FECHAR

ATIVIDADE 3 - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 3 - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

Questão 1

A cultura de uma sociedade também exerce a função de orientar as pessoas a acreditarem e agirem de forma a serem aceitas pelos seus membros. Além disso, está localizada na mente e no coração da humanidade. A cultura é o que a humanidade produz ao construir sua existência: práticas, teorias, instituições, valores materiais e espirituais. Se o contato com o mundo é intermediado pelo símbolo, a cultura é o conjunto de símbolos elaborado por um povo. Por isso, as culturas são múltiplas e diversas.

Fonte: ​COSTA, C. Introdução à sociologia. São Paulo: Moderna, 2010.

Sobre a construção da cultura e o respeito à cultura do outro no ambiente escolar, é correto afirmar que:

Alternativas
Alternativa 1:

A cultura é fixa, imóvel em diferentes sociedades. Por isso, ela é tolerada não no sentido de aceitação, mas de ser suportada pelo europeu, que, em sua essência, nasceu superior e no primeiro mundo, enquanto nós somos inferiores pela formação histórica.

Alternativa 2:

Nascemos com a cultura de nossa sociedade que nos molda e não permite sair de relações abusivas, pois a professora não se mete em briga de marido e mulher.

Alternativa 3:

A cultura é dinâmica e, de acordo com o processo histórico e social, permeada por trocas de valores entre os grupos sociais.

Alternativa 4:

Apenas os homens possuem cultura. A mulher nasceu como um ser inferior e precisa respeitá-lo plenamente quando não participa da educação dos filhos.

Alternativa 5:

A cultura é flexível, estável e biológica. Nossos genes transmitem as normas, as regras de conduta e de convivência dos mais velhos aos mais novos.

Questão 2
Max Weber é considerado um dos fundadores da sociologia clássica. Weber acreditava que os sujeitos possuíam uma autonomia capaz de transformar seu meio social e de tomar suas próprias decisões, ou seja, “cada indivíduo age levado por uma razão ou motivo e, dessa forma, as regras sociais só se tornam regras ao serem admitidas pelo membro de uma sociedade sob forma de motivação”. O autor também acreditava que era impossível utilizar os métodos das ciências naturais para estudar as sociedades, visto que: “os acontecimentos são dependentes da postura e da própria ação do investigador, ao contrário das primeiras, que são bastante independentes”.
SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C. Fundamentos sociológicos e antropológicos da educação. Maringá: Unicesumar, 2020. p. 50.


Considerando o conteúdo apresentado, avalie as afirmativas a seguir:

I. Diferente dos positivistas, como Émile Durkheim, que acreditavam que a ordem social se sobrepõe aos indivíduos, Weber seguia o caminho contrário, apontando que são as ações individuais, mesmo considerando os demais membros, que movem a sociedade.
II. Para demonstrar como as ações individuais exercem influência sobre a sociedade, Weber desenvolveu o conceito de “ação social”. Para o autor, uma ação social representa as ações que os indivíduos exercem considerando as ações tomadas por outros indivíduos. Além disso, essas ações podem ser orientadas para as ações passadas, presentes ou futuras de outros.
III. Para Weber, as ações sociais podem ser motivadas pelas tradições, pela emoção ou por interesses. Essas ações não ocorrem de maneira isolada, mas misturadas de acordo com as situações que vivemos.
IV. Outro conceito importante da teoria weberiana é o “tipo ideal”. Nele, o autor apresenta características ideais da realidade e que são capazes de fornecer um parâmetro daquilo que se deve alcançar.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 2:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 3
 A etnografia é um método de pesquisa que se tornou central para a antropologia moderna. Ela envolve um tipo específico de observação que é fundamental para a compreensão das práticas culturais de um grupo social. Malinowski (1884-1942) e Boas (1858-1942) foram antropólogos que revolucionário a Antropologia e fundaram a Etnografia como método investigativo. As formas de abordagem das sociedades pesquisadas revolucionaram com os conteúdos extraídos deste modelo de pesquisa.

Fonte: Elaborada pelo professor (2024).

Qual é o nome dado à técnica de observação participante, em que o etnógrafo se envolve diretamente nas atividades do grupo treinado, compartilhando suas experiências e vivências?  

Alternativas
Alternativa 1:

Observação indireta, onde o pesquisador tem contato com alguns membros da comunidade estudada.

Alternativa 2:

Pesquisa de campo, onde o pesquisador observa de forma distanciada, em locais estratégicos, escondidos do povo pesquisado.

Alternativa 3:

Observação participante, onde o pesquisador vive e convive com a civilização estudada. Faz parte e é incorporado pelo grupo estudado.

Alternativa 4:

Etnometodologia, ele usa cálculos básicos de convivência metricamente medida e posteriormente colocada em tabelas lógicas inteligentes.

Alternativa 5:

Observação não participante, onde o pesquisador apenas analisa documentos escritos, materiais produzidos e histórias narradas pelos visitantes do grupo estudado.

Questão 4

A sociedade brasileira tem sua formação marcada por encontros entre povos. Contudo, a formação do elemento brasileiro é diversificada e demonstra um desdobramento distinto dependendo de cada região onde se analisa a composição social, suas práticas culturais e a constituição da identidade social.

Fonte: Elaborada pelo professor (2024).

Sobre a formação brasileira, suas características, aspectos e diversidades, analise as afirmações a seguir:

I. O Brasil tem sua formação social marcada pelo encontro de elementos distintos, que tiveram seu encontro dentro do processo de colonização português.
II. A formação brasileira tem na escravidão uma relação que marcou profundamente a sociedade. Seja pela violência praticada durante e após o trabalho escravo.
III. Sendo um encontro entre povos distintos, o Brasil é um símbolo de democracia racial. O convívio perfeito, harmônico e fundamental da identidade do país.
IV. O processo de formação brasileiro tem uma segregação racial marcante. Sendo que os elementos formadores não estabeleceram uma miscigenação e constituíram um povo original.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:

III e IV, apenas.

Questão 5

O francês antropólogo Claude Levi-Strauss é um dos principais teóricos da antropologia estruturalista, que busca identificar as estruturas profundas das culturas humanas. Em sua obra, Lévi-Strauss explora as formas de comunicação e as relações sociais, argumentando que elas são fundamentais para a compreensão da cultura.

Fonte: Elaborada pelo professor (2024).

De acordo com as discussões feitas na disciplina e o texto apresentado acima, assinale a alternativa que mais se aproxima do termo que Lévi-Strauss usa para descrever as regras subjacentes que governam a comunicação e a sociedade, e que são expressas através da linguagem, mitologia e outras formas de expressão cultural.

Alternativas
Alternativa 1:

Sinais culturais, a forma como as pessoas expressam seus valores.

Alternativa 2:

Códigos sociais, a denominação dada às práticas, ou seja, a linguagem.

Alternativa 3:

Sistemas de parentesco, vínculos de parentescos e relações de afetividade.

Alternativa 4:

Regras de casamento, os rituais de cortejo e vinculação da formação de casais.

Alternativa 5:

Estruturas elementares, as condições em que as relações se estabeleciam dentro da ordem social.

Questão 6

A Antropologia entrou em crise de seu objeto de estudo na primeira metade do século passado. Esta realidade levou a reformulação do papel da ciência na análise da civilização ocidental e de sociedades por ela contaminadas. Muitos dos povos que passaram a ser objeto de estudo da etnografia tinham sua realidade transformada pela interferência da civilização ocidental.

Fonte: Elaborada pelo professor (2024).

De acordo com as discussões feitas na disciplina e o texto apresentado acima, sobre a mudança no objeto de análise da Antropologia e a definição de seu foco nas civilizações contemporâneas, assinale a alternativa correta. ​

Alternativas
Alternativa 1:

Há uma permanência nos estudos de grupos humanos afastados da civilização ocidental, como sempre foi o objeto da Antropologia.

Alternativa 2:

A Antropologia passou a se dedicar exclusivamente aos elementos biológicos que interferem no desenvolvimento humano, passando a ser um braço da medicina.

Alternativa 3:

Os antropólogos se submeteram aos métodos da geografia. Desta forma, a etnografia deslocou sua preocupação para os efeitos dos fenômenos naturais nas comunidades atingidas.

Alternativa 4:

Os etnógrafos, antropólogos, têm hoje como seu único objeto de estudo as comunidades ameríndias. Se afastando por completo dos estudos dos grupos humanos de outros territórios que não os da América.

Alternativa 5:

A etnografia, ramo da Antropologia, passou a se dedicar aos estudos de comunidades, grupos e coletividades marcadas por características comuns ou de relevância, como periferias urbanas, por exemplo.

Questão 7
A cultura era conjunto de hábitos, elaborações, costumes e modos de vida, que diferencia um grupo de outro. Contemporaneamente, ganhou um aspecto simbólico da vida humana, com representações mais abstratas.

Fonte: COSTA, C. Introdução à sociologia. São Paulo: Moderna, 2010.


Com base na nova definição de cultura e na compreensão dos valores aprendidos pelas crianças na família e na sociedade, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

A cultura material envolve somente os aspectos materiais e tangíveis da sociedade.

Alternativa 2:

As práticas culturais garantem a perpetuação das características culturais reproduzidas na escola.

Alternativa 3:

Atualmente, a raça e a etnia estão inseridas como determinantes entre os grupos sociais excluídos.

Alternativa 4:

A Contituição brasileira valoriza as práticas discriminatórias e preconceituosas, pois o indígena é superior ao negro.

Alternativa 5:

Estudos sobre a cultura envolvem um conjunto de significados compartilhados pelos membros da mesma comunidade.

Questão 8
De 1750 a 1850, a indústria passou a dominar a utilização do carvão, do ferro e do vapor. A oficina evoluiu para a grande fábrica. Todas as mudanças refletiam-se na explosão de grandes centros urbanos, que engoliam as antigas vilas e cidadezinhas agrárias que caracterizavam a “velha” Europa. Paris era um desses grandes centros. Nesse contexto, o darwinismo social caracterizou-se como uma teoria que legitimou o discurso ideológico europeu para dominar outros continentes. Essa teoria compactuava com a ideia de que a evolução das espécies de Darwin poderia ser aplicada à sociedade.


Fonte: COSTA, C. Introdução à sociologia. São Paulo: Moderna, 2010.
 
Relacionando as características da Sociologia nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:

​I. Antes de Comte, a sociologia já havia dado os primeiros passos, mas foi ele quem a organizou como ciência. O positivismo foi o pensamento que glorificou a Europa no século XIX, em franca expansão. O nome positivismo origina-se no adjetivo “positivo”.
II. O século XIX foi muito importante para a ciência, pois os pensadores começaram a indagar qual seria o método adequado para a compreensão do comportamento humano e valorizavam a cidadania universal.
III. Para Comte, a ciência que estudaria a sociedade apresentaria leis e regras gerais, como a Física ou Biologia. Essa ciência, denominada Sociologia, começou a se interessar pela evolução da sociedade e pela hierarquia entre os povos.
IV. Durkheim estudou a influência da religião na economia e como a ética protestante favorecia o desenvolver do capitalismo com as práticas ascéticas, uma vida longe da ostentação material e o estudo para mudança social e cidadania para todos.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 9
A Antropologia é a ciência que estuda a humanidade em sua totalidade, analisando o ambiente, os aspectos sociais e espaciais em épocas remotas ou atuais. O antropólogo Clifford Geertz (2011) define a cultura longe da busca por leis universais que explicariam a sociedade, mas como uma ciência que valoriza a interpretação e busca pelos significados. Etnografia, metodologia da Antropologia, é como tentar ler um manuscrito estranho, desbotado, cheio de elipses, incoerências, emendas suspeitas e comentários tendenciosos. Cabe ao antropólogo compreender os meios pelos quais os indivíduos definem sua cultura. Pode-se dizer que Geertz observa os padrões culturais, organizados por meio de símbolos sociais. ​A formação do ser humano tem início na família, onde começa um processo de humanização e construção da libertação. Esse processo contribui para que a criança desenvolva práticas de boa convivência, que se estendem e se fortalecem no ambiente escolar.


Fonte: ​GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

Considerando a relação entre Antropologia e Educação, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As diferenças entre o etnocentrismo e o relativismo cultural nos ajudam a adotar um olhar relativo e mostram que temos a possibilidade de desenvolver nossa escuta, nosso olhar e nossa forma de escrever sobre o outro, de modo a compreendê-lo.

Alternativa 2:

A construção cultural se desenvolve por meio de inúmeros fatores, como o meio ambiente e a questão biológica, política e histórica que cada povo desenvolve em sua formação, imitando o positivismo.

Alternativa 3:

Nossa maneira de pensar e agir é um misto dos coletivos. Aliás, muito do que nós somos recebe a neutralidade e objetividade do que está no contexto para desafiar os direitos de cidadania dos vencidos.

Alternativa 4:

Aprendemos que a cultura é algo natural, biológico, um produto da genética que reflete a vida humana e que discutir cultura é debater sobre o processo biológico e as práticas preconceituosas que evitam mimimi.

Alternativa 5:

Ao relativizarmos, ficamos perto da verdade absoluta, ou seja, de afirmar que aquilo é certo, como piadas sobre mulheres, deficientes e negros. O desenvolvimento do olhar relativo nos possibilita compreender um modo de viver.

Questão 10

Franz Boas (1858-1942) e Bronislaw Malinowski (1884-1942) são considerados dois dos pais fundadores da moderna antropologia cultural e são bem conhecidos por seus métodos etnográficos inovadores. Cada um desses teóricos contribuiu significativamente para o desenvolvimento da etnologia, que é o estudo comparativo das culturas. Embora compartilhem o interesse pela cultura e sua diversidade, Boas e Malinowski adotaram abordagens distintas para o estudo da cultura.

Fonte: Elaborada pelo professor (2024).

De acordo com as discussões feitas na disciplina e o texto apresentado acima, assinale a alternativa que mais se aproxima da diferença fundamental entre os métodos de Boas e Malinowski.

Alternativas
Alternativa 1:

Boas estava interessado principalmente na dimensão biológica e genética das diferenças culturais, enquanto Malinowski focava na dimensão social e econômica.

Alternativa 2:

Boas defendeu a observação participante como o método superior para entender a cultura, enquanto Malinowski acreditava que a coleta de dados objetivos e a descrição densa eram mais importantes.

Alternativa 3:

Boas e Malinowski não tinham diferenças significativas em seus métodos, pois ambos concordavam que a etnologia deveria ser baseada na observação participante e na coleta de dados empíricos.

Alternativa 4:

Boas focava na coleta de dados objetivos e na descrição de culturas como um todo, enquanto Malinowski se concentrava na observação participante e na compreensão da lógica interna da cultura.

Alternativa 5:

Boas desenvolveram o conceito de "círculos culturais" para explicar a difusão cultural, enquanto Malinowski é conhecido por seu trabalho sobre a "teoria da aliança" no contexto do casamento e da organização social.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu