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ATIVIDADE 3 - GEO - GEOGRAFIA CULTURAL - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - GEO - GEOGRAFIA CULTURAL - 53_2025

ATIVIDADE 3 - GEO - GEOGRAFIA CULTURAL - 53_2025

QUESTÃO 1

Leia o texto a seguir:

​O espaço rural brasileiro é marcado por uma grande diversidade cultural, onde tradições, saberes populares e práticas comunitárias desempenham papel fundamental na formação das identidades e na estruturação da vida social. Ao longo dos anos, o campo passou por profundas mudanças, especialmente com a modernização da agricultura e o uso crescente de tecnologias. No entanto essas transformações não eliminaram o patrimônio cultural das comunidades rurais. Pelo contrário, o meio rural segue como um território vivo, onde antigas tradições se renovam e convivem com novas formas de produção e organização. Sob a ótica da geografia cultural, torna-se possível analisar como o rural brasileiro preserva suas heranças históricas enquanto se adapta às dinâmicas econômicas e sociais contemporâneas.

A partir de seus conhecimentos quanto à Geografia Cultural em relação ao espaço rural, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O espaço rural brasileiro é compreendido, na perspectiva da geografia cultural, como um território de permanências e transformações.

PORQUE

II. Mesmo diante da modernização agrícola e da introdução de tecnologias, as comunidades rurais preservam elementos culturais que estruturam suas identidades e formas de vida.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2

Leia o excerto a seguir:

​A intensa chegada de africanos ao Brasil, especialmente entre os séculos XVII e XVIII, deu origem a uma nova etapa de miscigenação cultural e étnica no território. Calcula-se que, aproximadamente, cinco milhões de pessoas foram trazidas do continente Africano, em sua maioria provenientes da região da costa ocidental, como os atuais Angola e Congo. Esses grupos, portadores de uma grande diversidade de culturas, línguas e costumes, influenciaram profundamente a formação da identidade brasileira, deixando marcas duradouras em expressões religiosas, práticas culinárias, manifestações musicais e no próprio idioma falado no país.

Nesse aspecto, a partir do texto anterior e das relações da Geografia Cultural com os pressupostos étnicos do Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As expressões culturais de matriz africana, como o candomblé, a capoeira e o samba, consolidaram-se como símbolos da identidade nacional brasileira.

PORQUE

II. As práticas culturais africanas foram completamente preservadas tal como eram em seus países de origem.

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3

​A paisagem é um dos conceitos fundamentais da Geografia, especialmente nos estudos voltados à cultura. Ela vai além da simples combinação de elementos naturais e construções humanas, sendo uma expressão visível e simbólica das relações entre sociedade, cultura e território. Compreender a paisagem cultural exige uma abordagem que ultrapasse sua dimensão material, permitindo uma interpretação crítica das dinâmicas históricas, sociais e culturais que a constituem.

Nessa conjuntura, observe a imagem a seguir:

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paisagem-cultural-paisagem-natural.htm. Acesso em: 15 jul. 2025.

Agora, a partir do texto e da figura anterior, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A paisagem onde se insere o Cristo Redentor é um exemplo de espaço que perdeu sua função simbólica diante do processo de globalização, tornando-se apenas um ponto turístico desprovido de significados identitários ou sociais.
Alternativa 2 - A paisagem cultural representada pelo Cristo Redentor exemplifica a neutralidade simbólica do espaço urbano, onde elementos visuais não interferem na construção de identidades nem são apropriados por narrativas sociais diversas.
Alternativa 3 - O Cristo Redentor representa uma paisagem marcada exclusivamente por um único grupo religioso, sem envolvimento com processos de disputa simbólica, resistência cultural ou significação coletiva.
Alternativa 4 - Como marco paisagístico, o Cristo Redentor pouco se associa às relações de pertencimento e religiosidade, pois sua presença está vinculada atualmente às experiências turísticas do território em que se insere.
Alternativa 5 - A paisagem do Cristo Redentor constitui um espaço simbólico que expressa relações sociais, práticas religiosas e identidades culturais.
QUESTÃO 4

A globalização contemporânea, impulsionada pelo avanço acelerado das tecnologias de comunicação, vem se consolidando como um processo que, em vez de promover a integração equitativa entre os povos e nações, tende a aprofundar as desigualdades sociais e econômicas em escala global. As inovações digitais, que poderiam servir como ferramentas de inclusão, cooperação e democratização da informação, acabam sendo apropriadas majoritariamente por grupos já privilegiados, que concentram poder e recursos. Dessa forma, o acesso às tecnologias e aos seus benefícios não é distribuído de maneira justa, ampliando ainda mais o fosso entre os que possuem acesso e influência no mundo digital e aqueles que permanecem à margem desse processo. A promessa de um mundo mais conectado e igualitário, portanto, esbarra nos limites impostos pelas estruturas de poder e pelos interesses econômicos dominantes, que utilizam a globalização como um instrumento de reforço das desigualdades existentes.

Agora, analise o gráfico a seguir:

Disponível em: https://www.poder360.com.br/poder-tech/desigualdade-no-acesso-a-internet-domiciliar-no-brasil-caiu-em-10-anos/. Acesso em: 16 jul. 2025.

A partir do texto e do gráfico anteriores, analise as afirmativas a seguir:

I. A globalização contemporânea tende sempre a aprofundar as desigualdades sociais e econômicas.

II. As tecnologias de comunicação são igualmente acessíveis e benéficas para todas as camadas da população mundial.

III. O acesso desigual às tecnologias digitais contribui para a marginalização cultural de populações vulneráveis, ainda que tal diferença esteja diminuindo.

IV. A globalização digital tem promovido uma distribuição igual de recursos e oportunidades entre todas as classes de renda do Brasil.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 5

Leia o texto a seguir:

O povo Kaingang, presente na região sul do Brasil e em partes do estado de São Paulo, estabelece uma relação dinâmica com o território, marcada por elementos de nomadismo e sedentarismo. Tradicionalmente, realizavam deslocamentos conforme os ciclos de colheita do pinhão, alimento fundamental em sua cultura e modo de vida. Atualmente, os Kaingang enfrentam desafios para recuperar suas terras tradicionais, ocupadas, ao longo do tempo, por atividades agrícolas e urbanas. Esse processo de reterritorialização envolve não apenas a recuperação física dos espaços, mas também a reconstrução de práticas culturais em novos contextos.

Fonte: https://journals.openedition.org/vibrant/2667. Acesso em: 16 jul. 2025.

A partir da leitura do trecho anterior e da análise do mapa na sequência, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - Os Kaingang sempre foram um povo totalmente sedentário, fixando-se em um único território desde os períodos mais antigos, principalmente no atual estado do Paraná.
Alternativa 2 - A alimentação dos Kaingang pouco esteve relacionada aos ciclos naturais, sendo baseada exclusivamente em produtos agrícolas modernos, por isso, habitam principalmente o estado do Mato Grosso.
Alternativa 3 - O processo de reterritorialização dos Kaingang refere-se apenas à ocupação de terras urbanas, sem qualquer vínculo com aspectos culturais ou simbólicos, como se observa no caso dos indivíduos presentes em Santa Catarina.
Alternativa 4 - Atualmente, os Kaingang não enfrentam mais conflitos territoriais, pois todas as suas terras tradicionais já foram totalmente reconhecidas pelo Estado, estando presentes apenas na região Sul do Brasil.
Alternativa 5 - A reterritorialização dos Kaingang envolve tanto a recuperação física de seus territórios tradicionais quanto a recriação de práticas culturais em novos espaços, com presença predominante nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, em menor número, no estado de São Paulo.
QUESTÃO 6

​As religiões sempre exerceram grande influência na organização do espaço geográfico. Desde os tempos das civilizações antigas até o presente, elas têm moldado dinâmicas territoriais, transformado paisagens, estabelecido locais de culto e mobilizado comunidades. As expressões espaciais da religiosidade refletem a interação entre fé, cultura e território, evidenciando como o sagrado se concretiza no espaço e nas práticas sociais.

No Brasil, a questão da religiosidade não se configura de modo diferente, observe a figura a seguir:

Fonte: https://educacao.umcomo.com.br/artigo/quantas-religioes-existem-no-brasil-30338.html. Acesso em: 15 jul. 2025.

Agora, com base na figura anterior e nos conhecimentos quanto à Geografia Cultural, analise as afirmativas a seguir:

I. O Brasil apresenta significativa diversidade religiosa, sendo o cristianismo representado, de forma majoritária, no mapa.

II. Apesar da diversidade religiosa representada no mapa, não há microrregiões identificadas com a religião islâmica.

III. Considerando a quantidade de microrregiões, nesse critério, os católicos ainda são maioria em relação aos evangélicos.

IV. Do ponto de vista territorial, as microrregiões ocupadas por umbandistas possuem maior extensão do que aquelas ocupadas por tradições indígenas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 7

No campo das práticas culturais, a cultura digital exerce um papel importante na ampliação das possibilidades de produção e acesso ao conteúdo. Plataformas digitais, como YouTube e TikTok, possibilitam que qualquer pessoa se torne produtora de conteúdo, superando as barreiras tradicionais da indústria cultural. Contudo essa ampliação do acesso também traz desafios, como a sobrecarga de informações e a propagação de conteúdos enganosos, o que torna necessário desenvolver novas habilidades de interpretação e uso crítico da informação. Sob a perspectiva espacial, a cultura digital transforma o significado do território. Cidades que utilizam tecnologias digitais para otimizar a gestão urbana e incorporar práticas culturais ao cotidiano são exemplos dessa transformação. No entanto regiões que permanecem desconectadas da internet continuam à margem dessas inovações, revelando desigualdades que afetam diretamente as formas de interação cultural e social.

A partir do trecho anterior, do seu conhecimento de Geografia Cultural e suas relações com os aspectos tecnológicos digitais, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A disseminação de conteúdos culturais nas redes digitais garante que todas as regiões, independentemente da infraestrutura, participem igualmente das dinâmicas culturais globais.
Alternativa 2 - O acesso às plataformas digitais elimina completamente as desigualdades no consumo e na produção cultural em escala mundial.
Alternativa 3 - A cultura digital enfraqueceu os vínculos territoriais a ponto de tornar pouco relevante a localização geográfica na vivência cultural das populações.
Alternativa 4 - O uso de plataformas digitais tem contribuído para a reconfiguração do espaço urbano, especialmente em cidades que adotam tecnologias para integrar cultura, mobilidade e gestão pública.
Alternativa 5 - O acesso às plataformas digitais, por si só, garante a formação crítica dos usuários, uma vez que a exposição contínua a diversos conteúdos, automaticamente, desenvolve habilidades de letramento digital e senso crítico.
QUESTÃO 8

Leia o texto a seguir:

​Os espaços sagrados e religiosos vão além de simples estruturas físicas, são portadores de simbolismos profundos, narrativas históricas e significados espirituais. Esses locais ultrapassam o plano material, funcionando como pontes entre o humano e o divino, e exercem um papel essencial na formação e organização das dinâmicas sociais e culturais dos territórios. A Geografia Cultural, ao investigar esses espaços, permite compreender de que forma a sacralidade é construída, interpretada e experienciada pelas diferentes sociedades.

A partir de seu conhecimento de Geografia Cultural e suas relações com a religiosidade no espaço, analise as afirmativas a seguir:

​I. A sacralização do espaço ocorre quando certos locais adquirem um valor simbólico especial que os diferencia de outros lugares, organizando o mundo em uma hierarquia espacial relacionada ao divino.

​II. Espaços sagrados, como Jerusalém e o Vaticano, são locais onde práticas religiosas e rituais reforçam tanto a importância simbólica quanto a produção da sacralidade.

​III. A sacralização do espaço encerra definitivamente as disputas entre diferentes grupos religiosos, garantindo a harmonia em locais sagrados compartilhados, a exemplo de Jerusalém.

​IV. Espaços sagrados são definidos exclusivamente por sua arquitetura monumental, sem maiores influências das práticas religiosas realizadas nesses locais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 9

A Geografia Cultural é uma área de estudo interdisciplinar que se apoia em diferentes correntes filosóficas e abordagens científicas, cada uma contribuindo com uma visão particular sobre as interações entre cultura e espaço. Entender essas influências filosóficas é essencial para compreender de que maneira os geógrafos constroem suas interpretações e teorias sobre o mundo.

Nessa perspectiva, analise o quadro a seguir:

Fonte: adaptado de Leitzke (2025).

LEITZKE, A. Geografia Cultural. Florianópolis: Arqué, 2025​.

Agora, com base nos seus conhecimentos quanto às teorias filosóficas da Geografia Cultural, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Fenomenologia - Denis Cosgrove. Enfatiza a experiência individual e subjetiva do espaço como construção simbólica ligada à religião.
Alternativa 2 - Pós-estruturalismo - Yi-Fu Tuan. Defende que o espaço é construído por forças econômicas e deve ser analisado como produto das relações de classe.
Alternativa 3 - Marxismo - Doreen Massey. Analisa como as estruturas econômicas e relações de poder moldam o espaço e aprofundam as desigualdades sociais.
Alternativa 4 - Hermenêutica - Denis Cosgrove. Valoriza os sentidos afetivos e religiosos atribuídos ao espaço por meio das experiências pessoais.
Alternativa 5 - Fenomenologia e Hermenêutica - Paul Claval. Critica as interpretações subjetivas do espaço, defendendo uma análise exclusivamente quantitativa.
QUESTÃO 10

A paisagem é interpretada de maneiras distintas pelas correntes da geografia contemporânea. A Geografia Cultural vê a paisagem como expressão da cultura, refletindo valores e práticas sociais. A Geografia Humanista foca na experiência subjetiva, atribuindo sentidos emocionais ao espaço. Já a Geografia Crítica analisa a paisagem como produto das relações de poder e das desigualdades sociais. Por fim, a Perspectiva Geossistêmica entende a paisagem como resultado da interação entre natureza e sociedade, formando um sistema integrado.

Fonte: adaptado de Leitzke (2025).

Fonte: LEITZKE, A. Geografia Cultural. Florianópolis: Arqué, 2025.

Considerando o texto e o quadro anteriores, analise as afirmativas a seguir.

I. A Geografia Humanista valoriza a percepção individual dos espaços, considerando a paisagem como um local carregado de significados emocionais e afetivos.

II. A Geografia Cultural ignora os elementos simbólicos da cultura, tratando a paisagem apenas como um espaço físico natural.

III. A Geografia Crítica desconsidera as estruturas econômicas e sociais na análise do espaço, focando apenas em aspectos ambientais.

IV. A Perspectiva Geossistêmica analisa a paisagem como resultado da interação entre elementos naturais e sociais, adotando uma abordagem holística e sistêmica.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
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