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ATIVIDADE 3 - ECO - FILOSOFIA E ÉTICA - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - ECO - FILOSOFIA E ÉTICA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - ECO - FILOSOFIA E ÉTICA - 53_2025

QUESTÃO 1

Sobre a história da filosofia e a construção da moral, entrelaçando a filosofia de hoje e o indivíduo moderno, é de salientar, que precisamos ter lucidez, para olhar o mundo com nossas próprias lentes (TIBURI, 2006). Pensamos para não seguir apenas opiniões alheias, conceitos e definições dados por outros.

Fonte: MARTINELLI, S. E. Filosofia e Ética. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2019. 152 p.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Para que o novo conhecimento nasça, muitas vezes, o anterior precisa ser negado. Para que a sociedade se transforme, valores precisam ser mudados.

PORQUE

II. Esse é o maior desafio do homem moderno, pois as mudanças podem afetar nossos valores éticos e podemos deixar de ser quem somos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: ​

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
É importante abordar, que o Código de Ética Profissional do Economista, e tem por objetivo indicar os princípios e normas de conduta que devem inspirar e orientar o exercício das atividades profissionais, regulando suas relações com a categoria, os clientes, os Poderes Públicos e a sociedade. Segundo o código, o Economista pautará a sua conduta profissional pelos seguintes princípios e valores éticos: honestidade; trabalho; justiça social; liberdade; fraternidade; humanidade; e compromisso com o desenvolvimento profissional e intelectual da pessoa humana e com o progresso da sociedade.

 

Fonte: Disponível em: https://cofecon.org/transparencia/files/consolidacao/3.1.pdf.   Acesso em 10 de julho de 2024 (adaptado).

 

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I. No que tange as questões da economia, é importante registrar, que está ciência sempre esteve ligada à ética, que está intimamente associada à natureza de pensar a economia, pois esta nasce como ramificação dos estudos da ética filosófica.

 

PORQUE

 

II. Nesse sentido, perceba que curiosamente, o pai da economia moderna Adam Smith, também foi justamente professor de filosofia moral da Universidade de Glasgow, na Escócia.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
O sentimento de infelicidade dentro de uma empresa pode comprometer drasticamente o desempenho e a produtividade de um colaborador. Entretanto, a gravidade do problema é ainda maior à medida que alguns profissionais estariam dispostos, inclusive, a prejudicar a sua organização. A insatisfação por parte do funcionário com o seu trabalho pode ser identificada por alguns sinais:

1. “Fobia” dos domingos, no qual a sensação de tristeza por ter que trabalhar no dia seguinte faz com que o dia seja marcado por desânimo.

2. Má relação com os colegas.

3. Procrastinação nas entregas e falta de energia para concluir as tarefas.

4. Ansiedade elevada (que pode até causar sintomas físicos como insônia e dores de cabeça).

5. Trabalho no “piloto automático”, no qual processos são feitos de forma mecânica, sem que haja sequer um questionamento do porquê da realização deles.

Fonte: https://rhpravoce.com.br/redacao/5-sinais-de-infelicidade-no-trabalho-e-como-o-rh-pode-ajudar. Acesso em 18 jul. 2025.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:​

I. Refletindo sobre a modernidade e seus ensinamentos, percebe-se que, na atualidade, não há como ter sistema de regras morais bem-sucedido se os indivíduos não se sentirem confortáveis em relações às situações vivenciadas, e às normas estabelecidas, ao menos que se vivencie no sistema autoritário em que as regras são seguidas na base da repressão.

PORQUE

II. Para se falar em um contexto moral professada e em comportamento ético autônomo, cada vez mais a segurança psicológica dos indivíduos (autoconhecimento), e das organizações é fundamental para o equilíbrio econômico, financeiro, fiscal e humano das empresas e instituições.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Trata-se de refletir sobre a violência, o mal que a engendra e suas implicações no campo da moral. A palavra violência sugere inúmeras significações. Quase sempre seu sentido é tomado de forma pejorativa. Definir um ato como violento significa considerá-lo como algo negativo. Eis o que nos permite de dar uma definição persuasiva do termo, caracterizando como violento aquilo que nos horroriza, constrange, envergonha, ou seja, todo ato moralmente reprovável.

Fonte: https://periodicos.ufpb.br/index.php/caos/article/view/46322. Acesso em: 10 jul. 2024.

Com base no exposto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A construção da violência humana simboliza uma aproximação íntima com a ordem coletiva, pois é a agressão direcionada não só ao indivíduo, mas a todos os que compõem o grupo.
Alternativa 2 - A título de exemplo, um cidadão que é roubado e agredido sofre a violência, que se constitui apenas sobre o sujeito acometido dessa violência.
Alternativa 3 - É importante compreender que a construção da moral visa edificar o ordenamento social, para que os indivíduos possam, harmoniosamente, vivenciar a vida coletiva.
Alternativa 4 - Ao decorrer dos anos, observa-se que é em meio às relações humanas que a violência se processa, contudo esse fator deixou de se estruturar na realidade brasileira.
Alternativa 5 - O processo de violência com um cidadão que é roubado e agredido não deve servir como um alerta social, sendo considerado sempre como fato individual e isolado.
QUESTÃO 5
Nos EUA, o fenômeno conhecido como school shooting trata-se de um ataque armado a uma instituição de ensino. O país é um dos que mais registram esse tipo de ataque em todo o mundo. Uma matéria do The Washington Post aponta uma diferença básica entre os ataques às escolas estadunidenses e às brasileiras: o acesso às armas de fogo. Dos 23 ataques a escolas no Brasil, 11 foram feitos com armas de fogo e 12 com armas brancas. Os dois massacres mais letais no país foram realizados com armas de fogo: em Realengo (RJ), com 13 mortos, e em Suzano (SP), com 9 mortos. A restrição à posse e ao porte de armas, além do monitoramento de clubes de tiros e da proibição do acesso a clubes de tiros e similares por crianças e adolescentes, são pontos que devem estar na pauta da prevenção.

Fonte: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/conteudo-multimidia/detalhe/os-desafios-da-violencia-contra-e-nas-escolas. Acesso em: 10 jul. 2024.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. É importante saber que o Estado deveria ter o papel de conciliar a multiplicidade de interesses dos cidadãos e gerar educação de qualidade, que fosse capaz de atuar no combate à violência. Contudo, a própria organização estatal possui, em sua natureza, duplicidade de funcionalidade, e acaba por ser o nosso “protetor” com relação aos atos violentos dos indivíduos, mas também “repressor” das liberdades individuais.

 

PORQUE

 

II. Assim, as instituições devem deter diferentes olhares e funcionalidades sobre a violência. Por exemplo, o ordenamento jurídico atua como órgão sancionador do princípio da autoridade. Já a escola, enquanto instituição formadora, deve saber que a violência deve ser tratada como problema de natureza antropológica, filosófica, científica e, claro, pedagógica.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Iniciado com a conquista macedônica sobre a Grécia, o Período Helenístico marcou a fusão das culturas ocidentais e orientais, dos gregos e demais povos dentro das fronteiras do Império de Alexandre. Por conta disso, a filosofia do período incorporou diversos aspectos dos pensamentos de cada região, e assim, nasceram as principais correntes filosóficas do período helenístico: cinismo, ceticismo, estoicismo e epicurismo.

 

Elaborado pelo professor, 2023.

Considerando as informações apresentadas sobre essas correntes filosóficas, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Caracterizado por uma atitude que repele os dogmas, para o estoicismo, do ponto de vista teórico, não se pode conhecer a verdade. Por isso, devemos viver em harmonia com a natureza e encontrar a felicidade na ausência de sofrimento.
Alternativa 2 - O homem epicurista é aquele que o pensamento de negar toda a verdade absoluta gerava a necessidade de conduzir um homem a um eterno questionamento sobre os fundamentos de sua existência e questionar até mesmo as respostas que viessem a ter a partir de suas dúvidas.
Alternativa 3 - O pensamento cínico desenvolveu uma argumentação para mostrar que é necessário suspender o juízo, recusar sua adesão a todo dogma e alcançar, assim, a tranquilidade da alma. Em Roma, Sexto Empírico foi considerado um dos seus representantes e escreveu Esboços Pirrônicos.
Alternativa 4 - O cinismo é uma corrente que associava a pessoa ao desprendimento das normas e valores e, também, a uma forma crítica à vida de excessos. O princípio dos homens no cinismo era ter autonomia diante do mundo, sem cair em ilusões.
Alternativa 5 - O argumento de que o Universo é regido por uma razão universal natural, que qualquer pessoa deve negar as emoções e os sentimentos externos e que a indiferença deve ser valorizada, principalmente porque o prazer é inimigo do homem sábio, é uma característica do ceticismo.
QUESTÃO 7
Para entendermos sobre ética no mercado de trabalho e na vida profissional, precisamos entender que as relações de trabalho mudam conforme o momento histórico. Digamos que a construção de sociabilidades se altera quando o mercado de trabalho também se modifica, nesse sentido, as construções políticas e econômicas se desenvolvem e demandam a compreensão de novos significados no que tange aos valores da sociedade do trabalho.
Fonte: MARTINELLI, S. E. Filosofia e Ética. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2019. 152 p.

A partir das informações, analise as seguintes proposições e assinale a resposta correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Analisa-se que a construção de sociabilidades é inalterada quando o mercado de trabalho se modifica.
Alternativa 2 - Os valores éticos se atualizam constantemente, pois, os desafios cotidianos a que somos impelidos na vida profissional nos fazem agir de maneira distinta.
Alternativa 3 - Sabe-se que na economia brasileira ainda não se insere no mercado internacional, pois é afetada pelas transformações das relações de trabalho em todo o mundo.
Alternativa 4 - Para entendermos sobre ética no mercado de trabalho e na vida profissional, não é necessário entender que as relações de trabalho mudam conforme o momento histórico.
Alternativa 5 - É sabido, que as construções políticas e econômicas se desenvolvem, mas não demandam a compreensão de novos significados no que tange aos valores da sociedade do trabalho.
QUESTÃO 8

Segundo o filósofo prussiano Immanuel Kant, “não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar” (SOUZA, 2011, p. 18). Portanto, filosofar é a atitude de pensar, é o comportamento pensante. Apesar da reflexão ser habilidade potencialmente natural, só o hábito é capaz de desenvolvê-la (SOUZA, 2011).

Fonte: Disponível em: SOUZA, A. B. Filosofia prática e a prática filosófica. São Paulo: Paulus, 2011.

No que diz respeito à atitude filosófica, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Filosofia é a lucidez em meio a toda confusão que nos cerca.
Alternativa 2 - Atitude filosófica é a inexpressão do pensamento do homem sobre si mesmo.
Alternativa 3 - Para entendermos o que é atitude filosófica não é necessário o entendimento do que é filosofia.
Alternativa 4 - Para que o homem compreenda racionalmente a própria existência, ele não precisa necessariamente pensar ou refletir sobre as formas de compreensão da vida social.
Alternativa 5 - Diante da natureza humana, que carrega o poder e a potencialidade da racionalidade não devemos, enquanto espécie, potencializar tal razão a nosso favor.
QUESTÃO 9
A história da matemática revela que muitos conceitos e métodos foram desenvolvidos de forma independente por diferentes civilizações, em épocas distintas. Na China, por exemplo, a matemática floresceu por milênios, impulsionada por necessidades práticas em áreas, como arquitetura, comércio e agrimensura. Documentos históricos mostram que os chineses já utilizavam um método para resolver sistemas de equações lineares, similar ao que hoje conhecemos como "Método de Gauss", além de empregarem números negativos muito antes de outras culturas. No século V, usavam uma aproximação para π (355/113) que só foi atribuída a um matemático ocidental no século XVI. Da mesma forma, calculavam o volume da esfera usando um princípio que seria formalizado no Ocidente apenas no século XVII (Princípio de Cavalieri).

Fonte: https://www.mat.uc.pt/~mat0703/PEZ/China2.htm. Acesso em: 13 ago. 2025.

A partir das informações apresentadas no texto, que demonstram como diferentes civilizações chegaram a conclusões matemáticas semelhantes em momentos históricos distintos, analise as alternativas a seguir sobre a natureza do conhecimento científico e assinale a correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A ciência é absoluta e seu progresso segue uma linha única e linear, originada exclusivamente no Ocidente.
Alternativa 2 - O conhecimento matemático chinês era puramente teórico e abstrato, sem aplicações práticas em áreas, como a geometria ou o comércio.
Alternativa 3 - O desenvolvimento de técnicas de agrimensura foi uma exclusividade da civilização chinesa, sendo desconhecido por outras culturas antigas.
Alternativa 4 - A matemática ocidental é a única que pode ser considerada verdadeiramente científica, pois formalizou primeiro todos os princípios fundamentais.
Alternativa 5 - A origem e a validação do conhecimento científico são processos dinâmicos e não-absolutos, podendo ocorrer em diferentes contextos culturais e históricos.
QUESTÃO 10
Como sabemos, gari é aquele que trabalha na coleta do lixo e, no caso em exame, o empregado, quando se afastava muito da sede, poderia usar de banheiros públicos, como o que acontece nesse tipo de serviço. O gari que trabalha, por exemplo, em caminhão da empresa de coleta de lixo tem reclamado pretendendo que tenha banheiro no próprio caminhão. No recurso de revista 374-2012.5.03.0081, a Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho, seguindo o voto do relator, entendeu que cabia a indenização por dano moral, pois havia um descaso do empregador com a saúde de seus empregados, quando não fornecia instalações sanitárias para satisfação das necessidades fisiológicas, o que, na realidade, é uma verdade.
Fonte: file:///C:/Users/vania/Downloads/4773-18241-1-PB.pdf. Acesso em 18 jul. 2025.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Importante enfatizar, que sob a análise social e da vida coletiva, a ética é fundamental para a dinâmica trabalhista e ao meio ambiente de trabalho.

PORQUE

II.  Nesse sentido, a ética profissional estabelece relações de confiança e de responsabilidade dentre os colegas de trabalho.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
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