
ATIVIDADE 3 - ENF - DIDÁTICA APLICADA A ENFERMAGEM - 54_2025
ATIVIDADE 3 - ENF - DIDÁTICA APLICADA A ENFERMAGEM - 54_2025
Questão 1
O ensino da didática na área da Enfermagem oportuniza benefícios significativos aos profissionais em seu ambiente profissional, pois colabora na compreensão do processo de ensino-aprendizagem.
CARVALHO, A. Didática Aplicada à Enfermagem. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
O professor, diante da complexidade do mundo atual, deve demonstrar flexibilidade quanto ao espaço, tempo e metodologias de ensino para promover a participação ativa dos alunos.
PORQUE
- A formação de profissionais de saúde é atrelada à construção de níveis educacionais que direcionam sua atuação para um campo específico, exigindo um planejamento de ensino intencional e contínuo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2
As competências essenciais do enfermeiro educador são fundamentais para promover o desenvolvimento das pessoas por meio da aprendizagem nas instituições de saúde. Entre essas competências, a ABEn identificou várias funções essenciais para a atuação desse profissional. Assinale a alternativa que melhor descreve uma das competências elencadas para o enfermeiro educador (Carvalho, 2024).
Fonte: CARVALHO, A. Didática Aplicada à Enfermagem. Ariane Carvalho. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Alternativas
Alternativa 1:
Executar apenas ações educativas tradicionais, sem considerar a inovação.
Alternativa 2:
Promover a escuta qualificada e ativa dos educandos.
Alternativa 3:
Focar exclusivamente na tecnologia da informação, ignorando a contextualização.
Alternativa 4:
Aplicar métodos de ensino homogêneos, desconsiderando a diversidade dos educandos.
Alternativa 5:
Realizar feedback apenas após a conclusão das atividades educativas.
Questão 3
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O professor, ao enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, deve incorporar conhecimentos de diversas áreas, como as ciências da educação, para enriquecer sua prática pedagógica. Além disso, ele precisa demonstrar flexibilidade em metodologias de ensino, tempo e espaço, visando promover a participação ativa dos alunos.
Fonte: CARVALHO, A. Didática Aplicada à Enfermagem. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Considerando a importância da formação contínua dos professores e a necessidade de flexibilidade nas metodologias de ensino, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A flexibilidade nas metodologias de ensino é essencial para atender às diferentes necessidades dos alunos e promover a aprendizagem significativa.
Alternativa 2:
A formação contínua do professor é opcional, pois o conhecimento adquirido na formação inicial é suficiente para toda a carreira.
Alternativa 3:
O professor deve utilizar sempre os mesmos métodos de ensino, independentemente do contexto ou das características dos alunos.
Alternativa 4:
A avaliação deve se restringir à medição de conteúdos transmitidos, sem considerar o processo de aprendizagem.
Alternativa 5:
O uso de tecnologias educacionais deve ser evitado, já que o ensino tradicional é mais eficaz.
Questão 4
A didática desempenha um papel fundamental na formação e atuação dos profissionais de enfermagem, ao contribuir significativamente para o desenvolvimento de suas habilidades de comunicação e ensino. Ela fornece as bases teóricas e práticas necessárias para os enfermeiros poderem transmitir conhecimentos de maneira eficaz, promover a educação em saúde e facilitar o aprendizado dos pacientes, além de capacitar outros profissionais da área (Carvalho, 2024).
Fonte: CARVALHO, A. Didática Aplicada à Enfermagem. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre o exposto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
O conhecimento em didática é irrelevante para os profissionais de enfermagem, pois sua atuação se limita à prática clínica.
Alternativa 2:
A didática só se aplica ao ensino em sala de aula e não tem impacto na interação com pacientes.
Alternativa 3:
A compreensão dos princípios da didática capacita os profissionais de enfermagem a comunicar informações de saúde de forma adaptada às necessidades dos pacientes.
Alternativa 4:
A avaliação contínua não é importante na prática da enfermagem, pois os resultados são sempre evidentes.
Alternativa 5:
Os profissionais de enfermagem não têm responsabilidade em programas de educação e promoção à saúde.
Questão 5
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na saúde, conforme abordado na legislação e nas práticas educativas, é fundamental para a melhoria da qualidade da assistência e para a formação dos profissionais. As TIC, como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e a Inteligência Artificial (IA), não apenas facilitam a gestão de informações, mas também contribuem para o aprendizado dinâmico e a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. No contexto da educação em saúde, considere quais são os principais benefícios do uso dessas tecnologias (Carvalho, 2024).
Fonte: CARVALHO, A. Didática Aplicada à Enfermagem. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre o exposto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Aumenta a carga de trabalho dos profissionais de saúde, dificultando a gestão do tempo.
Alternativa 2:
Melhora a comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes, promovendo a participação ativa.
Alternativa 3:
Reduz a necessidade de formação continuada dos profissionais de saúde.
Alternativa 4:
Desestimula o uso de métodos tradicionais de ensino, limitando a prática pedagógica.
Alternativa 5:
Diminui o interesse dos alunos pela área da saúde, pois torna o aprendizado mais técnico e menos prático.
Questão 6
O planejamento educacional é uma prática fundamental para a organização do trabalho pedagógico e didático, ao orientar a elaboração de estratégias, metodologias e atividades que visam alcançar os objetivos educacionais de maneira estruturada e eficiente. Ele permite ao educador antecipar desafios, ajustar abordagens e garantir uma aprendizagem significativa e alinhada às necessidades dos estudantes (Carvalho, 2024).
Fonte: CARVALHO, A. Didática Aplicada à Enfermagem. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
O planejamento do sistema educacional é exclusivamente focado nas atividades escolares e não inclui políticas educacionais de níveis administrativos.
Alternativa 2:
O planejamento escolar se refere apenas à elaboração de provas e avaliações, sem considerar as atividades de ensino e aprendizagem.
Alternativa 3:
O planejamento curricular envolve a previsão dos componentes curriculares que serão desenvolvidos, incluindo objetivos gerais e conteúdos programáticos.
Alternativa 4:
O planejamento de ensino deve ser rígido e não pode ser adaptado de acordo com a realidade e o contexto dos alunos.
Alternativa 5:
O planejamento educacional não requer a participação dos professores, pois é uma atividade realizada apenas pela gestão escolar.
Questão 7
A didática é um campo do conhecimento que visa organizar e orientar o processo de ensino-aprendizagem, articulando teoria e prática para promover um ensino mais estruturado e eficaz. Ela não se limita a métodos e técnicas de ensino, mas também considera os contextos socioculturais e os fatores situacionais que influenciam a prática docente e o desenvolvimento dos estudantes.
Sobre o assunto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A didática integra teoria e prática, organizando o processo de ensino de forma estruturada e eficaz.
PORQUE
II- O processo pedagógico é influenciado por fatores socioculturais e elementos situacionais que impactam diretamente a prática docente.
Fonte: CARVALHO, A. Didática Aplicada à Enfermagem. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre essas afirmações, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Ambas estão corretas, enquanto a II justifica a I.
Alternativa 2:
Ambas as afirmações são verdadeiras, porém a II não justifica a I.
Alternativa 3:
A I é correta, mas a II não.
Alternativa 4:
A I é incorreta, mas a II é correta.
Alternativa 5:
Ambas as afirmações são incorretas.
Questão 8
A didática é elemento integrador que permite conexão entre a teoria e a prática, cujo objetivo visa alcançar o ensinar. Um educador em qualquer área reconhece a importância do embasamento teórico para a construção sustentável da prática pedagógica (Carvalho, 2024).
Fonte: CARVALHO, A. Didática Aplicada à Enfermagem. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A didática é um elemento essencial para subsidiar a prática pedagógica, organizando teorias e práticas com foco no ensino.
PORQUE
A prática pedagógica se desenvolve de forma espontânea e desconexa, sem influência das experiências e métodos organizados pelo professor.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 9
A didática, como componente fundamental da prática pedagógica, não apenas articula teoria e prática, mas também se baseia em diferentes áreas do saber para orientar o processo de ensino-aprendizagem. Ela desempenha um papel sociopolítico relevante, ao influenciar diretamente na qualidade e na eficácia da educação. Segundo Oliveira (1995 apud Carvalho, 2024), a didática possui objetivos que visam promover o desenvolvimento integral dos estudantes e a reflexão crítica sobre a prática educativa.
Fonte: CARVALHO, A. Didática Aplicada à Enfermagem. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Dessa forma, considerando os objetivos da didática apresentados por Oliveira, assinale a alternativa que corresponde corretamente a um desses objetivos:
Alternativas
Alternativa 1:
Promover a prática pedagógica desconsiderando o contexto social mais amplo.
Alternativa 2:
Refletir sobre o papel sociopolítico da educação, da escola e do ensino.
Alternativa 3:
Instrumentalizar o futuro professor apenas em aspectos práticos, sem embasamento teórico.
Alternativa 4:
Compreender o processo de ensino apenas em sua dimensão técnica.
Alternativa 5:
Elaborar propostas de ensino focadas exclusivamente em métodos tradicionais.
Questão 10
No contexto educacional atual, a elaboração de planos de ensino é uma prática essencial para garantir que os objetivos pedagógicos sejam alcançados eficazmente. Os planos devem considerar diversos elementos, como identificação, objetivos, conteúdos, metodologias, recursos e avaliação. Essa estrutura não apenas organiza o processo de ensino-aprendizagem, mas também permite que os educadores adaptem suas abordagens às necessidades dos alunos. Assim, a compreensão e a aplicação correta dos componentes dos planos de ensino são fundamentais para promover uma educação de qualidade e alinhada às diretrizes estabelecidas pela legislação educacional (Carvalho, 2024).
Fonte: CARVALHO, A. Didática Aplicada à Enfermagem. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre o exposto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
O plano de curso é um planejamento detalhado que abrange apenas as atividades de uma única aula.
Alternativa 2:
Os objetivos do plano de ensino devem ser descritos de forma vaga, permitindo flexibilidade no que se espera que os alunos aprendam.
Alternativa 3:
O plano de unidade reúne assuntos correlatos, constituindo um bloco significativo de conteúdos inter-relacionados.
Alternativa 4:
A identificação no plano de ensino refere-se apenas ao nome do professor, sem a necessidade de informações adicionais.
Alternativa 5:
Os procedimentos em um plano de ensino devem ser rígidos e não podem ser adaptados ao perfil dos estudantes.


