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ATIVIDADE 3 - EESP - INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - EESP - INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 53_2025

ATIVIDADE 3 - EESP - INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 53_2025

QUESTÃO 1

O uso de metodologias inclusivas na EJA é defendido como forma de criar experiências significativas de aprendizagem e respeitar os diferentes ritmos, estilos e contextos dos estudantes. Essas práticas não apenas contribuem para a aprendizagem, mas também para a permanência e o pertencimento.

 

Fontes:

BAREA, N. R. Inclusão na educação de jovens e adultos. Florianópolis: Arqué; Maringá: Unicesumar, 2025.

​SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.​

 

Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O planejamento deve priorizar a homogeneidade dos estudantes.
Alternativa 2 - A adaptação pedagógica deve ser mínima, para manter a padronização do ensino.
Alternativa 3 - Estratégias flexíveis e dialógicas favorecem a inclusão e o engajamento dos estudantes com NEE.
Alternativa 4 - O uso de metodologias inclusivas compromete o rendimento dos estudantes sem deficiência.
Alternativa 5 - O contexto sociocultural dos estudantes não deve interferir no conteúdo programático.
QUESTÃO 2

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) inclusiva demanda práticas pedagógicas que considerem as singularidades dos estudantes, especialmente daqueles com necessidades educacionais especiais (NEE). Para isso, é necessário que o planejamento pedagógico se baseie em currículos flexíveis, metodologias diferenciadas e estratégias acessíveis, respeitando ritmos, linguagens e trajetórias de vida diversas. Como orientam as Diretrizes Operacionais para a EJA (BRASIL, 2008), o reconhecimento das especificidades do sujeito é condição para o acesso pleno ao conhecimento e para a construção de processos pedagógicos equitativos.

​BAREA, Neide Rodriguez. Inclusão na educação de jovens e adultos. 2. ed. Florianópolis: Arqué; Maringá: UniCesumar, 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nas etapas de ensino fundamental e médio. Brasília: MEC, 2008.

Com base nas concepções sobre personalização do ensino e práticas inclusivas na EJA, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A personalização do ensino é um princípio essencial na Educação de Jovens e Adultos (EJA) inclusiva, pois reconhece e valoriza os diferentes modos de aprender dos estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE).

PORQUE

II. A adoção de currículos rígidos e estratégias padronizadas fortalece a autonomia dos estudantes adultos e garante a equidade no processo educativo.

Com base nas afirmações acima, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - As asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - As asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3

A inserção de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE) no mercado de trabalho apresenta desafios significativos, mesmo com avanços legais como a Lei nº 8.213/1991, que estabelece cotas para contratação em empresas com mais de 100 funcionários.

BAREA, Neide Rodriguez. Inclusão na educação de jovens e adultos. Florianópolis, SC: Arqué; Maringá: UniCesumar, 2025.

BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1991.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional de Saúde: indicadores sobre inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

​Considerando os obstáculos enfrentados por essa população no mercado laboral, identifique corretamente a alternativa que resume esses principais desafios:

Alternativas
Alternativa 1 - Ausência total de leis que protejam as pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho brasileiro.
Alternativa 2 - Baixo nível de interesse das pessoas com necessidades especiais em procurar emprego, causando o alto desemprego.
Alternativa 3 - Presença constante e plena acessibilidade tecnológica em empresas, sem necessidade de qualquer melhoria adicional.
Alternativa 4 - Capacitação profissional plenamente garantida para pessoas com necessidades especiais, eliminando qualquer barreira de inserção laboral.
Alternativa 5 - Falta de acessibilidade física nos ambientes laborais, ausência de adaptações tecnológicas adequadas, estigmas sociais e insuficiente capacitação dos empregadores para práticas inclusivas.
QUESTÃO 4

A família, na perspectiva inclusiva, é considerada uma rede essencial de apoio, não limitada a laços sanguíneos, abrangendo amigos próximos e pessoas significativas na vida dos adultos com necessidades especiais.

Fontes:

BAREA, N. R. Inclusão na educação de jovens e adultos. Florianópolis: Arqué; Maringá: Unicesumar, 2025.

CARDOSO, A.; BAPTISTA, C.Família e deficiência: relações de afeto e inclusão. São Paulo: Cortez, 2020.

​Considerando essa visão ampliada, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A definição de família inclusiva restringe-se exclusivamente aos parentes diretos.
Alternativa 2 - A participação ativa de avós, tios e amigos próximos enfraquece o papel educativo dos pais.
Alternativa 3 - A família ampliada potencializa a socialização e o suporte emocional dos indivíduos com necessidades especiais.
Alternativa 4 - A inclusão social de adultos com necessidades especiais independe do ambiente familiar.
Alternativa 5 - O conceito ampliado de família exclui a participação de amigos por não possuírem laços sanguíneos.
QUESTÃO 5

O Plano Individual de Transição (PIT) é uma ferramenta essencial para o planejamento da vida adulta de estudantes com NEE, abrangendo dimensões, como autonomia, inserção social e mundo do trabalho.

Fonte: BAREA, N. R. Inclusão na educação de jovens e adultos. 2. ed. Florianópolis: Arqué; Maringá: Unicesumar, 2025.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O PIT deve ser construído de forma personalizada, com metas claras, participação intersetorial e escuta ativa do próprio estudante.

PORQUE

II. O PIT é um documento genérico, aplicável a todos os estudantes sem distinção de trajetória, priorizando a padronização dos objetivos escolares.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - As asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - As asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6

No contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o acolhimento ultrapassa a simples recepção institucional. Trata-se de criar um ambiente onde os sujeitos sintam-se reconhecidos em sua trajetória, escutados em suas experiências e respeitados em suas diferenças. Como destacam Barea (2025) e autores dos Estudos Culturais como Silva (2000) e Hall (2005), práticas inclusivas na EJA devem estar fundamentadas na valorização das identidades, na escuta ativa e no combate às lógicas excludentes que historicamente afetaram os grupos marginalizados.

​BAREA, Neide Rodriguez. Inclusão na educação de jovens e adultos. Florianópolis, SC: Arqué; Maringá: UniCesumar, 2025.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

Com base nas concepções contemporâneas sobre acolhimento na EJA, identidades e práticas de escuta inclusiva, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O conceito de acolhimento na EJA está diretamente relacionado à escuta ativa, ao respeito à diversidade e à construção de vínculos de pertencimento entre os sujeitos.

PORQUE

II. Práticas como rodas de conversa sobre direitos humanos e espaços de escuta ativa reforçam o acolhimento, enquanto critérios avaliativos rígidos podem comprometer a inclusão de estudantes com trajetórias escolares marcadas por desigualdades.

​Com base nas afirmações acima, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - As asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - As asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7

O planejamento pedagógico na EJA inclusiva exige que o educador leve em conta não apenas os conteúdos curriculares, mas também os contextos sociais, afetivos e culturais dos estudantes. O livro da disciplina aponta que, na prática com jovens e adultos, a escuta, o vínculo e o reconhecimento das trajetórias de vida são elementos fundamentais do processo educativo.

​BAREA, Neide Rodriguez. Inclusão na educação de jovens e adultos. Florianópolis, SC: Arqué; Maringá: UniCesumar, 2025.

​GADOTTI, Moacir. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008.

PAIVA, Jane. Currículo e EJA: saberes e práticas em construção. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Diante disso, assinale a alternativa que melhor traduz uma diretriz do planejamento pedagógico inclusivo na EJA:

Alternativas
Alternativa 1 - Elaboração de planos de aula baseados exclusivamente no conteúdo programático anual.
Alternativa 2 - Aplicação de métodos rígidos e avaliativos, com foco na performance e na padronização.
Alternativa 3 - Organização do planejamento a partir de diagnósticos de vida e interesses dos estudantes.
Alternativa 4 - Exclusão de temáticas sensíveis como desigualdade social, religião ou identidade.
Alternativa 5 - Adaptação de práticas pedagógicas apenas em turmas com laudos comprobatórios de deficiência.
QUESTÃO 8

A colaboração entre escola, família e comunidade é considerada essencial na formação de ambientes inclusivos. Diversos estudos demonstram que parcerias eficazes aumentam as oportunidades de aprendizagem, melhoram o desempenho acadêmico e promovem o bem-estar socioemocional dos estudantes com deficiência. No contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), essa articulação possibilita uma abordagem holística, que valoriza saberes múltiplos, fortalece redes de apoio e amplia os recursos disponíveis para o desenvolvimento integral de adultos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais).

Fontes:

​BAREA, N. R. Inclusão na educação de jovens e adultos. 2. ed. Florianópolis: Arqué; Maringá: Unicesumar, 2025.

ISSACKA, C. A. Impact of School-Community Collaboration on the Academic Achievements of Learners with Disabilities in Inclusive Schools Within Tamale Metropolis. International Journal of Social Science Research and Review, v. 7, n. 6, p.118-131, 2024.

GROSS, J. M. S. et al. Strong School–Community Partnerships in Inclusive Schools Are “Part of the Fabric of the School.…We Count on Them”. School–Community Journal, v. 25, n. 2, p. 9, 2015.

Com base nas concepções sobre articulação intersetorial no campo da educação inclusiva de jovens e adultos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A colaboração entre escola, família e serviços comunitários é essencial para a promoção da inclusão social e educacional de adultos com necessidades educacionais especiais (NEE).

PORQUE

II. Essa colaboração possibilita a troca contínua de informações, o planejamento conjunto e o uso integrado dos recursos disponíveis na comunidade, promovendo o desenvolvimento integral desses sujeitos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - As asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - As asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9

A alfabetização digital, quando voltada para adultos com necessidades educacionais especiais (NEE), ultrapassa o uso instrumental da tecnologia. Exige práticas pedagógicas que considerem as dimensões críticas, relacionais e afetivas da interação com o mundo digital. Para Barea (2025), a autonomia digital está relacionada à capacidade de compreender, participar e transformar ativamente os espaços digitais, o que implica considerar a acessibilidade, a mediação docente e o protagonismo dos estudantes. O simples domínio técnico, embora importante, não garante a participação cidadã plena nesse ambiente.

​BAREA, Neide Rodriguez. Inclusão na educação de jovens e adultos. Florianópolis, SC: Arqué; Maringá: UniCesumar, 2025.

BRASÃO, Marcela et al. Alfabetização digital: práticas pedagógicas inclusivas. São Paulo: Cortez, 2024.

Com base nas discussões sobre alfabetização digital inclusiva na EJA, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A alfabetização digital para adultos com necessidades educacionais especiais deve incluir o desenvolvimento de competências críticas, emocionais e sociais, além do domínio técnico de ferramentas digitais.

PORQUE

II. Apenas o aprendizado técnico sobre o uso de smartphones e computadores garante a inserção segura e crítica no ambiente digital contemporâneo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - As asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - As asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10

Na Educação de Jovens e Adultos, a adoção de metodologias inclusivas é essencial para garantir o direito à aprendizagem de sujeitos com trajetórias interrompidas, demandas específicas e múltiplas formas de aprender. O uso de tecnologias assistivas, a valorização de ambientes inclusivos, a aprendizagem cooperativa e a abordagem por projetos são estratégias que ampliam as possibilidades de participação e pertencimento dos estudantes.

​Fontes:

BAREA, N. R. Inclusão na educação de jovens e adultos. Florianópolis: Arqué; Maringá: Unicesumar, 2025. [Unidade 3, p. 81-94].

MORAN, J. M.; BACICH, L. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Ambientes inclusivos se caracterizam por práticas pedagógicas baseadas na escuta ativa, na afetividade e no reconhecimento das trajetórias de vida dos educandos, favorecendo o pertencimento.

PORQUE

II. Isso ocorre porque a aprendizagem cooperativa é centrada na resolução de problemas concretos e no uso de tecnologias assistivas que promovem autonomia comunicativa.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
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