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ATIVIDADE 3 - EESP - FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - EESP - FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE - 54_2025

ATIVIDADE 3 - EESP - FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE - 54_2025

QUESTÃO 1
O processo de desenvolver e tornar a Educação Especial como modalidade de ensino foi muito importante, ao ser a partir desse trabalho que foram elaboradas as diretrizes específicas, bem como um aparato de documentos legislativos, normativos e orientadores para o oferecimento dessa modalidade.

 

Fonte: ​SILVA, Raquel Alessandra de Deus; PEIXOTO, Jhonatan Phelipe. Formação docente para a diversidade. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.

Com base no exposto e diante dos conteúdos abordados na disciplina sobre a Educação Especial como uma modalidade de ensino, analise as asserções seguintes avaliando a relação proposta entre elas.

I. A partir desse momento, o olhar para o público alvo da Educação Especial passa a ser regulamentado e reconhecido.

PORQUE

II. Foi nesse contexto que a Educação Especial deixou a posição secundária nos documentos legislativos, a qual apresentava apenas alguns artigos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Tomaz Tadeu da Silva (2010), assinala que os artefatos culturais se destacam por constituírem sistemas de significação que, embora histórica e socialmente interessados, são naturalizados e, nessa condição, regulam ideias e práticas sociais. Considerados artefatos culturais, as diferentes modalidades de mídia são atravessadas por relações de poder e representações, que, em seu processo de produção e difusão, são apagadas e não reconhecidas pelos indivíduos.

Os artefatos culturais se destacam por constituírem sistemas que, embora histórica e socialmente interessados, são naturalizados e, nessa condição, regulam ideias e práticas sociais. Considerados artefatos culturais, as diferentes modalidades de mídia produzem e difundem valores, identidade, mas que não apagadas e não reconhecidas pelos indivíduos.

​SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2010.

A partir desses estudos sobre a mídia e a diversidade na formação do profissional do século XXI, analise as afirmativas a seguir.

​I. Na atualidade, temos avanços de tecnologias, fake news, concepções anticiência entre outros desafios.

II. Na Era Digital, imersivamente, temos acesso às novas Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs e suas relações com a Educação.

III. As novas tecnologias estão presentes no contexto social, como no contexto educacional, assim, é necessário repensar as práticas pedagógicas.

​IV. As midas digitais podem ser uma metodologia de ensino como opções didáticas, possíveis de atender as diferenças individuais de aprendizagem.

Está correto oque se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
A inclusão e a equidade são promovidas por meio da Educação e de uma agenda estruturada em práticas transformadoras capazes de enfrentar as diversas formas de segregação e marginalização decorrentes das desigualdades sociais. Nesse sentido, é fundamental destacar que, ainda que existam inúmeras metas voltadas à melhoria da Educação, nenhuma delas pode ser considerada plenamente alcançada se não contemplar a totalidade dos sujeitos envolvidos. A Agenda 2030 atribui aos governos a responsabilidade pela efetividade e pela implementação bem-sucedida das propostas, assegurando a oferta de uma Educação de qualidade para todos.
Fonte: Adaptado de: PEIXOTO, J.; SILVA, R. Formação docente para a diversidade. Indaial, SC: Arqué, 2023.

Diante desse contexto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - As idealizações da ODS necessitam de financiamento, principalmente nos países em que estão mais distantes de alcançar a Educação de qualidade para todos e em todos os níveis.
Alternativa 2 - O Brasil irá diminuir a verba pública para atingir as metas propostas pela ODS atá 2% do Produto Interno Bruto (PIB).
Alternativa 3 - O AEE (Atendimento Educacional Especializado) visa buscar a integração dos alunos regulares, para serem melhores do que os alunos do atendimento educacional especializado, contribuindo para discriminação.
Alternativa 4 - A qualificação do corpo docente está adequada na efetividade do AEE (Atendimento Educacional Especializado). O envolvimento da família e da equipe pedagógica e diretiva basta para o desenvolvimento dos alunos e alunas.
Alternativa 5 - A despesa pública em Educação, com capital nacional, visa melhorar prioritariamente a Educação Infantil com professores de apoio em entidades filantrópicas.
QUESTÃO 4
Uma das modalidades de ensino da Educação Básica mais recente é a Educação Bilíngue de Surdos e é considerada independente, sendo instituída por meio da Lei n. 14.191 de 2021, culminando uma alteração na LDBEN de 1996.

​SILVA, Raquel Alessandra de Deus; PEIXOTO, Jhonatan Phelipe. Formação docente para a diversidade. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.

Acerca da modalidade de  Educação Bilíngue de Surdos, analise as afirmativas seguintes.

I – A oferta de educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, já na Educação Infantil e se entenderá ao longo de toda a vida.

II – A educação bilíngue de surdos é entendida pela Lei como uma modalidade de ensino e oferecida em Língua Brasileira de Sinais – Libras, como primeira língua.

III – Já o português escrito é compreendido como uma segunda língua nas escolas comuns.

IV – Além das escolas comuns, podemos encontrar essa modalidade de ensino nos polos de educação bilíngue de surdos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 5

Pensando em uma organização curricular, a modalidade da Educação Escolar Indígena é regida pelas suas próprias diretrizes, as conhecidas como Diretrizes Nacionais para o Funcionamento das Escolas Indígenas, publicada em 2012, e uma de suas principais características é que as instituições escolares dessa modalidade sejam localizadas em terras indígenas.

Fonte: ​SILVA, Raquel Alessandra de Deus; PEIXOTO, Jhonatan Phelipe. Formação docente para a diversidade. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.

Sobre a organização dessa modalidade de ensino da Educação, analise as afirmativas a seguir:

I. O ensino deve conter as línguas maternas das comunidades indígenas, a fim de preservar a cultura e sociolinguística de cada povo.

II. Refere-se ao atendimento de alunos que não estudaram as etapas da Educação Básica em seus anos estipulados pela Lei.

III. Nessa modalidade de ensino, há emprego exclusivo de professores indígenas da própria comunidade que a escola está inserida.

IV. Deve considerar a participação de representantes indígenas na gestão das instituições escolares dessa modalidade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 6

Para compreendermos a modalidade da Educação Especial, é importante recorrermos ao artigo 205º da Constituição Federal de 1988, o qual versa que a educação é um direito de todos, bem como um dever do Estado e da Família, sendo promovida e incentivada com a colaboração da sociedade.

Fonte: ​SILVA, Raquel Alessandra de Deus; PEIXOTO, Jhonatan Phelipe. Formação docente para a diversidade. Maringá-PR: Unicesumar, 2022. ( Adaptado)

Com base no exposto e diante dos conteúdos abordados na disciplina sobre as modalidades de ensino, analise as asserções abaixo avaliando a relação proposta entre elas.

I. Diante do que é exposto pela legislação, nenhum aluno pode ficar sem acesso ao processo de escolarização obrigatório nas instituições escolares.

PORQUE

II. A Educação Especial oferece a garantia do atendimento educacional especializado aos portadores de deficiências e/ou necessidades educacionais especiais.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Tanto a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano Nacional de Educação (2001-2010), as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o Plano Nacional de Educação (2014-2024) tratam sobre a Educação Especial, o seu público, oferta, organização etc.. É de suma importância compreender o conteúdo desses documentos, os quais interferem na atuação docente dessa modalidade, seja na organização ou na prática pedagógica.

Fonte: adaptado de: PEIXOTO, J.; SILVA, R. Formação docente para a diversidade. Indaial, SC: Arqué, 2023.

Considerando as informações apresentadas sobre a Educação Especial, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) marcou a Educação Especial, uma vez que instituiu a Educação Especial como uma modalidade de ensino que atravessa todos os níveis, as etapas e outras modalidades de ensino,

PORQUE

II - A relação entre a LDBEN e a Educação Especial é um processo de adaptação entre as discussões e os movimentos sociais com pautas por igualdade e equidade nas políticas públicas, além de efetivar as demandas em políticas de Estado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 8
Como sabemos, um dos grandes marcos para a busca de uma Educação de maneira igualitária foi a Conferência Mundial sobre a Educação para Todos de 1990, a qual contou com a participação de conselhos governamentais, agências internacionais, organismos não governamentais, e 155 governos presentes, os quais entraram em um consenso.

 

Fonte: SILVA, Raquel Alessandra de Deus; PEIXOTO, Jhonatan Phelipe. Formação docente para a diversidade. Maringá: Unicesumar, 2022. (Adaptado)

​Diante deste contexto, assinale a alternativa que corresponde aos documentos que visavam o compromisso de garantir uma Educação Básica de qualidade para o mundo:

Alternativas
Alternativa 1 - Declaração Mundial e Marco de Ação.
Alternativa 2 - Marco de Ação e Declaração de Salamanca.
Alternativa 3 - Declaração Mundial e Declaração de Salamanca.
Alternativa 4 - Declaração de Salamanca e Marco Individual.
Alternativa 5 - Declaração para Todos e Marco de ação.
QUESTÃO 9
Na Educação Especial os professores e professoras desenvolvem um papel essencial na relevância social das crianças e adolescentes. Além do processo de ensino e aprendizagem, criaremos estratégias efetivas para que eles superem as barreiras sociais em relação às suas respectivas necessidades educacionais especiais, ou, pelo menos, deliberaremos discussões iniciais e provocativas ao atendimento das representações de diversidade nas instituições escolares.

Fonte: Adaptado de: PEIXOTO, J.; SILVA, R. Formação docente para a diversidade. Indaial, SC: Arqué, 2023.

​A partir dessa leitura e a formação de profissionais com os alunos(as) da Educação Especial, analise as afirmativas a seguir.

I. Alunos(as) com altas habilidades possuem potencial em áreas, isoladas ou em conjunto: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.

II. Indivíduos com altas habilidades apresentam grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e conclusão de tarefas dentro de seu interesse.

III. Os docentes, a partir da criatividade e iniciativa, podem fazer a diferença no processo educativo de suas crianças e adolescentes.

IV. Na Educação Especial o professor(a) atendem os indivíduos e forma generalizada para desenvolver as capacidades individuais.

Está correta o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - III, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
A Educação Brasileira é organizada em níveis, etapas e modalidades de ensino, e cada um desses possuí suas especificidades e individualizardes para termos uma Educação pública, gratuita e de qualidade para todas as pessoas.

 

Fonte: Elaborado pelo professor, 2023.

 

Dessa forma, qual é compreendida como a primeira etapa da Educação Básica, e que vem sendo discutido como sendo um avanço para a sociedade, famílias, crianças e profissionais da Educação inseridas neste contexto e apresenta um Referencial Curricular Nacional especifico para ela?

Alternativas
Alternativa 1 - Ensino Médio.
Alternativa 2 - Ensino Superior.
Alternativa 3 - Educação Infantil.
Alternativa 4 - Ensino Fundamental anos iniciais.
Alternativa 5 - Ensino Fundamental anos finais.
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