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ATIVIDADE 3 - NOVAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS EM MARKETING - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - NOVAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS EM MARKETING - 53_2025

ATIVIDADE 3 - NOVAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS EM MARKETING - 53_2025

QUESTÃO 1

No mundo digital, o conteúdo pode ser classificado em estático e dinâmico. Conteúdo estático é fixo e não muda com o tempo, como páginas informativas, artigos, e imagens. Ele oferece consistência e é ideal para informações que não precisam ser atualizadas frequentemente. Já o conteúdo dinâmico é interativo e pode mudar com base em interações do usuário, dados em tempo real, ou outras variáveis, como feeds de redes sociais, resultados de busca personalizados e anúncios direcionados.

 

SILVA, Cecília A.; AMARAL, Diego G. Novas Mídias e Tecnologias em Marketing. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.

​Sobre conteúdo estático, analise as afirmativas a seguir.

I. Um exemplo são os vídeos ao vivo no YouTube.

II. Os resultados de pesquisa personalizados do Google são um exemplo.

III. A página de contato de um website é um exemplo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 2
As mudanças trazidas pela “revolução da internet” e pela difusão dos dispositivos digitais, sobretudo os dispositivos móveis, afetam todos esses negócios, pois se há quem prefira conferir o pão, diretamente, na padaria, há aqueles, também, que optam pela conveniência da entrega em casa pelo WhatsApp ou por aplicativos de entrega de alimentos. O que esses exemplos pretendem demonstrar é que nem sempre a relação do empresário com o ambiente digital é de total adesão ou rejeição.

 

Fonte: SILVA, C. A.; AMARAL, D. G. Novas Mídias e Tecnologias em Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.

 

Sobre essas mudanças no mercado e a sua influência no mundo do marketing, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A síntese das mudanças são os seguintes pontos: as estruturas e relações horizontais estão dando lugar às estruturas verticais; a exclusividade passa a dar lugar à inclusão; por fim, o social, tão característico do capitalismo, passa a segundo plano, em um mundo mais individualista.

 

PORQUE

 

II. O marketing 4.0 é um marketing atento à dimensão individual, o que significa, também, atenção ao meio ambiente e à responsabilidade individual das empresas, indicando um conjunto composto por relações e estruturas técnicas, as chamadas redes sociotécnicas.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3

"Atualmente, um dos métodos mais eficazes de medição de resultados em comunicação é o PESO – criação de Gini Dietrich, CEO da empresa americana de RP Arment Dietrich e autora do livro Spin Sucks: Communication and Reputation Management in the Digital Age (ainda sem edição nacional), que trata como empresas podem se comunicar de modo mais honesto, responsável e aberto, sem comprometer a confiança de seus stakehloders.

 

PESO é a sigla em inglês para os tipos de mídia que poderão ser geradas a partir do trabalho de RP e marketing. São respectivamente: Paid media (mídia paga), Earned media (mídia ganha), Shared media (mídia compartilhada) e Owned media (mídia própria). O conceito marca a intersecção entre os resultados dos trabalhos de relações públicas, social media e comunicação digital."

 

ANDRADE, João Pedro. O que é PESO e por que utilizá-lo nas agências é urgente? Race Comunicação. Disponível em: https://racecomunicacao.com.br/o-que-e-peso-e-por-que-utiliza-lo-nas-agencias-e-urgente/#:~:text=Shared%20(m%C3%ADdia%20compartilhada)%3A%20se,grande%20parte%20de%20seu%20tempo. Acesso em: 05, jul. 2024.

Sobre as mídias do modelo PESO , analise as afirmativas a seguir.

I. Retweets de postagens da empresa no Twitter são mídias compartilhadas.

II. A mídia própria requer pagamento para distribuição.

III. Postagens no blog corporativo são mídia conquistada.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 4
Ao se aprofundar em questões relativas à gestão de marketing e às novas metodologias para elevar a satisfação do público interno e dos consumidores, duas ferramentas são fundamentais e complementares para o marketing atual: a gamificação e o storytelling. Estas estratégias aparecem na esteira do marketing 4.0, que substitui o P de promoção pelo C de conversa.

Fonte: SILVA, C. A.; AMARAL, D. G. Novas Mídias e Tecnologias em Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.

Sobre as estratégias de gamificação e storytelling, analise as afirmativas a seguir.

I. O storytelling entende que a marca faz parte do cotidiano dos consumidores e, por isso, a relação entre ela e o consumidor pode ser explorada como um momento na trajetória do público-alvo.

II. O objetivo do storytelling é envolver o público em um relacionamento afetivo com a marca, de modo que a ligação entre ela e o consumidor seja mediada por um propósito comum. Logo, o storytelling contribui para humanizar a relação entre público e empresa.

III. A gamificação é um termo usado para descrever o uso de mecanismos lúdicos em práticas empresariais. Atualmente, é uma prática amplamente difundida em empresas, e é aplicada no relacionamento tanto com o cliente interno quanto com o externo.

IV. A gamificação envolve o colaborador em um jogo com regras e recompensas claras. O objetivo principal no jogo é o ganho da empresa, mas esse resultado final é, também, partilhado com os funcionários.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
"A mídia compartilhada é qualquer conteúdo sobre sua marca replicado nas mais variadas esferas online. Embora as redes sociais sejam o principal canal para ela, outras plataformas de terceiros podem fazer referência à sua empresa.

 

​SAMPAIO, Daniel. Conheça os diferentes tipos de mídias digitais e seus benefícios. Cortex. 22, abr. 2022.

Disponível em: https://www.cortex-intelligence.com/blog/comunicacao/os-diferentes-tipos-de-midias-digitais-e-seus-beneficios. Acesso em: 05, jul. 2024.

Sobre mídia compartilhada, analise as afirmativas a seguir.

I. Corresponde a anúncios comprados em plataformas de mídia social.

II. É composta por comunicados de imprensa enviados aos jornalistas.

III. Postagens de usuários sobre a marca nas redes sociais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 6
Big Data é o conjunto de informações presentes nos bancos de dados de servidores e empresas, que pode ser acessado e possui interligações entre si. Ou seja, que está disponível na rede mundial de computadores e pode ser acessado remotamente. Para ficar mais claro, o Youtube é um exemplo de BD, disponibilizando diversos vídeos presentes em um banco de dados disponível para usuários acessarem. Outro exemplo é Wikipédia, com textos disponíveis em bancos de dados para consultas online. Porém, o Big Data não se resume apenas a bancos de dados e informações online. Segundo a Lisa Arthur, contribuidora da revista Forbes, diversos CMO’s e CIO’s concordam que Big Data é todo e qualquer dado que pode ser coletado sobre uma empresa ou um assunto. É uma coleção de informações de fontes tradicionais e digitais internos e externos à sua empresa, que representam uma fonte de descoberta e análise contínuas. Apesar de os meios digitais reinarem quando o assunto é acúmulo de dados, as grandes empresas afirmam que não devem deixar de lado informações de compra e venda, registros financeiros e canais de interação não-digitais, como call centers e até telemarketing. Tudo isso pode ser fonte de dados para ajudar a sua empresa a crescer.

Rockcontent. Big Data: entenda o conceito, suas aplicações em diferentes contextos e como impacta as iniciativas de Marketing. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/big-data/. Acesso em: 18 set 2023

Sobre o Big Data analise as asserções a seguir.

I. Big data é o nome dado a ferramentas capazes de armazenar grande volume de dados para uma melhor análise dos KPIs de marketing, com objetivo de análise do comportamento online dos consumidores.

PORQUE

II. O gerenciamento dos canais de comunicação se torna mais complexo com a explosão de mídias à disposição, o que requer do marketing da empresa mais esforço no mapeamento e na gestão de canais digitais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 2 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3 - As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 4 - A asserção I e a asserção II são verdadeiras, e a II está relacionada com a I.
Alternativa 5 - A asserção I e a asserção II são verdadeiras, e a II não está relacionada com da I.
QUESTÃO 7
É uma técnica de projeção de conteúdos audiovisuais que pode ser aplicada a praticamente qualquer superfície, e possui elevada adaptabilidade, podendo ser usada para exibições em ambientes externos, como a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ou dentro de uma loja em um shopping, por exemplo. Essa tecnologia tem sido bastante usada em grandes eventos, como desfiles de moda, exposições, shows, museus; também em vitrines de shopping e pontos de varejo.

 

Fonte: SILVA, C. A.; AMARAL, D. G. Novas Mídias e Tecnologias em Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.

 

Sobre essa técnica, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Video Mapping.
Alternativa 2 - Machine Learning.
Alternativa 3 - In Game Advertise.
Alternativa 4 - Business Intelligence.
Alternativa 5 - Customer Relationship Management.
QUESTÃO 8
No nosso dia a dia aparecem termos semelhantes, mas diferentes, embora se complementem. Sendo assim, é comum confundir objetivo, estratégia, tática, meta e métrica durante as fases do marketing digital. Isto prejudica o planejamento e a execução, criando falhas na comunicação que comprometem o marketing digital profissional.

O que é objetivo, estratégia, tática, meta e métrica no Marketing Digital. disponível em: <ekyte.com>. Acesso em: 14 set de 2023.

Com relação aos objetivos e suas métricas de acompanhamento, relacione as colunas de acordo com a descrição de cada uma.

I. Quando se tem como meta o aumento do conhecimento da marca, uma das métricas pode ser o número de compartilhamento e curtidas nas redes sociais.

​II. Quando se tem como meta a elevação de engajamento, umas das métricas estabelecidas pode ser o volume de downloads ou de taxas de cliques nas plataformas digitais.

III. Quando se tem como meta a geração e nutrição de leads, umas das métricas pode ser a quantidade de formulários preenchidos ou inscrições feitas nas plataformas digitais.

IV. Quando se tem como meta a elevação da retenção e da lealdade dos clientes, uma das métricas pode ser a taxa de tempo de permanência nos sites e a quantidade e visualização das páginas.

É correto o que se afirma em:​

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 9

"Conteúdo dinâmico, ou dynamic content, é um modelo de informação oferecida ao cliente de acordo com suas preferências em interações anteriores em sites e aplicativos, e entregue de forma personalizada com o auxílio da tecnologia. O objetivo é criar uma experiência individualizada, que costuma se definir pelas próprias preferências de um único indivíduo. Seria impossível fazer isso de forma manual, com o volume de dados que são gerados diariamente em sites, aplicativos e redes sociais."

 

CURVELO, Rakky. Conteúdo dinâmico: o que é e por que é importante para comunicação digital. Hubspot. 20, jan. 2023. Disponível em: https://br.hubspot.com/blog/marketing/conteudo-dinamico#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20conte%C3%BAdo%20din%C3%A2mico,com%20o%20aux%C3%ADlio%20da%20tecnologia. Acesso em: 05, jul. 2024.

​Sobre conteúdo estático, analise as afirmativas a seguir:

I. Um exemplo são os vídeos ao vivo no YouTube.

II. Os resultados de pesquisa personalizados do Google são um exemplo.

III. A página de contato de um website é um exemplo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 10
À medida que as empresas vão se voltando para o Marketing Digital como alternativa para gerar mais oportunidades de negócio, surge a necessidade de tornar mais ágeis os processos realizados nessa estratégia, como a produção de conteúdo, a geração de Leads, o relacionamento com possíveis clientes etc. É nesse cenário que cresce a demanda pelo uso de ferramentas: elas vêm para automatizar diversas tarefas manuais que acabam tomando muito tempo de execução e dificultam a priorização de atividades mais estratégicas. Com as ferramentas, é possível lidar com um grande volume de informação, acelerando os processos e, com isso, alavancando resultados.

Ferramentas de Marketing Digital. disponível em: . Acesso em: 14 set de 2023.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Além da ferramenta de CRM (Customer Relationship Management), que visa o gerenciamento de relacionamento com clientes, existem outras semelhantes, porém voltadas à gestão de marketing, como por exemplo a Marketing Cloud.

PORQUE

II. Em posse destas ferramentas, permitirá que a empresa consiga fazer o gerenciamento do relacionamento com o consumidor, a projeção de tendências comportamentais e o desenho de sua jornada.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
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