FECHAR

ATIVIDADE 3 - GEO - TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - GEO - TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - GEO - TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA - 53_2025

QUESTÃO 1
A Realidade Aumentada, segundo Tori e Kirner (2006, p. 22), “usa técnicas computacionais que geram, posicionam e mostram objetos virtuais integrados ao cenário real”. E como indicam os autores, mostra-se como um recurso inovador para visualização e interação com os objetos de aprendizagem em contextos educacionais, o que tem atraído cada vez mais professores e pesquisadores que se identificam com essas inovações.

Fonte: OLIVEIRA, T. P. Prática de Ensino: tecnologias aplicadas ao ensino de geografia. Indaial: Arqué, 2023.

 

Sobre essa ferramenta digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A Realidade Aumentada oferece diversas potencialidades no ensino, tornando-se uma ferramenta inovadora e eficaz para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos e no ensino de Geografia pode ser uma estratégia pedagógica inovadora e envolvente, permitindo que os alunos explorem de forma mais imersiva e concreta conceitos geográficos abstratos.

 

 

PORQUE

 

II. Utilizando a Realidade Aumentada, os alunos podem explorar mapas interativos, simular fenômenos naturais, analisar dados geográficos, interagir com modelos de relevo e geomorfologia, tudo isso para que sejam instigados a propor soluções para problemas geográficos em cenários virtuais.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
A Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) podem transformar o ensino de Geografia, proporcionando experiências imersivas e interativas que ampliam a compreensão dos alunos sobre o espaço geográfico e fenômenos naturais e sociais.
Elaborada pelo professor, 2024.
Considerando isso, avalie as afirmações a seguir.

I – A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada podem ser utilizadas para criar experiências de aprendizado colaborativas, onde os alunos trabalham juntos em projetos geográficos, explorando diferentes aspectos de um fenômeno.

II – A Realidade Aumentada não é eficaz para a visualização de dados geográficos em tempo real, sendo mais adequada apenas para jogos e entretenimento.

III – A Realidade Virtual permite que os alunos explorem de maneira imersiva ambientes geográficos tridimensionais, como florestas, cidades e oceanos, facilitando a compreensão de processos espaciais e ambientais complexos.

É correto o que se afirme em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 3
Diversos autores têm pontuado, em uníssono, as possibilidades e as potencialidades do uso dos jogos na educação e, de modo particular, no ensino de Geografia.

​Fonte: OLIVEIRA, T. P. Prática de Ensino: tecnologias aplicadas ao ensino de geografia. Indaial: Arqué, 2023.

Com base nas distintas possibilidades dos jogos, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas:

I. Os jogos são uma valiosa ferramenta educacional, pois além de promoverem a motivação e a criatividade, também contribuem para o desenvolvimento de habilidades sociais, como a sociabilidade, a comunicação e o trabalho em equipe; e estimulam a aquisição de novos conhecimentos de forma prática e significativa

PORQUE

II. O uso de jogos na disciplina de Geografia tem como função primordial contribuir para a construção e a mobilização de conceitos geográficos, sem deixar de explorar o aspecto lúdico e a possibilidade de diversão, para que o aluno possa exercitar e construir o pensamento geográfico.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Para Wiley (2000), os Objetos de Aprendizagem (OA) são um resultado das inovações tecnológicas que afetam o modo como vivemos, uma vez que essas mudanças também afetam a forma como os materiais educacionais são projetados, desenvolvidos e utilizados por quem deseja aprender. Aguiar e Flôres (2014) ressaltam que, ao escolher um OA, o professor deve avaliar cautelosamente alguns aspectos relevantes para o uso adequado, tais como linguagem apropriada para a idade dos alunos, abordagem de conceitos, veracidade e atualização das informações.

​OLIVEIRA, Tais Pires. Prática de Ensino: Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Geografia. Indaial, SC: Arqué, 2023. 180p.

Com base nessa compreensão, analise as afirmações a seguir sobre os objetos de aprendizagem:

I) Um OA que é projetado para ser utilizado apenas uma vez e não pode ser adaptado para diferentes cenários ou reutilizado em diferentes contextos, exemplifica a reusabilidade dos objetos de aprendizagem.

II) Os Objetos de Aprendizagem possuem características específicas que devem ser consideradas em sua construção e utilização, incluindo reusabilidade, adaptabilidade, granularidade, acessibilidade, durabilidade, interoperabilidade e metadados.

III) Um OA que exige tecnologia avançada e específica para funcionar, tornando-se obsoleto com o surgimento de novas tecnologias, por esse motivo é altamente especializado para um único cenário de ensino, sem possibilidade de adaptação a outros contextos educacionais.

IV) Um objeto aberto é ideal para integrar múltiplas abordagens na análise de fenômenos, pois permite que os alunos reflitam teoricamente, sobre o tema, e utilizem seus conhecimentos na realização de atividades práticas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - II e IV, apenas.
Alternativa 4 - III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, III e IV apenas.
QUESTÃO 5
A Professora Sandra está planejando uma sequência didática sobre consumo e produção de lixo, e fará um estudo do meio para analisar o descarte irregular de resíduos sólidos. A docente quer utilizar ferramentas digitais, entretanto não tem computadores e máquinas fotográficas para que os alunos levem a campo.

Sobre como ela pode solucionar o problema na situação hipotética, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A professora pode solicitar que os alunos utilizem os smartphones e seus aplicativos, na coleta e na organização de dados, como a câmera fotográfica, usada para registrar os fenômenos; e a bússola, para o levantamento dos pontos de parada e posterior elaboração de mapas, com o Google Earth.

PORQUE

II. Para o desenvolvimento do trabalho de campo, coleta, análise e sintetização das informações, bem como produção de novos conhecimentos, é fundamental a utilização de tablets e computadores, uma vez que estes possuem funções específicas, excluindo smartphones como opção. Desse modo, a docente deve solicitar que os alunos levem suas ferramentas digitais.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Professor Paulo decide utilizar uma metodologia ativa para que os alunos analisem e compreendam as diferentes características socioeconômicas das regiões brasileiras. Para tanto, ele divide a sala em cinco grupos e organiza atividades de estudo diversas, sobre cada uma das regiões, com diferentes produções dos resultados, como infográfico, mapa, texto dissertativo e história em quadrinhos. Todos os grupos deverão desenvolver todas as atividades alternadamente e, ao fim do trabalho, os resultados serão socializados e debatidos.

Com base na situação hipotética apresentada, sobre a metodologia empregada pelo professor, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - Laboratório rotacional.
Alternativa 2 - Rotação por estação.
Alternativa 3 - Rotação individual.
Alternativa 4 - Peer Instruction.
Alternativa 5 - Gamificação.
QUESTÃO 7
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) são fundamentais para alcançar os objetivos da educação geográfica propostos pela BNCC. Essas tecnologias podem ser utilizadas de diversas maneiras pelo docente para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.
Elaborada pelo professor, 2024.

Considerando essas afirmações, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.

I – O desenvolvimento de conteúdos digitais deve ser feito exclusivamente pelo professor, sem a colaboração dos alunos, para garantir a precisão e a qualidade das informações, assim, a utilização de computadores e smartphones em sala de aula deve ser restrita para evitar distrações, sem integrar esses dispositivos nas atividades de ensino-aprendizagem.

PORQUE

II - As TDICs podem ser usadas de várias maneiras pelo docente como para dar suporte a outros recursos, gerir aulas e atividades, promover interação com os discentes, compartilhar materiais de estudo, desenvolver conteúdos e recursos, e apresentar e problematizar situações geográficas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 8
Professora de Geografia, Luiza, propôs uma atividade para sua turma, com o objetivo de abordar o tema do planejamento urbano sustentável. Os alunos foram divididos em grupos e desafiados a resolver investigar: como transformar um bairro local em um exemplo de sustentabilidade urbana. Os alunos receberam dados sobre o bairro, incluindo mapas, informações demográficas, dados de uso do solo e indicadores ambientais. Utilizando ferramentas digitais como Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e plataformas de mapeamento colaborativo, cada grupo teve que analisar os problemas ambientais e sociais do bairro, pesquisar soluções sustentáveis adotadas em outras cidades, propor um plano detalhado de intervenção para tornar o bairro mais sustentável, considerando aspectos como mobilidade, áreas verdes, gestão de resíduos e eficiência energética, e apresentar suas propostas para a classe e um painel de especialistas, usando apresentações digitais e mapas interativos. Com base nisso assinale a alternativa que indica qual foi a metodologia empregada pelo professor.
Elaborada pelo professor, 2024.
Alternativas
Alternativa 1 - Rotação por estação.
Alternativa 2 - Laboratório rotacional.
Alternativa 3 - Aprendizagem Baseada em Problemas.
Alternativa 4 - Rotação individual.
Alternativa 5 - Peer Instruction.
QUESTÃO 9
A adoção de tecnologias como a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) no ensino de Geografia tem o potencial de revolucionar a maneira como os alunos interagem com os conteúdos geográficos. Com base nisso, avalie as asserções a seguir sobre os possíveis usos dessas tecnologias em sala.
Elaborada pelo professor, 2024.

I – A Realidade Virtual permite a criação de simulações detalhadas de desastres naturais, como terremotos e tsunamis, proporcionando uma compreensão prática e visual dos seus impactos.

PORQUE
II – A Realidade Aumentada permite sobrepor informações geográficas digitais ao ambiente físico, facilitando a visualização de dados em tempo real, como mapas interativos, topografia e mudanças ambientais, promovendo um aprendizado mais engajador e interativo no ensino de Geografia.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 10
Professora Janne organizou uma unidade de aprendizagem, tendo como tema central as desigualdades Socioeconômicas no continente africano, baseada na metodologia de rotação individual, para que os alunos desenvolvessem as atividades em casa e as discutissem em sala. Ao propor as atividades ela fez uso de diversas tecnologias, como o Google Classroom, o padlet, além de indicar sites com informações para os estudos.

Fonte: Elaborada pelo professor, 2023.

Considerando o uso dessas tecnologias articuladas a metodologia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As ferramentas digitais utilizadas pela docente contribuem para a efetiva implementação da metodologia, possibilitando o planejamento, a organização das atividades e das etapas de pesquisa.

PORQUE

II. O uso do Google Classroom facilita a comunicação entre a professora e os alunos, o padlet é uma ferramenta útil para organizar o trabalho de cada estação, permitindo a criação de murais virtuais onde podem compartilhar informações e recursos e a indicação dos sites possibilita que a professora direcione o trabalho dos alunos.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu