FECHAR

ATIVIDADE 3 - FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA - 54_2025

QUESTÃO 1
Vivenciamos um período em que as mudanças tecnológicas impactaram o estilo de vida da população contemporânea, com fatores que implicam na saúde física e mental. A inserção de fast-food no cotidiano das pessoas e a diminuição da atividade física gera uma sociedade com um maior número de obesos.

 

Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.

Diante do exposto anteriormente, analise as afirmativas que apresentam como a dança pode auxiliar na melhoria do estilo de vida:

I. A dança se torna um recurso voltado à promoção da saúde, pois, como parte dos benefícios, podemos destacar o bem-estar, prazer e alegria.

II. A estrutura do movimento corporal proporcionado pela dança oferece ao indivíduo experiências completas por meio de ações motora, emocional e cognitiva.

III. Associada a vários benefícios, a dança se destaca especificamente em relação à potência aeróbica, a qual é muito importante para a prevenção de doenças cardiovasculares e obesidade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III.
Alternativa 2 - I, apenas.
Alternativa 3 - II, apenas.
Alternativa 4 - III, apenas.
Alternativa 5 - II e III, apenas.
QUESTÃO 2
O conteúdo dança é amplo e com ele pode-se trabalhar vários aspectos da vida social do aluno, como suas origens, história, as formas de ser vivenciada. Tudo isso abrange os conteúdos que podem vir a ser trabalhados nas aulas de dança para formação dos alunos.

Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2020.

Observe a imagem abaixo:

Fonte: Google Imagens (2022).

As pessoas acima estão se divertindo e apresentando prazer ao dançar. A fruição é um dos conceitos relacionados à essa ação. Acerca da fruição, avalie as asserções abaixo:

I. A definição de fruir está associado a desfrutar de algo ou de alguma coisa.

II. Ao assistir um filme que gostamos muito, é possível compreender o sentido de fruição.

III. Envolve o caráter lúdico, que permite experiências inusitadas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - II, apenas.
QUESTÃO 3
A dança precisa ser entendida "[...] como conhecimento significativo para as nossas ações corpóreas, que podem ser exploradas pelo universo de repertórios popular, folclórico, clássico, contemporâneo etc., bem como pela improvisação e pela composição coreográfica".

 

Fonte: CARVALHO, T.; COFFANI, M. C. R. da S. A Dança como Conteúdo de Ensino da Educação Física Escolar: uma investigação sobre a visão dos professores do município de Cáceres MT. Revista da Faculdade de Educação, v. 17, n. 1, p. 115–132, 2012. p. 117.

 

A dança pode apresentar vários benefícios enquanto atividade física e pode auxiliar no tratamento de doenças. Hipócrates foi responsável pelos estudos de uma determinada Medicina que pode ser auxiliada pela dança. Qual seria essa Medicina?

Alternativas
Alternativa 1 - Medicina ortomolecular.
Alternativa 2 - Medicina antroposófica.
Alternativa 3 - Medicina psicossomática.
Alternativa 4 - Medicina alternativa.
Alternativa 5 - Medicina integrativa.
QUESTÃO 4
Refletir sobre o gosto que aprova e reprova as linguagens de dança existentes em nossa sociedade nos direciona a outro olhar para o componente curricular de dança, o da investigação. Geralmente, quando vamos a algum evento em que há a modalidade “dança”, as pessoas nos perguntam se gostamos ou não. Independentemente, se a resposta for positiva ou negativa, sempre haverá o questionamento do “por que” logo na sequência.

 

Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.

Assim, com base nessa informação, analise as asserções a seguir:

I. Os julgamentos que praticamos podem ser aproveitados como uma possibilidade pedagógica para o estudo teórico da dança.

Porque

II. É evidente que professores e profissionais de Educação Física necessitam de uma formação ampla e não restrita acerca da dança.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5

A linguagem corporal carrega inúmeros significados, por meio da forma com que nos portamos em uma determinada situação é possível indicar o que estamos sentindo e até mesmo pensando. A dança também se apropria dessa linguagem  e permite grande interpretações e apresentações.

 

Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá-PR; UniCesumar, 2016.

Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:​

I. Os movimentos corporais nem sempre são dançantes, o que nos faz diferenciá-los é a mensagem que o movimento consegue transmitir.

 

PORQUE

 

II. A dança se apropria a expressão corporal para efetivar e dar sentido aos movimentos e assim, transmitir e criar um elo de comunicação.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Podemos perceber que antes do bebê começar a falar vemos ele cantar, gorjear, experimentando os sons que podem ser produzidos com a boca. Crianças pequenas, costumam ficar cantarolando um versinho, uma melodia, ou emitindo algum som repetitivo e monótono, balanceando-se de uma perna a outra, ou ainda para frente e para trás, como que reproduzindo o movimento do acalanto. Essa movimentação bilateral desempenha papel importante em todos os meios de expressão que se utilizam do ritmo, seja a música, a linguagem verbal, a dança etc. (JEANDOT, 1993, p.18). A música apresenta elementos importantes para o desenvolvimento da rítmica, um deles é a Métrica.

 

Fonte: JEANDOT, N. Explorando o Universo da Música. São Paulo: Scipione, 1993.

 

Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir em relação à métrica.

I. Representa a objetividade musical, esta divide os tempos musicais em partes iguais, repetindo-os sempre.

II. Mede o tempo entre a repetição de um movimento e outro.

III. É o espaço de tempo entre as batidas.

​​IV. É entendida como medida.

V. É a marcação da música.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III apenas.
Alternativa 2 - I, II e III apenas.
Alternativa 3 - I, II e IV apenas.
Alternativa 4 - I, IV e V apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 7
Isadora Duncan foi a primeira bailarina a se libertar das sapatilhas de ponta, dançando de pés descalços, e a substituir os apertados tutus por túnicas esvoaçantes, assim como as gregas. Para ela a dança era um movimento interno, ou um movimento do espírito que deveria rejeitar a herança cultural em prol da liberdade.

 

Fonte: ​LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2018.

 

Considerando a importância histórica de Duncan, avalie as afirmações a seguir.

I. É considerada a preceptora da dança moderna por não seguir uma técnica específica ou uma escola.

II. Explorou movimentos no solo com liberdade, trazendo o "homem real" para a dança.

III. Teve como sua seguidora a alemã Pina Bausch que divulgou a dança moderna.

IV. A questão religiosa foi um traço marcante em suas coreografias.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II apenas.
Alternativa 2 - II e III apenas.
Alternativa 3 - III e IV apenas.
Alternativa 4 - I, II e III apenas.
Alternativa 5 - I, II e IV apenas.
QUESTÃO 8
O ritmo está presente no mundo orgânico e inorgânico. A existência do ritmo é condicionada ao movimento. O som depende do movimento e não existe na ausência dele. Em termos físicos, o som é uma vibração que chega aos nossos ouvidos na forma de ondas que percorrem o ar que nos rodeia.

Fonte: JEANDOT, N. Explorando o Universo da Música. São Paulo: Scipione, 1993.

Assim, com base na relação entre som, música e movimento, analise as asserções abaixo:

I. Quando falamos de ritmo, pensamos quase que imediatamente em música e não no movimento em si.

PORQUE

II. Música é movimento. As músicas são compostas por sons, seja instrumental ou vocal. Então, podemos afirmar que som é movimento.
​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9

A dança é caracterizada como um dos conteúdos estruturantes da Educação Física e por meio deste reconhecimento, ocorreu a inserção em ambientes não ocupados anteriormente.

NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.

Considerando esse conteúdo, leia e avalie as afirmações a seguir:

I. A dança, atualmente, está inserida nas matrizes curriculares dos cursos de Educação Física.

II. A dança apresenta a promoção da saúde como um dos principais objetivos, assim com a Educação Física.

III. ​A compreensão da dança na atuação da Educação Física no ambimente escolar, hoje, se ampliou pra além da cultura corporal do movimento.

IV. Os profissionais que atuam com o ensino da dança em academias, clubes, clínicas e Unidades Básicas de Saúde apresentam formação em licenciatura.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 10
O estudo aprofundado e minucioso sobre o movimento humano empreendido por Laban tem até hoje oferecido contribuições brilhantes para as áreas de Dança, Teatro, Psicologia, Antropologia, Sociologia, Saúde e principalmente, para a Educação Física.
MARQUES, I. A. Revisitando a dança educativa moderna de Rudolf Laban. Sala Preta, v. 2, p. 276-281, 2002.

Acerca dos conhecimentos presentes no livro didático sobre Rudolf Laban, analise as afirmações abaixo:

I. ​O húngaro realizou estudos reflexivos sobre as danças e brincadeiras da atualidade.

II. ​ O autor produziu uma organização nomeada de Labanotation, que se caracteriza como um método categórico para notação dos movimentos.

III. ​Laban é considerado como o maior teórico da dança contemporânea, pois foi responsável pela criação do sistema denominado de Sistema Laban.

IV. Rudolf Laban defendia o pensamento através do movimento, no qual é possível compreender a dança como uma atividade que auxilia na comunicação.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu