FECHAR

ATIVIDADE 3 - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL - 54_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL - 54_2025

ATIVIDADE 3 - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL - 54_2025

Questão 1

“Tudo é tática no futebol. A maneira de pensar e agir no esporte das multidões têm características próprias e, às vezes, místicas, o que confere ao tema uma atmosfera de constantes procedimentos táticos. A maioria das atitudes tomadas num clube de futebol tem como objetivo alcançar dividendos táticos nos 90 minutos de jogo. Sob este raciocínio, admite-se que o universo das táticas no futebol é vasto e envolve questões dos mais variados âmbitos” como escalação do time, sistema tático de jogo, esquematizações táticas, detalhes extracampo, elementos psicológicos, intuição, conceitos e segredos”.

Fonte: DRUBSCKY, R. O universo tático do futebol: escola brasileira. Belo Horizonte: Health, 2003. p.19.

Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa que apresenta conteúdos associados somente à dimensão tática do futebol:


Alternativas
Alternativa 1:

Princípios operacionais, fundamentos específicos, processos cognitivos e eficiência motora.

Alternativa 2:

Escalação do time, execução motora, leitura do jogo, capacidades coordenativas e inteligência.

Alternativa 3:

Eficiência motora, ações globais, processos cognitivos, fundamentos específicos e sistemas de jogo.

Alternativa 4:

Tomada de decisão, ações globais defensivas e ofensivas, leitura do jogo, processos cognitivos e sistemas de jogo.

Alternativa 5:

Princípios operacionais, execução motora, leitura de jogo, capacidades coordenativas e inteligência.

Questão 2
O esporte moderno é constituído por regras universais, que proporcionam uma identidade para cada modalidade, tornando-as práticas institucionalizadas. Existem federações nacionais e internacionais que são responsáveis por organizar as competições esportivas oficiais ao redor do mundo. No caso do Futebol, a nível nacional, a instituição responsável é a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), já a nível internacional, é a Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Fonte: SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. Maringá: Unicesumar, 2018.


Com relação às principais regras do Futebol apresentadas na Unidade I, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Uma partida de futebol é constituída por dois tempos de 40 minutos cronometrados, sem acréscimos.

Alternativa 2:

O campo oficial de futebol pode medir de 40 a 60 metros de comprimento e de 20 a 30 metros de largura.

Alternativa 3:

No futebol, as cobranças de escanteio são realizadas com as mãos, e os tiros laterais, com os pés.

Alternativa 4:

A regra do impedimento se refere ao momento em que uma jogada é paralisada, devido ao posicionamento irregular de um jogador da equipe que está atacando.

Alternativa 5:

Cada equipe é composta por um goleiro e dez jogadores de linha, não existe um limite de substituições em partidas oficiais.

Questão 3

Considerando o processo de ensino-aprendizagem e treinamento do futebol na perspectiva da lógica interna, espera-se que o profissional de Educação Física estimule os alunos e atletas a aprimorarem aspectos como a leitura de jogo, tomada de decisão e execução das ações motoras exigidas em cada situação específica. Esses aspectos estão presentes nas duas fases do jogo (ofensiva e defensiva) mas se manifestam por meio de comportamentos distintos.

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.

Com base no texto exposto acima e considerando as ações globais dos jogadores enquanto defensores e atacantes, assinale “V” para as afirmações verdadeiras e “F” para as afirmações falsas a seguir:

I. Enquanto atacante o jogador deve impedir a progressão do oponente e enquanto defensor deve criar oportunidades de finalização.
II. São consideradas ações do defensor: conservar a posse de bola, criar linhas de passe e progredir pelo campo do oponente.
III. São consideradas ações do atacante: proteger o gol, reduzir o espaço de jogo e impedir a progressão do oponente.
IV. As ações globais dos jogadores enquanto atacantes são realizadas somente no plano da organização.
V. As ações globais dos jogadores enquanto defensores são realizadas somente no plano da informação.

As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

F, F, V, V, F.

Alternativa 2:

F, F, V, F, F.

Alternativa 3:

V, V, V, V, V.

Alternativa 4:

F, F, F, F, F.

Alternativa 5:

F, V, F, F, V.

Questão 4
Historicamente, o futebol tem enfrentado cenários de desigualdades e preconceitos sociais. Quando nos referimos às questões de gênero, isso não é diferente. Justificativas biológicas tiveram grande influencia para a manutenção das mulheres fora dos campos e competições, não só no futebol, mas em diversos esportes. Nesse sentido, o professor Osmar Moreira de Souza Júnior (2016) propõe um ensaio pedagógico denominado "futebol generificado".
Fonte: SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.


Considerando o ensaio pedagógico proposto pelo professor Osmar Moreira de Souza Júnior (2016), assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As equipes são formadas apenas por meninas, que jogam tanto na área defensiva, quanto na área de jogo de enfrentamento.

Alternativa 2:

O objetivo do jogo é derrubar alvos que deverão ser protegidos somente pelos meninos defensores, apenas com os pés. Cada alvo derrubado contará um ponto.

Alternativa 3:

As regras basicamente se restringem a atingir a equipe oponente por meio do contato das bolas com o corpo do adversário, configurando assim o "queimar".

Alternativa 4:

Os pontos conquistados no jogo pelos meninos contam apenas metade dos pontos conquistados pelas meninas.

Alternativa 5:

Ao fim, os participantes discutem sobre os papéis desempenhados no jogo e os esperados para homens e mulheres na sociedade de maneira geral.

Questão 5

“O futebol de botão, para além de todo o seu valor enquanto jogo da cultura popular e prática motora, ganha relevo também enquanto possibilidade de representação do futebol, tanto do ponto de vista do futebol de alto rendimento e espetacularizado que ali pode ser representado, entendido, criticado e apreciado, como do ponto de vista do futebol imaginário, que pode ser inventado, transformado, fantasiado!”.

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.

Com base no texto exposto acima e valorizando o futebol de botão como ferramenta de ensino, assinale a alternativa correta.


Alternativas
Alternativa 1:

O jogo de futebol de botão deve exigir regras muito rígidas, que deixem o jogo mais objetivo e pouco dinâmico.

Alternativa 2:

Neste jogo, duas pessoas se enfrentam, ficando cada uma delas com um time composto por 7 botões, que representam os jogadores de linha e uma peça que representa o goleiro.

Alternativa 3:

Nas regras oficiais, cada jogador (praticante) tem a sua vez de jogar, mas os botões podem ser movimentados ao mesmo tempo.

Alternativa 4:

O futebol de botão como prática de lazer não tem uma regra-padrão. As regras do jogo podem variar muito de região para região.

Alternativa 5:

O futebol de botão é praticado somente como forma de lazer e organizado segundo as regras criadas pelos próprios praticantes.

Questão 6

A lógica de uma partida de futebol pode se assemelhar a da engrenagem de uma máquina, todas as peças são importantes para que ela funcione de forma correta. Como diria o professor Tite, atual técnico da seleção brasileira masculina de futebol, “para que as individualidades apareçam, é preciso um jogo coletivo forte”. Nesse sentido, ao discutir a lógica interna dos Esportes Coletivos, compreendemos que o futebol possui dois traços fundamentais: o apelo à cooperação e o apelo à inteligência.

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.

Com base no exposto e considerando o significado dos dois traços fundamentais do futebol “apelo à cooperação” e “apelo à inteligência”, assinale a alternativa correta:



Alternativas
Alternativa 1:

Apelo à cooperação: é entendido como a capacidade de adaptação a novas situações, ou seja, a capacidade de elaborar respostas adequadas colocadas por situações aleatórias e imprevisíveis, que se sucedem no decorrer do jogo.

Alternativa 2:

Apelo à cooperação: exemplo prático - o jogador se encontra em uma situação de contra-ataque rápido 4 atacantes x 3 defensores e precisa tomar a melhor decisão (passar para A, B, C, conduzir a bola ou finalizar) para conquistar o gol.

Alternativa 3:

Apelo à cooperação: constituir o jogo em um espaço no qual os participantes possam exibir suas qualidades individuais, mas saibam subordiná-las a um projeto coletivo.

Alternativa 4:

Apelo à inteligência: para obter êxito nas disputas com adversários, é necessário desenvolver nos jogadores o espírito de colaboração e entreajuda.

Alternativa 5:

Apelo à inteligência: refere-se ao modo de se comunicar por meio do recurso de sistemas de referência comuns, de natureza motora.

Questão 7

Ao final do século XIX e início do século XX, iniciou-se a inserção gradativa das mulheres no âmbito esportivo. Essa participação foi intensificada no período da Primeira e Segunda Guerra Mundial. Hoje, um grande número de mulheres utiliza seu tempo de lazer para praticar uma variedade de esportes.

HARGREAVES, J. Promesa y problemas en el ocio y los deportes femeninos. In: BROHM, J. M. et al. Materiales de sociologia del deporte. Madrid: La Piqueta, 1993.

Com base no enunciado, assinale a alternativa correta.


Alternativas
Alternativa 1:

A construção social da maioria dos esportes baseou-se em uma clássica história de dominação masculina e subordinação feminina.

Alternativa 2:

Nas public schools inglesas (séc. XVIII e XIX), meninas e meninos, filhos da aristocracia eram estimulados a praticar o futebol.

Alternativa 3:

Durante a Revolução Industrial, surgem inúmeras equipes de futebol formadas por mulheres em toda Inglaterra, com o propósito principal de aumentar a renda das praticantes.

Alternativa 4:

A resolução da FA, em 5 de outubro de 1921, requisitava aos clubes masculinos que concedessem seus campos de futebol para jogos de mulheres.

Alternativa 5:

O argumento de que o corpo feminino era biologicamente inadequado para a prática esportiva não gerou resistência à prática.

Questão 8

Desde a iniciação a prática esportiva, é importante que os jogadores vivenciem situações que proporcionem a aprendizagem de comportamentos associados a forma como eles se comunicam (comunicação na ação), como ocupam os espaços de jogo (estruturação do espaço) e também como realizam ações com a bola (relação com a bola). Para que esse aprendizado ocorra de forma satisfatória deve-se explorar o ensino do jogar com regras menos complexas, espaços e número de jogadores reduzidos, permitindo maior interação entre os jogadores.

GARGANTA, J. Para uma teoria dos Jogos Desportivos Coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, 1998. (adaptado).

Com base no texto, assinale a alternativa correta acerca das fases e níveis de jogo apresentados por Garganta (1996):

Alternativas
Alternativa 1:

Estruturação do Espaço: na fase de jogo anárquico, ocorre o abuso da verbalização, sobretudo para pedir a bola.

Alternativa 2:

Relação com a Bola: na fase de descentração, há ocupação do espaço em função dos elementos do jogo.

Alternativa 3:

Comunicação na Ação: na fase de elaboração, ocorre  a otimização das capacidades proprioceptivas.

Alternativa 4:

Comunicação na Ação: na fase de jogo anárquico, há elevada utilização da visão central.

Alternativa 5:

Estruturação do Espaço: na fase de jogo anárquico, ocorre a aglutinação em torno da bola e subfunções.

Questão 9

“À medida que os cientistas examinam as carreiras dos seres humanos mais proficientes, em várias atividades, menor parece ser o papel atribuído ao “talento inato” e mais significativo se afigura o contributo da aprendizagem e do treino. De facto, os executantes excepcionais parecem ser beneficiários de “vantagens escondidas”, oportunidades extraordinárias e legados culturais que lhes permitem aprender e trabalhar bastante” (GLADWELL, 2008 apud GARGANTA et al., 2013, p. 200).

GARGANTA, J.; GUILHERME, J.; BARREIRA, D.; BRITO, J.; REBELO, A. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In: TAVARES, F. (Ed.). Jogos desportivos coletivos: ensinar a jogar. Porto- -PT: Editora FADEUP, 2013. 301 p.

Com base no texto e considerando a discussão acerca dos “capitais futebolísticos” proposta por Damo (2007), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

Percepção tática: execução mais econômica dos movimentos.

Alternativa 2:

Resistência às adversidades: transpor as qualidades individuais para o grupo.

Alternativa 3:

Técnica individual: exigência de performance regular em circunstâncias diversas.

Alternativa 4:

Disciplina em todos os sentidos: contribuir para que o trabalho de equipe seja exitoso.

Alternativa 5:

Técnica individual: convívio prolongado e intenso com grupo restrito de pessoas.

Questão 10
O futebol de 5 foi inserido pela primeira vez nos Jogos Paraolímpicos em Atenas 2004. O Brasil foi o campeão, vencendo nos pênaltis a seleção argentina por 3 a 2. A Seleção Brasileira é tetracampeã olímpica (Rio 2016). Além dos títulos, foi a primeira a marcar um gol em Jogos Paraolímpicos (COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO, 2021).
COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. Futebol de 5. 2021. Disponível em: <https://www.cpb.org.br/modalidades/50/futebol-de-5>. Acesso em: 24 de Julho de 2021.


Considerando o crescimento do esporte paraolímpico a nível mundial e analisando a lógica interna do futebol de 5, assinale a alternativa que corresponde a uma característica da modalidade:

Alternativas
Alternativa 1:

O futebol de 5 é praticado em uma quadra com as dimensões de um campo de futebol suíço.

Alternativa 2:

O goleiro joga com venda nos olhos e precisa ter algum tipo de deficiência visual para jogar.

Alternativa 3:

Um jogo de futebol de 5 conta com dois tempos, de 40 minutos cada, e um intervalo de 20 minutos.

Alternativa 4:

O "chamador" no futebol de 5, é uma pessoa que fica na lateral do campo realizando a substituição dos jogadores.

Alternativa 5:

No futebol de 5 as bandas tornam as partidas mais dinâmicas. Somente caso a bola ultrapasse a banda, é cobrado lateral com os pés.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu