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ATIVIDADE 3 - EDU - LIBRAS - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - EDU - LIBRAS - 53_2025

ATIVIDADE 3 - EDU - LIBRAS - 53_2025

 

QUESTÃO 1

A Língua Brasileira de Sinais através da lei 10.436/2002 ganha o espaço para ser reconhecida como meio oficial de comunicação da comunidade surda, e justamente após isso, possibilita uma real inclusão social, através de eliminação das barreiras atitudinais, visto que e trabalhamos como disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura e fonoaudiologia.

NOGUEIRA, C. M. I.; CARNEIRO, M. I.N.; SOARES, B. I. N. Libras. Maringá - UniCesumar, 2022.

Sobre o que foi apresentado acima, analise as alternativas abaixo.

I.     Oriunda da língua Francesa, a Libras possui apenas similaridades com a língua oral francesa.

II.     Por ser de uma característica espaço-visual, as línguas de sinais são universais, sendo convencional a comunicação utilizada por qualquer sinalizante, independentemente de sua nacionalidade.

III.     A Libras tem sua própria gramática, sendo assim deve ser estudada de forma independente de sua língua oral.

IV.     A fluência em língua de sinais somente pode ser vista nos sinais executados pelos surdos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I apenas.
Alternativa 2 - II apenas.
Alternativa 3 - III apenas.
Alternativa 4 - IV apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 2

Analise a imagem abaixo:

Fonte: Google Imagens (2022).

A expressão surdo-mudo descreveu erroneamente a comunidade surda durante muitos anos, o desuso desse termo se dá ao fato de:

I.     Nenhum surdo é mudo.

II.    A mudez não corresponde a realidade do surdo.

III.   Durante o período da oralização dos surdos, o sucesso desse método foi reconhecido.

IV.   A libras substituiu o uso da língua portuguesa em qualquer modalidade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I apenas.
Alternativa 2 - II apenas
Alternativa 3 - III apenas.
Alternativa 4 - IV apemas.
Alternativa 5 - I,II,III apenas.
QUESTÃO 3

Leia sobre o decreto 5626

Art. 1º Este Decreto regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

Art. 2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.

 

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.html- acesso em 27 de junho de 2022.

 

Entendendo esse decreto vemos uma diferença básica entre deficiência auditiva e surdez, e não está especificamente no grau de perda da audição e sim na identidade que esse indivíduo defende e traz como original para sua vida.

Assim, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.         Quando falamos de identidade surda, entendemos que surdez é apenas uma diferença.

PORQUE

II.         Sendo essa diferença completamente contrária a normalidade.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeira, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é correta.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas..
QUESTÃO 4

A comunicação feita com as mãos é a característica específica da comunidade surda,

Fonte: https://www.gofigure.com.br/single-post/2016-1-29-como-dizer-fale-com-a-minha. Acesso em 28 jun. 2022.

A primeira tarefa da fonologia para as Língua de sinais é determinar quais as unidades mínimas que formam os sinais.

 

QUADROS, Ronice Müller; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: Estudos linguísticos. Porto Alegre, Artmed-2004. Reimpresso em 2007.

 

Como na língua oral, as unidades mínimas dão início a formação das palavras (chamados de fonemas) após essa primeira construção em continuidade nos atentamos para a morfologia que estuda a estrutura interna das palavras, compreendendo cada combinação e parte de suporte para formação das demais sentenças.

No que diz respeito as unidades mínimas em Libras, analise as alternativas a seguir.

I.      As unidades mínimas em Libras, são formadas por: configuração da Mão e direcionalidade.

II.     As unidades mínimas em Libras, são formadas por: Orientação das mãos e movimento.

III.    Expressões não manuais.

IV.    Léxico e signWriting.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II apenas.
Alternativa 2 - II e III apenas.
Alternativa 3 - III e IV apenas.
Alternativa 4 - I,II e III apenas.
Alternativa 5 - II,III e IV apenas.
QUESTÃO 5

Objetivo da Libras nos cursos de licenciatura traz a inclusão de uma maneira particular podendo fazer uso da língua e sua gramática para assim atribuir a inserção do aluno com surdez junto aos ouvintes na mesma sala, ele não aprenderá menos por ser surdo, apenas aprenderá de uma maneira diferente. Sobre isso, concordamos que a forma pela qual cada aluno terá acesso ao currículo se distingue pela singularidade. O cego, por exemplo, por meio do sistema Braille; o surdo, por meio da língua de sinais e da língua portuguesa; o paralisado cerebral, por meio da informática, entre outras técnicas.

NOGUEIRA, C. M. I.; CARNEIRO, M. I.N.; SOARES, B. I. N. Libras. Maringá - UniCesumar, 2022​

 

Para tornarmos a inclusão desse aluno real em sala de aula precisamos considerar que:

I.      O surdo sempre estará em nível de desvantagem se for comparado ao desenvolvimento do ouvinte.

II.     A comunicação visual será feita pela presença do intérprete de Libras em aula.

III.    Professores tiveram acesso ao curso de libras no curso de licenciatura.

IV.    Por haver um intérprete de Libras na sala, o professor fica desobrigado a se comunicar com o aluno em língua de sinais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II apenas.
Alternativa 2 - II e III apenas.
Alternativa 3 - III e IV apenas.
Alternativa 4 - I e III apenas.
Alternativa 5 - II e IV apenas.
QUESTÃO 6

Observe a imagem abaixo:

Fonte: https://segredosdomundo.r7.com/expressoes-faciais/. Acesso em:  26 jun. 2022

Entendendo que a dinâmica da expressão facial e corporal elucidam a comunicação em Libras, por isso deve ser comum apresentar uma observação apurada a esse sistema da gramática própria da língua de sinais, assim como seu usuário.

Sobre isso, analise as duas asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I.         As expressões faciais e corporais são importantes para a criação dos classificadores.

PORQUE

II.       Os classificadores são confusos em suas representações.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II, são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
 Para os ouvintes que não compreendem a estrutura da Libras, podem pensar ser esta uma produção artificial por parte dos sinalizantes, porém a interação verbal–que é a interação social estabelecida por meio da linguagem  – constitui uma forma de atividade cooperativa estruturada:“estruturada”, porque é  governada por regras,  normas e convenções, e “cooperativa”, porque necessita de, pelo menos, dois participantes para atingir seus objetivos.

 

​NEVES, M. H.de M. A Gramatica Funcional.3.ed.São Paulo: Martins Fontes, 2004.

 

Somente em 2002 a Libras foi legalizada em nosso país como meio oficial de comunicação para surdos, a defesa disso parte do fato de termos o bilinguismo como forma de educação aceita para o desenvolvimento adequado para eles.

Sobre a língua de sinais assinale a alternativa correta que corresponde à realidade de sua evolução histórica.

Alternativas
Alternativa 1 - As línguas de sinais em todos os países encontraram liberdade de uso por sua comunidade justamente por ser algo até então restrito a comunidade dos deficientes auditivos.
Alternativa 2 - Só recentemente os surdos puderam opinar sobre sua própria educação e optaram pelo ensino em língua de sinais.
Alternativa 3 - Por estar subordinada a língua oral de seu país, as línguas de sinais tiveram sua construção natural assim como em suas línguas orais pátria.
Alternativa 4 - As línguas de sinais não são universais, cada língua possui sua própria estrutura e assim não facilita em nada uma comunicação entre os surdos de outros países.
Alternativa 5 - A língua de sinais é a única forma de comunicação entre as pessoas com surdez.
QUESTÃO 8

O século XVIII é marcado como século de ouro para a educação dos surdos, pois houve um avanço significativo na educação dos surdos graças aos trabalhos e propostas educacionais de três educadores, sendo eles: e Charles Michel De L’Epée, na França; de Thomas Braidwood, na Inglaterra e de Samuel Heinicke, na Alemanha.

NOGUEIRA, C. M. I.; CARNEIRO, M. I.N.; SOARES, B. I. N. Libras. Maringá - UniCesumar, 2022. (Unidade I, páginas 17)

Mesmo com abordagens diferentes, cada pensador contribui de maneira significativa para o processo educacional dos surdos, a fim de obtermos uma educação bilíngue como temos hoje em dia.

Com essas afirmações, analise as alternativas abaixo, considere V para verdadeiro e F para falso.

​(  ) Os surdos sempre tiveram liberdade para estudarem no contexto que desejavam, sendo adotado nesse século uma única abordagem para esse ensino.

(  ) O oralismo entende a surdez como deficiência que precisa ser direcionada para a normalidade.

(  ) Em uma escola inclusiva, o oralismo é usado apenas após desenvolvimento natural da língua de sinais, por parte de todo o corpo educacional.

(  ) A surdez nunca prejudicou o aprendizado dos surdos, o que houve foi um aprimoramento do ensino aprendizagem para eles.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas
Alternativa 1 - V,V,V,V.
Alternativa 2 - F,F,F,F.
Alternativa 3 - F,V,F,F.
Alternativa 4 - V,F,V,V.
Alternativa 5 - V,V,F,F.
QUESTÃO 9
É possível constatar que os surdos que, assumindo uma identidade cultural surda e optaram por utilizar a Libras como língua preferencial, não têm um conhecimento linguístico consciente de sua língua patrimonial e, por isso, a maioria tem apenas uma competência comunicativa de sua própria língua.

 

 

FELIPE, T. A. Bilinguismo e Educação Bilíngue: questões teóricas e práticas pedagógicas. Revista Forum, Rio de Janeiro, n. 25/26, p. 7-22, jan./dez. 2012.

A comunidade surda ganhou um espaço significativo para o acompanhamento histórico dentro da sociedade tendo em consideração a difusão da língua de sinais e compreensão de sua deficiência e especificidade, sobre isso entendemos que:

Alternativas
Alternativa 1 - O oralismo ainda é o conceito correto pelo qual devemos considerar a comunidade surda.
Alternativa 2 - A comunicação total é usada especificamente por surdos não sinalizantes.
Alternativa 3 - O bilinguismo passa a respeitar a autonomia da língua de sinais.
Alternativa 4 - O bilinguismo somente é realidade dentro da escola bilíngue.
Alternativa 5 - O gestualismo atrapalhou a comunidade receber uma língua de própria.
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