FECHAR

ATIVIDADE 3 - PED - DIDÁTICA - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - PED - DIDÁTICA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - PED - DIDÁTICA - 53_2025

Questão 1
Leia o excerto a seguir:

O planejamento escolar não se limita ao desenvolvimento do plano de aula, elaborado pelo professor para a organização da sua aula. O plano de aula é o registro, a etapa final do planejamento escolar, que é realizado na escola. O planejamento inicia desde o momento em que políticas públicas para a educação são pensadas e elaboradas até o momento em que o professor organiza as ideias, materiais e inicia o registro do que fará em sala de aula (MENDONÇA; CORDEIRO, 2019, p. 110-115).
MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.


A partir dos caminhos que são percorridos para que o planejamento escolar aconteça e se registre por meio do plano de aula do professor, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

O Planejamento escolar deve focar no que será registrado no Plano de aula, nas ações que serão realizadas pelo professor quando ele estiver em sala de aula.

Alternativa 2:

Planejamento e Plano de aula são diferentes. Planejamento é a ação de pensar, organizar no plano das ideias. O Plano de aula é a ação de registrar, por escrito, tudo o que foi planejado.

Alternativa 3:

O Planejamento do professor deve ser realizado a partir dos conteúdos que ele considera essenciais para o desenvolvimento da criança, de acordo com a faixa etária definida pelos documentos oficiais.

Alternativa 4:

O Plano de aula é a etapa final do Planejamento e nele deverá estar registrado o que ocorreu em sala de aula, ou seja, todas as ocorrências e comportamento dos alunos devem constar nestas anotações.

Alternativa 5:

O planejamento escolar se torna dispensável a medida que o professor possui muitos anos de carreira e já sabe o que deve ser trabalhado em sala de aula e de que forma o processo pedagógico deve ser conduzido.

Questão 2

A tendência tecnicista chegou ao Brasil por volta da década de 50, mas teve a sua implantação na educação por volta da década de 60, época em que o Brasil iniciava um período de ditadura militar e que o foco estava na formação para o mercado de trabalho e a produção em massa.

MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.

Assim, com base nesta informação, analise as asserções a seguir:

I. A tendência tecnicista possui como foco do processo de ensino e de aprendizagem a técnica. Neste sentido, o professor aplicava a técnica pela técnica, o que fez com que o professor e o planejamento caíssem em descrença.

PORQUE

II. O objetivo era que a formação fosse voltada para o mercado de trabalho. Assim, os comportamentos dos alunos deveriam ser moldados de acordo com o que a sociedade necessitava na época.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições falsas.

Alternativa 2:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Questão 3
Quando estudamos a Didática, também estamos estudando sobre a avaliação, pois ela faz parte do processo de ensino e de aprendizagem. Desta forma, considerando a tendência histórico-crítica, não podemos pensar em avaliação como parte final e isolada da aprendizagem, mas sim como componente deste processo e que reflete também a concepção pedagógica, a função social da escola, a sociedade e que pessoas queremos formar para atuar nesta sociedade (MENDONÇA; CORDEIRO, 2019, p, 195-196).



Fonte: Mendonça e Cordeiro (2019, p. 198).

MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.


​Nesta perspectiva, considerando as três funções que a avaliação possui: diagnóstica, formativa e somativa, analise as asserções a seguir:

I - Os três modelos de avaliação devem ser utilizados de forma conjunta no processo de ensino e de aprendizagem, tendo em vista que cada modelo de avaliação possui suas especificidades e sua contribuição para o processo de formação do aluno, de forma integral.


PORQUE

II - A avaliação diagnóstica é realizada no início do ano letivo, início de um conteúdo ou unidade de ensino e possui como função verificar o que os alunos sabem sobre o assunto;  a avaliação formativa deve ser utilizada no decorrer de todo o processo de ensino e de aprendizagem e possui como função identificar se os alunos estão compreendendo o conteúdo; e a avaliação somativa deve ser utilizada no final do ano letivo, do semestre ou de um conteúdo e possui a função de classificar os alunos a partir do desempenho nas provas.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições falsas.

Alternativa 2:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Questão 4
Luckesi (2005 apud MENDONÇA, CORDEIRO, 2019, p. 190) conceitua avaliação como:

Um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão, a partir de um critério estabelecido. Em outras palavras, o professor estabelece os critérios de avaliação a fim de julgar uma manifestação da realidade e, a partir do resultado obtido, toma uma decisão.
MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.


Neste sentido, levando em consideração os estudos da disciplina sobre avaliação e a partir do contexto anterior, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta:

I. Equivocadamente a avaliação é vista como forma de controle e retenção dos conteúdos, avaliando somente o que o aluno foi capaz de memorizar e não o que de fato ele aprendeu e poderá aplicar nas situações práticas.

II. Os resultados das avaliações devem ser encarados como resultado de uma situação didática, na qual professor e alunos, estão empenhados em atingir o objetivo do ensino, que é a aprendizagem.
III. Muitas avaliações não possuem relação com o que foi ensinado em sala de aula, ou seja, o professor ensina de uma forma e na prova propõe questões que não se relacionam com a forma que os conteúdos foram ensinados.
IV. A avaliação mede a aprendizagem do aluno, porém não se caracteriza como uma parte do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que leva em consideração as situações didáticas vivenciadas.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5
Paulo Freire (1921-1997) foi um filósofo, pedagogo e educador que influenciou a tendência progressista libertadora, que ficou conhecido como a pedagogia da libertação, que consiste na transformação da vida por meio de uma educação que liberta, isso ocorreria por meio dos espaços, das experiências, das vivências, ou seja, uma educação a partir das experiências que acumulamos no decorrer da vida. Esta tendência se opõe a uma educação que reproduz, que possui como centro o professor.

MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.


Neste contexto, como Paulo Freire intitula a tendência tradicional? Leia as afirmativas e assinale V para verdadeiro e F para falso:
 
I. Paulo Freire chamava a educação nos moldes tradicionais de Educação Bancária, pois o aluno passava a maior parte do tempo sentado, escutando o professor. O aluno se tornava um deposito de informações, fatos e conhecimentos.
II.  Paulo Freire chamava a educação nos moldes tradicionais de Educação permanente, pois o aluno passava os anos escutando o professor em suas aulas expositivas. Ao aluno cabia memorizar e decorar os conteúdos científicos.
III. Paulo Freire chamava a educação nos moldes tradicionais de Educação para todos, pois todos frequentavam as escolas e tinham a oportunidade de ter acesso aos conhecimentos historicamente acumulados.
IV. Paulo Freire chamava a educação nos moldes tradicionais de escola moderna, pois via nessa tendência uma forma de libertação e autonomia dos sujeitos, na qual era desenvolvido uma forma de aprendizagem que contemplava a práxis educativa.
 
As afirmativas I, II, III e IV, são respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, F, V, F.

Alternativa 2:

V, V, V, F.

Alternativa 3:

V, F, F, F.

Alternativa 4:

F, V, V, V.

Alternativa 5:

V, V, F, F.

Questão 6
As mudanças no contexto escolar se dão pela necessidade de mudança na formação dos cidadãos que atuam em nossa sociedade, neste sentido, quando uma nova tendência pedagógica surge é porque a sociedade precisa da formação de um novo cidadão, com novas habilidades e competências, para que possa atuar nesta nova sociedade que também se modifica constantemente.
Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.


Neste sentido, leia as afirmativas, a seguir, e avalie a relação proposta entre elas.
 
I- A tendência Escola Nova surgiu da necessidade social de uma nova forma de ensinar que levassem em consideração os conhecimentos dos alunos, suas curiosidades, interesses. Da necessidade da escola se apresentar de uma nova forma, uma escola nova, renovada tanto em sua aparência, quanto em sua essência.
 
PORQUE
 
II- Na tendência tradicional, o professor era o detentor de todo o conhecimento historicamente acumulado, cabendo aos alunos apenas reproduzir, memorizar e repetir os conteúdos que eram transmitidos pelo professor. A aprendizagem era realizada por meio da exposição oral e reprodução de modelos, a escola possuía a função de preparar dos alunos para assumirem o seu papel na sociedade.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições falsas.

Alternativa 2:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Questão 7
A pedagogia contemporânea tem suas origens na modernidade, que corresponde a um período da história marcado por intensas transformações econômicas, religiosas, sociais e, também, de mentalidade. Em meio a esse turbilhão de mudanças e transformações, surgiu Comênio e sua célebre obra Didática Magna, que propunha outro modelo de educação que rompia com o ensino praticado no período medieval.
Fonte: adaptado de: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640563. Acesso em: 7 dez. 2022.
Sobre a Didática Magna, obra de João Amós Comênio, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Comênio viveu em um período de turbulência social e acabou propondo uma metodologia de ensino que privilegiava mais a sociedade burguesa.

Alternativa 2:

A metodologia de Comênio o consagrou como um autor pós-moderno, tratando de assuntos relacionados à aprendizagem, bem à frente do seu tempo.

Alternativa 3:

A Didática Magna corresponde a uma proposta pedagógica que aborda os processos de ensino e aprendizagem, com caráter pioneiro no processo de democratização da escola.

Alternativa 4:

O conhecimento do método de Comênio se faz importante na formação de professores para que se conheça as disputas de poder econômico e político com a nobreza.

Alternativa 5:

O objetivo de Comênio com a Didática Magna era que os indivíduos aprendessem para a escola, para tirar boas notas e ter acesso ao conhecimento historicamente construído.

Questão 8

A tendência pedagógica histórico-crítica possui como objetivo o resgate da "importância da escola, a reorganização do processo educativo, ressaltando o saber sistematizado, a partir do qual se define a especificidade do saber escolar".

​GASPARIN, J. L.; PETENUCCI, M. C. Pedagogia Histórico-Crítica: da teoria à prática no contexto escolar. [S.l.: s.n.], 2018. p. 4.

Sobre o papel do professor, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

I. O professor é o mediador entre o aluno e o conhecimento.
​II. O professor é aquele que se coloca em nível de igualdade com os alunos.
III. O professor é o facilitador e o motivador do processo de ensino e aprendizagem.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, V.

Alternativa 2:

V, V, F.

Alternativa 3:

V, F, F.

Alternativa 4:

V, F, V.

Alternativa 5:

F, V, V.

Questão 9
A tendência pedagógica tradicional possui os papéis do professor e dos alunos, bem definidos, cumprindo aquilo que a sociedade, daquele período histórico, esperava de ambos. Leia o excerto a seguir:
De acordo com Mendonça e Cordeiro (2019, p. 59), "o papel do professor na tendência tradicional e do aluno era estanque. O professor era o centro do processo educativo: ele era o detentor de todo o conhecimento historicamente acumulado, tendo a responsabilidade de transmitir os conteúdos aos alunos e prepará-los para assumir seus papéis na sociedade. Ao aluno, cabia apenas aprender os conteúdos; após a compreensão deles, cabia ao discente reproduzi-los, tal qual lhes foram ensinados". O professor tende a encaixar os alunos num modelo idealizado de homem que nada tem a ver com a vida presente e futura.
Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.


Diante do exposto, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.
 
I – O aluno era o receptor do conhecimento historicamente acumulado, o qual era considerado pronto e acabado.
II – A educação nesta tendência tendia a formar as pessoas para atuar na sociedade, de forma crítica e cidadã.
III – O professor era o detentor de todo o conhecimento e cabia a este preparar os alunos para assumir seus papéis sociais.
IV – Ao aluno cabia reproduzir e imitar os conhecimentos transmitidos pelo professor, sem questioná-los.
 
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, F, V, V.

Alternativa 2:

F, V, V, F.

Alternativa 3:

V, F, F, V.

Alternativa 4:

V, V, F, F.

Alternativa 5:

V, F, F, F.

Questão 10
Estratégias e técnicas de ensino são ferramentas fundamentais utilizadas pelos professores para facilitar a aprendizagem. As estratégias envolvem o planejamento e a organização geral do processo educativo, enquanto as técnicas se referem a métodos específicos aplicados durante as aulas. A escolha adequada dessas abordagens deve considerar os objetivos de aprendizagem, o perfil dos alunos e o conteúdo a ser ensinado, garantindo um ensino eficaz e dinâmico.
Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá - PR, Unicesumar, 2019.
A partir deste contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Estratégias e técnicas de ensino são sinônimos e podem ser usadas de forma intercambiável sem distinção.

Alternativa 2:

A escolha de estratégias de ensino deve levar em conta as necessidades da turma, os objetivos da aula e as características do conteúdo.

Alternativa 3:

A aplicação de diferentes técnicas de ensino prejudica a aprendizagem, pois pode dificultar a compreensão dos conteúdos pelos alunos.

Alternativa 4:

Técnicas de ensino baseiam-se exclusivamente na memorização de conteúdos, sendo inadequadas para o desenvolvimento do pensamento crítico.

Alternativa 5:

Estratégias de ensino bem-sucedidas não precisam considerar o contexto social e cultural dos alunos, apenas o conteúdo programático.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu