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ATIVIDADE 3 - LETL - LÍNGUAS ORAIS E LÍNGUA DE SINAIS: ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - LETL - LÍNGUAS ORAIS E LÍNGUA DE SINAIS: ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS - 53_2025

ATIVIDADE 3 - LETL - LÍNGUAS ORAIS E LÍNGUA DE SINAIS: ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS - 53_2025

QUESTÃO 1

O movimento resulta do deslocamento das mãos configuradas no espaço de articulação do sinal, e no decorrer do tempo gasto para executá-lo. Uma pequena alteração do movimento pode mudar o significado do sinal. Já os sinais que não possuem movimento são chamados de sinais estáticos.Os movimentos na Libras  podem variar de acordo com o tipo de informação que está sendo comunicada e são essenciais para transmitir nuances de significados, utilizados em diferentes contextos, sendo eles: Analise as afirmativas abaixo:

I - Movimento Retilíneo, segue uma linha reta. Usado para representar trajetórias lineares, como "caminho reto".

II-  Movimento Helicoidal, combinação de movimentos circulares e lineares, semelhante a uma hélice. Usado para expressar ascensão ou descida, como "subir" ou "descer".​

III-  Movimento Semicircular, segue uma forma semicircular. Usado para indicar curvas suaves ou mudanças graduais de direção, como "virar à esquerda".​

IV - Movimento Circular, trajetória circular completa. Usado para representar objetos redondos ou algo girando, como "roda".​

V - Movimento Sinuoso, movimento ondulado ou em zigue-zague. Usado para representar trajetórias sinuosas, como o curso de um rio.​

Está correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1 - I, II, III, IV e V.
Alternativa 2 - I, II apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III, IV e V, apenas.
Alternativa 5 - IV e V, apenas.
QUESTÃO 2
Para o surdo brasileiro, a Libras tem status de primeira língua (L1) e o Português é considerado segunda língua (L2), isso porque a aquisição da Língua Portuguesa, na modalidade escrita, geralmente, é adquirida depois que o surdo já aprendeu a Libras.

​PENHA, Nilma Moreira da. Línguas Orais e Língua de Sinais: Estudos Fonéticos e Fonológicos/ Nilma Moreira da Penha; organizador: Viviane Damacena. -Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Sobre a aquisição da linguagem para as pessoas surdas, leia as afirmativas a seguir

I. Assim como no caso de uma pessoa ouvinte que tenha nascido no Brasil, a L1 para esse é o Português, e caso esse venha a estudar, por exemplo, Libras, a Libras será a L2, assim como será L2 se, em vez de Libras, ele se interessar por estudar inglês, francês ou outro idioma.

II. Ou seja, L1 é a língua natural ao sujeito surdo, que está relacionada à sua cultura linguística e social, enquanto a língua utilizada no país onde ele nasceu, a L2, a segunda língua na modalidade escrita que venha a estudar e aprender.

III. Pessoas surdas não precisam aprender L2 nas escolas, porque há Leis que amparam a comunidade.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - II, apenas.
Alternativa 4 - I e II, apenas.
Alternativa 5 - I e III, apenas.
QUESTÃO 3

A comunicação eficaz depende da clareza da mensagem e do uso adequado dos canais comunicativos — visual, auditivo e sinestésico. Cada indivíduo tende a desenvolver um canal com mais intensidade, e a percepção sensorial pode variar, inclusive em pessoas com deficiência, sem impedir a construção da linguagem e da comunicação.

Com base no texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. A linguagem visual é predominante em ambientes onde a imagem e a estética transmitem significados, sendo muito utilizada em publicidade.

II. A linguagem auditiva é mais eficaz para aqueles que aprendem melhor ouvindo explicações, destacando a importância da oralidade no processo de ensino-aprendizagem.

III. A linguagem sinestésica é baseada unicamente no tato, sendo impossível para outras sensações, como cheiro ou temperatura, contribuírem para a comunicação.

IV. Mesmo na ausência de um ou mais sentidos, o ser humano é capaz de desenvolver linguagem e se comunicar por meio de adaptações sensoriais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 4

Na verdade, toda língua é um conjunto heterogêneo e diversificado porque as sociedades humanas têm experiências históricas, sociais, culturais e políticas diferentes e essas

experiências se refletiram no comportamento linguístico de seus membros. A variação linguística, portanto, é inerente a toda e qualquer língua viva do mundo. Isso significa queas línguas variam no tempo, nos espaços geográfico e social e também de acordo com a situação em que o falante se encontra.

​​

Fonte: PENHA, N. M da. Línguas Orais e Língua de Sinais: Estudos Fonéticos e Fonológicos/ Nilma Moreira da Penha; organizador: Viviane Damacena. - Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Em relação à variação linguística, analise as afirmativas a seguir:

I. A variação linguística refere-se às diferenças que ocorrem apenas entre línguas diferentes, não dentro de uma única língua.

II. A variação linguística é um fenômeno raro e pouco estudado na linguística.

III. A variação regional na língua envolve diferenças de pronúncia e vocabulário que são comuns em diferentes áreas geográficas.

IV. A variação social na língua está relacionada às diferenças de status social entre os falantes e pode influenciar o uso de gírias e formas informais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
O termo Logos, de origem grega, designa a razão, o pensamento lógico e o discurso articulado. No âmbito acadêmico e filosófico, refere-se à capacidade racional do sujeito de interpretar, argumentar e compreender o mundo de forma lógica e sistematizada, sendo base para a construção do conhecimento científico, em oposição ao Mythos, vinculado à narrativa simbólica.​ O conceito de logos ocupa papel central na história da filosofia ocidental, especialmente a partir da Grécia Antiga. Ele representa a passagem de uma forma simbólica e mitopoética de explicar o mundo para uma explicação racional, baseada em argumentos e métodos científicos.

​PENHA, Nilma Moreira da. Distância. In: DAMACENA, Viviane (org.). Línguas orais e língua de sinais: estudos fonéticos e fonológicos. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre o papel da linguagem na construção do pensamento, analise as afirmativas a seguir:

I. Logos refere-se à linguagem racional, lógica e conceitual, sendo fundamento para a construção do pensamento científico.

II. A linguagem baseada no mythos é marcada pela objetividade e pela busca de causas racionais, típica do discurso filosófico e científico.

III. A terminação “logia” presente em palavras como psicologia, sociologia e biologia está relacionada ao uso do logos como expressão de conhecimento sistemático.

IV. O surgimento do pensamento crítico está relacionado à valorização do logos, que propõe explicações racionais em oposição às explicações míticas.

V. A ciência e a filosofia ocidentais romperam totalmente com o mythos, excluindo qualquer influência simbólica ou narrativa na construção do conhecimento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III, apenas.
Alternativa 2 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 3 - II, IV e V, apenas.
Alternativa 4 - I, III, IV e V, apenas.
Alternativa 5 - II, III, IV e V, apenas.
QUESTÃO 6

A linguagem não é um meio neutro através do qual uma mensagem é enviada. As palavras são carregadas de sentido para os falantes, pois, para que haja linguagem entre os seres humanos, é necessário que exista uma consciência fonológica, que é própria, criadora de significados.

​Fonte: PENHA, N. M. da. Línguas Orais e Língua de Sinais: Estudos Fonéticos e Fonológicos/ Nilma Moreira da Penha; organizador: Viviane Damacena. - Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Sobre a consciência fonológica e sua importância no processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:
I.  A consciência fonológica é irrelevante para surdos, pois eles não utilizam a rota fonológica para a leitura e escrita.

II. A rota fonológica desenvolvida com a estratégia alfabética é essencial apenas para a leitura de palavras conhecidas e memorizadas.

III. A consciência fonológica permite a conversão da ortografia em fonologia e vice-versa, facilitando a leitura e escrita de palavras novas, mesmo que ocorra desvio em palavras irregulares.

IV.  A estratégia alfabética não está relacionada ao desenvolvimento da consciência fonológica.

É corrte o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - III, apenas.
Alternativa 2 - IV, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 7
Ryle (1951) nos mostra que a tarefa da filosofia seria tornar claras as ideias e conceitos, afastando ao máximo conceitos considerados enganadores. Para ele, os enigmas filosóficos surgem quando a troca de signos ou termos resulta em uma composição absurda. Quando esse absurdo é fácil de identificar, pode-se buscar a origem dele e combatê-lo, se necessário. Porém, quando há dificuldade na identificação, isso leva a uma análise, derivando os enigmas filosóficos e, assim, tornando-se importantíssima a relação sujeito-linguagem, de forma que os interlocutores possam entender uns aos outros.

Fonte: RYLE, G. The Concept of Mind. Londres: Hutchinsons University Library, 1951.

Com base na leitura do texto, analise as afirmativas a seguir:

I. Gilbert Ryle defendia que os enigmas filosóficos eram inevitáveis e não podiam ser resolvidos pela linguagem.

II. A filosofia, segundo Ryle, tem como uma de suas tarefas tornar claras as ideias e conceitos.

III. A substituição indevida de termos pode gerar composições absurdas que dificultam o entendimento filosófico.

IV. A relação entre sujeito e linguagem é considerada fundamental para a compreensão mútua entre os interlocutores.

V. Ryle rejeita totalmente as influências das teorias linguísticas de Wittgenstein.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II e V, apenas.
Alternativa 2 - I, II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - III, IV e V, apenas.
QUESTÃO 8

A fonética auditiva estuda como os sons da fala são percebidos pelo ouvido e processados pelo cérebro. Já a fonética articulatória analisa os órgãos responsáveis pela produção desses sons, como língua, lábios e pregas vocais. A fonética acústica e instrumental examina as ondas sonoras e sua aplicação em tecnologias como microfones, reconhecimento de voz e aparelhos auditivos. No mercado de trabalho, o domínio dessas áreas favorece a comunicação eficaz e o desempenho profissional.

Sobre as aplicações da fonética no contexto profissional, analise as afirmativas a seguir:

I. A fonética auditiva é fundamental para a comunicação eficaz, pois permite a codificação e decodificação dos sons da fala.

II. A fonética articulatória estuda como os sons são percebidos pelo cérebro e não se relaciona com a produção vocal.

III. A fonética acústica tem aplicações tecnológicas importantes, como na engenharia de som e no desenvolvimento de dispositivos de reconhecimento de voz.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 9

Partindo do pressuposto de que a linguagem é composta por signos, significantes e significados, compreende-se que a comunicação em qualquer língua, inclusive na Libras, depende da organização desses elementos. O aprendizado de uma nova língua está relacionado ao distanciamento entre ela e a língua materna, mas pode ser superado com dedicação e estudo, uma vez que a capacidade de aprender línguas é característica humana.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A Libras, como qualquer outra língua, possui estrutura própria de signos, significantes e significados, o que a caracteriza como língua legítima e completa.

PORQUE

II. O processo de aquisição da Libras por ouvintes pode ser dificultado pelo fato de ela não compartilhar a mesma base genealógica da Língua Portuguesa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10

A linguagem abrange inúmeras áreas de trabalho e é reconhecida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC valoriza a atuação dos indivíduos em práticas de linguagem em diversas esferas da comunicação humana, desde a modalidade informal até a formal, conforme exigido pelas diferentes situações (Penha, 2024).

Fonte: PENHA, N. M. Línguas Orais e Língua de Sinais: Estudos Fonéticos e Fonológicos. Organização de Viviane Damacena. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Sobre a linguagem na BNCC, analise as sentenças a seguir:

I. Esses conhecimentos possibilitam mobilizar e ampliar recursos expressivos, para construir sentidos nos diversos campos de atuação, compreendendo como o ser humano se constitui como sujeito e como age no mundo social em interações mediadas pelos diversos tipos de linguagem, pois está relacionada ao pensamento e às emoções.

II. É interessante como muitos pesquisadores e teóricos da linguagem podem investigar um determinado aspecto, muitas vezes, aparentemente simples e que até pode passar despercebido aos nossos olhos e ouvidos, mas que são fundamentais no ambiente linguístico.

III. Temos várias áreas de estudos da linguagem, entre elas a Linguística, que busca explicar os mecanismos implícitos, a morfologia, a sintaxe e a semântica, que consistem no trabalho do pesquisador que atua com a linguística.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - III, apenas
Alternativa 2 - I e III, apenas
Alternativa 3 - II e III, apenas
Alternativa 4 - I e II, apenas
Alternativa 5 - I, II e III.
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