síntese das relações simétricas e assimétricas, isto é, do domínio prévio das relações de classes lógicas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
No estudo sobre medidas, é necessário haver a construção do conceito de área e perímetro nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste contexto, identifique a alternativa correta que conceitue área e perímetro respectivamente.
 
Alternativas
Alternativa 1:

Área é a medida da superfície de um triângulo reto e perímetro é o triplo da área.

Alternativa 2:

Área é a medida do contorno de uma figura plana e perímetro é a medida da superfície da figura.

Alternativa 3:

Área é a medida da superfície de uma figura e perímetro é a medida do contorno de uma figura plana.

Alternativa 4:

Área é a medida de uma superfície de forma quadrada, cujo lado mede 1m, e perímetro é o seu dobro.

Alternativa 5:

Área é a medida de uma superfície quadrada, cujo lado mede 1dm, e perímetro é a multiplicação dos lados.

Questão 4
É preciso compreender a aritmética, para isso, pode iniciar compreendendo o seu significado, ela deriva da palavra grega arithmos, e significa número. É a parte da Matemática que lida com as operações numéricas como: adição, subtração, divisão e multiplicação.

Com isso, é importante compreender bem essas quatro operações matemáticas citadas, para ser possível resolver problemas Matemáticos. Para tanto, analise as afirmativas a seguir e assinale ao que se refere a aritmética e quais são seus objetivos:

I. Adição tem o objetivo de juntar e acrescentar. Exemplo: na casa da Aninha há 12 pés e um rabo. Quem pode viver com a Aninha?

II. Subtração tem o objetivo de tirar, comparar. Exemplo: Aristide tem 11 carrinhos e Mauro tem 18 carrinhos. Quem tem mais carrinhos?

III. Multiplicação pode ser comparada com a adição, combinatória. Já a divisão tem por objetivo repartir, ou seja, distribuir.

IV. As quatro operações são relevantes para uma organização pessoal e social, pois são muito utilizadas desde situações simples do cotidiano, como a soma dos valores dos produtos em uma compra, como de uma multiplicação do valor de uma transação financeira, entre outros.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5
No estágio operatório concreto, a criança desenvolve a capacidade de conservar quantidades, mesmo quando há modificações na forma, posição ou aparência dos objetos. Isso ocorre porque ela desenvolve a noção de reversibilidade, permitindo que “desfaça mentalmente” as transformações e compreenda que a quantidade permanece a mesma.


Fonte: BURGO, O. G.; CAMPOS, S. M. de. Metodologia da Matemática. Maringá: UniCesumar, 2021. 

​Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. A criança compreende que a quantidade de líquido não muda ao ser transferida de um copo largo para um copo alto quando atinge o pensamento operatório concreto.

PORQUE

II. A conservação de quantidade depende da capacidade de a criança aplicar mentalmente a reversibilidade nas transformações observadas.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6
Texto 1
A matemática é um saber construído historicamente, que permeia todas as áreas do conhecimento e está presente no cotidiano das pessoas. O ensino da matemática não deve ser reduzido à repetição de técnicas e fórmulas, mas se constitui como um processo formativo que contribui para o raciocínio lógico, a tomada de decisões e a participação cidadã. O currículo matemático precisa considerar o contexto sociocultural do aluno, valorizando a diversidade de saberes e promovendo a autonomia intelectual.

Fonte: BURGO, O. G.; CAMPOS, S. M. de. Metodologia da Matemática. Maringá: UniCesumar, 2021.

Texto 2
Um professor do ensino fundamental propõe aos alunos uma atividade para calcular o consumo de água em suas casas durante uma semana, com base na leitura do hidrômetro. Os estudantes organizam os dados em tabelas, comparam os resultados e discutem estratégias para reduzir o desperdício. Ao final, produzem um infográfico com sugestões para a comunidade escolar.

Considerando os objetivos da educação matemática contemporânea, analise as afirmativas a seguir:

I. Essa atividade promove o letramento matemático ao integrar conhecimentos matemáticos com questões sociais do cotidiano.
II. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico ao propor uma investigação sobre o consumo de água com base em dados reais.
III. Essa atividade limita-se à aplicação prática da aritmética, sem contribuir para a formação crítica dos estudantes.
IV. Essa atividade valoriza o protagonismo estudantil e o uso da matemática como ferramenta de intervenção social.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define os direitos de aprendizagens de todo aluno. É uma mudança relevante no nosso processo de ensino e aprendizagem porque, pela primeira vez, um documento orienta os conhecimentos e as habilidades essenciais que bebês, crianças e jovens de todo o país tem o direito de aprender – ano a ano – durante toda a vida escolar. Ao delimitar as competências e habilidades específicas da disciplina, que indicam sendo a Matemática conceituada como ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos e, ainda, uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções (BRASIL, 2017). Sendo assim, o componente curricular da Matemática é de relevante importância no desenvolvimento do aluno e consequentemente da sociedade.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 abr. 2019.
Assim, com base nessa informação, analise as asserções abaixo.

I - É possível observar que a culpa para o aluno não ir bem na resolução de atividades de Matemática é devido às dificuldades advindas da língua portuguesa, uma vez que os alunos não conseguem interpretar um texto, não terão condições de interpretar uma atividade ou um problema matemático, mas, mais que um problema de interpretação, é um problema de raciocínio lógico e, neste caso, deve-se questionar se as aulas de matemática são momentos de desenvolvimento do raciocínio ou se estamos ensinando técnicas prontas, as quais devem ser repetidas pelos alunos, ainda que não haja compreensão do seu significado.

PORQUE

II - Para o aluno, aprender a atividade, deve fazer sentido a ele, não se deve esquecer que o conhecimento só é construído ao estabelecer relações e, para isso, é necessário operar mentalmente. Muitas vezes, o aluno não sabe discernir o sentido do que está fazendo e, assim, não pode transferir ou generalizar, de forma autônoma, às situações novas, sejam cotidianas ou escolares.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I é II são proposições verdadeira, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8
A construção do número é um processo evolutivo. A criança, ao interagir com objetos e situações concretas, constrói noções como correspondência termo a termo, classificação e seriação. Essas noções são fundamentais para que ela compreenda que os números representam quantidades organizadas e relacionáveis. Não basta recitar a sequência numérica: é necessário entender seu significado e função.


Fonte: ​BURGO, O. G.; CAMPOS, S. M. de. Metodologia da Matemática. Maringá: UniCesumar, 2021. 
 
Considerando essas informações, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A correspondência termo a termo é necessária para a criança estabelecer relações entre objetos e quantidades.
II. A memorização da sequência numérica garante que a criança compreenda a noção de número.
III. A seriação e a classificação são habilidades importantes na construção do conceito de número.
IV. O número, para a criança, é uma abstração construída a partir de experiências concretas.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 9
No decorrer de seus estudos você pode perceber que a BNCC destaca as  habilidades que expressam as aprendizagens essenciais que o aluno deve desenvolver em seus estudos. Em cada ano, há uma habilidade que deve ser trabalhada por meio do ensino das frações.

Elaborado pelo professor, 2024.

No que tange os estudos das frações na BNCC, é correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:

O trabalho com frações do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental ocorre dentro da unidade temática ?Números? e o objeto de conhecimento vai variar ao passar de um ano para o outro;

Alternativa 2:

O trabalho com frações do 2º ao 6º Ano do Ensino Fundamental ocorre dentro da unidade temática ?Álgebra? e o objeto de conhecimento vai variar ao passar de um ano para o outro;

Alternativa 3:

O trabalho com frações do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental ocorre fora da unidade temática ?Números? e o objeto de conhecimento não vai variar ao passar de um ano para o outro;

Alternativa 4:

O trabalho com frações do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental ocorre dentro da unidade temática ?Números não inteiros? e o objeto de conhecimento vai variar a cada 2 anos;

Alternativa 5:

O trabalho com frações do 2º ao 6º Ano do Ensino Fundamental ocorre dentro da unidade temática ?Números não inteiros? e o objeto de conhecimento vai variar a cada 2 anos

Questão 10
Contar não é apenas repetir uma sequência, mas associar cada elemento a um numeral (correspondência termo a termo), respeitando uma ordem estável. A criança que compreende isso entende que o último número dito representa a quantidade total de elementos, habilidade essencial para o domínio da estrutura numérica.

Fonte: BURGO, O. G.; CAMPOS, S. M. de. Metodologia da Matemática. Maringá: UniCesumar, 2021.

​Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A criança compreende o número quando consegue recitar a sequência numérica até dez sem auxílio.

PORQUE

II. A correspondência entre elementos e numerais é fundamental para dar sentido à contagem.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu