
ATIVIDADE 3 - ECIV - PONTES E ESTRUTURAS ESPECIAIS - 54_2025
ATIVIDADE 3 - ECIV - PONTES E ESTRUTURAS ESPECIAIS - 54_2025
Questão 1
As pontes podem ser classificadas quanto ao sistema estrutural da superestrutura. Analise o trecho a seguir com a descrição de um deles: o tabuleiro é suspenso por meio de cabos inclinados que são fixados em torres, semelhante ao de uma viga atirantada em vários pontos, e é usualmente empregado em vãos muito grandes. Além disso, é favorecido pelo processo executivo e pode trazer diversas vantagens técnicas e estéticas.
Adaptado de: EL DEBS, M. K.; TAKEYA, T. Introdução às pontes de concreto. São Carlos: Universidade de São Paulo, 2010.
Com base no texto, assinale a alternativa que corresponde ao sistema estrutural descrito:
Alternativas
Alternativa 1:
Pontes pênseis.
Alternativa 2:
Pontes em viga.
Alternativa 3:
Pontes em arco.
Alternativa 4:
Pontes estaiadas.
Alternativa 5:
Pontes em pórtico.
Questão 2
As pontes podem ser classificadas quanto ao sistema estrutural da superestrutura. Analise o trecho a seguir com a descrição de um deles: formadas por cabos parabólicos dispostos ao longo da direção longitudinal da ponte e por pendurais verticais que ligam os cabos parabólicos principais ao tabuleiro.
Adaptado de: EL DEBS, M. K.; TAKEYA, T. Introdução às pontes de concreto. São Carlos: Universidade de São Paulo, 2010.
Com base no texto, assinale a alternativa que corresponde ao sistema estrutural descrito:
Alternativas
Alternativa 1:
Pontes pênseis.
Alternativa 2:
Pontes em viga.
Alternativa 3:
Pontes em arco.
Alternativa 4:
Pontes estaiadas.
Alternativa 5:
Pontes em pórtico.
Questão 3
Sabe-se que o tabuleiro das pontes tem como principal função suportar a pista de rolamento sobre a qual o tráfego possa fluir livremente e com segurança. Entre os elementos que compõem o tabuleiro, podem ser incluídas as lajes, a pista de rolamento, as juntas de dilatação, os sistemas de drenagem, os dispositivos de segurança, a iluminação e a transição entre a rodovia e a ponte em si. Dessa maneira, percebe-se que os tabuleiros são os elementos estruturais mais vulneráveis das pontes, pois uma série de fatores pode estimular a sua deterioração, tais como o tráfego de veículos, impacto das cargas dos veículos e a presença frequente de produtos tóxicos, como o óleo. Dentre os itens que devemos verificar, estão inclusos o topo e fundo das lajes.
Fonte: NETO, J. A. D. F. Pontes e Estruturas Especiais. Maringá: Unicesumar, 2022.
De acordo com o exposto no texto-base, assinale a alternativa correta que indica os pontos mais importantes a serem examinados em topo e fundo das lajes de pontes de concreto armado.
Alternativas
Alternativa 1:
Deve-se verificar o desgaste e estado geral (super, meso e infraestruturas), possível deterioração do concreto asfáltico usinado a quente (CBUQ), presença de pintura de sinalização, integridade da estrutura como um todo.
Alternativa 2:
Elementos a se verificar: desgaste e estado geral apenas das áreas pavimentadas, possível deterioração do concreto nas áreas de guarda corpos, esmagamentos e trincas de força cortante nas fundações e integridade das ligações nas áreas de ligação em pré-moldados.
Alternativa 3:
Deve-se verificar o desgaste e estado geral das fundações e pilares, possível ruptura do concreto nas áreas de drenagem, esmagamentos e trincas de força cortante nas taludes de encosta, manchas, trincas, fissuras, armaduras corroídas e contaminação por agentes biológicos em toda a estrutura.
Alternativa 4:
Os itens a se verificar são: estado geral das áreas ocultas ao tráfego,armaduras corroídas e contaminação por cloretos nas alas e encontros, deterioração do concreto de pilares, esmagamentos e trincas de força cortante nas áreas de fundações, integridade das ligações nas áreas de ligação de elementos pré-moldados, existência de manchas, trincas ou fissuras.
Alternativa 5:
Verifica-se itens como: integridade de ligações nos elementos pré-moldados, manchas, trincas, fissuras, armaduras corroídas, contaminação por cloretos, esmagamentos e trincas decorrentes de força cortante nas áreas de apoio. Além disso, o estado geral de áreas expostas ao tráfego e uma possível deterioração do concreto nas áreas de drenagem também deve ser analisado.
Questão 4
Determinados tipos de barragens podem requerer um rigoroso controle tecnológico no qual se analisa diversos elementos, como compactação, umidade do solo, espessura da camada de solo para compactação, homogeneização da camada, número de passadas do equipamento de compactação, velocidade de rolagem e da amplitude e frequência das vibrações.
Fonte: NETO, J. A. D. F. Pontes e Estruturas Especiais. Maringá: Unicesumar, 2022.
Entre as alternativas listadas, assinale corretamente aquela que representa o tipo de barragem que necessita dos controles tecnológicos citados.
Alternativas
Alternativa 1:
Barragens de terra para acumulação de água.
Alternativa 2:
Barragens de concreto para acumulação de água.
Alternativa 3:
Barragem de concreto para atividades recreativas.
Alternativa 4:
Barragens de concreto para acumulação de rejeitos.
Alternativa 5:
Barragens de terra para geração de energia elétrica.
Questão 5
A construção de túneis em áreas urbanas é uma tarefa complexa que envolve diversos desafios técnicos, ambientais e sociais. À medida que as cidades crescem e a demanda por infraestrutura de transporte aumenta, os túneis se tornam uma solução viável para descongestionar o tráfego e facilitar a mobilidade. No entanto, a construção subterrânea pode impactar significativamente as estruturas existentes, a vida cotidiana da população e o meio ambiente ao redor.
Fonte: Elaborado pelo Autor (2024).
Assinale a alternativa que identifica corretamente um desafio no planejamento eficaz e sustentável de projetos de túnel.
Alternativas
Alternativa 1:
Aumento da velocidade do tráfego em vias públicas.
Alternativa 2:
A limitação de espaço para a construção de estradas.
Alternativa 3:
A necessidade de desvio de água potável para áreas rurais.
Alternativa 4:
A falta de interesse da população em transporte subterrâneo.
Alternativa 5:
O impacto nas estruturas existentes e na vida urbana ao redor.
Questão 6
As pontes podem ser classificadas quanto ao sistema estrutural da superestrutura. Analise o trecho a seguir com a descrição de um deles: sistema estrutural mais empregado no Brasil, caracterizado por apresentar vinculações que não transmitem momentos fletores da superestrutura à mesoestrutura.
Adaptado de: EL DEBS, M. K.; TAKEYA, T. Introdução às pontes de concreto. São Carlos: Universidade de São Paulo, 2010.
Com base no texto, assinale a alternativa que corresponde ao sistema estrutural descrito:
Alternativas
Alternativa 1:
Pontes pênseis.
Alternativa 2:
Pontes em viga.
Alternativa 3:
Pontes em arco.
Alternativa 4:
Pontes estaiadas.
Alternativa 5:
Pontes em pórtico.
Questão 7
As pontes podem ser classificadas quanto ao sistema estrutural da superestrutura. Analise o trecho a seguir com a descrição de um deles: caracterizadas pela ligação monolítica entre a superestrutura e a mesoestrutura, ocorrendo a transmissão de momentos fletores entre as duas partes da ponte. Do ponto de vista estético, essas estruturas podem apresentar as mais variadas formas.
Adaptado de: EL DEBS, M. K.; TAKEYA, T. Introdução às pontes de concreto. São Carlos: Universidade de São Paulo, 2010.
Com base no texto, assinale a alternativa que corresponde ao sistema estrutural descrito:
Alternativas
Alternativa 1:
Pontes pênseis.
Alternativa 2:
Pontes em viga.
Alternativa 3:
Pontes em arco.
Alternativa 4:
Pontes estaiadas.
Alternativa 5:
Pontes em pórtico.
Questão 8
Portos podem ser definidos como instalações localizada à beira de um oceano, mar, lago ou rio, destinada à atracação de barcos e navios, com profissionais que realizam carregamento e descarregamento de carga e seu estoque temporário, além de outras diversas atividades fundamentais para seu funcionamento adequado.
Elaborado pelo autor (2024).
Assinale a alternativa que indica corretamente uma das vantagens ao se construir este tipo de estrutura.
Alternativas
Alternativa 1:
Criar atrativos turísticos para a população local.
Alternativa 2:
Reduzir o tempo de espera das embarcações no mar.
Alternativa 3:
Permitir a intergração econômica entre diversos países.
Alternativa 4:
Permitir a redução do transporte terrestre de passageiros.
Alternativa 5:
Reduzir o impacto ambiental causado pelas embarcações próximas a região costeira.
Questão 9
Certos sistemas estruturais consistem de elementos lineares (vigas e pilares) de diferentes formatos e tamanhos combinados, sendo apropriados para construções que necessitam de grandes vãos e flexibilidade arquitetônica. Estas estruturas geralmente são utilizadas nas construções industriais, shoppings centers ou galpões.
Fonte: O Autor (2024).
Assinale a alternativa que indica corretamente o sistema definido a partir das características construtivas e de utilização.
Alternativas
Alternativa 1:
Sistemas de encaixes e apoios.
Alternativa 2:
Sistemas de estrutura e fundações.
Alternativa 3:
Sistemas aporticados ou em esqueleto.
Alternativa 4:
Sistemas de paredes de dry-wall e tilt-up.
Alternativa 5:
Sistemas de elementos arquitetônicos, fechamento e cobertura.
Questão 10
As pontes podem ser classificadas quanto ao sistema estrutural da superestrutura. Analise o trecho a seguir com a descrição de um deles: apresenta um comportamento estrutural eficiente, tendo em vista a redução dos esforços de flexão devido à forma geométrica.
Adaptado de: EL DEBS, M. K.; TAKEYA, T. Introdução às pontes de concreto. São Carlos: Universidade de São Paulo, 2010.
Com base no texto, assinale a alternativa que corresponde ao sistema estrutural descrito:
Alternativas
Alternativa 1:
Pontes pênseis.
Alternativa 2:
Pontes em viga.
Alternativa 3:
Pontes em arco.
Alternativa 4:
Pontes estaiadas.
Alternativa 5:
Pontes em pórtico.


