FECHAR

ATIVIDADE 3 - GPUB - FUNDAMENTOS DE LEGISLAÇÃO - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - GPUB - FUNDAMENTOS DE LEGISLAÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 3 - GPUB - FUNDAMENTOS DE LEGISLAÇÃO - 53_2025

No início, a legislação se restringia à produção de leis, hoje abarca um rol enorme de atos, como resoluções, regimentos, instruções normativas, circulares, ordens de serviço, entre outros, criando uma estrutura hierárquica das fontes. O ponto de partida é a Constituição, que, por pressuposto analítico, determina todas as competências normativas do Estado.

Fonte: FERRAZ JUNIOR, T. S. Introdução ao Estudo do Direito: Técnica, Decisão, Dominação​. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2019. (adaptado).

Assinale a alternativa que indica a ordem hierárquica das fontes legais, a partir do topo da pirâmide.

Alternativas
Alternativa 1 - Emendas Constitucionais, Constituição Federal, Leis Complementares e Leis Ordinárias.
Alternativa 2 - Constituição Federal, Emendas Constitucionais, Leis Complementares e Leis Ordinárias.
Alternativa 3 - Constituição Federal, Leis Ordinárias, Leis Complementares e Emendas Constitucionais.
Alternativa 4 - Emendas Constitucionais, Constituição Federal, Leis Ordinárias e Leis Complementares.
Alternativa 5 - Constituição Federal, Emendas Constitucionais, Leis Ordinárias e Leis Complementares.
QUESTÃO 2
O Direito Constitucional é o ponto de apoio dos demais ramos, ou seja, “é o tronco do qual se separam os demais ramos, dando as coordenadas na vida jurídica do Estado” (MESSA, 2018, p. 67). Desta forma, segundo referida autora, é possível afirmar que, no Brasil, a Constituição Federal é a norma mais importante. Por isso, imprescindível o estudo no que tane aos fundamentos da Constituição Federal.

Fonte: MESSA, Ana Flávia. Direito Constitucional. 5. ed. São Paulo: Editora Rideel, 2018.

De acordo com o estudo realizado, avalie as afirmações abaixo:

I. A soberania consiste na capacidade do Estado de criar o próprio ordenamento jurídico, ou seja, editar suas normas e ordem jurídica.

II. Somente há a previsão como fundamento a soberania interna, ou seja, somente há supremacia do Estado em relação a ordem interna.

III. A cidadania e a dignidade humana são fundamentamos que se relacionam, havendo, assim, uma dificuldade em formulação de conceitos específicos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 3
A função administrativa, segundo Alves (2021, p. 50), consiste “no dever de o Estado, ou quem aja em seu nome, dar cumprimento, no caso concreto, aos comandos normativos, de maneira geral ou individual, para a realização dos fins públicos”. Para tanto, é possível apontar as atribuições da Administração Pública.

Fonte: ALVES, Felipe Dalenogare. Direito Administrativo. São Paulo: Editora Rideel, 2021.

De acordo com o estudo realizado e as atribuições da Administração Pública, avalie as afirmações abaixo:

I. O fomento consiste na possibilidade de instituir limitações ao direito de liberdade e de propriedade em benefício da coletividade.

II. A Administração Pública pode incentivar os setores da iniciativa privada visando o desenvolvimento da ordem social e econômica.

III. A Administração Pública deve prestar serviços públicos à sociedade, como, por exemplo, na área da saúde e da educação.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 4

A Constituição Federal traz tanto direitos fundamentais, quanto garantias fundamentais, por isso, para melhor entendimento, é necessário traçar distinção entre os termos, sendo direitos fundamentais bens e benefícios previstos na Constituição e garantias fundamentais, ferramentas insculpidas para resguardar e possibilitar o exercício dos direitos.

Fonte: PADILHA, R. Direito Constitucional. 6. ed. São Paulo: Editora Método, 2020. (adaptado).

Sobre os direitos e garantias fundamentais, analise as afirmativas a seguir:

I. O habeas corpushabeas data e o mandado de segurança são exemplos de direitos fundamentais.

II. Direitos fundamentais podem ser considerados posições de vantagem conferidas pela norma constitucional.

III. Os remédios constitucionais, por assegurarem os direitos fundamentais, são considerados uma espécie de garantia fundamental.

IV. As garantias são normas com o condão de assegurar algo; são, portanto, instrumentos capazes de garantir, de assegurar os direitos constitucionais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
A Constituição, segundo Messa (2018, p. 67), “estabelece o modo de ser do Estado, ou seja, regula a estrutura, a organização, o funcionamento e proteção de um determinado Estado em seus aspectos fundamentais, bem como os direitos, deveres e garantias fundamentais dos membros da sociedade” é por esta razão que é considerada a Lei Fundamental.

Fonte: MESSA, Ana Flávia. Direito Constitucional. 5. ed. São Paulo: Editora Rideel, 2018.

Considerando os estudos realizados sobre o tema, analise as alternativas abaixo e assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - É ramo do Direito Privado, já que possui papel central para os demais ramos.
Alternativa 2 - Não possui qualquer vinculação com outros ramos do direito, vez que é ramo do Direito Público, estruturante do ordenamento.
Alternativa 3 - O direito constitucional apenas possui relação com o direito administrativo, já que ambos possuem relação com o interesse público.
Alternativa 4 - Não há vínculo entre o direito constitucional e o direito processual, já que o último é apenas a instrumentalização do direito material.
Alternativa 5 - O direito constitucional é a base de sustentação de todos os direitos, sejam eles previstos em leis complementares, ordinárias ou delegadas, medidas provisórias e decretos.
QUESTÃO 6

A extinção de um ato administrativo também denominada desfazimento, é a retirada do ato administrativo do ordenamento jurídico, podendo esse fenômeno ocorrer pelas mais variadas razões, por exemplo, pela ilegalidade da atuação administrativa, em virtude da falta de conveniência e oportunidade, e pela sobrevinda de uma lei incompatível com o ato anteriormente praticado, entre outros. As principais formas de extinção são a anulação, revogação, cassação, caducidade e contraposição.

Fonte: CAMPOS, A. C. Direito administrativo facilitado. 2. ed. Rio de Janeiro: Método, 2021. (adaptado).

Sobre as formas de extinção dos atos administrativos, analise as afirmativas a seguir:

I. A cassação é a retirada de um ato administrativo pelo descumprimento das condições inicialmente impostas.

II. A anulação do ato administrativo só poderá ser realizada pela própria Administração, uma vez que seu fundamento se encontra respaldado na conveniência e oportunidade.

III. A contraposição é a retirada do ato administrativo pelo Poder Público, quando se têm atos administrativos de competências diferentes, e o segundo anula os efeitos do primeiro.

IV. A revogação ocorre quando um ato administrativo está eivado de ilegalidade e ela pode ser feita pela própria Administração ou, até mesmo, pelo Poder Judiciário. Por ser um ato ilegal, os efeitos da revogação retroagem no tempo e anulam todos os atos desde sua origem.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
O Direito Administrativo, segundo Alves (2021, p. 47), pode ser conceituado como “ramo do direito público que abrange as normas (regras e princípios) que regulam o exercício da função administrativa (seja típica ou atípica), abarcando as entidades, os órgãos, os agentes e as atividades desenvolvidas pela Administração Pública na busca do interesse público”. Contudo, é preciso conhecer o conceito de Administração Pública, que, para fins didáticos, pode ser analisada sobre dois critérios: o formal e o material.

Fonte: ALVES, Felipe Dalenogare. Direito Administrativo. São Paulo: Editora Rideel, 2021.

Com base nos estudos da disciplina em especial no que tange ao conceito de Administração Pública, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A Administração Pública é a atividade desenvolvida pelo Estado ou seus delegados, sob o regime de Direito Público.

PORQUE

II. Consiste no aparelhamento do Estado para a prestação dos serviços públicos, para a gestão pública, sendo, contudo, desvinculada dos interesses da comunidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8

A distinção entre direito público e privado não é apenas um critério classificatório de ordenação dos critérios de distinção dos tipos normativos. Com essa distinção se torna possível classificar as normas, com seus diferentes tipos, em dois grandes grupos. A distinção permite ainda, a sistematização, isto é, o estabelecimento de princípios teóricos, básicos para operar as normas de um e outro grupo, ou seja, princípios diretores do trato com as normas, com suas consequências, com as instituições a que elas referem, os elementos congregados em sua estrutura.

Fonte: FERRAZ JUNIOR, T. S. Introdução ao Estudo do Direito: Técnica, Decisão, Dominação​. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2019. (adaptado).

Sobre a divisão entre Direito Público e Privado, analise as afirmativas a seguir:

I. A teoria de direito ainda possui questionamentos acerca da existência do Direito Público e Privado separadamente, de modo que o Direito pode ser visto como uma relação entre “Estado e Direito”.

II. No Império Romano, quando se tratava das coisas de interesse do Império, estas eram tratadas como Direito Privado, e, quando se referia às coisas envolvendo os cidadãos pertencentes a sociedade, aplicavam-se as normas do Direito Público.

III. O advento do liberalismo e, posteriormente, do capitalismo, fez com que a divisão entre Direito Público e Privado fosse reforçada, no sentido de preservação das questões de ordem privada e limitação da interferência dos interesses públicos.

IV. A divisão entre Direito Público e Privado pode ser feita, como é pela maioria da doutrina, tendo por critério os sujeitos envolvidos e a qualidade destes quando estão na relação jurídica; e o conteúdo normativo e o interesse jurídico a ele relacionado.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II e III, apenas.
Alternativa 2 - III e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
Martins (2021, [s. p.]) afirma que o Direito Constitucional “é o ramo do Direito Público que investiga e sistematiza as instituições fundamentais do Estado, bem como estabelece a origem, a forma, o desenvolvimento e os limites da aquisição e do exercício do poder, tendo como elemento central a Constituição”.

Fonte: MARTINS, Flávio. Curso de Direito Constitucional. 5. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2021.

Com base nos estudos da disciplina em especial no que tange às características do Direito Constitucional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O Direito Constitucional possui supremacia em relação aos demais ramos do direito.

PORQUE

II. É considerado o posicionamento hierárquico, ou seja, está no topo da pirâmide normativa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10

O princípio da supremacia do interesse público oferta à Administração prerrogativas para que esta possa alcançar a satisfação do interesse público. Sendo assim, os atos administrativos possuem algumas características que os distinguem dos atos privados chamadas de atributos dos atos administrativos.

Fonte: CAMPOS, A. C. Direito Administrativo Facilitado. 2. ed. Rio de Janeiro: Método, 2021. (adaptado).

Sobre os atributos dos atos administrativos, analise as afirmativas a seguir:

I. A presunção de legitimidade é o ato presumidamente legítimo, legal e verdadeiro.

II. A autoexecutoriedade é uma regra, e, está presente nos atos que têm em seu conteúdo uma obrigação.

III. A imperatividade dispensa o controle prévio pelo Poder Judiciário, mas nada impede que ele realize esse controle.

IV. Todo ato administrativo goza de presunção de legitimidade, sendo essa presunção de legalidade e veracidade, gerando sua aplicabilidade imediata.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e IV, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu