FECHAR

ATIVIDADE 3 - GESTÃO DA QUALIDADE DE PROCESSOS E PRODUTOS - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - GESTÃO DA QUALIDADE DE PROCESSOS E PRODUTOS - 53_2025

ATIVIDADE 3 - GESTÃO DA QUALIDADE DE PROCESSOS E PRODUTOS - 53_2025

 

QUESTÃO 1
O caminho a ser percorrido, revelando os requisitos, que seguem de acordo com os seguintes passos para uma padronização, que dá acesso aos consumidores e empresas à política e ao desempenho ambiental de uma empresa, resume-se em: 1º) na elaboração da política ambiental; 2º) no planejamento; 3º) na implementação e operação; 4º) na verificação e ação corretiva; 5º) na análise crítica pela administração – que não cessa, devendo retornar ao 1º no sentido de uma espiral em constante movimento, sendo a obrigatoriedade quanto à melhoria contínua o seu propulsor/movimentador.

 

Fonte: D'ISEP, M.; FERREIRA, C. Mercosul e o meio ambiente: análise da tutela regional ambiental. Revista de Direito Internacional, v. 14, n. 1, 2017. Disponível em: https://biblioteca.corteidh.or.cr/tablas/r33769.pdf. Acesso em: 25 fev. 2025.

 

Sobre esse tema, assinale a alternativa correta que representa o fragmento de texto:

Alternativas
Alternativa 1 - Uniformidades dos custos de transação.
Alternativa 2 - Fases do desenvolvimento sustentável.
Alternativa 3 - Etapas do processo de certificação.
Alternativa 4 - Estágios da sustentabilidade ecológica.
Alternativa 5 - Passos do processo de rastreabilidade.
QUESTÃO 2
O grande desafio para os sistemas de qualidade é estabelecer diferenciação competitiva, e as pessoas devem acreditar que a qualidade é essencial para a sobrevivência da organização e delas mesmas. A qualidade deve ser vista como um diferencial, como elemento básico para manter a sobrevivência da empresa, principalmente na era da competição acirrada que vivemos.
Fonte: CHIOMENTO, J. et alPadronização dos processos de soluções de problemas. Veranópolis: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, 2021. Disponível em: https://dspace.ifrs.edu.br/bitstream/handle/123456789/687/1234567895154.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 jul. 2025.

De acordo com o fragmento de texto e visando à melhora na qualidade e padronização de produtos, processos e serviços, analise as afirmativas a seguir:

I. A importância da padronização se deve à ISO 9000, que é uma ferramenta para padronização e melhoria contínua dos processos, produtos e serviços, promovendo a confiança dos clientes e a competitividade das empresas.

II. A certificação ISO 9001 (uma das normas da série ISO 9000) é uma forma de comprovação de que a empresa está seguindo os padrões de qualidade estabelecidos pela ISO e que os seus processos são eficazes.

III. A ISO 9000 inclui diversos componentes, como o treinamento, que abrange os recursos humanos e tem como finalidade garantir que a equipe esteja qualificada e treinada para executar as tarefas de acordo com os padrões de qualidade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 3
Com o avanço tecnológico e com as novas técnicas de gestão rural, a boa notícia é que existem ferramentas capazes de oferecer benefícios significativos que auxiliam o agricultor a ter melhores resultados na produção. As ferramentas de gestão da qualidade são uma maneira eficaz de aumentar a produtividade do negócio, automatizar os processos e otimizar o tempo do trabalho. No agronegócio, elas facilitam a gestão das atividades e auxiliam os agricultores a terem resultados melhores.

Fonte: https://www.mega.com.br/blog/gestao-da-qualidade-no-agronegocio-quais-ferramentas-usar. Acesso em: 8 jul. 2025.

De acordo com as ferramentas da gestão da qualidade no agronegócio, analise a afirmativas a seguir:

I. O ciclo PDCA é uma ferramenta que usa práticas cíclicas para melhorar as operações do profissional. Ela ajuda a planejar, executar, acompanhar e melhorar um projeto de forma contínua.

II. O 5W2H é uma lista de perguntas que ajuda a planejar ações para alcançar uma meta. É uma ferramenta fácil de entender e usar, que organiza as atividades de maneira clara e eficiente.

III. O Diagrama de Pareto, também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe, é uma ferramenta que identifica e organiza as causas de um problema em uma hierarquia. Assim, fica mais fácil criar ações para resolver essas causas e solucionar o problema.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 4
O agronegócio é um setor dinâmico que procura constante evolução, investindo em tecnologia, genética, cultivares, maquinário e instalações. Entretanto, para atingir um patamar mais elevado de organização, eficiência e produtividade, precisa ter um olhar dinâmico para a gestão. É aí que se encaixam as ferramentas da Filosofia Lean, um sistema de gestão que vem da indústria e tem o potencial de transformar o agronegócio com a possibilidade de aumentar a eficiência, reduzindo o desperdício seja de tempo, segurança, retrabalho e material, com menor custo, sem perda de qualidade.

Fonte: https://forbes.com.br/forbesagro/2024/08/lean-conheca-as-ferramentas-de-inovacao-para-o-agronegocio/. Acesso em: 8 jul. 2025.

Diante do texto e na busca pela redução do desperdício, na qual as empresas demandam por investimentos em capacitação de colaboradores e readequação dos processos, trata-se de qual ferramenta ou metodologia?

Alternativas
Alternativa 1 - Ciclo PDCA.
Alternativa 2 - Ciclo DMAIC.
Alternativa 3 - Matriz 5W2H.
Alternativa 4 - Estratificação.
Alternativa 5 - Diagrama de Correlação.
QUESTÃO 5
Além da garantia de um produto diferenciado no mercado, a Produção Integrada promove a redução dos custos de produção, trazendo consequentemente maior rentabilidade para os produtores rurais. O principal benefício ao consumidor está em acessar um alimento seguro, com origem conhecida e produzido em conformidade com as Boas Práticas Agrícolas, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável na produção de alimentos e o respeito à natureza.

Fonte: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/producao-integrada#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20Produ%C3%A7%C3%A3o%20Integrada,Clique%20aqui%20e%20saiba%20mais!. Acesso em: 8 jul. 2025.

Considerando o Seis Sigma como ferramenta para as empresas no Agronegócio, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A Produção Integrada Agropecuária (PI - Brasil) está baseada em Normas Técnicas Específicas (NTEs), em que a segurança do trabalhador rural é um dos pilares para que o título de alimento seguro e sustentável possa ser atribuído. Nesse modelo de produção, a saúde dos trabalhadores, a qualidade dos alimentos e a preservação do meio ambiente, são verificadas por meio de auditorias de terceira parte e acompanhamento da produção por um Responsável Técnico treinado, norteando e facilitando a gestão das atividades envolvidas em todas as etapas da produção.

PORQUE

II. As dificuldades do produtor quanto ao atendimento das exigências de certificação, assim como verificar a viabilidade e os custos do processo de certificação, são alvo de pesquisas realizadas com dados primários e secundários (qualitativo e quantitativos). A maioria dos agricultores tem dificuldades em produzir no sistema de Produção Integrada em função dos custos onerosos, da indisponibilidade de assistência técnica especializada e de doenças e pragas que acometem a produção.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
De modo geral, as ferramentas de gestão da qualidade são muito úteis para aumentar a produtividade, automatizar processos e otimizar o tempo de trabalho. No agronegócio, elas ajudam os agricultores a gerenciar melhor suas atividades e alcançar resultados mais satisfatórios.

Fonte: https://www.mega.com.br/blog/gestao-da-qualidade-no-agronegocio-quais-ferramentas-usar/. Acesso em: 28 jul. 2025.

A respeito das ferramentas da qualidade no agronegócio, analise as afirmativas a seguir:

I. O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta que serve para identificar e estruturar as causas de um problema, organizando-as de forma hierárquica. Assim, é possível criar ações específicas, para resolver as causas e solucionar o problema.

II. A implementação do Programa 5Sensos visa promover um ambiente de trabalho mais seguro, limpo e eficiente, aumentando a integração entre os colaboradores, ambiente e processos, melhorando a produtividade e reduzindo desperdícios.
III. O Ciclo 5W2H é uma ferramenta que usa práticas cíclicas para otimizar as operações do profissional. Ele ajuda a planejar, executar, acompanhar e melhorar projetos de forma organizada.

IV. Ciclo PDCA é uma sequência de atividades que ajuda a planejar, executar e monitorar ações para alcançar uma meta. É uma ferramenta simples, fácil de entender e aplicar, que organiza as ações de forma contínua e eficiente.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
Indústrias que se mantêm cada vez mais competitivas no mercado estão desenvolvendo ferramentas para melhorar os processos produtivos, garantir a qualidade de seus produtos e buscar a satisfação de seus clientes, além da consciência de que as empresas que desejam permanecer no mercado precisam inovar. Em um mundo globalizado e cada vez mais competitivo, novas tecnologias devem ser adotadas para alcançar objetivos de forma rápida e eficiente. As empresas que não fizerem isso ficarão em desvantagem em relação aos seus concorrentes.

Fonte: CHIOMENTO, J. et alPadronização dos processos de soluções de problemas. Veranópolis: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, 2021. Disponível em: https://dspace.ifrs.edu.br/bitstream/handle/123456789/687/1234567895154.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 jul. 2025.

Conforme o exposto e a padronização dos processos para a soluções de problemas, analise as asserções a seguir:

I. Atualmente, o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) é uma das principais ferramentas quando falamos de melhoria contínua e é requisito mandatório para a certificação em órgãos internacionais, como a certificação ISO (International Organization for Standardization), e nacionais, como a PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade).

PORQUE

II. Uma das aplicações mais comuns do ciclo PDCA é na solução de problemas, sendo que o problema é o efeito indesejável do processo, e a meta é o resultado esperado do processo, ou seja, o problema é uma meta não realizada.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
A Reação em Cadeia de Deming é um conceito desenvolvido pelo Dr. W. Edwards Deming, um estatístico, professor e consultor de gestão americano, que é amplamente considerado um pioneiro da gestão moderna da qualidade. A Reação em Cadeia de Deming é uma série de eventos inter-relacionados que demonstram como a melhoria da qualidade pode levar ao aumento da produtividade, redução de custos e sucesso geral do negócio. O conceito é uma parte essencial da filosofia mais ampla de Deming de melhoria contínua e Gestão da Qualidade Total (TQM).

Fonte: FONSECA, A. M. A psicologia do desporto e a “batalha da qualidade”. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 1, p. 114-123, 2001.

Conforme o exposto e considerando a reação em cadeia na gestão da qualidade no agronegócio, analise as asserções a seguir:

I. A Reação em Cadeia enfatiza a importância de focar na qualidade como um impulsionador primário do sucesso empresarial. Ao adotar uma abordagem sistemática para melhorar a qualidade, as empresas podem reduzir custos, aumentar a produtividade e alcançar vantagens competitivas sustentáveis ​​no mercado.

PORQUE

II. O primeiro passo na reação em cadeia é melhorar a qualidade dos produtos ou serviços, reduzindo defeitos, erros e desperdícios. Isso pode ser alcançado por meio de várias técnicas, como controle estatístico de processo, análise de causa raiz e melhoria contínua de processo.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Os grandes problemas que o agronegócio tem que enfrentar não são causados pelos agricultores, mas, sim, como a qualidade industrial além da porteira da fazenda está trabalhando, como o varejo mantém a qualidade dos produtos frescos, como as informações nutricionais chegam aos consumidores e, também, a ciência que antecede ao produtor. Uma abordagem sustentável precisa ser consistente e para conseguir acompanhar os processos e garantir a qualidade da cadeia produtiva no agronegócio, a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Fonte: https://ourofinoagro.com.br/canal-digital/gestao-das-cadeias-agroindustriais/. Acesso em: 8 jul. 2025.

Diante do texto e dos princípios do Sistema de Gestão da Qualidade, analise as afirmativas a seguir:

I. A “abordagem” compreende e trata as relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

II. A “liderança” repercute na atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e das partes interessadas.

III. A "melhoria contínua" reconhece que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 10
A compreensão do que é qualidade depende da perspectiva de cada pessoa, da cultura em relação ao produto que está sendo comprado e até mesmo de seus objetivos. Do ponto de vista do cliente, o aspecto da qualidade pode ser diferente em relação ao ponto de vista do fornecedor, pois o primeiro pode vincular qualidade à adequação para uso, enquanto o segundo pode vincular a satisfação do cliente. A qualidade consiste nas características do produto que vão ao encontro das necessidades dos clientes e, dessa forma, proporcionam a satisfação em relação ao produto. De qualquer modo, a qualidade deve ser percebida pelo cliente final.

Fonte: AMARAL, R. A. et al. Implementação de um sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa do segmento metal mecânico. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 7., 2011, Niterói Anais [...]. Niterói: UFF, 2011.

De acordo com o texto e do entendimento do que é qualidade, analise as asserções a seguir:

I. Crosby afirma que qualidade é a conformidade com os requisitos, sendo que problemas surgem quando essa conformidade não é atingida, ou seja, “fazer certo na primeira vez”. Juran e Deming relacionam qualidade às características do produto que satisfazem as necessidades do cliente, garantindo sua satisfação e destacando a necessidade de manter e aperfeiçoar as técnicas clássicas de qualidade existentes.

PORQUE

II. O grande desafio para os sistemas de qualidade é estabelecer diferenciação competitiva, e as pessoas devem acreditar que a qualidade é essencial para a sobrevivência da organização e delas mesmas e deve ser vista como um diferencial, como elemento básico para manter a sobrevivência da empresa, principalmente na era da competição acirrada que vivemos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu