FECHAR

ATIVIDADE 3 - ELETROTERMOFOTOTERAPIA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - ELETROTERMOFOTOTERAPIA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - ELETROTERMOFOTOTERAPIA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - 53_2025

QUESTÃO 1
Entre os recursos térmicos bastante utilizados, a manta térmica corporal e a máscara térmica facial são recursos responsáveis por conduzir calor ao tecido biológico por condução. A reação local ao calor vai provocar aumento na liberação de substâncias produzidas pelo hipotálamo, pequena região do cérebro que liga o sistema nervoso ao endócrino e que tem como uma de suas funções a adequação dos processos metabólicos, entre eles a homeostase, que busca a regulação da temperatura corporal. Os primeiros e principais mecanismos de termorregulação, que são a liberação da acetilcolina e a sudorese, ocorrem a partir desse alerta emitido pelo hipotálamo. Além disso, tanto a produção do suor, secreção eliminada pelas glândulas sudoríparas que fazem parte da derme e são constituídas por cloreto de sódio e ureia em solução, quanto a liberação da acetilcolina são também maneiras encontradas pelo organismo para eliminar toxinas, consideradas substâncias de origem biológica e que podem provocar danos à saúde.

 

​​​Fonte: Texto adaptado de KASHIWAKURA, Priscilla Hellen Martinez Blanco. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá-PR.: Unicesumar, 2020.

 

Nesse sentido, analise as alternativas a seguir e selecione a correta sobre esses recursos:

Alternativas
Alternativa 1 - Como o resfriamento interno da superfície é mantido pelo uso da manta térmica, o corpo será obrigado a procurar uma outra forma para restabelecer o equilíbrio térmico com o seu exterior.
Alternativa 2 - Para cada grau Celsius (1 °C) de elevação de temperatura corpórea externa, verifica-se um aumento de 6% na Taxa de Metabolismo Basal, proporcionando a retenção de energia pelo processo de lipólise.
Alternativa 3 - A vasodilatação superficial, bem como o aumento das trocas metabólicas e potencialização da permeabilidade dos sais que atuam por osmose, favorecendo a absorção dos ativos presentes nos cosméticos.
Alternativa 4 - A indicação é que a temperatura da manta seja utilizada entre 50 °C e 55 °C, no mínimo 50 minutos de exposição, pois acima disso começam a ocorrer danos proteicos, com destruição de células e tecidos.
Alternativa 5 - A manta térmica é considerada, atualmente, como o método pouco eficaz não invasivo para correção da hipotermia corporal e é muito utilizada na área da saúde em geral, ela é capaz de aumentar a temperatura corporal.
QUESTÃO 2
A termodinâmica é uma área da física que estuda os efeitos da temperatura e estuda como um sistema troca energia por meio da transferência de trabalho e/ou de calor, compreendendo como o calor e o frio agem no tecido biológico e como eles produzem energia quando são absorvidos pelos tecidos.

​​Fonte: Texto adaptado de: KASHIWAKURA, Priscilla Hellen Martinez Blanco. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá-PR.: Unicesumar, 2020.

Nesse sentido, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A termoterapia consiste apenas na aplicação de frio corporal para fins terapêuticos e a crioterapia apenas para fins analgésicos.
Alternativa 2 - O calor é capaz de gerar no tecido biológico, a vasoconstrição, que é a redução do fluxo sanguíneo, compressão dos tecidos e da matéria.
Alternativa 3 - O gelo é capaz de gerar no tecido biológico, um aumento da temperatura local; expansão dos tecidos e redução da viscosidade dos fluidos.
Alternativa 4 - A transferência de energia térmica pode acontecer por meio da condução, que é quando a energia térmica é transferida por contato direto.
Alternativa 5 - A hidroterapia, banhos terapêuticos, vapor de ozônio, ocorrem por conversão, que é a transformação de energia térmica em energia eletromagnética.
QUESTÃO 3
Para que consiga realizar a aplicação prática deste equipamento, você deve seguir o passo a passo de seu procedimento operacional padrão (POP): ligar o equipamento; preparar a pele do paciente; utilizar um acessório para hidratação e deslocamento do cabeçote, por exemplo, uso de óleo corporal neutro; escolher o tipo de cabeçote que irá utilizar; programar a pressão negativa que pode ser entre 100 a 600 mmHg dependendo do tecido, do caso e do limiar de sensibilidade da paciente; apertar o start e realizar a aplicação na região até ocasionar hiperemia local. As manobras que podem ser realizadas são: deslizamento superficial e profundo; oito; circular; zig-zag; vibração; percussão; e aplicação estática ou fixa.
KASHIWAKURA, Priscilla Hellen Martinez Blanco. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá-PR.: Unicesumar, 2020

Analisando o fragmento de texto acima, marque a alternativa que contempla o equipamento referente ao POP citado:

Alternativas
Alternativa 1 - Iontoforese.
Alternativa 2 - Ultrassom.
Alternativa 3 - Endermologia.
Alternativa 4 - Radiofrequência.
Alternativa 5 - Ondas de Choque.
QUESTÃO 4
O aparelho de vapor de ozônio serve para nutrir, hidratar e purificar a pele. Funciona evaporando água através de um elemento aquecedor que faz a água ferver. A ozonioterapia teve início durante a Primeira Guerra Mundial e tem se espalhado no campo da saúde como uma técnica para controle de microrganismos e para incentivar processos biológicos nas células; o vapor de ozônio está entre os dispositivos utilizados nesse tipo de tratamento.

​​​Fonte: Texto adaptado de KASHIWAKURA, Priscilla Hellen Martinez Blanco. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá-PR.: Unicesumar, 2020.

Considerando essas informações, analise as afirmativas a seguir:

I. O ozônio é liberado por uma faísca elétrica de baixa corrente que é disparada no vapor gerado pela ebulição da água dentro do tanque, permitindo ao usuário escolher vapor com ozônio, ou só vapor.

II. O ozônio é uma substância estável que se decompõe rapidamente em oxigênio molecular (CO2) e em oxigênio atômico (O) - (O3 = O2 + O) e suas principais propriedades são a ação bactericida, fungicida e germicida.

III. As indicações do vapor de ozônio incluem a desintoxicação e a limpeza da pele, sendo o ozônio o maior responsável por tal assepsia, bactericida e fungicida, realiza a hidratação e a reparação tecidual.

IV. O vapor de ozônio pode ser empregado em qualquer região do corpo, face ou cabelo, basta direcionar a vaporização para o local desejado, podendo mínimizar a circulação, gerando uma vasoconstrição e hiperemia.

V. A vaporização de ozônio, quando direcionada para uma região a ser tratada, o tempo de aplicação deve ser entre dez a trinta minutos, com uma distância entre o aparelho e a pele de aproximadamente 10 centímetros.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III.
Alternativa 2 - I e IV.
Alternativa 3 - II e III.
Alternativa 4 - IV e V.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 5
A termografia é um dispositivo de termo diagnóstico utilizado na área da saúde para verificação da temperatura tecidual e a sua relação com quadros patológicos. É uma modalidade de captação da radiação infravermelha do corpo ou segmentos corporais, que mensura e mapeia indiretamente a distribuição da temperatura emitida pela superfície corporal, determinando imagens relacionadas a ela; quando as imagens estão laranjas e vermelhas, é sinal de vascularização tecidual, aumento da temperatura tecidual e processos inflamatórios e infecciosos locais, mas quando a imagem apresenta cores frias (verde e azul), equivale a um tecido com baixa vascularização, metabolismo, oxigenação e atividade.

Adaptado de: KASHIWAKURA, P. H. M. B. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá: Unicesumar, 2020.

Em relação a este dispositivo, avalie as afirmações a seguir:

​I. A termografia pode ser empregada em qualquer área da saúde, sendo um instrumento de análise não-invasiva e não-radioativa, capaz de analisar funções fisiológicas relacionadas com o controle da temperatura da pele.

​II. Para realização de uma análise termográfica, é importante que os profissionais conheçam fatores que influenciam o resultado do exame.

​III. Podemos utilizá-la para avaliação de quadros de edema com alterações de fluxo sanguíneo, para avaliação da composição corporal, processos de inflamação, cicatrização, mialgias, dores fasciais, desordens neurológicas, reumatológicas, musculares, dermatológicas, doenças vasculares, patologias urológicas, ginecológicas, ortopédicas e na avaliação de lesões do esporte.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 6
A utilização do calor superficial é bastante comum devido à sua segurança, facilidade de aplicação e baixo custo. Este tipo de calor pode ser fornecido por meio de métodos acessíveis como bolsas de água quente, bolsas térmicas elétricas, compressas úmidas e mantas térmicas. Embora os efeitos do calor superficial possam ser mais sutis em comparação ao calor profundo, ele tem o benefício significativo de poder ser aplicado pelo próprio paciente em casa.

​​​​Fonte: Texto adaptado de KASHIWAKURA, Priscilla Hellen Martinez Blanco. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá-PR.: Unicesumar, 2020.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. Os estímulos internos são captados pelos receptores cutâneos e conduzidos ao sistema nervoso periférico, o qual informa ao córtex sensitivo as sensações provenientes do exterior de seu corpo.

II. Se a temperatura de frio local muito intenso (0 – 5 °C), apenas as fibras de dor serão estimuladas, ou até mesmo essas não serão estimuladas. À medida que a temperatura aumenta (10 – 15 °C), os impulsos da dor cessam.

III. Acima de 35 °C, os receptores de calor começam a ser estimulados, porém, se continuarmos a elevar a temperatura, quando chegar em torno de 40 °C, as fibras sensitivas começam a ser estimuladas pelo calor.

IV. O cerebelo é o responsável pela termorregulação corporal, funcionando como o termostato fisiológico. Os mecanismos de feedback que regulam a temperatura do corpo operam por meio dos centros bulbônicos.

V. O aumento excessivo da temperatura, seja ele provocado ou próprio do ambiente, o organismo por meio do sistema termostático natural, vai reagir desencadeando processos ativados pelo cérebro em busca do equilíbrio térmico.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - III.
Alternativa 2 - II e III.
Alternativa 3 - II e V.
Alternativa 4 - IV e V.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 7
Dentre os recursos ondulatórios mais comuns, temos um equipamento que produz a energia ondulatória por um transdutor que transforma a energia inicial elétrica em energia mecânica e sonora inaudível. Esta capacidade de transformação de energia se dá pelo efeito piezoeléctrico do cristal que se encontra dentro do cabeçote do equipamento. A frequência deste dispositivo varia entre 1 ou 3 MHz, sendo disponível, atualmente, também em 5 MHz. A intensidade varia entre 0,1 e 3,0 W/cm².

KASHIWAKURA, Priscilla Hellen Martinez Blanco. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá-PR.: Unicesumar, 2020

Analisando o fragmento de texto acima, marque a alternativa que contempla o equipamento com as características citadas:

Alternativas
Alternativa 1 - Ultrassom.
Alternativa 2 - Eletrocautério.
Alternativa 3 - Endermologia
Alternativa 4 - Radiofrequência.
Alternativa 5 - Ondas de choque.
QUESTÃO 8
Os equipamentos ondulatórios possuem a capacidade de produzirem tixotropismo, sonoforese e cavitação no tecido biológico. São exatamente estes fenômenos, que fazem a diferença entre os resultados finais obtidos por estes recursos em relação aos recursos elétricos de baixa ou média frequência.

Adaptado de: KASHIWAKURA, P. H. M. B. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá: Unicesumar, 2020.

Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir:

I. Sonoforese é o aumento da permeabilidade da membrana celular e o aumento da permeabilidade tecidual, ocasionada pela propagação da onda e a produção de seus estímulos oscilatórios que facilita a penetração de ativos através da pele.

I​I. Tixotropismo é capacidade que a onda sonora e mecânica possui em amolecer estruturas de maior consistência, de “liquefazer”, de transformar substâncias que estão em estado mais gelatinoso, viscoso em um estado mais fluido, ou substâncias sólidas para o estado gel;

​III. Por sua vez, a cavitação é um efeito não térmico da onda sonora e mecânica que provoca formação de bolhas ou cavidades micrométricas nos líquidos. Essas bolhas produzidas, em geral, dependerão da frequência do aparelho e do modo de aplicação do transdutor, para se tornar instáveis ou estáveis.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e II, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 9

A criolipólise vem se tornando um dos recursos mais eficazes para o tratamento de gordura subcutânea localizada, pois com o controle da aplicação do frio sobre a pele, pode-se lesionar seletivamente os adipócitos subcutâneos, evitando danos à epiderme e derme sobrejacentes.

Adaptado de: KASHIWAKURA, P. H. M. B. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá: Unicesumar, 2020.

Assinale a alternativa que refere-se ao mecanismo de ação envolvido na eliminação dos adipócitos:

Alternativas
Alternativa 1 - Cavitação.
Alternativa 2 - Cavitação estável.
Alternativa 3 - Cavitação instável.
Alternativa 4 - Vibração.
Alternativa 5 - Apoptose.
QUESTÃO 10
O banho de parafina é um tratamento feito por transferência de calor superficial, em que se usa a parafina derretida misturada com óleo mineral a uma temperatura de mais ou menos 52 °C a 54 °C. Para a realização deste tratamento, é necessário um equipamento composto por um tanque de aço inoxidável, cheio de água, que pode ser aquecida por meio de um resistor, que trabalhará como banho-maria para a parafina que estará em outro compartimento. Dentro deste tanque contendo água, vamos ter uma outra caixa metálica de dimensões menores contendo a parafina.

​​​Fonte: Texto adaptado de KASHIWAKURA, Priscilla Hellen Martinez Blanco. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá-PR.: Unicesumar, 2020.

Diante deste contexto, analise as afirmativas a seguir:

​I. Este recurso é capaz de gerar efeitos como a analgesia, promove relaxamento muscular, melhora a flexibilidade dos tecidos, é anti-inflamatório, promove vasodilatação, aumenta o fluxo sanguíneo.

II. Alguns cuidados devem ser evitados, como examinar a área a ser tratada, limpar bem a região antes e depois do procedimento, testar a sensibilidade do paciente antes e avisar ao paciente sobre o desconforto do calor.

III. É indicado em casos de artrose e artrite, dores articulares, tendinites, fibromialgia, queloides, fibroses, mialgias, entorses de tornozelos, encurtamento muscular e fascite plantar.

IV. É contraindicado em áreas com alteração de sensibilidade, traumas e quadros inflamatórios agudos, estado febril, áreas desvitalizadas e isquêmicas, regiões com hemorragia e lesões de peles.

V. O pincelamento é feito com um pincel, formando uma camada espessa de parafina na área a ser tratada. Depois cobrir com um plástico e colocar uma toalha felpuda, a fim de manter a temperatura.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II, III e V.
Alternativa 2 - I, II, III e IV.
Alternativa 3 - I, II, IV e V.
Alternativa 4 - I, III, IV e V.
Alternativa 5 - II, III, IV e V.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu