FECHAR

ATIVIDADE 3 - EESP - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - EESP - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - EESP - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 53_2025

QUESTÃO 1
O metilfenidato, conhecido no Brasil como ritalina, é o estimulante mais consumido no mundo, mais que todos os outros estimulantes somados. Sua vinculação ao diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido fator predominante de justificativa para tal crescimento (Itaborahy, 2009; Caliman, 2006; Lima, 2005; Dupanloup, 2004).

 

Fonte: ​ITABORAHY, C. A ritalina no Brasil: uma década de produção, divulgação e consumo. 2009. Dissertação (Mestrado) Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

​CALIMAN, L.V. A Biologia moral da atenção: a construção do sujeito desatento. 2006. Tese (Doutorado) Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

 

DUPANLOUP, A. L'Hyperactivité infantile: analyse sociologique d'une controverse socio-médicale. 2004. Tese (Doutorado) Université de Neuchâtel, Neuchâtel, 2004.

Considerando o trecho, avalie as asserções e a relação proposta entre elas:

I. A ritalina é um medicamento cujo seu princípio ativo não estimula o sistema nervoso central.

PORQUE

II. Acredita-se que à medida que a atenção é controlada e mais bem direcionada, a hiperatividade e a impulsividade são minimizadas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são preposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são preposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são preposições falsas.
QUESTÃO 2
Um dos maiores conhecimentos que Freud trouxe à psicologia foi quando mencionou que a experiência da infância tem uma forte influência sobre a personalidade adulta. “O desenvolvimento da personalidade envolve uma série de conflitos entre o indivíduo, que quer satisfazer os seus impulsos instintivos, e o mundo social (principalmente a família), que restringe este desejo” (CLONINGER, 1999, p. 55), assim ele percebeu que o ser humano passa por fases no seu desenvolvimento afetivo-emocional.

Fonte: ​CLONINGER, Susan C. Teorias da Personalidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Conforme o trecho apresentado, quais são estas fases?

Alternativas
QUESTÃO 3

Os transtornos ou distúrbios de aprendizagem são considerados sinônimos e são definidos como uma disfunção do Sistema Nervoso Central, relacionada a uma "falha" no processo de aquisição ou do desenvolvimento, tendo, portanto, caráter funcional. Em outras palavras, trata-se de uma disfunção que é inerente à criança e que se relaciona com os fatores de ordem neurológica.

Fonte: adaptado de: CAMARGO, J. S. Desenvolvimento e aprendizagem da pessoa com deficiência. Indaial: Arqué, 2023.

Com base na conceituação apresentada e nos conteúdos desenvolvidos na disciplina, assinale a alternativa que apresenta corretamente os principais transtornos ou distúrbios de aprendizagem de origem neurológica, comumente identificados em contexto escolar:

Alternativas
QUESTÃO 4
Os termos "portador de deficiência" e "portador de necessidades especiais" (PPD e PNE) são incorretos e devem ser evitados, pois não traduzem a realidade de quem tem deficiência. A deficiência não se porta, mas é uma condição existencial da pessoa. A palavra “portadora” significa pessoa que conduz ou carrega alguma coisa. Consequente mente, quem conduz ou carrega pode deixar de fazê-lo, quando o objetivo for alcançado ou quando não mais o desejar. Do ponto de vista da pessoa com deficiência, o termo “portadora” se mostra inapropriado, para não dizer infeliz, visto que a deficiência não pode ser “deixada de lado” quando não for mais conveniente à pessoa com deficiência.

Fonte: adaptado de: https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/gestao-na-camara-dos-deputados/responsabilidade-social-e-ambiental/acessibilidade/glossarios/terminologia-sobre-deficiencia-na-era-da-inclusao. Acesso em: 3 set. 2024.

Fonte: ​https://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/reportagens/16563-como-se-referir-a-pessoas-com-defici%C3%AAncia-a-evolu%C3%A7%C3%A3o-dos-termos-ao-longo-do-tempo. Acesso em: 3 set. 2024.

Com base nessa informação, analise as afirmações sobre como a Organização Mundial da Saúde (OMS) define a deficiência.

I. [...] perda ou anormalidade de uma parte do corpo (estrutura) ou função corporal (fisiológica), incluindo as funções mentais.

PORQUE

II. Já a atividade está relacionada com o que as pessoas fazem ou executam em um nível mediano de complexidade, desde aquelas simples até as habilidades e as condutas complexas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
QUESTÃO 5
Transtornos ou distúrbios de aprendizagem são considerados sinônimos e, de acordo com Ciasca (2003, p. 27), são definidos como “uma disfunção do SNC [Sistema Nervoso Central], relacionada a uma ‘falha’ no processo de aquisição ou do desenvolvimento, tendo, portanto, caráter funcional”. Em outras palavras, é uma disfunção que é inerente à criança e que se relaciona com os fatores de ordem neurológica.
Fonte: CIASCA, S. M. Apresentação. In: CIASCA, S. M. (org.). Distúrbios de aprendizagem: proposta de

avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. [s. p.].

Conforme o trecho, analise as afirmativas a seguir:

I. Quanto antes iniciar a intervenção, mais eficaz será os resultados, independente de qual transtorno o individuo apresente.

II. É um transtorno neurobiológico, que não tem cura, porém existem intervenções para auxiliar na aprendizagem do indivíduo.

III. A dislexia é um transtorno de aprendizagem.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e II, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 6
Jean Piaget (1986-1980) acreditava que o desenvolvimento cognitivo desempenhava duplo papel, sendo biológico, em decorrência de fatores hereditários e social, estabelecido pelo meio no qual o sujeito está inserido. Sua teoria ficou conhecida como Epistemologia Genética, criada com o intuito de investigar epistemologicamente as mudanças no funcionamento cognitivo do indivíduo, do nascimento à adolescência. Os erros presentes em qualquer desenvolvimento de tarefas de um indivíduo considerado construtor de um conhecimento são importantes porque, ao se constituírem como observáveis, tornam-se um problema para o próprio indivíduo, favorecendo processos de equilibração majorante na medida em que a relação que estabelece com os erros começa a se modificar.

Fonte: QUEIROZ, S. S.; DIAS, P. L.; CHAGAS, D, J.; NEPOMOCENO, S. P. Erros e equilibração em psicologia genética. Scielo Brasil. 2011. Disponível em : https://www.scielo.br/j/pee/a/JSQvxx3Y7Vw3TcyjDncbYqc/#:~:text=Piaget%20(1976)%20afirma%20que%20a,adaptam%20e%20organizam%20o%20meio. Acesso em: 14 jun. 2024.

Sobre isso, avalie as asserções e a relação proposta entre elas:

I. O sujeito vai criando sua inteligência ao longo da vida. Sendo assim, todo conhecimento novo adquirido é assimilado a conhecimentos prévios já existentes no cérebro da criança.

PORQUE

II. Os resultados destes dois mecanismos é chamado de equilibração, que nada mais é que o conhecimento adquirido.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são preposições falsas.
QUESTÃO 7
Atualmente, as deficiências são classificadas como física ou motora, intelectual, visual, auditiva, psicossocial e múltipla. Deficiência auditiva é a perda parcial ou total da capacidade de ouvir, que pode ser causada por uma má-formação genética ou lesão no aparelho auditivo. É a alteração sensorial mais comum na humanidade e pode afetar pessoas de todas as idades, níveis socioeconômicos e segmentos da população.

Fonte: adaptado de: CAMARGO, J. S. Desenvolvimento e Aprendizagem da Pessoa com Deficiência. Indaial, SC: Arqué, 2023.

Com as informações apresentadas, analise as opções sobre a classificação da deficiência auditiva e seus tipos.

I. Profunda, leve.

II. Grave, moderada.

III. Mista, central.

IV. Condutiva, sensorioneural.

V. Bipolar, leve.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
QUESTÃO 8
De acordo com Lúria (1991), "a atividade consciente do homem não pode tomar como orientação a impressão imediata da situação exterior, e sim um conhecimento mais profundo das leis anteriores dessa situação, razão por que há todo fundamento para afirmar-se que o comportamento humano, baseado no reconhecimento da necessidade, é livre” (LURIA,1991, p. 72).

Fonte: ​LÚRIA, A. R. Curso de psicologia geral. 2. ed. Volume 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A atividade consciente do homem não está obrigatoriamente ligada a motivos biológicos.

PORQUE

II. É regida por complexas necessidades, que denominamos de ‘superiores’ ou ‘intelectuais.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
QUESTÃO 9
O(a) aluno(a) pode aprender sem o(a) professor(a) ou apesar do(a) professor(a). Contudo, o(a) professor(a) não pode dizer que ensinou, se o(a) aluno(a) não aprendeu, pois o ensino é um processo complementar à aprendizagem. Haverá aquele(a) educador(a) que diz: “eu ensinei para todos(as) os(as) alunos(as) da turma: 29 aprenderam e 1 não. Como pode afirmar que não ensinei para esse(a) 1?”. Pois é, para esse 1 aluno(a), a metodologia utilizada, os recursos empregados, as atividades propostas, as interações estabelecidas não foram suficientes ou adequadas para que houvesse o aprendizado.

Fonte: CAMARGO, J. S. Desenvolvimento e Aprendizagem da Pessoa com Deficiência. Indaial: Arqué, 2023.

Sobre as adaptações necessárias ao ensino da pessoa com deficiência, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - O sistema Braille, o cubaritmo, o reglete, o sintetizador de voz, o Dosvox e o soroban são exemplos de recursos que podem ser utilizados com alunos que possuem deficiência visual.
Alternativa 2 - O trabalho do professor no trato com alunos com altas habilidades não é desafiador, uma vez que o aluno consegue se desenvolver de forma autônoma, sem a mediação do professor.
Alternativa 3 - No caso da deficiência auditiva, independente se leve, moderada ou severa, o aluno não consegue se comunicar e aprender fazendo uso da linguagem oral, sendo incapaz de desenvolver um domínio razoável da língua escrita.
Alternativa 4 - Os profissionais responsáveis pelo atendimento de pessoas com deficiência física devem pensar em treinamentos intensivos para exercitar a aprendizagem motora, independente das características do indivíduo e suas necessidades.
Alternativa 5 - Alterações relacionadas à comunicação e à interação social, bem como a apresentação de padrões restritos e repetitivos de comportamento são características indicativas de deficiência intelectual, possibilitando seu diagnóstico.
QUESTÃO 10
O professor, enquanto ser humano, compartilha da característica universal de buscar preservar-se emocionalmente; portanto, atribuir-se integralmente a responsabilidade pelo insucesso do aluno pode configurar uma atitude autodepreciativa. Sem adentrar em análises psicanalíticas acerca das estruturas da personalidade ou dos mecanismos de defesa docentes, é importante ressaltar que o instinto de autopreservação é intrínseco à condição humana. Ademais, para além de sua individualidade, o professor atua como um profissional cuja prática pedagógica é construída a partir de sua trajetória pessoal, das vivências enquanto discente e de sua formação acadêmica – inicial e continuada.

Fonte: adaptado de: CAMARGO, J. S. Desenvolvimento e aprendizagem da pessoa com deficiência. Indaial: Arqué, 2023.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. As práticas pedagógicas expressam as concepções que o educador sustenta acerca do ser humano, da sociedade e da própria educação; quando direcionadas ao estudante com deficiência, refletem também sua compreensão sobre o conceito de deficiência e os princípios da educação especial.

PORQUE

II. Frequentemente, o educador não tem plena consciência das concepções que sustentam sua atuação profissional.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu