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ATIVIDADE 3 - MUSIC - INSTRUMENTO DE FLAUTA DOCE - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - MUSIC - INSTRUMENTO DE FLAUTA DOCE - 53_2025

ATIVIDADE 3 - MUSIC - INSTRUMENTO DE FLAUTA DOCE - 53_2025

QUESTÃO 1
“O instrumento brilhou muito popular até imediatamente antes de ser substituído pela flauta transversa e chegou a conviver com ela por algum tempo até ser de fato substituída pela flauta transversa por cerca de um século e meio. Muitos instrumentistas possuíam e tocavam as duas flautas, assim como os compositores compunham para ambas. Com o nascimento da orquestra clássica, os compositores procuravam instrumentos com maiores recursos dinâmicos e assim começa o declínio da flauta doce perante o traverso; por volta de 1750, a flauta doce praticamente desaparecia do repertório de qualquer compositor”.

 

PAOLIELLO, Noara de Oliveira. A flauta doce e sua dupla função como instrumento artístico e de iniciação musical. 2007. Monografia (Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música) – Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, p. 17. Disponível em: https://www.domain.adm.br/dem/licenciatura/monografia/noarapaoliello.pdf . Acesso em: 2 jul. 2024.

 

Considerando o texto apresentado e com base nos seus estudos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A flauta doce é considerada um dos instrumentos mais utilizados e essenciais para a iniciação musical.

 

PORQUE

 

II. Por meio desse instrumento, se torna possível o desenvolvimento de criatividade, performance, atuação em grupos utilizando o conhecimento teórico para o desenvolvimento da prática.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
“Hunt (1977) ressalta que contrastes de dinâmica e o uso de maior dramaticidade de expressão foram uma novidade do final do século XVII. A ideia de ir a um concerto, numa sala maior, com os dois lados – audiência e instrumentista – estava emergindo. O concerto público se deu primeiramente como apresentações em residências particulares e posteriormente em espaços maiores, a partir da percepção de realizadores de que desta forma os concertos seriam mais lucrativos. Mais tarde, veio a ideia de que instrumentos mais fortes e com maiores capacidades de expressão seriam necessários para atrair um público maior”. Desta forma, não demorou a ficar claro que a flauta doce não possuía as mesmas possibilidades de dinâmica das “novas flautas”.
Fonte: PAOLIELLO, Noara de Oliveira. A flauta doce e sua dupla função como instrumento artístico e de iniciação musical. 2007. Monografia (Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música) – Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, p. 16 - 17. Disponível em: https://www.domain.adm.br/dem/licenciatura/monografia/noarapaoliello.pdf. Acesso em: 2 jul. 2024.

Considerando o texto apresentado e com base nos seus estudos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Ouvir reflete a percepção dos sons através do ouvido pela sensibilidade auditiva, mas sem interesse direto.

PORQUE
II. O ato de entender gera a consciência do que estamos escutando, absorvendo e assimilando as informações.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
“Por volta do final do século XIX, após um século e meio adormecida, a flauta doce volta à cena graças à atividade de grandes museus e ao crescente interesse pelos instrumentos antigos. Começa a surgir também um movimento de pesquisa pela música dos períodos anteriores”.
  Fonte: PAOLIELLO, Noara de Oliveira. A flauta doce e sua dupla função como instrumento artístico e de iniciação musical. 2007. Monografia (Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música) – Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, p. 18. Disponível em: https://www.domain.adm.br/dem/licenciatura/monografia/noarapaoliello.pdf . Acesso em: 2 jul. 2024.
Considerando o texto apresentado e com base nos seus estudos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Em grupos musicais, o aprendizado de instrumentos deve valorizar a expressividade, a liberdade de criação e uma experimentação para escuta do som de forma atenta.

PORQUE

II. Somente a valorização da técnica pode gerar foco apenas no ensino motor, gerando impedimento nos significados e nuances do instrumento.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
“Durante o século XVII, a flauta doce foi completamente redesenhada para uso como instrumento solo. Antes feita em uma ou duas partes, era agora feita em três, o que permitiu fazê-la de uma forma mais acurada. Foi feita uma furação mais precisa do que a anterior e tinha assim uma escala cromática precisa de duas oitavas e finalmente se alcançava as duas oitavas e uma quinta. Era feita para produzir sons com boa intensidade, ter um tom cheio e penetrante, e grande poder de expressividade. Muitos esplêndidos exemplos originais de tais instrumentos sobrevivem hoje em condições de uso. Estas flautas doces barrocas são feitas admiravelmente para o desempenho da música de câmara e concerto. Nesta forma a flauta doce sobreviveu até mais tarde como um instrumento profissional no século XVIII e como um instrumento amador de algum modo no século XIX até que foi temporariamente eclipsada pela flauta transversal”.

Fonte: PAOLIELLO, Noara de Oliveira. A flauta doce e sua dupla função como instrumento artístico e de iniciação musical. 2007. Monografia (Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música) – Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, p. 10 - 11. Disponível em: https://www.domain.adm.br/dem/licenciatura/monografia/noarapaoliello.pdf . Acesso em: 2 jul. 2024.

Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O instrumento flauta doce é um excelente recurso para o aprendizado e estudo musical, apenas. Além de uma forma de entretenimento, essa execução profissional se torna uma formação musical.
Alternativa 2 - O instrumento flauta doce é um excelente recurso para o aprendizado e profissionalização musical, que pode chegar à alta performance. Além de uma forma de entretenimento, essa execução profissional se torna uma formação musical.
Alternativa 3 - O instrumento flauta doce é um excelente recurso para o aprendizado e profissionalização musical, que pode chegar à alta performance. Além de uma forma de entretenimento, essa execução profissional não se torna uma formação musical.
Alternativa 4 - O instrumento flauta doce é um excelente recurso para o aprendizado e profissionalização musical, que não pode chegar à alta performance. Além de uma forma de entretenimento, essa execução profissional se torna uma formação musical.
Alternativa 5 - O instrumento flauta doce não é um excelente recurso para o aprendizado e profissionalização musical, que pode chegar à alta performance. Além de uma forma de entretenimento, essa execução profissional se torna uma formação musical.
QUESTÃO 5
A flauta doce apresenta duas principais variações de dedilhado, cada uma com características específicas que influenciam a execução de determinadas notas. O dedilhado barroco foi o primeiro a se tornar amplamente utilizado, enquanto o dedilhado germânico surgiu posteriormente na Alemanha, com o objetivo de facilitar certas posições, embora também trouxesse dificuldades em outras. Atualmente, o modelo soprano é o mais comercializado e pode ser encontrado em ambas as versões de dedilhado, o que não acontece com outros tamanhos da flauta doce.

Fonte: NUNES, P. L.; SANTOS, W. T. Instrumento de Flauta Doce. Florianópolis: Arqué, 2024.

​Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O dedilhado barroco facilita todas as notas e é exclusivo do modelo soprano.
Alternativa 2 - Todas as flautas doces, independentemente do tamanho, são vendidas com dedilhado germânico.
Alternativa 3 - A principal diferença entre os dedilhados germânico e barroco está na digitação das notas DÓ e DÓ#.
Alternativa 4 - A flauta doce soprano pode ser encontrada tanto na versão de dedilhado germânico quanto na barroca.
Alternativa 5 - O dedilhado germânico surgiu antes do barroco e é o mais comum em todas as flautas doces atualmente.
QUESTÃO 6
“Barroco (1600 a 1750) – Apogeu, a flauta doce solista. Este é um período em que a flauta doce começa a se destacar como instrumento solista, se apresentando em forma de solos, duos, concertos virtuosísticos, sonatas e trio sonatas com oboé, violino, traverso, viola, viola da gamba e fagote”.

Fonte: PAOLIELLO, Noara de Oliveira. A flauta doce e sua dupla função como instrumento artístico e de iniciação musical. 2007. Monografia (Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música) – Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, p. 10. Disponível em: https://www.domain.adm.br/dem/licenciatura/monografia/noarapaoliello.pdf . Acesso em: 2 jul. 2024.

Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Um dos fabricantes de flautas doce desenvolveu esse instrumento para ser utilizado para música barroca, jazz e outros estilos, uma flauta doce eletroacústica que permite atarraxar um microfone.
Alternativa 2 - Um dos fabricantes de flautas doce desenvolveu esse instrumento para ser utilizado para música contemporânea, jazz e outros estilos, uma flauta doce eletroacústica que permite atarraxar um microfone.
Alternativa 3 - Um dos fabricantes de flautas doce desenvolveu esse instrumento para ser utilizado para música contemporânea, jazz e outros estilos, uma flauta doce eletroacústica que permite atarraxar um amplificador.
Alternativa 4 - Um dos fabricantes de flautas doce desenvolveu esse instrumento para ser utilizado para música contemporânea, jazz e outros estilos, uma flauta doce eletroacústica que não permite atarraxar um microfone.
Alternativa 5 - Um dos fabricantes de flautas doce desenvolveu esse instrumento para ser utilizado para música contemporânea, barroca e outros estilos, uma flauta doce eletroacústica que permite atarraxar um microfone.
QUESTÃO 7
O processo de aprendizagem da flauta doce, como o de qualquer outro instrumento musical, exige organização, disciplina e constância nos estudos. Atividades individuais, como o estudo de posições, ritmo e afinação, são fundamentais para o bom desempenho em atividades coletivas. A elaboração de um roteiro de estudo semanal auxilia na prática entre os encontros presenciais. Além disso, dimensões cognitivas, como autorregulação, memória, ansiedade e estudo deliberado, têm papel essencial no desenvolvimento musical. A prática individual constante, especialmente o estudo deliberado, é apontada como determinante na construção da expertise musical.

Fonte: NUNES, P. L.; SANTOS, W. T. Instrumento de Flauta Doce. Florianópolis: Arqué, 2024.

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O desempenho coletivo independe da prática individual, já que o foco principal da flauta doce é o grupo.
Alternativa 2 - O estudo deliberado e organizado é essencial para o desenvolvimento da expertise na prática instrumental.
Alternativa 3 - As dimensões cognitivas, como ansiedade e memória, não influenciam no processo de aprendizagem musical.
Alternativa 4 - A expertise musical pode ser adquirida em poucas semanas de estudo intenso, sem necessidade de continuidade.
Alternativa 5 - Um roteiro de estudo individual é desnecessário, pois a aprendizagem acontece apenas nos encontros presenciais.
QUESTÃO 8

A sonoridade na flauta doce é um aspecto técnico que exige atenção e controle, já que o som é produzido independentemente de como se assopra, mas sua qualidade depende de fatores, como respiração, articulação, postura e digitação. A respiração, embora seja um ato natural e involuntário, torna-se um processo técnico quando aplicada à execução musical. Para uma boa sonoridade e controle do som na flauta doce, é fundamental desenvolver consciência respiratória, o que envolve tanto a capacidade pulmonar quanto o controle na emissão de ar. Além disso, compreender os processos de inspiração e expiração contribui diretamente para o desempenho instrumental.

Fonte: NUNES, P. L.; SANTOS, W. T. Instrumento de Flauta Doce. Florianópolis: Arqué, 2024.

​Com base no texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. A sonoridade da flauta doce está diretamente ligada ao controle de respiração, articulação da língua, postura e digitação.

II. A respiração permanece um processo natural e automático durante a execução da flauta doce, não exigindo controle consciente por parte do instrumentista.

III. O controle da emissão de ar envolve saber dosar volume, quantidade e velocidade do sopro na flauta doce.

IV. Para tocar flauta doce, apenas a expiração é relevante, pois é nesse momento que o som é produzido; a inspiração é automática e não precisa ser treinada.

É correto o que se afirma apenas em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 9
Embora o dedilhado germânico da flauta doce possa parecer vantajoso à primeira vista, ele traz impactos na afinação e no timbre, o que influencia diretamente na qualidade sonora. Por essa razão, especialistas recomendam o uso exclusivo da flauta com dedilhado barroco na iniciação musical. Além desses dois sistemas, há também outros tipos de dedilhado utilizados em flautas históricas, como o renascentista. Atualmente, a luteria avançou e desenvolveu instrumentos com soluções modernas e modelos personalizados, especialmente voltados à performance profissional. Contudo os dedilhados barroco e germânico continuam sendo os mais comuns entre estudantes e professores.

Fonte: NUNES, P. L.; SANTOS, W. T. Instrumento de Flauta Doce. Florianópolis: Arqué, 2024.

​Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O dedilhado renascentista é amplamente utilizado nas flautas doces soprano modernas.
Alternativa 2 - O dedilhado barroco é o mais próximo do usado nas flautas históricas dos séculos XVII e XVIII.
Alternativa 3 - O dedilhado germânico é indicado na iniciação musical por facilitar o aprendizado das notas agudas.
Alternativa 4 - A sonoridade da flauta germânica é superior à da flauta barroca, especialmente quanto à afinação e timbre.
Alternativa 5 - Os dedilhados barroco e germânico são recentes e ainda em desenvolvimento, por isso, não são considerados históricos.
QUESTÃO 10
A posição correta dos dedos e a articulação são aspectos fundamentais para uma boa execução na flauta doce. Cada dedo tem uma função específica, e o posicionamento adequado garante melhor controle do som e afinação. A mão esquerda deve ocupar os orifícios superiores, com o polegar cobrindo o orifício traseiro. A mão direita atua nos orifícios inferiores, sendo que seu polegar e o mindinho da esquerda servem apenas de apoio. A articulação com a sílaba “DU” no início das notas melhora a nitidez e afinação do som. Quanto à notação dos dedilhados, os diagramas associados à pauta são comuns em material didático.

Fonte: NUNES, P. L.; SANTOS, W. T. Instrumento de Flauta Doce. Florianópolis: Arqué, 2024.

​Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A articulação da sílaba "DU" favorece a afinação e clareza das notas tocadas na flauta doce.
Alternativa 2 - O polegar da mão esquerda não toca nenhum orifício e serve apenas para apoiar a flauta doce.
Alternativa 3 - A mão direita posiciona-se nos orifícios superiores da flauta e é responsável pelas notas sol, lá e si.
Alternativa 4 - O dedo mindinho da mão esquerda fecha um dos orifícios superiores e ajuda na articulação da nota fá.
Alternativa 5 - Os diagramas de dedilhado representam apenas a posição dos dedos da mão esquerda, sem relação com a pauta musical.
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