FECHAR

ATIVIDADE 3 - EDU - DIDÁTICA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - EDU - DIDÁTICA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - EDU - DIDÁTICA - 53_2025

 

Questão 1
O plano de aula nos ajuda a organizar as ações docentes, evitando improvisações, falta de reflexão e significação da prática pedagógica. Vasconcellos (2000) sintetiza a ajuda do planejamento em sete aspectos fundamentais para uma aula de sucesso.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. 192 p.
A partir do enunciado, assinale a alternativa que disserta sobre os sete aspectos fundamentais para uma aula de sucesso de acordo com Vasconcellos (2000):
Alternativas
Alternativa 1:

1. empreendedorismo; 2. comunicação; 3. Aspectos mercadológicos; 4. oportunidades; 5. autoformação do professor; 6. participação dos alunos; e, 7. superação docente.

Alternativa 2:

1. organização; 2. comunicação; 3. racionalização do tempo; 4. não desperdício de atividades e oportunidades; 5. autoformação do professor; 6. participação dos alunos; e, 7. superação docente.

Alternativa 3:

1. organização; 2. comunicação; 3. racionalização do tempo; 4. não desperdício de atividades e oportunidades; 5. proatividade; 6. participação dos diretores e supervisores; e, 7. superação do aluno.

Alternativa 4:

1. empreendedorismo; 2. comunicação; 3. racionalização do tempo; 4. não desperdício de atividades e oportunidades; 5. participação dos diretores e professores; 6. participação dos alunos; e, 7. plano estatal.

Alternativa 5:

1. Conceito aberto de organização; 2. estruturação; 3. economia do tempo; 4. não desperdício de atividades e oportunidades; 5. autoformação dos alunos; 6. participação dos alunos; e, 7. aspectos mercadológicos.

 

Questão 2
Com a análise das competências sugeridas por Perrenoud (2000), verificamos que elas se dividem em quatro grandes grupos de competências de um bom professor contemporâneo.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. 192 p.
A partir do excerto, assinale a alternativa que aponta corretamente os quatro grandes grupos de competências propostos por Perrenoud:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Ensino, Pesquisa, Aliança e Gestão.

Alternativa 2:

Aliança, Mediação, Geração e Gestão.

Alternativa 3:

Ensino, Mediação, Conhecimento e Gestão.

Alternativa 4:

Geração, Mediação, Organização e Gestão.

Alternativa 5:

Organização, Mediação, Aprendizagem e Gestão.

 

Questão 3
O planejamento faz parte de uma boa didática, que por sua vez se expressa na elaboração de um plano de aula, na execução do mesmo e na avaliação honesta que o docente faz de seu aluno e de sua aula. Todo o ensino, incluindo o que ocorre em ambientes não formais, necessita de planejamento.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p.192.
Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre o planejamento de acordo com Mendonça e Cordeiro (2023):

I – Para as autoras, uma boa didática não está relacionada com um bom planejamento.
II – Para as autoras, não existe um bom profissional sem uma boa didática e não existe didática sem planejamento.
III – Para as autoras, não existe um bom profissional com uma boa didática e ao mesmo tempo com um bom planejamento.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, II e III.

Alternativa 2:

I, apenas.

Alternativa 3:

II, apenas.

Alternativa 4:

III, apenas.

Alternativa 5:

II e III, apenas.

 

Questão 4
Sabe-se que a avaliação consiste em uma tarefa necessária e permanente no trabalho de qualquer profissional da área da Educação Física. Sua finalidade perpassa todo o processo de ensino e aprendizagem e pode ser caracterizada a partir de três modelos: Diagnóstica, Formativa ou Somativa.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá: UniCesumar, 2022.
A respeito dos três tipos de avaliação mencionados acima, analise as afirmativas a seguir e avalie como V para as verdadeiras e F para as falsas:

I - Na avaliação somativa, pressupõem-se que as pessoas aprendem do mesmo modo, no mesmo momento e tenta evidenciar competências isoladas, o que evita a exclusão dos alunos que possuem menos facilidade de aprendizagem.
II - A avaliação formativa é realizada com o propósito de informar ao profissional e ao aluno a respeito do resultado de aprendizagem, durante o desenvolvimento das atividades educativas que acontecem durante o processo de ensino e aprendizagem.
III - A avaliação diagnóstica trata-se de uma etapa do processo educacional que tem por objetivo mensurar os conhecimentos aprendidos pelos alunos no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, classificando cada um deles por meio de notas numéricas.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

 

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, V.

Alternativa 2:

V, F, V.

Alternativa 3:

F, V, F.

Alternativa 4:

V, F, F.

Alternativa 5:

F, F, F.

 

Questão 5
O método de elaboração conjunta envolve a atividade da conversação, que acontece quando os alunos já possuem um conhecimento prévio do conteúdo a ser estudado, ainda que não seja sistematizado, mas que por meio das mediações e conduções do professor, tornam-se sistematizados pela partilha e construção conjunta de saberes.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
No fragmento acima, identifica-se um exemplo de método de ensino que pode ser adotado pelo professor em suas aulas na escola. Considerando tal exemplo e seus conhecimentos da disciplina, avalie as afirmativas a seguir:

I - O método de ensino do professor está associado ao objetivo proposto no planejamento institucional de cada escola.
II - O método de ensino do professor na sala de aula precisa estar desvinculado da abordagem pedagógica adotada por ele e pela instituição escolar.
III - Método é o conjunto de ações, passos e condições que o professor utiliza para viabilizar o processo de ensino em função da aprendizagem do aluno.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 6
Após o planejamento institucional e a pesquisa do profissional da educação, chega a hora de realizar o plano de aula, de modo a organizar a ação que será realizada com o aprendiz.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p.192.
A partir disso, assinale a alternativa que expõe de forma correta a importância do plano de aula:

 

Alternativas
Alternativa 1:

O plano de aula é a primeira etapa do planejamento escolar e a menos importante.

Alternativa 2:

O plano de aula é a última etapa do planejamento escolar e deve ser realizado exclusivamente pelos alunos e alunas.

Alternativa 3:

O plano de aula é uma atividade que deve ser realizada pelos alunos e pelas alunas. O professor não deve participar da elaboração dessa etapa do planejamento escolar.

Alternativa 4:

O plano de aula é um documento que deve ser realizado pelos responsáveis pelas políticas públicas e deve chegar pronto e acabado para os professores apenas executarem as aulas por meio dele.

Alternativa 5:

O plano de aula é a última etapa do planejamento escolar, mas é a mais importante, pois é por meio dele e de sua execução, bem como avaliação, que poderemos saber se a trajetória anterior foi bem-sucedida.

 

Questão 7
Planejamento é uma antecipação mental sobre as práticas a serem realizadas, não apenas por se tratar de uma tarefa que se faz antes de agir, mas também por ser uma atividade que norteia nossas condutas.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p. 192.
Neste sentido, analise as assertivas sobre o planejamento escolar.

I – O planejamento escolar é um processo de reflexão sobre as atitudes docentes e envolve todas as ações e situações do educador no seu cotidiano pedagógico.
II – O planejamento escolar precisa de uma atitude crítica por parte do educador diante de seu trabalho docente e não é uma fórmula pronta e acabada.
III – O planejamento escolar é um processo de debate e reflexão que deve ser realizado apenas pelos alunos e as alunas das escolas, os professores não devem realizar essa atividade.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, II e III.

Alternativa 2:

I, apenas.

Alternativa 3:

II, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

II e III, apenas.

 

Questão 8
Ao compreendermos sobre avaliação, com base na literatura da área, nota-se que cada autor traz consigo as marcas do que entende por educação e por formação humana, partindo das suas concepções teóricas. Nesse sentido, podemos entender que a avaliação é desenvolvida levando em consideração a concepção teórica que se adota para o processo de ensino e aprendizagem.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá: UniCesumar, 2022.
Considerando o fragmento acima e os conhecimentos adquiridos na disciplina de Didática sobre a forma de avaliação em cada tendência pedagógica, avalie as afirmações a seguir como V para as verdadeiras e F para as falsas:

I - Na tendência pedagógica tradicional, a avaliação tem características de memorização e reprodução do conteúdo.
II - Na tendência pedagógica tecnicista, a avaliação tem caráter contínuo e acontece por meio de autoavaliação.
III - Na tendência pedagógica histórico-crítica, a avaliação se desenvolve ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

 

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, V.

Alternativa 2:

V, F, V.

Alternativa 3:

F, F, V.

Alternativa 4:

V, F, F.

Alternativa 5:

F, F, F.

 

Questão 9
A última etapa do planejamento educacional é o Plano de Aula. Sobre essa tarefa, nota-se, para muitos autores, que esta etapa é a mais importante, pois é por meio dele e de sua execução, bem como avaliação, que se sabe se a trajetória anterior foi bem-sucedida ou não.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá: UniCesumar, 2022.
Considerando o fragmento acima e seus conhecimentos sobre os elementos de um “bom” Plano de Aula, avalie as afirmações a seguir como V para as verdadeiras e F para as falsas:

I - O objetivo, o conteúdo, os métodos, os recursos e a avaliação se caracterizam como elementos essenciais de um “bom” plano de aula.
II - O registro, a exposição e a aprendizagem são os elementos essenciais que configuram a estrutura de um “bom” plano de aula.
III - Os elementos essenciais de um “bom” plano de aula se caracterizam exclusivamente pela descrição das tarefas que são exigidas pelo professor durante a aula.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

 

Alternativas
Alternativa 1:

F, F, F.

Alternativa 2:

V, F, F.

Alternativa 3:

F, V, V.

Alternativa 4:

V, V, F.

Alternativa 5:

V, V, V.

 

Questão 10
A formação profissional nunca se encerra. Começamos a construir nossos conhecimentos científicos próprios da profissão na graduação, mas não para por aí. O sujeito que se contenta apenas com a formação inicial dificilmente será um profissional próspero e preparado para as demandas da sociedade, visto que são aspectos dinâmicos e o mercado apresenta novos desafios a todo o instante.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p. 192.
Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre a formação profissional na educação.

I – A graduação é uma base, um suporte teórico e prático inicial que pode amparar as necessidades de um profissional que acaba de entrar no mercado de trabalho.
II – A formação de professores deve promover instrução, produção, simulação, documentação, retroação e observação, tudo para estimular e capacitar o profissional a fazer pesquisas na educação de uma forma geral.
III – Ao longo do curso o acadêmico no campo da educação também tem a oportunidade de ter contato com a prática docente por meio dos estágios, nos quais pode verificar como a teoria se efetiva no contexto escolar, como é a rotina de uma escola, dentre outros aspectos relacionados à práxis escolar.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, II e III.

Alternativa 2:

I, apenas.

Alternativa 3:

II, apenas.

Alternativa 4:

III, apenas.

Alternativa 5:

II e III, apenas.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu