FECHAR

ATIVIDADE 3 - LPED - METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - LPED - METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - LPED - METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA - 53_2025

QUESTÃO 1
Para Gabriel (2018) as tecnologias robótica e programação tem contribuído para a educação, dinamizando o processo de ensino e aprendizagem. E isso, pode ser notado principalmente no componente curricular de Matemática, possibilitando maneiras mais dinâmicas e tornando-as mais atraentes e, consequentemente, mais participativas pelos alunos.

 

GABRIEL, Martha. Você, eu e os robôs. São Paulo: Ed. Atlas, 2018.

 

Desse modo, leia as afirmativas a seguir e assinale o que corresponde a tecnologias robótica e programação.

I. O ensino da robótica no meio escolar deve ser multidisciplinar, ao requerer para a montagem e programação de um robô, diversos aspectos e conhecimentos de áreas distintas, ou seja, permite que seja empregada conhecimentos de outros componentes curriculares.

II. O professor neste cenário atua como um mediador, traz um desafio, e os alunos por meio do concreto desenvolvem solução em equipe.

III. No ensino da robótica os alunos são levados a ser protagonista do processo de ensino e aprendizagem, precisam interagir entre os colegas e professore e, com isso, aprendem a debater e a trabalhar em grupo.

IV. O ensino da robótica no meio escolar tem por objetivo único buscar meios e organizar trabalhos para formar futuros cientistas da comunicação e criatividade, importantes nas ações no trabalho e nas relações sociais dos alunos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
Veja o caso a seguir:

Ao trabalhar com o ensino do sistema numérico decimal, a professora Thereza da turma do 3º ano do Ensino Fundamental I, propôs uma atividade aos alunos, para que colocassem na ordem os números decimais em seu valor posicional. Veja o que pede a atividade:

Atividade 1 - Um corredor percorreu 8947 km no decorrer de sua vida de atleta. A pergunta feita aos alunos foi: este número é formado por?

O aluno Pedro respondeu em voz alta que o número é formado por: 8 mil novecentos e quarenta e sete.

A Professora Thereza, ficou surpresa ao ver a resposta do aluno Pedro, pois mesmo não trazendo o valor posicional, ele apresentou um raciocínio sobre a atividade. E outro fator é que o Pedro tem dificuldades na Matemática, em especial com o número e sua quantidade. Diante disso, a professora entende que precisa rever as ações para auxiliar o aluno.

Resposta correta da atividade da professora Thereza: (8 unidades de milhar, 9 centenas, 4 dezenas e 7unidades).

Assim, com base neste caso, analise as asserções abaixo:

I. A professora Thereza analisou e chegou a conclusão que nem sempre quando a criança conhece a representação oral dos números realmente já construiu o conceito de número.

PORQUE

II. Para isso, o sujeito primeiro precisa construir seus conhecimentos por meio da coordenação das relações, sendo um conjunto de pares ordenados, como, por exemplo, a relação simétrica e assimétrica. Então, Pedro, irá construir seus conhecimentos quando conseguir relacionar objetos e coordenar tais relacionamentos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Um dos desafios do ensino de Matemática, está nos meios pedagógicos para trabalhar as unidades temáticas. Em se tratando do Sistema de Numeração Decimal (SND), sendo esse possuidor de várias regras, precisa de meios didáticos relevantes para auxiliar no desenvolvimento dos conhecimentos do aluno, por se tratar da base do ensino matemático.

Analise o caso a seguir da entrevista com uma professora da Educação Básica:

Que atividades, você mais gosta de realizar com os alunos?

PS: Gosto de jogos, não só de fazer com que eles participem do jogo, mas de elaborá-los. Acho que o que mais me encanta é parar para pensar, como dará certo. Por exemplo, se tiver que inventar um Dominó, como farei para que tudo feche direitinho. Esse tipo de atividade exige de mim, também. Porque não é simplesmente elaborar uma lista de exercícios, coisa que a gente já está acostumado a fazer. O jogo torna-se um desafio para mim.

SAMPAIO, Maria Laura Feipe Bugarín. O trabalho com situações-problema: um processo de conscientização. Diss. (Mestrado) - Faculdade de Química. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. PUCRS. Porto Alegre, 2005. p.136.

Considerando o estudo de caso acima e os conhecimentos relacionados ao ensino do SND, podemos ter uma ideia de como o professor deve organizar a aula utilizando os jogos como recurso pedagógico. Com isso, analise as afirmativas a seguir e assinale corretamente.

I. Diante do que está mencionado no estudo de caso, o/a professor(a) ao trabalhar com jogos nas aulas precisa mediar para alcançar os objetivos do jogo e a construção dos conhecimentos específicos da área da Matemática. Precisa também ter um engajamento e um planejamento antecipado para que tudo dê certo.

II. Para trabalhar com o SND, o professor pode organizar momentos com o aluno em que explore os jogos que utilizem em suas regras situações de agrupamentos e as trocas, oferecendo oportunidade de observar as semelhanças e as diferenças entre as situações, realizando abstrações e construindo o conceito.

III. O trabalho com jogos é significativo. O jogo Nunca é 10, por exemplo, possibilita a compreensão do SND, uma vez que explora as regras do sistema de trocas de base dez, e auxilia os alunos a representar, ler e escrever números.

IV. O estudo de caso deixa claro que, não é só jogar ou colocar os alunos em grupos, mas dar condições de aprendizagem, e aproveitar o momento do jogo para auxiliar nas dificuldades e erros.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - II e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
Pesquisas demonstram que o valor posicional é algo muito difícil para os alunos dos anos iniciais. Eles entendem que o numeral de vários algarismos é formado por algarismos separados (partes escritas) e que o numeral na totalidade representa o valor cardinal do todo. Porém, eles ficam perplexos com a ideia de que as partes do código têm uma relação específica com o todo quantificado.

Sendo assim, analise as afirmativas em como auxiliar o aluno a compreender o valor posicional do numérico.

I. O professor pode trabalhar com atividades de agrupamentos e reagrupamentos (trocas) em diversas bases, que valorizam atributos como cor, espessura e forma.

II. Para auxiliar no processo de construção dos conceitos do valor posicional numérico, pode ser trabalhada atividades que tenham por objetivo a compreensão do valor posicional e utilizar o ábaco como recurso didático.

III. O material dourado é um importante recurso para auxiliar na identificação dos diferentes valores que um algarismo pode ter, dependendo da posição que ele ocupa no numeral.

IV. Deve se utilizar desenhos para a criança circular os grupos de dezenas e unidades para compreender o valor posicional do número, portanto, a utilização de materiais concretos não são importantes nesse momento.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 5

As condições de medição das terras no Rio Nilo exigiram que se criassem padrões de medida ou unidade. Essas unidades, no entanto, levantaram a questão de que nem sempre é possível caber um número inteiro de vezes na grandeza a medir. "Os medidores então reconheceram que o instrumento numérico conhecido - números inteiros - era insuficiente para exprimir bem as medidas. Foi forçoso subdividir a unidade num certo números de partes iguais, considerados frações da unidade" (CARRAHER, 1989, p. 82).

 

​CARRAHER, T. N. Aprender pensando. Petrópolis: Vozes, 1989.

 

Em relação a frações, leia as afirmações que seguem:

​I. Os números fracionários são obtidos quando dividimos exatamente um todo em partes iguais e tomamos tantas partes iguais a estas quanto quisermos.

 

II.  Ante a impossibilidade do uso dos números inteiros para a medida, criam-se os números fracionários.

 

III. Nem sempre é possível medir uma grandeza, tomando a unidade e as frações dessa unidade.

 

IV. O conceito de fração está intimamente ligado ao conceito de divisão.

 

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
A condição necessária para a construção do conhecimento matemático é, pois, a possibilidade de o ser humano observar os conhecimentos lógicos, sustentados na sua ação transformadora sobre a realidade que interage, pois “A experiência lógico-matemática refere-se não somente às abstrações das ações exercidas sobre os objetos, mas às abstrações das coordenações que ligam essas ações” (RANGEL, 1993 p. 23). Na teoria de Piaget (1975), a sequência didática pedagógica estabelecida para a maioria das crianças respeita uma ordem, o mesmo defende que há um conceito fundamental da formação do pensamento lógico-matemático (e de toda Matemática).
PIAGET, J; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. Rio de Janeiro. Zahar, 1975.
RANGEL, A. C. S. Educação matemática e a construção do número pela criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.


Analise as afirmativas e assinale o que corresponde ao conceito matemático defendido por Piaget (1975), como sendo fundamental na formação do pensamento matemático no indivíduo.

I. A relação de classes é a primeira a ser adquirida e precisa ser desenvolvida na criança, sendo que a partir desta a criança compreende a divisão do todo em partes, e que para formar o todo novamente precisa juntar as partes.
II. O professor tem liberdade de trabalhar os conceitos separadamente, mas acredita-se que para a construção do conceito de número, é preciso iniciar pelos cálculos para apresentar o conhecimento de quantidade.
III. Partindo das concepções piagetianas, busca-se por meio das sequências didáticas iniciar atividades de seriação com as crianças para que se apropriem do conceito numérico.
IV. Na teoria piagetiana traz que, só faz sentido trabalhar com uma sequência didática com criança que estiver na fase hierárquica, ao ser somente nesta fase que permite a criança combinar de forma móvel os procedimentos descendentes de uma sequência numérica.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em relação à atuação dos profissionais da educação no Ensino Fundamental, precisam ter o compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático, ou numeramento, numeracia ou alfabetização matemática. Ou seja, explorar competências e habilidades matemáticas (BRASIL, 2017).

 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 1 versão. Brasília, 2017.

 

Diante do exposto, analise as afirmativas e assinale V para verdadeira e F para falsa em relação ao letramento matemático.

I. Este está ligado à capacidade de a pessoa usar as suas competências matemáticas em prol da sua relação com os desafios de vida.

II. O letramento diz respeito à capacidade dos alunos para analisar, julgar e comunicar ideias, efetivamente propondo, formulando e resolvendo problemas matemáticos em diversas situações.

III. O letramento está ligado às noções de alfabetização dos números.

IV. No domínio do letramento é esperado que o sujeito consiga representar os números de maneira escrita e a parte de estabelecer conjecturas, formular e resolver problemas variados fica para a etnomatemática no contexto da vida cotidiana.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V, F, V, F.
Alternativa 2 - F, F, V, V.
Alternativa 3 - V, V, V, F.
Alternativa 4 - V, F, F, V.
Alternativa 5 - F, F, V, F.
QUESTÃO 8
Os discursos em educação defendem a valorização de ações e práticas que possam dar voz aos alunos. Diante disso, a etnomatemática, considerada uma abordagem histórico-cultural, traz o ensino de Matemática como uma constituição social, histórica e política.

Considerando a etnomatemática para o repensar, o fazer pedagógico do professor, analise as afirmativas a seguir e assinale o que corresponde a etnomatemática.

Alternativas
Alternativa 1 - A etnomatemática é a arte ou técnica de explicar, de conhecer, de entender nos diversos contextos culturais.
Alternativa 2 - O objetivo da etnomatemática é de conectar o sujeito com o processo de aprendizagem, levando a entender que o conhecimento é exclusivo do espaço escolar.
Alternativa 3 - Tem como objetivo conectar a realidade com a matemática para que o sujeito aprenda as regras e normas que precisam ser aceitas e respeitadas sem questionamentos.
Alternativa 4 - É por meio da etnomatemática que há a possibilidade de substituir a matemática acadêmica e possibilitar ao sujeito a reconhecer como legítimo o saber matemático oriundo das culturas.
Alternativa 5 - O termo etnomatemática foi constituído por Piaget, e para compor a palavra, utilizam-se as raízes técnica, matema e etno para significar que há várias técnicas e habilidades por meio das tecnologias; matema que é no meio familiar e etno que vem da cultura.
QUESTÃO 9
"Uma figura plana fechada, formada por quatro segmentos de reta que não se interceptam, unida com o seu interior é denominada quadrilátero" (BURGO, 2018, p. 202). Os quadriláteros se apresentam com diferentes características e recebem nomes especiais.

 

BURGO, Ozilia G. Metodologia da Matemática. Maringá: Unicesumar, 2018.

Partindo da definição apresentada, analise as informações abaixo:

I.  Um quadrilátero que apresenta dois pares de lados paralelos é denominado de paralelogramo.

II. Um quadrilátero que apresenta um par de lados paralelos é denominado trapézio.

III. Quadrado é um retângulo que possui 4 segmentos de reta de mesma medida.

IV. Retângulo é um paralelogramo que possui lados de mesma medida.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
A adição é a operação mais natural na vida da criança, porque está presente nas experiências infantis desde muito cedo. Sobre o assunto, considere V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações que mostram em quais momentos as crianças elaboram estes conhecimentos sobre a adição.
I. Elas somam em situações nos jogos infantis.
II. Elas contam e somam espontaneamente, quando brincam com seus brinquedos.
III. Elas constroem conceitos numéricos e inventam a aritmética, para resolver problemas práticos do cotidiano.
IV. Se uma criança ganha algumas balas e recebe mais algumas, ela sabe que terá mais balas, uma lógica da adição.
As afirmativas I, II, III e IV são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 - V, V, F, F.
Alternativa 2 - V, F, V, F.
Alternativa 3 - V, V, V, F.
Alternativa 4 - F, V, V, F.
Alternativa 5 - V, V, V, V.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu