FECHAR

ATIVIDADE 3 - PED - LINGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - PED - LINGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO - 53_2025

ATIVIDADE 3 - PED - LINGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO - 53_2025

QUESTÃO 1

A  leitura literária é fundamental para a formação intelectual, linguística, artística e cultural do aluno e do ser humano, pois: “O livro leva a criança a desenvolver a criatividade, a sensibilidade, a sociabilidade, o senso crítico, a imaginação criadora, e algo fundamental, o livro leva a criança a aprender o português. É lendo que se aprende a ler, a escrever e interpretar.” (PRADO, 1996, p. 19-20)

PRADO, Maria Dinorah Luz do. O livro infantil e a formação do leitor. Petrópolis: Vozes, 1996.

Considerando a abordagem do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A leitura literária contribui com o processo de aprendizagem do aluno.

PORQUE

II. As mais diversas possibilidades de leitura estimulam o desenvolvimento cognitivo e cultural do aluno.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Refletindo sobre a prática docente, observe a seguinte situação:

O processo de ensino-aprendizagem de uma língua não se faz somente com texto ordinário, e, sim, com texto literário que explorem o lúdico, a imaginação, criatividade e um uso da linguagem diferente do dia a dia.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A literatura em sala de aula deve ser reservada a momento finais e reduzidos para o aluno ter contato, mas não perca muito tempo com práticas lúdicas.

PORQUE

II. O estímulo de uma prática lúdica é importante, mas não deve pautar o processo de ensino-aprendizagem, especialmente na Educação Infantil, preparando o aluno já para o Ensino Fundamental.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
“Assim a produção de leitura consiste no processo de interpretação desenvolvido por um sujeito-leitor que, defrontando-se com um texto, analisa, questiona com o objetivo de processar seu significado projetando sobre ele sua visão de mundo para estabelecer uma interação crítica com o texto”.
INDURSKY, Freda; ZINN, Maria Alice Kaner. Leitura Como Suporte Para a Produção Textual. Revistas Leitura Teoria e Prática, Nº 5, 1985., p.56

Compreendendo a importância da leitura no ambiente escolar, após a leitura do excerto, é correto afirmar que:

Alternativas
Alternativa 1 - A retenção na leitura significa compreender o assunto básico de um texto.
Alternativa 2 - A leitura é um processo natural, por isso não precisa ser reforçado na escola.
Alternativa 3 - O processo de interpretação é simplesmente decodificar as palavras de um texto.
Alternativa 4 - A interpretação é parte da formação crítica do aluno que forma seu ponto de vista.
Alternativa 5 - O ato de leitura na escola sempre depende da mediação do professor e/ou um adulto.
QUESTÃO 4

Analisando a produção científica e suas especificidades, nota-se que ela está inserida em um contexto bem determinado que deve ter a sua escrita, metodologia e divulgação dentro de um meio característico, por isso torna-se tão uma produção tão singular.

Fonte: ​URTADO, J. C. D. Língua Portuguesa: leitura, produção de texto e literatura infantil. Unicesumar: Maringá, 2018.

Sobre a produção científica e suas especificidades, analise as afirmativas a seguir:

I. A escrita acadêmica não precisa seguir a norma culta e nem as normas da ABNT.

II. O contexto de divulgação do texto científico ocorre em meios comuns, como: revistas, jornais, gibis e televisão.

III. As normas de escrita da ABNT não precisam ser aplicadas ao texto acadêmico, somente a textos informativos de produtos.

IV. A padronização dos textos acadêmicos serve como forma de organizar e identificar o gênero textual escrita acadêmica.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - IV, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 5

Dentro da linguagem é possível encontrar um uso denotativo, restrito ao significado, ao sentido de informar especificamente, e o conotativo, aproveitando o lado figurado e inventivo da linguagem. Diante desse contexto, analise as afirmativas:

I. Na escola só há o uso da linguagem denotativa.

II. Na escola há o uso das duas linguagens.

III. A conotação só é encontrada no meio literário.

IV. A língua permite o uso figurado por meio de figuras de linguagem.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - Apenas I.
Alternativa 2 - Apenas I e II.
Alternativa 3 - Apenas II e III.
Alternativa 4 - Apenas II e IV
Alternativa 5 - Apenas I, III e IV.
QUESTÃO 6

Imagine a seguinte prática docente:

O professor trabalha um gênero textual específico com os alunos, faz o processo de leitura, sistematização, produção de texto e logo depois já dá a nota para os alunos. Todavia, ele não faz um trabalho de revisão textual e reescrita.

​Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A prática docente deixou de fora uma importante etapa para a formação do aluno crítico, uma vez que não propiciou um momento de reflexão e discussão sobre as inadequações do texto.

PORQUE

II. A prática de revisão textual é algo exclusivo do professor, por isso ele acertou ao não inserir isso para os alunos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7

“Se considerarmos que ler e produzir textos significa produzir sentido e que isso só é possível no confronto com o outro, com o diferente, com as múltiplas vozes que nos constituem e que nos transformam em estranhos para nós mesmos; que ler e produzir textos significa também nos inserir numa dada formação discursiva, conhecendo a regra de seu jogo então, compreenderemos por que a escola não está formando leitores nem produtores de texto, mas apenas artífices da reprodução e da passividade, silenciando a uns e a outros, naturalizando as construções que servem apenas a interesses escusos" (Coracini, 2002, p. 264).

Fonte: CORACINI, M. J. R. F. et al. Leitura: decodificação, processo discursivo...?. In: CORACINI, M. J.R. (Org.). O jogo Discursivo na Aula de Leitura. Língua Materna e Língua Estrangeira. São Paulo: Pontes, 2002.

Após ler o excerto e compreender a importância de formar leitores críticos e bons produtores de texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I- O processo de comunicação humana é dinâmico, interativo e com múltiplas possibilidades de sentido, uma vez que ler e escrever são funções básicas da interação social.

PORQUE

II- A construção social do indivíduo se faz na interação com o outro e na produção de sentido por meio da leitura e escrita do mundo, evidenciando a importância de uma formação discursiva ampla e competente.

A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8

No século XX e XXI, as produções direcionadas para as crianças cresceram exponencialmente em diversos recursos artísticos, como literatura, cinema, brinquedos, entre outros.

A partir disso, analise as afirmativas sobre a função da escola em desenvolver atividades, utilizando os recursos artísticos no ensino e aprendizagem.

I. Desenvolver o gosto pelas artes.

II. Apresentar materiais (livros, filmes, jogos) com qualidade artística.

III. Incentivar produções artísticas criativas (teatros, livros e etc.).

IV. Sugerir outros materiais e conteúdos que os pais possam ler, assistir e/ou produzir com seus filhos.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
Refletindo sobre a prática docente na educação básica, o professor não estimula os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais a escrever, leva a escrita para sala de aula como um dom, quem teve essa habilidade saberá escrever, quem não tem, não saberá.

Com base nessa situação, sobre a prática da escrita, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A prática de escrita proposta pelo professor suficiente para formar bons escritores.
Alternativa 2 - A prática de escrita proposta pelo professor leva em conta diretrizes da BNCC.
Alternativa 3 - A prática de escrita proposta pelo professor estimula a escrita e, assim, desenvolve essa habilidade.
Alternativa 4 - A prática de escrita proposta pelo professor alia leitura com a escrita, por isso é tão relevante.
Alternativa 5 - A prática de escrita proposta pelo professor não valoriza um trabalho sistematizado e consistente com a escrita.
QUESTÃO 10

“Um compromisso a ser assumido pela escola é o de possibilitar ao aluno a aprendizagem da leitura dos diferentes textos que circulam socialmente. A leitura de jornais, revistas, livros e o contato com o texto, cinema e música alargam os limites da mente e dos possíveis leitores de um mesmo objeto. Aplicar esses limites pode contribuir (embora não garanta) para que a capacidade da escrita também se desenvolva (ortográfica, morfológica e sintaxe) e no conteúdo (ideias de argumentação).”

Fonte: CAFIERO, D. Letramento e leitura: formando leitores críticos. In Brasil, Secretária de Educação Básica. Língua portuguesa, v. 19, 2010, p.88.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I – O uso dos gêneros textuais em sala de aula enfatiza o uso da gramatica normativa como chave para a aprendizagem da leitura e da escrita.

PORQUE

II – Ler e escriver são atos mecânicos e dimensionados no nível da regra, por isso é tão importante compreender a gramática para ser um leitor e escritor competente.

A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu