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ATIVIDADE 3 - EDU - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - EDU - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - EDU - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 53_2025

Questão 1
Helena da Silva é diretora da Escola Municipal Infantil Mundo Encantado e após ser indicada para o cargo pela Secretaria da Educação que é sua irmã, também professora, sentiu-se descompromissada com a função, considerando que o fato de ser indicada para o cargo, não estaria passível a demissão, implicando assim em vários aspectos na gestão da escola. A diretora Helena sempre chegava duas horas após o início das aulas, não conversava com os professores, não autorizava compras de papelaria para a secretaria, quando os pais ou responsáveis chegavam em sua sala para conversar, ela pedia para eles se retirarem, ou seja, assumiu o cargo, mas sem qualquer responsabilidade, prejudicando o andamento e funcionamento da Escola Municipal Infantil Mundo Encantado.


No que se refere à Administração Escolar, analise as seguintes afirmações.

I. A Diretora Helena da Silva está agindo corretamente, considerando que o gestor está desobrigado de dinamizar as ações da escola, tendo em vista, cada profissional já sabe das suas atribuições.
II. O desempenho da equipe da escola Mundo Encantado e a qualidade do ensino e aprendizagem estão conectados diretamente ao desempenho da diretora Helena da Silva.
III. As decisões da administração escolar devem ser embasadas e pensadas no contexto escolar e social ao qual os alunos estão inseridos.
IV. A diretora Helena pode atribuir a coordenação pedagógica atendimento aos pais, ou seja, está desobrigada fazer atendimento.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, ll, III e IV.

Questão 2
Rafael Silveira é diretor do Colégio Estadual Sol Nascente, ele está passando por grande dificuldade com seus professores e alunos. Os docentes se reuniram e para tentar diminuir a indisciplina dos alunos se organizaram e aumentaram o nível de dificuldade das avaliações e aumentaram o número de tarefas, impossibilitando que os alunos conseguissem realizar as atividades diariamente, causando uma grande revolta. O Grêmio Estudantil foi acionado para tentar intermediar o conflito entre professores e alunos, porém, sem sucesso, muitos pais começaram ir até a escola querem uma explicação da equipe diretiva e pedagógica, aumentando ainda mais o confronto. O diretor Rafael Silveira, sendo sua primeira gestão na função, nunca passou por tal situação e precisa urgentemente resolver esta questão.


Conforme as discussões feitas na disciplina e o material didático, assinale a alternativa que corresponda com o papel do gestor nesta situação.

Alternativas
Alternativa 1:

Rafael Silveira, considerando a indisciplina dos alunos precisa apoiar os professores, tendo em vista, que só assim, é possível chegar a uma solução.

Alternativa 2:

O diretor Rafael precisa assumir o papel de mediador no que tange esses conflitos e buscar uma solução, trazendo para o diálogo, professores e alunos, podendo o Grêmio Estudantil intermediar os alunos.

Alternativa 3:

Rafael Silveira precisa urgentemente fazer a troca dos professores, considerando a atual situação, tendo em vista a decisão tomada em prejudicar os alunos.

Alternativa 4:

Deverá ser realizada uma reunião com os pais e a direção sem a participação dos professores e buscar uma solução para o conflito.

Alternativa 5:

A melhor coisa a ser feita é Rafael deixar o cargo de gestor, considerando sua saúde mental e física.

Questão 3
Leia a seguinte situação fictícia:
Conceição Albert foi indicada para ser gestora em uma nova escola no município de Rosanópolis, porém, devido à sua eficiência e pensando em acelerar o processo burocrático da escola, ela, de forma autoritária, produziu o Projeto Político-pedagógico da Escola Municipal Grande Saber. Entretanto, a diretora não convocou a comunidade escolar para que, juntos, pudessem criar o projeto que atendesse às demandas da localidade. Com o documento pronto, para que não houvesse intervenção do Conselho Escolar, ela engavetou o documento, fazendo com que outras pessoas não tivessem acesso a ele. Após o início do ano letivo, o Projeto Político-pedagógico não foi disponibilizado para a comunidade escolar, mas a escola apresentou resultados satisfatórios na avaliação externa, tendo, assim, o respaldo da Secretária de Educação.
Em relação ao Projeto Político-pedagógico (PPP), analise as afirmativas a seguir:

I. A gestora não tem autonomia para elaboração e execução da proposta pedagógica, tendo em vista que o projeto precisa ser desenvolvido de forma coletiva.
II. O Projeto Político-pedagógico precisa ser um documento feito pelo gestor, considerando que a comunidade escolar não tem conhecimento técnico.
III. Não se impede o PPP de ser feito de forma unilateral, considerando a possibilidade de compreender os problemas sociais da cidade.
IV. O PPP exige o foco na formação do indivíduo, em que este se torne participativo, responsável, crítico e criativo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 4
A LDB fornece a base legal que os gestores escolares devem seguir para garantir que a escola funcione dentro dos parâmetros estabelecidos pelo sistema educacional brasileiro. Isso inclui aspectos como a carga horária, currículo, formação de professores, e direitos dos alunos. Além disso, ela estabelece normas gerais que guiam a organização e administração do ensino. A gestão escolar deve assegurar que todas as práticas pedagógicas e administrativas estejam em conformidade com essas normas, promovendo uma educação de qualidade. A gestão escolar utiliza a LDB como referência ao elaborar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e outras políticas internas, garantindo que a escola atenda às exigências legais e promova um ambiente educacional inclusivo e eficiente. Embora a LDB ofereça diretrizes gerais, ela também reconhece a autonomia das escolas para adaptar essas diretrizes às suas realidades específicas. Os gestores escolares têm a responsabilidade de interpretar e aplicar essas normas de maneira que melhor atenda às necessidades da sua comunidade escolar. Com isso, um dos objetivos centrais da LDB é assegurar uma educação de qualidade. A gestão escolar desempenha um papel crucial na implementação das políticas e práticas necessárias para atingir esse objetivo, conforme orientado pela LDB.


JORGE, Welington Junior. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021

No que se refere Lei de Diretrizes e Bases da Educação, analise as seguintes afirmações:

I. A LDB estabelece normas gerais que orientam a organização e administração do ensino, incluindo aspectos como carga horária, currículo, formação de professores, e direitos dos alunos.
II. A LDB serve como base legal para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e outras políticas internas da escola, garantindo que todas as práticas pedagógicas e administrativas estejam em conformidade com as exigências legais.
III. Embora a LDB forneça diretrizes gerais, ela não permite que as escolas adaptem essas diretrizes às suas realidades específicas, exigindo uma aplicação uniforme em todas as instituições.
IV. Um dos objetivos centrais da LDB é assegurar uma educação de qualidade, e a gestão escolar é responsável por implementar as políticas e práticas necessárias para atingir esse objetivo.
 
É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5
Na gestão escolar, a integração de plataformas como Google Workspace e Microsoft 365 é fundamental para otimizar a comunicação, a organização e a execução de tarefas diárias. Essas ferramentas permitem que a administração escolar, professores e alunos colaborem em tempo real, independentemente de onde estejam, promovendo uma gestão mais ágil e eficiente. Essas plataformas oferecem funcionalidades como criação e compartilhamento de documentos, planilhas, apresentações e calendários, facilitando a gestão de atividades pedagógicas e administrativas. Por exemplo, gestores podem usar essas ferramentas para organizar reuniões virtuais, monitorar o progresso de projetos, gerenciar calendários escolares, e até mesmo para a comunicação interna entre a equipe e a comunidade escolar. Além disso, o uso de ferramentas digitais permite uma maior transparência e acessibilidade nas informações, essencial para a tomada de decisões mais informadas e para o envolvimento ativo de todos os membros da comunidade escolar. Ao capacitar a equipe e os alunos para o uso dessas plataformas, a gestão escolar pode garantir que a tecnologia seja utilizada de maneira eficaz para melhorar a qualidade do ensino e da administração escolar. Por fim, a adaptação dessas tecnologias na gestão escolar também responde à necessidade de preparar os alunos para o mundo digital, integrando essas ferramentas no processo educacional de forma que eles possam desenvolver competências digitais essenciais para o futuro. Assim, a gestão escolar digital não só facilita a administração da escola, mas também contribui para a formação integral dos alunos, preparando-os para os desafios da era digital.

​JORGE, Welington Junior. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021

No que se refere Plataformas Digitais e Gestão Escolar, analise as seguintes afirmações:

I. As plataformas digitais como Google Workspace e Microsoft 365 são fundamentais para otimizar a comunicação e a organização, permitindo que todos os membros da comunidade escolar colaborem em tempo real.
II. Essas plataformas oferecem funcionalidades que facilitam a criação e o compartilhamento de documentos, planilhas, apresentações e calendários, melhorando a gestão de atividades pedagógicas e administrativas.
III. O uso dessas ferramentas digitais promove maior transparência e acessibilidade nas informações, o que é essencial para a tomada de decisões informadas e o envolvimento ativo de todos os membros da comunidade escolar.
IV. A adaptação dessas tecnologias na gestão escolar limita-se à administração e não contribui para a formação integral dos alunos.

É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 6


Na gestão escolar, a influência da Constituição de 1988 se reflete na necessidade de as escolas, sejam públicas ou privadas, seguirem as normas estabelecidas pelos sistemas municipal ou estadual de ensino. Para os gestores escolares, isso implica em garantir que todas as atividades e currículos estejam em conformidade com as diretrizes legais, assegurando a qualidade e a uniformidade da educação oferecida. Os gestores das escolas privadas, em particular, devem estar cientes das exigências de supervisão e autorização por parte do Estado, entendendo que a autonomia para oferecer ensino vem acompanhada de uma responsabilidade significativa em seguir as regulamentações. Isso requer uma gestão cuidadosa e atenta às normas educacionais, garantindo que a escola opere dentro dos padrões exigidos e ofereça uma educação que esteja em sintonia com as políticas públicas. Dessa forma, a gestão escolar pós-Constituição de 1988 não apenas se preocupa com a administração interna da instituição, mas também com a conformidade legal e a articulação com os órgãos de supervisão, assegurando que a educação oferecida esteja alinhada com os objetivos e valores definidos pela legislação brasileira.

​JORGE, Welington Junior. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.

De acordo com as discussões feitas na disciplina e o texto apresentado acima, assinale a alternativa em que artigo da Constituição Federal está presente a gestão democrática do ensino público, na forma da lei.
Alternativas
Alternativa 1:

Art. 202

Alternativa 2:

Art. 203

Alternativa 3:

Art. 204

Alternativa 4:

Art. 205

Alternativa 5:

Art. 206

Questão 7
"O planejamento é um processo contínuo, ou seja, ele não fica restrito apenas à fase que antecede as ações, mas deve estar presente durante todos os momentos de execução do projeto: 'planeja-se antes, durante e depois das ações, pois não é possível prever antecipadamente todas as condições de execução de planos, notadamente, das dinâmicas sociais, como é o caso da educação' (LÜCK, 2009, p. 33). Assim, o planejamento deve ser utilizado no decorrer da implementação das ações, pois pode haver imprevistos ou novas situações naturais do processo educativo, que necessitam de um preparo prévio, para que novas decisões sejam tomadas, inclusive, para reorientar ações que estavam previstas".
Fonte: JORGE, W. J. Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica. Maringá: UniCesumar, 2021. p. 143.
Considerando a importância do planejamento escolar, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. É por meio do planejamento escolar que as instituições de ensino conseguem elaborar estratégias e tomar decisões sobre o andamento da escola.

PORQUE
II. O planejamento escolar deve ser construído de forma coletiva, no qual a comunidade escolar deverá estar sempre presente, para que, assim, venha a ser possível alcançar as metas e os objetivos propostos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8
Oswaldo Menezes é professor de Filosofia e sempre esteve envolvido com política e na escola não era diferente. Além disso, era preocupado com o desenvolvimento da instituição e até mesmo dos próprios alunos que gostavam muito dele, porém, pode ele ter um posicionamento muito firme politicamente falando, ele não era bem-querido pelos professores e isso dificultava muito colocar o seu nome para eleição de diretor, considerando que o apoio dos docentes era determinante para vencer as eleições. Sabendo disso, Oswaldo usou artifícios para chegar a direção sem precisar passar pelas eleições, deixando os professores mais revoltados ainda, porém, teve um grande apoio dos pais e responsáveis e dos próprios alunos.


Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
A eleição é um importante mecanismo na gestão democrática, porém, não garante a democratização da gestão.

PORQUE


O que de fato faz uma gestão democrática não é uma eleição direta, mas sim, a forma que o gestor conduz o seu trabalho na escola.
 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta a primeira.

Alternativa 3:

A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:

A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.

Alternativa 5:

Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Questão 9
Na gestão escolar, a compreensão da Constituição, especialmente em seu sentido formal, é fundamental para garantir que todas as ações e políticas educacionais estejam conforme as normas jurídicas superiores. A Constituição estabelece os princípios e diretrizes que orientam o sistema educacional, incluindo direitos e deveres de alunos, professores, e gestores, bem como a organização e funcionamento das escolas. A gestão escolar deve assegurar que o Projeto Político-Pedagógico (PPP), o regimento interno, e todas as práticas administrativas e pedagógicas da escola estejam alinhados com as normas constitucionais. Isso inclui o respeito aos direitos fundamentais, como o acesso à educação de qualidade, a promoção da igualdade de oportunidades, e a proteção contra discriminação e assédio. Além disso, o gestor escolar deve estar ciente de como as normas constitucionais influenciam elaborar políticas educacionais em diferentes níveis, desde a educação básica até o ensino superior. A Constituição formal serve como uma base legal para a criação e implementação de leis e regulamentos que afetam diretamente o ambiente escolar, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A distinção entre Constituição material e formal também é relevante na gestão escolar, por ajudar a entender não apenas o conteúdo das normas que regem a educação, mas também o processo pelo qual essas normas são criadas e modificadas. Isso permite aos gestores escolares uma visão mais ampla e consciente das implicações legais de suas decisões, garantindo que a escola opere nos parâmetros estabelecidos pela Constituição e contribua para a formação de cidadãos informados e conscientes de seus direitos e deveres.

No que se refere à Gestão Escolar e Constituição Federal, analise as seguintes afirmativas:

I. A compreensão da Constituição, especialmente em seu sentido formal, é essencial para garantir que as políticas educacionais e ações escolares estejam em conformidade com as normas jurídicas superiores.
II. A Constituição estabelece os princípios que orientam o sistema educacional, mas o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o regimento interno da escola podem funcionar independentemente das normas constitucionais.
III. O respeito aos direitos fundamentais, como o acesso à educação de qualidade e a promoção da igualdade de oportunidades, deve estar presente em todas as práticas administrativas e pedagógicas da escola.
IV. A distinção entre Constituição material e formal é irrelevante para a gestão escolar, pois as normas educacionais são apenas influenciadas pelo conteúdo da Constituição.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 10
Maria de Lourdes foi indicada para ser gestora em uma nova escola no município de Itacelina, porém devido à sua eficiência e pensando em acelerar o processo burocrático da escola ela de forma unilateral desenvolveu o projeto político pedagógico da escola raio de luz. Embora estivesse presente toda uma base teórica metodológica, os objetivos, a forma de organização e implementação da avaliação da instituição de ensino, Maria de Lourdes Sequer convocou a comunidade escolar para que juntos pudessem criar o projeto conforme usa anseios da comunidade escolar. Após o documento pronto para que não houvesse intervenção de terceiros, ela apresentou na Secretaria de educação e posteriormente guardou em sua sala, fazendo com que outras pessoas não tivessem acesso a tal documento, então a escola foi inaugurada, o projeto político pedagógico não foi disponibilizado para a comunidade escolar, porém a escola na sua primeira avaliação externa obteve índice satisfatórios frente a outras escolas que já estavam funcionando há muitos anos.
No que se refere à Projeto Político Pedagógico - PPP, analise as seguintes afirmações:
​I. A gestora tem autonomia para elaboração e execução da proposta pedagógica, tendo em vista, que estava presente a base teórica metodológica, os objetivos, a forma de organização e implementação da avaliação de ensino.
II. O Projeto Político Pedagógico precisa ser um documento que envolva toda a comunidade escolar e o seu planejamento precisa ser desenvolvido de forma participativa, para que venha ser possível compreender a realidade dos alunos.
III. Por ser uma escola nova, o PPP não impede de nascer da própria realidade, considerando a possibilidade de compreender os problemas sociais daquela região por meio da comunidade escolar e atualizando posteriormente.
IV. O PPP carece de uma fundamentação na legislação brasileira, dificultando que a própria Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/96, tenham condições de serem colocadas em prática.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

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