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ATIVIDADE 3 - GESTÃO DO COMPOSTO PROMOCIONAL E BRANDING - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - GESTÃO DO COMPOSTO PROMOCIONAL E BRANDING - 53_2025

ATIVIDADE 3 - GESTÃO DO COMPOSTO PROMOCIONAL E BRANDING - 53_2025

 

Questão 1
A marca de uma organização está sendo vista, cada dia mais, como um patrimônio, muitas vezes maior que todas os bens físicos que a empresa possui, sejam esses produtos, estrutura, materiais, entre outros. Afinal, é pela marca que se constrói uma relação com os consumidores, gerando valores e percepções em suas mentes. Segundo o site Exame (2025), as marcas mais valiosas do mundo são:


 
Fonte: https://exame.com/marketing/saiba-quais-sao-as-marcas-mais-valiosas-do-mundo- em-2025-duas-delas-sao-brasileiras/. Acesso em: 7 jul. 2025.

E personalizar uma marca aumenta a experiência de valor que ela irá proporcionar ao consumidor, aumentando seu valor de mercado. Além disso, será capaz de contribuir nas escolhas no momento de compra.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Assim como produtos e serviços comunicam seus atributos funcionais aos consumidores, as marcas devem comunicar seus atributos emocionais, sendo esses representados pela sua personalidade.

PORQUE

II. A ação de personalização de uma marca e a experiência de valor que essa pode criar aos consumidores são realizadas com base em ferramentas de gestão de marcas e no envolvimento e reconhecimento que o consumidor tem na marca em sua vida.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 2

O branding envolve a gestão das estratégias de marca de uma empresa, o que inclui o processo de criar um nome, símbolo ou design distintivo que identifica e diferencia um produto dos demais. Além disso, uma marca eficaz vai além do produto físico, formando uma imagem na mente dos consumidores que associa qualidade, credibilidade e satisfação a essa marca. Ele destaca que o branding não é apenas sobre se destacar visualmente, mas também sobre construir uma reputação que estabeleça uma conexão emocional com os consumidores.

SULZ, Paulino. O que é Branding: aprenda como fazer uma gestão de marca incrível​. Rockcontent. 22, ago. 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/branding/. Acesso em: 22 jul .2024.

Sobre branding, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.

I. O branding é essencial para construir uma identidade de marca forte e consistente.

PORQUE

II. O branding foca em criar logotipos atraentes e slogans memoráveis.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 3
A Promoção de Vendas é uma forma de atrair os consumidores até a loja, levando-os a apresentar o desejo de compra e realizar a compra. Para isso, existem diversas ferramentas utilizadas pelas organizações para atrair a atenção dos consumidores a produtos e/ou serviços, fazendo com que esses se tornem atrativos, seja pelo preço ou pelos benefícios que o consumidor irá receber em sua compra. Além disso, compreendemos a existência de três tipos de promoção de vendas: (1) Promoção de produtos/serviços, (2) Promoção de marca e (3) Promoção institucional.

Fonte: SILVA, S. de A.; BIAZON, V. V.; AYRES, W. D’. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá: Unicesumar, 2024..

Referente aos tipos de promoção de vendas, analise as afirmativas a seguir:

I. Promoções que envolvem descontos, ações de degustação e sorteios e concursos são ações promocionais de produtos ou serviços relacionadas à promoção de produtos/serviços.
II. A ação institucional que busca promover a empresa, por meio da valorização da sua imagem no mercado frente a seus concorrentes, como ações de cunho cultural, está relacionada à promoção da marca.
III. Ao realizar eventos, buscando evidenciar a marca da organização, sem a preocupação imediata de venda, as ações que estão sendo realizadas têm o objetivo de promoção institucional.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 4
Leia o caso hipotético: João, após pesquisa realizada junto a seus clientes, percebeu que há falhas na venda pessoal de sua empresa, ou seja, no momento de interação entre sua equipe de vendas e seus consumidores. E, ao pesquisar e estudar mais sobre o assunto, para que possa melhorar e treinar sua equipe, descobriu que a venda pessoal não precisa e pode ser realizada obrigatoriamente de maneira presencial, mas também por telefone e pelo computador.

Sabendo dessas novas possibilidades de explorar sua equipe de vendas, analise as afirmativas a seguir quanto à classificação de venda pessoal estudada e analisada por João para melhorar sua equipe de vendas.

I. A Venda Pessoal Presencial, que já é realizada pela equipe de João, é aquela que ocorre na presença do cliente, com o vendedor apresentando e demonstrando o produto.
II. A Venda Pessoal Via Telefone pode ser aplicada na equipe de João pelo uso do telemarketing, com o vendedor ligando ao consumidor para apresentar os produtos que a empresa possui.
III. A Venda Pessoal Via Computador utilizará o e-commerce da empresa de João, realizando um atendimento on-line dos produtos oferecidos pela empresa a seus consumidores.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 5
A comunicação de uma organização no mercado é realizada pelo uso de diversas ferramentas mercadológicas, e que, contribuirão para a realização das ações e vendas no mercado, além de propagação de sua marca frente a seus consumidores. Porém, a publicidade e a propaganda, ações que contribuem na comunicação e marketing das empresas, gera dúvidas e conflitos quanto as suas definições e funções no mercado. Apesar disso, é possível unir e trabalhar publicidade e propaganda em conjunto, em busca dos objetivos de mercado das empresas.
Fonte: SILVA, Suelen de Aguiar. BIAZON, Victor Vinicius. AYRES, Wilian D’Agostini. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020.

​Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas quanto a Publicidade.

I. A Publicidade envolve a divulgação de uma ideia, ou seja, torna-la pública com a realização da persuasão no público que está recebendo essa mensagem.

PORQUE

II. Trata-se de um esforço de comunicação incapaz de influenciar determinadas atitudes dos consumidores.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 6
Além de planejar as mensagens e ações que serão transmitidas e realizadas com suas ações de comunicações, cabe as organizações atentarem-se as legislações vigentes quanto às ações promocionais que serão realizadas no mercado. Uma empresa, marca, produto e/ou serviço que realize uma ação que vá contra a legislação vigente, além de ser punido com base nas leis, corre o risco de ter sua imagem desgastada e até vista como negativa pelos seus consumidores. É preciso conhecer e compreender o que pode e o que não deve ser realizado no momento das ações de comunicação e marketing no mercado.
​Fonte: SILVA, Suelen de Aguiar. BIAZON, Victor Vinicius. AYRES, Wilian D’Agostini. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A Publicidade Enganosa ocorre quanto as ações de comunicação não transmitem a verdade de forma total ou parcial, podendo ocorrer a omissão de informações que são consideradas essenciais.

PORQUE

II. A Publicidade Abusiva as informações que são transmitidas na mensagem são verdadeiras, o problema está na forma como elas são apresentadas, sendo isso o que a torna abusiva.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 7
Maria possui uma agência de marketing, prestando serviços a clientes de sua cidade de diversos segmentos. E, uma das preocupações de Maria e sua equipe é a de realizar, não apenas a venda dos produtos e/ou serviços que seus clientes possuem, mas também, de trabalhar suas marcas no mercado frente a seus consumidores. Com isso, um dos pontos que Maria, por meio de sua empresa, sempre oferece e realiza aos seus clientes está relacionado ao branding.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.



Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Uma das funções do branding  está em gerenciar a marca no mercado em que essa atua.

PORQUE

II. A outra função é a de ser usado como ferramenta estratégica que busca acompanhar e avaliar o posicionamento da marca no mercado, bem como na mente de seus consumidores, gerando valor a marca.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 8
O marketing possui diversas ferramentas que auxiliam no desenvolvimento das ações da empresa no mercado, seja com foco na venda de produtos e/ou serviços, ou na comunicação da marca. A escolha de qual ação e ferramentas usar e realizar dependerá do planejamento de marketing da empresa, e que, deve ser elaborado com base em análises de mercado, público e concorrentes. E, o Marketing Direto é uma dessas ferramentas mercadológicas que pode ser usada nas ações de mercado pelas empresas.
​Fonte: SILVA, Suelen de Aguiar. BIAZON, Victor Vinicius. AYRES, Wilian D’Agostini. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O Marketing Direto é uma ferramenta promocional, realizada com base nos objetivos focados em atingir o público de uma empresa, gerando destes uma resposta imediata.

PORQUE

II. As ações de Marketing Direto buscam induzir os consumidores a compra, por meio de uma maneira interativa, e com retorno a longo prazo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 9
O desenvolvimento das marcas no mercado fez com que essas deixassem de ser apenas um nome ou uma indicação de determinado produto no mercado, passando a ser algo maior e valioso financeiramente às empresas. Assim, a marca passa a ter sentimento, personalidade e voz frente a seus consumidores e mercado. Ao se tornar cativante, a marca passa a envolver o consumidor e fazer parte do seu dia a dia. Com isso, surge a persona — também chamada de brand persona ou persona da marca.

Fonte: SILVA, S. de A.; BIAZON, V. V.; AYRES, W. D’. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá: Unicesumar, 2024. 224 p.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A personagem que é criada com o objetivo de representar os valores da marca, fazendo com que a interação com o público seja mais natural e humanizada, é denominada persona, brand persona ou persona da marca.

PORQUE

II. O resultado da interação da persona, brand persona ou persona da marca com a concorrência é essencial para as vendas, permitindo que a marca seja solidificada no mercado.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 10
A comunicação ocorre por um processo que envolve diferentes etapas, conforme figura apresentada a seguir.

 

Fonte: SILVA, S. de A.; BIAZON, V. V.; AYRES, W. D’. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá: Unicesumar, 2024. p. 22.
Tal processo deve ser conhecido e compreendido pelas organizações e pelos profissionais responsáveis pela elaboração da comunicação que a empresa fará com o mercado e seus públicos, afinal, é preciso evitar ruídos nesse processo. O processo de comunicação só ocorre de maneira satisfatória quando a informação recebida for compreendida e interpretada pelo receptor com base nos objetivos pretendidos pelo receptor.

Fonte: SILVA, S. de A.; BIAZON, V. V.; AYRES, W. D’. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá: Unicesumar, 2024.

Assim, com base nessas informações, analise as afirmativas a seguir:

I. A mensagem é a comunicação realizada pelo emissor, seja essa a notícia, o recado verbal ou escrito. que será transmitido ao receptor.
II. O canal são os meios de comunicação utilizados para transmissão da mensagem, que foi codificada pelo emissor e será transmitida ao receptor.
III. A codificação é a interpretação da mensagem realizada pelo receptor, enquanto a decodificação é a transformação da mensagem realizada pelo emissor.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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