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ATIVIDADE 3 - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2025

 

Questão 1

A definição da deficiência intelectual sempre representou uma dificuldade no cenário educacional brasileiro. Na atualidade, o Brasil tem adotado a terminologia preconizada pela Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AAIDD), que advoga a mudança de terminologia de retardo mental para deficiência intelectual.

Fonte: VELTRONE, A. A.; MENDES, E. G. Impacto da mudança de nomenclatura de deficiência mental para deficiência intelectual. Educação em perspectiva, v. 3, n. 2, 2012. Disponível em: https://bityli.com/AbcFTyo. Acesso em: 16 set. 2022.

A partir da leitura do texto e dos conhecimentos adquiridos na disciplina, analise as afirmativas:

I. A deficiência intelectual é dividida em níveis, como: leve, moderado e severo. O moderado apresenta dificuldade em pronunciar palavras.

II. O nível severo da deficiência intelectual apresenta a capacidade de expressar emoções limitada, além de convulsões e expectativa de vida reduzida.

III. A avaliação da deficiência intelectual deve levar em consideração alguns aspectos, como: comportamento adaptativo, saúde, contexto e habilidades intelectuais.

IV. A deficiência intelectual é reconhecida pela restrição limitada, tanto do funcionamento intelectual quanto comportamental (habilidades conceituais, sociais e práticas).

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 2
A classificação funcional tem por objetivo definir a elegibilidade do atleta e agrupá-los para que possam competir em igualdade de condições. Para ser elegível para competir, o atleta deve ter uma deficiência que seja permanente e tenha verificável limitação funcional com impacto em seu desempenho atlético.
Fonte: FAVATTO, Naline Cristina. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2022.
Considerando a classificação Funcional e as deficiências elegíveis estabelecidas pelo Comitê Paralímpico Internacional, analise as afirmativas abaixo:

I. Hipertonia, Ataxia e Atetose.
II. Deficiência Intelectual, deficiência Visual e Baixa estatura
III. Deficiência nos Membros e diferença no comprimento das Pernas.
IV. Limitação de Amplitude de Movimento Passivo e Força Muscular Limitada.


É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

II apenas.

Alternativa 2:

I e II apenas.

Alternativa 3:

I, II, IV apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 3
O profissional de Educação Física sempre deverá utilizar abordagens para a melhor compreensão da tarefa a ser realizada pelo indivíduo com deficiência. Em determinadas situações, pode-se combinar mais de uma instrução ou utilizá-la de forma individual. O autor destaca as seguintes abordagens: orientação verbal, demonstração, assistência física e brailing.
FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando as abordagens descritas pela autor, avalie as afirmações a seguir:

I. Assistência física: oferecer auxílio físico ou guiar o movimento do indivíduo para que ele aprenda o movimento cinestesicamente.
II. Orientação verbal: explicar de forma clara e objetiva verbalmente o que se espera que o indivíduo desenvolva em relação à atividade proposta.
III. Demonstração: orientar o indivíduo por meio do tato a perceber a execução de um movimento ou habilidade realizados pelo profissional ou por um colega.
IV. Brailling: expor de maneira exemplificada, por meio de ações demonstrativas ou utilização de modelos, o que se espera que o indivíduo desenvolva em relação à atividade proposta.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 4
Em nosso trabalho ao nos deparamos com indivíduos com diferentes deficiências em um grupo, em muitos momentos é importante propor atividades diferentes, que estabeleçam ligação específica com as necessidades de cada pessoa. Diante disso, é preciso compreender as etapas de desenvolvimento que eles se encontram para ofertar as atividades adequadas durante as aulas/treinos.
 FAVATTO, Naline Cristina. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando o tipo de atividade a ser desenvolvida para cada deficiência, avalie as afirmativas a seguir:

I. Para indivíduos que apresentam deficiência motora é importante ofertar atividades de alongamento, fortalecimento e marcha.
II. Para indivíduos que apresentam apenas deficiência visual é importante ofertar atividades que estimulem sua marcha, de preferência com andadores.
III. Para indivíduos que apresentam apenas deficiência auditiva é importante ofertar atividades de encaixe e com texturas para que os mesmos consigam identificá-las, diante da ausência da visão.
IV. Para indivíduos que apresentam deficiência intelectual é importante ofertar atividades e jogos inicialmente pautados em suas regras básicas e deixá-las mais complexas (somente se for possível a compreensão do aluno).

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

IV, apenas.

Alternativa 3:

I e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 5
A deficiência motora pode ser compreendida pelo nível de comprometimento motor do sujeito em questão. Dentro desses níveis podemos observar a deficiência motora leve, a deficiência motora moderada e a deficiência motora severa. Ciente dessas diferenças, o profissional de Educação Física deverá respeitar as especificidades e individualidades dos indivíduos ao adaptar as atividades/treinos.
Fonte: FAVATTO, Naline Cristina. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2021.


Considerando as adaptações que o profissional deverá realizar ao ministrar aulas/treinos de Educação Física para os indivíduos com deficiência motora analise as afirmativas abaixo:

I. É preciso evitar adaptações das regras de todos os conteúdos/exercício físicos, para que os indivíduos com deficiência não sejam prejudicados em sua aprendizagem.
II. É importante aplicar o conteúdo/exercícios físicos com todas as suas características, fundamentos, regras, sem exceções, para que o indivíduo com deficiência compreenda o conteúdo de forma integral.
III. A modificação das regras dos conteúdos/exercícios físicos poderá ser proposta tanto pelo profissional quanto pelos indivíduos, a fim de promover a participação das pessoas com deficiência.


É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

II apenas.

Alternativa 2:

III apenas.

Alternativa 3:

I e III apenas.

Alternativa 4:

II e III apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 6
O nome paralimpíadas advém de olimpíadas. A palavra é uma junção dos termos “para” que significa um ao lado do outro e olimpíada de Olímpia, região que originou os jogos desportivos. O histórico das paralimpíadas é muito interessante por apresentar uma grande relação com soldados combatentes da Segunda guerra mundial.
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre as principais características do surgimento dos Jogos Paralímpicos, avalie as afirmativas a seguir:

I. O médico Ludwig Guttman foi o organizador dos primeiros jogos internos com o intuito de tornar a recuperação dos soldados mais prazerosa.
II. O médico Ludwig Guttman, ao encontrar soldados sobreviventes da Segunda Guerra Mundial, inseriu o esporte adaptado nesses centros de reabilitação
III. Os primeiros paratletas a participar dos Jogos Paralímpicos foram os soldados combatentes da Segunda Guerra Mundial que apresentavam sequelas motoras.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

II apenas.

Alternativa 3:

I, II apenas.

Alternativa 4:

II, III apenas.

Alternativa 5:

I, II, III.

 

Questão 7
A deficiência intelectual é caracterizada pela Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AAIDD) pela limitação significativa tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo expresso em habilidades conceituais, sociais e práticas. Ao longo dos nossos estudos sobre as principais síndromes e deficiências, pudemos identificar que cada uma delas apresenta causas e características muitas vezes distintas. Contudo, ainda existem deficiências que não tiveram suas causas comprovadas cientificamente.
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre essa temática, assinale a alternativa que corresponda à deficiência intelectual que apresenta algumas hipóteses para sua prevalência, mas que ainda não teve sua origem comprovada cientificamente:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Autismo.

Alternativa 2:

Hidrocefalia.

Alternativa 3:

Paralisia Cerebral.

Alternativa 4:

Síndrome de West.

Alternativa 5:

Síndrome de Down.

 

Questão 8
Diferente do que muitas pessoas pensam o conceito de acessibilidade não se ampara apenas no pressuposto de adaptar a infraestrutura da sociedade com rampas e pisos táteis para que o individuo com deficiência tenha acesso as intituições que fazem parte da sua rotina, como, ensino regular, escola especializada, clubes, academias, entre outros. Para que esse indivíduo se sinta incluído no meio social é necessário analisar as diversas questões dimensões de acessibilidade descritas por Dischinger e Machado (2006, apud FAVATTO, 2019).
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Tendo em vista as dimensões de acessibilidade descrita pelos autores, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:

I - A acessibilidade arquitetônica refere-se à adequação do ambiente  da Instituição físico em todos os recintos internos e externos e nos transportes coletivos.
II - A acessibilidade comunicacional refere-se à extinção de barreiras na comunicação interpessoal (face-face, língua de sinais, linguagem corporal, linguagem gestual etc.).
III- A acessibilidade instrumental diz respeito aos programas e práticas de conscientização das pessoas em geral, resultando em quebra de preconceito, estigmas, estereótipos e discriminações.
IV - Acessibilidade atitudinal refere-se à eliminação de barreiras nos materiais de estudo (lápis, caneta, régua, teclado do computador, materiais pedagógicos), de atividade da vida diária, exercício físico, esporte e recreação.
V - A acessibilidade metodológica refere-se à extinção de barreiras nos métodos e técnicas de estudo, adaptações curriculares, adaptações no treinamento( exercício físico), novo conceito de avaliação de aprendizagem, de educação e de didática, entre outros.


É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, II, apenas.

Alternativa 2:

I, II, V, apenas.

Alternativa 3:

II, III, V, apenas.

Alternativa 4:

I, III, IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV, V.

 

Questão 9
As pesquisas demonstram que a prática de exercícios regulares, além dos benefícios fisiológicos, acarreta benefícios psicológicos, tais como: melhor sensação de bem estar e autoestima, assim como na redução da ansiedade. Além disso, o Guia de Atividade Física Para a População Brasileira (2021) destaca outros diversos benefícios da prática de atividade física, de maneira específica, para as pessoas com deficiência.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Brasília, 2021. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf>.
Considerando Guia de Atividade Física Para a População Brasileira analise as afirmativas abaixo acerca dos benefícios da prática de atividade física para as pessoas com deficiência:

I. Promove a qualidade de vida e bem-estar.
II. Promove inclusão social e melhora das habilidades de socialização;
III. Melhora do humor, e redução da sensação de estresse e dos sintomas de ansiedade e de depressão;

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

II apenas.

Alternativa 2:

III apenas.

Alternativa 3:

I e II apenas.

Alternativa 4:

II e III apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 10

A educação especial, no Brasil, não deve ser vista como uma divisão educacional com caráter assistencialista, pois se trata de uma modalidade de ensino prevista em lei. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96, capítulo V, Art. 58, traz em seu bojo uma especificidade, a qual é atender obrigatoriamente alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Nesta perspectiva, entra em cena a Educação Física, no sentido de colaborar com a educação especial, objetivando a melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais.

Fonte: SILVA, C. S.; NETO, S. S.; DRIGO, A. J. Os professores de Educação Física Adaptada e os saberes docentes. Journal of Physical Education. UNESP, p. 481-492, 2009. Disponível em: https://bityli.com/mrYocrbm. Acesso em: 19 set. 2022.

Considerando o texto e as informações sobre a educação física adaptada, analise as afirmativas:

I. Os profissionais de educação física adaptada devem utilizar dos auxílios físico, verbal e gestual.

II. As atividades aplicadas na educação física adaptada devem ter acentuada a adaptação realizada, par se ter noção da diferença.

III. O profissional de educação física adaptada deve dar uma atenção especial aos indivíduos com deficiência; com relação aos demais, é importante a superproteção.

IV. A demonstração é uma técnica que pode ser utilizada nas aulas de educação física adaptada, onde o profissional irá expor por meio de ações demonstrativas o que se espera que o indivíduo realize.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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