FECHAR

ATIVIDADE 3 - GERON - FISIOLOGIA HUMANA - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - GERON - FISIOLOGIA HUMANA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - GERON - FISIOLOGIA HUMANA - 54_2025

QUESTÃO 1

Com relação a Senescência (adaptações anátomo fisiologicas) oriundas do processo de envelhecimento, análise as asserções abaixo e aponte as alternativas corretas:

(I) A redução da massa muscular pode estar relacionada ao processo de atrofia muscular oriunda a inatividade física e também a redução das fibras do tipo II;

(II) O declínio da função neurológica e da velocidade de condução contribui com  a redução do desempenho neuromuscular;

(III) As alterações endócrinas com o processo de envelhecimento está relacionado apenas as Gonadotropinas (FSH e LH);

(IV) A massa óssea não sofre alterações, exceto em casos de fraturas;

(V) Ocorre um declínio da função cardiorrespiratória que pode ser acentuado com o sedentarismo e ou presença de comorbidades.

Alternativas
Alternativa 1 - I, e IV apenas;
Alternativa 2 - I,II e V apenas;
Alternativa 3 - II,III e IV apenas;
Alternativa 4 - III,IV e V apenas;
Alternativa 5 - I,II,III e IV apenas.
QUESTÃO 2
Além do controle nervoso, os peptídeos gastrintestinais (hormônios) desempenham um papel significativo na regulação da motilidade (contração e relaxamento) e das secreções do trato gastrointestinal (TGI). Existem diversos hormônios importantes envolvidos no controle das funções do TGI, entre eles a colecistoquinina (CCK).
Fonte: Adaptado de: SILVERTHORN, D. Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada. 7 ed. Artmed, 2017. p. 665.

Assinale a alternativa em que a CCK desempenha ação de inibição:

Alternativas
Alternativa 1 - No esvaziamento gástrico.
Alternativa 2 - Na contração da vesícula biliar.
Alternativa 3 - Na secreção pancreática de HCO3.
Alternativa 4 - Na secreção pancreática de enzimas.
Alternativa 5 - No relaxamento do esfíncter de Oddi.
QUESTÃO 3
A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.
Fonte: Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/obesidade-18/. Acesso em: 22 set. 2023.

Fonte: ALMEIDA, F. N. Fisiologia Humana. Maringá: Unicesumar, 2021, p. 151.

A obesidade pode causar várias complicações de saúde como apresentada na figura. Sobre a obesidade e os problemas causados por essa condição, avalie as afirmações a seguir:

I. A gordura corporal pode ser depositada em grande quantidade na área abdominal (obesidade central ou androide) ou na área do quadril e coxa (obesidade ginoide). A primeira é a que oferece mais riscos à saúde.

II. Dentre os problemas cardiovasculares causados pela obesidade está a aterosclerose (obstrução do vaso sanguíneo por ateromas – placas de gordura) e hipertensão.

III. Para redução do peso é necessária uma alimentação equilibrada que possua um valor calórico abaixo das necessidades calóricas diárias.

IV. Além das complicações cardiovasculares, a obesidade está associada a distúrbios metabólicos, como resistência à insulina e diabetes tipo 2, que podem resultar da acumulação excessiva de gordura no corpo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 4

A respiração é um processo de trocas gasosas que envolve a ventilação pulmonar, a troca de oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) entre os alvéolos pulmonares e o sangue, o transporte de oxigênio e dióxido de carbono, e a troca deles entre o sangue e os tecidos sistêmicos.

 

 

 

STANFIELD, C.L. Fisiologia Humana. 5. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

 

 

 

Sobre o processo de difusão e troca gasosa:

Alternativas
Alternativa 1 - O CO2, mais concentrado na zona respiratória, passa para a circulação sanguínea para ser exalado.
Alternativa 2 - O CO2, menos concentrado na circulação sanguínea, passa para a zona respiratória para ser exalado.
Alternativa 3 - O O2, mais concentrado na zona respiratória, passa para a circulação sanguínea para ser direcionado aos tecidos.
Alternativa 4 - O CO2, mais concentrado na circulação sanguínea, passa para a zona respiratória para ser direcionado aos tecidos.
Alternativa 5 - O O2, menos concentrado na zona respiratória, passa para a circulação sanguínea para ser direcionado aos tecidos.
QUESTÃO 5
Ao lermos na definição de sistema endócrino sobre a “atuação em curtas e longas distâncias” estamos tratando dos chamados sistemas hormonais. Sistemas hormonais compreendem os meios pelo qual um hormônio atinge a célula-alvo.

 

ALMEIDA, Felipe Natali. Fisiologia Humana. Maringá-Pr – Unicesumar, 2019.

 

O sistema no qual o hormônio se difunde pelo líquido intersticial agindo em células vizinhas da célula secretora, não necessitando atingir a circulação sanguínea é o:

Alternativas
Alternativa 1 - endócrino.
Alternativa 2 - autócrino.
Alternativa 3 - melócrino.
Alternativa 4 - parácrino.
Alternativa 5 - heterotópico.
QUESTÃO 6

Durante uma aula sobre o Sistema Circulatório, o professor de fisiologia decidiu fazer uma atividade prática. Primeiramente, ele pediu para que um de seus alunos ficasse sentado, em repouso, por 1 minuto, dado o tempo, aferiu sua pressão arterial. Em seguida, pediu para que o mesmo aluno ficasse na posição de prancha por mais 1 minuto, dado o tempo, aferiu novamente sua pressão arterial.

 

 

 

Considerando a atividade proposta, espera-se que após o último exercício:

Alternativas
Alternativa 1 - A frequência cardíaca e a pressão arterial diminuam.
Alternativa 2 - A frequência cardíaca e a pressão arterial aumentem.
Alternativa 3 - A frequência cárdica diminua e a pressão arterial aumente.
Alternativa 4 - A frequência cardíaca aumente e a pressão arterial diminua.
Alternativa 5 - A frequência cardíaca e a pressão arterial permaneçam iguais.
QUESTÃO 7

Durante as olimpíadas, é possível observar que os atletas do atletismo, em sua maioria, competem em provas específicas. Alguns disputam corrida de velocidade, outros maratonas e outros em saltos e arremessos. Isto ocorre, pois, cada modalidade exige um determinado preparo físico e o fornecimento de energia por uma via bioenergética.

 

Em relação aos esportes e a fonte energética, avalie as afirmações a seguir.

 

I. A maratona requer na maior parte do tempo o processo oxidativo para a produção de ATP.

II. O arremesso de peso requer um suprimento de ATP imediato com o ATP-CP como fonte energética.

III. A corrida de 50 metros exige um rápido fornecimento energético por meio da via aeróbica da fosfocreatina.

IV. A corrida de 5000 metros exige como via bioenergética, no início, o sistema ATP-PC, seguida pela glicólise, e por fim, a via aeróbia.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 8
O sistema nervoso fornece ao corpo um meio rápido de comunicação interna, que nos permite coordenar a atividade de bilhões de células. Assim, a atividade neural é essencialmente importante para a manutenção do bom funcionamento do organismo.

 

ALMEIDA, Felipe Natali. Fisiologia Humana. Maringá-Pr – Unicesumar, 2019.

 

Considerando o trecho acima mencionado, assinale a alternativa que indique uma estrutura do sistema nervoso periférico (SNP):

Alternativas
Alternativa 1 - Medula espinal.
Alternativa 2 - Cerebelo.
Alternativa 3 - Encéfalo.
Alternativa 4 - Nervos.
Alternativa 5 - Ponte.
QUESTÃO 9
Você é um profissional de saúde que trabalha com pacientes idosos. Recentemente, um de seus pacientes, um homem de 70 anos, perguntou sobre a relação entre hormônios e envelhecimento. Para esclarecer suas dúvidas, você decide elaborar uma resposta que aborde esse assunto.

Elaborado pelo professor, 2023.

Considerando a relação entre hormônios e envelhecimento em idosos, analise as alternativas e assinale a correta que contenha a resposta dada por você:

Alternativas
Alternativa 1 - Os níveis de insulina tendem a diminuir com o envelhecimento, o que contribui para o aumento da resistência à insulina e a ocorrência de diabetes em idosos.
Alternativa 2 - O hormônio tireoidiano (TSH) aumenta sua produção à medida que as pessoas envelhecem, o que acelera o metabolismo e melhora a função cardiovascular.
Alternativa 3 - A produção de hormônio antidiurético (ADH) em idosos permanece estável, o que não tem impacto significativo na regulação do equilíbrio de fluidos e eletrólitos.
Alternativa 4 - O hormônio do crescimento (GH) diminui naturalmente com a idade, o que pode levar a uma diminuição da densidade óssea e do ganho de massa muscular em idosos.
Alternativa 5 - À medida que as pessoas envelhecem, os níveis de hormônios, como testosterona e estrogênio, tendem a aumentar, o que contribui para a manutenção da saúde e da vitalidade.
QUESTÃO 10

Ao receber uma informação sobre as mudanças no ambiente externo e interno, o Sistema Nervoso Central interpreta, processa e transmite uma resposta por meio das vias motoras para que uma ação seja executada nos músculos esqueléticos, através dos movimentos voluntários.

 

 

 

TORTORA, G.J.; DERRICKSON, B. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

 

 

 

Considerando as vias motoras e suas ações nos movimentos corporais, avalie as afirmações a seguir.

 

 

 

I. A via corticonuclear conduz impulsos para o controle dos músculos esqueléticos na cabeça através da união do córtex cerebral aos neurônios motores do tronco encefálicos.

II. O trato rubroespinal e vestibuloespinal fazem parte da via motora indireta, pois são responsáveis por auxiliar na coordenação dos movimentos corporais e influenciar o tônus muscular esquelético.

III. O trato corticoespinal anterior, inicia no córtex cerebral e termina na medula espinal, é considerado um trato motor ascendente, pois transmite impulsos nervosos do encéfalo para a medula espinal.

IV. O trato reticuloespinal medial e lateral atuam de maneira antagônica por meio da transmissão de impulsos nervosos da formação reticular de estimulação ou inibição para os músculos esqueléticos do tronco e partes proximais dos membros.

 

 

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu