FECHAR

ATIVIDADE 3 - LET - PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - LET - PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I - 53_2025

ATIVIDADE 3 - LET - PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I - 53_2025
Questão 1
Segundo Suassuna (2004, p. 92), “[...] a avaliação sofreu um remodelamento conceitual que era um trabalho de desconstrução, de superação da fixidez; um trabalho com as falhas e os desvios, que levaria a revalorizar o desviante, apostando em novas possibilidades de articulação, apropriação e transferência dos sentidos, informações e conhecimentos”.
​SUASSUNA, L. Linguagem como Discurso: implicações para as práticas de avaliação. 2004, 389 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, 2004.
Sobre a proposta de avaliação como problemática de sentido, analise as assertivas que seguem.
I. Esse modelo de avaliação se ampara na concepção de linguagem como forma de interação, entendendo-a como um processo dialógico e orgânico.
II. As respostas da avaliação que não se enquadram no resultado esperado não são problematizadas, tampouco tenta-se entender o processo que levou a ele.
III. Nesta proposta não há espaço para uma avaliação diferenciada. Desse modo, segue-se as provas tradicionais em que são avaliados apenas os erros e acertos para mensuração de nota.
IV. O foco nessa concepção não é apenas o sujeito/aluno, seus erros e acertos, mas sim a interação efetivada por meio do processo de ensino/aprendizagem.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, III e IV, apenas.

 

Questão 2
No cotidiano da sala de aula, as pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem precisam assumir seus papéis específicos para atingir os objetivos pedagógicos.

Fonte: Elaborado pela professora, 2024.


Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:

I. Tendo em vista que a rotina do professor é bastante complexa e as turmas heterogêneas, o professor deve seguir à risca as orientações da Base Nacional Comum Curricular e seu planejamento, desconsiderando especificidades locais.
II. O principal papel do professor é de mediador das necessidades, das finalidades e das possibilidades de aprendizagem, criando uma tríade entre si, o objeto de estudo e o aluno.
III. É papel exclusivo do professor produzir a proposta pedagógica anual do colégio, de modo que o trabalho seja claro e consciente, destacando o que será ensinado em sua disciplina, de que maneira e com qual objetivo.
IV. O aluno também deve tomar para si parte da responsabilidade por seu processo de ensino/aprendizagem, relacionando-se com a linguagem em suas diversas materializações de forma contínua.


É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

 

Questão 3
A Educação a Distância (EAD) é uma grata realidade nacional, pois conseguiu vencer preconceitos, demonstrar a sua importância no cenário educacional, solidificar práticas pedagógicas coerentes, além de democratizar a educação.

Sobre isso, avalie as afirmações abaixo.
I. A EAD chegou ao Brasil no início do século XXI como uma estratégia de recuperação da educação nacional.
II. A origem da EAD é antiga, mas, nas últimas décadas, suas maiores conquistas têm sido possibilitadas pelos avanços tecnológicos.
III. O rádio, a televisão, assim como o computador foram e são instrumentos importantes na EAD.
IV. A EAD começou, no Brasil, no século XX com as práticas de cursos desenvolvidos por correspondência.

É correto o que se afirma em

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, III e IV, apenas.

 

Questão 4
“O exercício dessa função [leitura] [...] é delegado à escola, cuja competência precisa tornar-se mais abrangente, ultrapassando a tarefa usual de transmissão de um saber socialmente reconhecido e herdado do passado. Eis porque se amalgamam os problemas relativos à educação, introdução à leitura, com sua consequente valorização, e ensino da literatura, concentrando-se todos na escola, local de formação do público leitor.” (ZILBERMAN, 1991, p.16).
​ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1991.

Nesse contexto, analise as afirmativas que seguem e a relação proposta entre elas:

I. A leitura literária na escola estimula a criatividade, cognição e os sentidos, promovendo uma prática significativa para o desenvolvimento do aluno.

PORQUE
II. Ela promove uma consciência crítica e artística que ultrapassam o conhecimento empírico e resgata os valores socialmente construídos.

Acerca dessas afirmativas, assinale a opção correta.

 

Alternativas
Alternativa 1:

I e II estão corretas, mas o item II não é uma justificativa do item I.

Alternativa 2:

I e II estão corretas, e o item II é a justificativa correta do I.

Alternativa 3:

I está correta, mas o item II não é verdadeiro.

Alternativa 4:

II está correto, porém o item I é não é verdadeiro.

Alternativa 5:

Os dois itens estão incorretos.

 

Questão 5
A leitura e a produção de texto são práticas muito importantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois ampliam o conhecimento linguístico, preparando os alunos para as práticas sociais. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir.

I. A produção textual na EJA deve valorizar exclusivamente a escrita, pois os gêneros orais já são conhecidos pelos alunos.
II. Tanto a produção textual quanto a leitura devem ser trabalhadas de modo relacionado ao ensino da gramática.
III. A leitura na EJA deve ser voltada ao contexto literário, pois os textos cotidianos são menos valorizados na sociedade.
IV. A produção textual e a leitura devem favorecer a formação linguística do aluno, com base na concepção de linguagem como forma de interação.

É correto apenas o que se afirma em

 

Alternativas
Alternativa 1:

IV.

Alternativa 2:

I e II.

Alternativa 3:

II e IV.

Alternativa 4:

I, II e IV.

Alternativa 5:

I, III e IV.

 

Questão 6
A educação sistematizada configurada de modo que professor e aluno estejam longes fisicamente recebe diferentes nomes fora do Brasil, bem como se ampara, em cada lugar, em normas específicas.

Quanto a esse tema, ao que melhor apresenta as características da Ead do Brasil, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

A educação a distância, no Brasil se apoia em uma organização estrutural própria e em uma concepção de linguagem específica diferente das práticas escolares presenciais.

Alternativa 2:

Na educação a distância, no Brasil, as condutas dos professores acontecem à parte dos alunos, de modo que a interação entre o professor, tutor e aluno ocorre apenas por meios eletrônicos.

Alternativa 3:

No Brasil, configura-se educação a distância qualquer prática escolar que ocorra sem o contato físico entre os envolvidos no processo.

Alternativa 4:

O ensino a distância, da maneira como se configura no Brasil, não estimula nos discentes as habilidades relativas à formação pessoal.

Alternativa 5:

Assim como na educação presencial, no Brasil, a Ead se amparam em uma organização específica e pode se desenvolver por meio de diversos recursos, digitais e não digitais.

 

Questão 7
O sistema de educação a distância, o qual consiste em, por meio de suportes tecnológicos, estabelecer o processo de ensino, tornou-se, nos últimos anos, uma das modalidades educacionais que mais se propagou pelo Brasil.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.

No que diz respeito ao trabalho com a língua portuguesa desenvolvido especificamente nesse modelo, analise as alternativas a seguir e marque a única correta.

 

Alternativas
Alternativa 1:

As práticas de educação a distância devem priorizar os gêneros digitais, em detrimento dos tradicionais, a fim de preparar os alunos para o mercado de trabalho.

Alternativa 2:

Na educação a distância, para que desenvolva a autonomia, a aprendizagem quanto às atividades de leitura e escrita são total responsabilidade dos alunos.

Alternativa 3:

Por ser uma modalidade diferenciada, as práticas de educação a distância se desenvolvem com base em uma concepção de ensino específica totalmente diferente da presencial.

Alternativa 4:

Mesmo que a distância, é importante que o professor de língua portuguesa estabeleça a interação entre si, o discente e o objeto de estudo, de modo que haja a consolidação do conteúdo.

Alternativa 5:

O professor da educação a distância não precisa necessariamente manter a mesma postura em relação ao processo de ensino/aprendizagem daquele que trabalha no ensino presencial, pois são modalidades totalmente distintas.

 

Questão 8
Ao longo dos anos, algumas concepções diferentes permearam as práticas de ensino dos jovens e adultos, na tentativa de erradicar ou, ao menos, minimizar o analfabetismo no Brasil.

Fonte: Elaborado pela professora, 2024.

Com base nas discussões sobre este tema apresentadas no livro de Prática de Ensino da Língua Portuguesa I, leia as assertivas a seguir:

I. Durante a maior parte do século XX, bastava saber ler algumas palavras ou frases, ou seja, decodificá-las, para que o cidadão fosse considerado alfabetizado.
II. A concepção de ensino de Paulo Freire defendia uma visão mais ampla da alfabetização, com base em atividades ligadas à prática social, cultural e profissional do aluno, a fim de ampliar sua interação na sociedade.
III. Embora, a partir do fim do século XX, houvesse algumas tentativas de mudança quanto à concepção de ensino nas escolas, de forma a ampliar os letramentos e preparar os alunos para uma vida mais participativa na sociedade, na educação de jovens e adultos, a visão tradicional e instrumental manteve-se por mais tempo.
IV. A alfabetização e o letramento, mesmo que entendidos na atualidade como processos diferentes, estão relacionados, interligados e indissociáveis, pois ambos visam ao desenvolvimento do aluno quanto às práticas que envolvem o uso da linguagem.
 
É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 9
Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o trabalho em sala de aula com a Língua Portuguesa deve possibilitar aos estudantes práticas que ampliem seus letramentos, com o objetivo de proporcionar a participação efetiva, crítica e significativa na sociedade. Nesse sentido, o documento destaca que:
[...] o texto ganha centralidade na definição dos conteúdos, habilidades e objetivos, considerado a partir de seu pertencimento a um gênero discursivo que circula em diferentes esferas/campos sociais de atividade/comunicação/uso da linguagem. Os conhecimentos sobre os gêneros, sobre os textos, sobre a língua, sobre a norma-padrão, sobre as diferentes linguagens (semioses) devem ser mobilizados em favor do desenvolvimento das capacidades de leitura, produção e tratamento das linguagens.

Fonte: BRASIL. SEF. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC; SEF, 2017, p. 67.


Tendo em vista tal discussão, leia as assertivas a seguir:

I. Os textos multissemióticos disponíveis na web, conforme a BNCC, devem ser trabalhados com a principal finalidade de despertar o interesse do aluno para a língua portuguesa, ou seja, um ponto de partida para as atividades de escrita que envolvem gêneros mais formais e importantes em sociedade.
II. A BNCC reconhece que os gêneros impressos, aos poucos, desaparecerão da sociedade, dando lugar aos digitais, cada dia mais comuns. Por isso, destaca que o professor deve se preparar, sobretudo, para trabalhar os textos comuns na Web.
III. A Base Nacional Comum Curricular destaca que o eixo produção de textual corresponde às práticas de linguagem relacionadas tanto às manifestações escritas quanto às orais e multissemióticas.
IV. No processo de ensino/aprendizagem, o professor deve reconhecer os discursos e posicionamentos dos alunos, a fim de, por meio de debates e argumentos, desenvolver suas competências e potencialidades.


É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

III, apenas.

Alternativa 2:

IV, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

III e IV, apenas.

 

Questão 10
O domínio a linguagem é uma exigência comum e necessária na atualidade, tendo em vista que seu domínio pode ampliar ou limitar as relações de cada cidadão, no campo pessoal ou profissional. Desse modo, não apenas as crianças precisam do ensino escolar, pois, muitas vezes, os jovens maiores de idade e adultos necessitam dessa mediação, por não terem tido tal possibilidade na idade adequada.

Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:
I. A alfabetização é uma habilidade primordial e, assim, um dos pilares ao desenvolvimento e participação do cidadão na sociedade.
II. O processo de alfabetização não se mostra tão eficaz quando desenvolvido em pessoas que estejam fora da idade escolar.
III. A década de 1960 foi marcada positivamente pela contribuição de Paulo Freire, o qual entendia a educação como forma de transformação e emancipação pessoal e social.
IV. O processo de ensino/aprendizagem no EJA tem o objetivo de instrumentalizar os adultos, exclusivamente, para o mercado de trabalho.

É correto apenas o que se afirma em

 

Alternativas
Alternativa 1:

I.

Alternativa 2:

II.

Alternativa 3:

III e IV.

Alternativa 4:

I e III.

Alternativa 5:

I, III e IV.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu