FECHAR

ATIVIDADE 3 - LINGUAGENS ARTÍSTICAS E OS PROCESSOS CRIATIVOS - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - LINGUAGENS ARTÍSTICAS E OS PROCESSOS CRIATIVOS - 54_2025

ATIVIDADE 3 - LINGUAGENS ARTÍSTICAS E OS PROCESSOS CRIATIVOS - 54_2025

 

 

 

QUESTÃO 1

Os projetos em Artes podem articular conhecimentos de outras áreas, favorecendo um aprendizado mais integrado e significativo. Nessa perspectiva, os temas transversais se destacam, pois atravessam todas as disciplinas e possibilitam diálogos sobre questões como ética, cidadania, meio ambiente, saúde e pluralidade cultural. Assim, a transversalidade busca conectar conteúdos escolares com problemas reais, aproximando teoria e prática. Essa abordagem contribui para ampliar a formação crítica dos alunos e fortalecer a organização curricular.

Fonte: RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

​Com base no texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Embora dialoguem com outras áreas, os projetos de Artes priorizam conteúdos da própria disciplina.

II. Os temas transversais permitem trabalhar ética, cidadania, meio ambiente, saúde e pluralidade cultural.

III. A transversalidade do conhecimento limita-se à disciplina de Artes, não abrangendo outras áreas.

IV. A transversalidade relaciona a aprendizagem de conteúdos sistematizados às questões reais da vida.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 2

O desenvolvimento de projetos em sala de aula envolve diferentes ritmos de aprendizagem, já que alguns alunos se motivam de imediato enquanto outros demoram mais a compreender a proposta. Além disso, nem sempre o tema do projeto parte do grande grupo, podendo surgir da iniciativa de uma minoria ou até do próprio professor. Nesse processo, cabe ao docente ser persistente, organizar instrumentos de observação e avaliação, estimulando os alunos a formular hipóteses, lidar com erros e criar estratégias para aprender.

Fonte: RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

​Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. O professor deve ser persistente no desenvolvimento de projetos, estimulando a busca pelo conhecimento.

II. Todos os alunos compreendem a proposta de estudo ao mesmo tempo, não havendo diferenças de ritmo.

III. O tema do projeto pode nascer tanto do docente quanto de uma minoria ou grupo de alunos.

IV. Os instrumentos de observação e avaliação ajudam o professor a compreender como o aluno aprende e formula hipóteses.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 3
A música é uma linguagem artística que organiza sons e silêncios de modo expressivo, sendo capaz de comunicar sentimentos, sensações e pensamentos. Está presente em diferentes culturas e contextos sociais, como festas, rituais religiosos e manifestações cívicas, tendo papel histórico na formação humana desde a Grécia Antiga.

Fonte: RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O valor da música está apenas em seu aspecto estético, não envolvendo dimensões cognitivas ou sociais.
Alternativa 2 - A música é restrita a manifestações religiosas e, por isso, não é considerada essencial no currículo escolar.
Alternativa 3 - O estudo das propriedades físicas do som só pode ser realizado por pessoas com formação musical específica.
Alternativa 4 - A música, por se basear apenas no som, não considera o silêncio como elemento expressivo em sua linguagem.
Alternativa 5 - Desde a Grécia Antiga, a música era vista como fundamental para a formação dos cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia.
QUESTÃO 4

As artes cênicas utilizam o corpo como principal meio de expressão e se apresentam por meio de palco, cenário e plateia. O teatro, como manifestação cênica, subdivide-se em diferentes gêneros. Além dos atores, várias profissões estão envolvidas no processo teatral.

Fonte: ​RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O dramaturgo é quem cria os cenários e cuida da estética visual do palco.
Alternativa 2 - O ator é responsável por coordenar toda a equipe técnica e artística envolvida na peça.
Alternativa 3 - O diretor de cena é o profissional que organiza, orienta e conduz a apresentação teatral.
Alternativa 4 - O cenógrafo tem como principal função escrever as falas e criar os personagens da peça.
Alternativa 5 - O figurinista é o responsável por coordenar a cena e orientar os atores durante a encenação.
QUESTÃO 5

O ensino das artes visuais exige do professor estratégias que permitam ao aluno desenvolver pensamento visual e compreender a linguagem artística em sua forma, materialidade e elementos constitutivos. Para isso, são fundamentais a pesquisa e a leitura dos componentes visuais (como ponto, linha, cor, textura, volume, luz e ritmo), bem como a experimentação em diferentes técnicas, suportes e materiais. Além disso, a prática artística envolve tanto processos individuais quanto colaborativos, em diálogo com o patrimônio cultural e com outras linguagens, como arquitetura, cinema e moda.

Fonte: ​RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O ensino de artes visuais deve restringir-se apenas à pintura tradicional.
Alternativa 2 - O ensino de artes visuais ignora a relação com outras linguagens artísticas e culturais.
Alternativa 3 - Os processos de criação em artes visuais não envolvem escolhas pessoais ou culturais.
Alternativa 4 - A linguagem visual é composta apenas por cor e forma, não incluindo outros elementos.
Alternativa 5 - A experimentação de diversas técnicas e suportes é essencial para compreender a linguagem visual.
QUESTÃO 6

O espaço escolar destinado às práticas artísticas deve ser planejado de acordo com a linguagem a ser trabalhada, favorecendo a criação, a motivação e a aprendizagem significativa. Para isso, a sala de Artes precisa contemplar aspectos materiais e funcionais, adaptando-se às necessidades de atividades como desenho, pintura, dança ou teatro. Além disso, o espaço é compreendido como algo dinâmico, em que se articulam objetos e ações, modificando-se com o tempo e de acordo com os usos pedagógicos.

Fonte: RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

​Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. Na escola, o espaço de Artes deve ser um ambiente de criação e de conhecimento cultural.

II. As salas de Artes são espaços fixos e estáticos, que não se modificam com novos objetos ou ações humanas.

III. O espaço para dança ou teatro deve ser amplo, bem ventilado e equipado com espelhos, piso de madeira e barras.

IV. O espaço é um conjunto dinâmico que integra sistemas de objetos e sistemas de ações, modificando-se historicamente.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
As aulas de artes podem abranger diferentes linguagens artísticas, promovendo experiências criativas e expressivas. Entre as atividades possíveis, encontram-se as esquetes teatrais, o teatro de sombras e o teatro de fantoches, que permitem unir aspectos cênicos e visuais.

Fonte: ​RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A confecção de fantoches de meia permite unir os fazeres artísticos visuais e cênicos.
Alternativa 2 - A contação de histórias não é considerada uma forma de linguagem artística nas artes.
Alternativa 3 - A dança, no contexto escolar, restringe-se às práticas populares e não inclui estilos eruditos.
Alternativa 4 - O teatro de sombras é limitado apenas à Educação Infantil e não contempla aspectos cênicos.
Alternativa 5 - O teatro de fantoches trabalha apenas a criatividade manual, sem relação com a expressão cênica.
QUESTÃO 8

No estudo das artes visuais, compreender as diferenças entre bidimensionalidade e tridimensionalidade é essencial para a leitura e produção das obras. A bidimensionalidade está presente em criações, assim como a tridimensionalidade.

Fonte: ​RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O desenho e a pintura são exemplos de criações bidimensionais.
Alternativa 2 - A tridimensionalidade limita-se apenas às criações planas, como o desenho.
Alternativa 3 - A bidimensionalidade abrange obras que apresentam altura, largura e profundidade.
Alternativa 4 - Uma escultura é considerada bidimensional, pois pode ser vista de diferentes ângulos.
Alternativa 5 - A bidimensionalidade e a tridimensionalidade não têm relação com dimensões de altura, largura e profundidade.
QUESTÃO 9

As propostas pedagógicas em Artes na Educação Básica precisam ser estruturadas de forma planejada, contemplando conteúdos, metodologias, objetivos e formas de avaliação. Nessa perspectiva, a prática docente deve estimular experiências de criação, fruição estética e interação, permitindo ampliar o olhar crítico, criativo e imagético dos alunos. Além disso, o ensino de Artes articula os campos conceituais do fazer, ler e contextualizar, e pode ainda se desenvolver por meio de conexões transdisciplinares, relacionando-se a outras áreas do conhecimento.

Fonte: RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

​Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. O planejamento em Artes deve contemplar conteúdos, objetivos, metodologias e formas de avaliação.

II. A interação com obras e linguagens artísticas contribui para a construção de conhecimento e de habilidades interpessoais.

III. A fruição estética não faz parte das experiências a serem proporcionadas nas aulas de Artes.

IV. As propostas pedagógicas em Artes podem interligar conteúdos de outras áreas do conhecimento, limitadas a um componente curricular.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 10

O trabalho com projetos em sala de aula favorece a autonomia dos alunos, que aprendem a decidir, pesquisar e vivenciar experiências práticas. Para que isso aconteça, o projeto precisa ser bem estruturado, envolvendo etapas como definição do tema, conteúdos, objetivos, cronograma, justificativa e problema. Também é necessário planejar o desenvolvimento, com atividades que dialoguem com os objetivos e perguntas problematizadoras, e organizar um fechamento, que valorize os resultados obtidos.

Fonte: RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

​Com base no texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. O projeto deve conter um objetivo geral e objetivos específicos relacionados às ações desenvolvidas.

II. O fechamento do projeto pode ocorrer por meio de exposições, apresentações e registros das atividades.

III. A escolha da temática deve ser obrigatoriamente feita pelos alunos, nunca pelo professor.

IV. O problema consiste no levantamento de perguntas problematizadoras sobre a temática escolhida.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.

 

 

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu