FECHAR

ATIVIDADE 3 - DI - PROJETOS DE INTERIORES - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - DI - PROJETOS DE INTERIORES - 54_2025

ATIVIDADE 3 - DI - PROJETOS DE INTERIORES - 54_2025

QUESTÃO 1
Com a setorização estabelecida a partir do fluxograma, pode-se simular a circulação dentro do espaço, considerando as áreas a serem ocupadas pelos setores. Para a dimensão da circulação, existem algumas normas e legislações específicas. Neste momento, vamos entender a circulação como um elemento do projeto. Segundo Gurgel (2013), podemos classificar a circulação como principal ou secundária, considerando a sua prioridade e intensidade de uso. A circulação principal é o trajeto por onde todos os clientes da loja irão circular para chegarem a outros setores, já a circulação secundária diz respeito àqueles trajetos específicos, que guiam os clientes a determinados e definidos espaços.

CAMARGO, Larissa Siqueira. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá – PR.: UniCesumar, 2017.

Para melhor circulação dos espaços internos em PDVs:

I. A porta deve ser percebida com clareza, preferencialmente fechada, com sinalização.

II. O ideal é que haja, no mínimo, 80cm de distância entre os mobiliários de modo a permitir a circulação dos clientes.

III. Uma dica é misturar os produtos para atrair clientes para os pontos mais fracos.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I.
Alternativa 2 - III.
Alternativa 3 - I e II.
Alternativa 4 - II e III.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 2
A Anvisa estabelece que as instalações para atendimento de saúde devem seguir uma paleta de cores claras, mantendo assim uma assepsia de melhor qualidade, já que qualquer sujeira que permanece aparecerá considerando a base clara. Porém, a questão dessa indicação vai além dos fatores de higiene, e estão relacionadas também às sensações que os indivíduos que frequentam o espaço terão durante a sua permanência ali.
CAMARGO, Larissa Siqueira. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá, PR: Unicesumar, 2018.

Com relação ao uso adequado das cores em espaços de saúde, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Atualmente, um novo objetivo foi adicionado à aplicação de cores em espaços de saúde, junto a outros elementos da composição, o de oferecer um ambiente com menos aparência de hospital, amenizando a percepção desagradável dos pacientes.

PORQUE

II. Atendendo à legislação, a base e os maiores elementos dentro desse espaço, devem seguir o princípio de cores claras e neutras, mas é possível, dentro dessa base neutra, adicionar cores em outros elementos, em especial na recepção e sala de espera, que podem até assumir uma proporção maior de outras cores, sendo que mesmo essas cores utilizadas de forma pontual, devem considerar a psicologia das cores e as mensagens que elas transmitem.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Em apartamentos de hotéis, os hóspedes desenvolvem diversas atividades, e, para melhor aproveitar a área construída, prioriza-se a redução das metragens de cada apartamento, tornando possível a instalação de um número maior de unidades e, assim, de mais hóspedes. Lawson (2003) diz que a largura de cada apartamento é o que mais influencia na quantidade deles que poderão ser instalados na edificação. Em relação à profundidade, existe uma possibilidade maior de variações, já que, normalmente, essa dimensão não está relacionada ao número possível de apartamento no hotel.

CAMARGO, L. S. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá: Unicesumar, 2017.​

A partir do fragmento, avalie as afirmações marcando (V) para verdadeiro e (F) para falso.

I. Em apartamentos, a largura mínima adequada para uma cama de solteiro é de 3 metros.

II. Apartamentos com cama atravessada, móveis encostados na parede e espaço de circulação exigem, no mínimo, 4,20 metros livres.

III. Apartamentos de luxo contam com 4,10 metros de largura, permitindo espaçamentos generosos.

As afirmações I, II e III, são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V, V, V.
Alternativa 2 - F, V, V.
Alternativa 3 - F, V, F.
Alternativa 4 - V, F, V.
Alternativa 5 - V, F, F.
QUESTÃO 4

A respeito de ambientes comerciais para hospedagens temporárias um designer deve pensar em quais alternativas pode propor para o espaço, pensar na marca e nos usuários, no estilo, mas também nas questões técnicas. A respeito do Lobby “De acordo com Lawson (2003), é o primeiro contato físico que um hóspede tem com o local onde ficará hospedado, cabe a esse ambiente apresentar ao usuário a ideia do que lhe espera em outros ambientes. Dependendo do tipo de empreendimento, apresenta diferentes características, que visam atender ao perfil de usuários, que serão os hóspedes, já que cada caso apresenta diferentes necessidades.”

CAMARGO, Larissa. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá - PR.: UniCesumar, 2017.

Fonte: Unspalsh

Link: https://unsplash.com/photos/AI0jVjE-RkI

A respeito dos espaços comuns do hotel em especial os Lobbys de entrada, analise as afirmações a seguir:

I. As áreas de uso público devem proporcionar a individualização e espaços privados para os hóspedes não serem incomodados ou interagirem com outras pessoas.

II. Os lobbys são ambientes de recepção dos hóspedes e devem comportar os fluxos de chegadas de forma confortável. Para grandes hotéis é recomendado a medida de 1,20m² para cada apartamento de 9m².

III. Resorts podem aproveitar além de uma boa área de recepção uma visão para as áreas externas, pois são seus maiores atrativos.

IV. Hostels geralmente apresentam uma estética confortável e luxuosa com foco nas áreas privativas.

V. Redes de hotéis mais econômicas ou de tarifas médias buscam na padronização e instalação de elementos mais básicos ainda criar um espaço confortável e familiar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - II, III e V, apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II e V, apenas.
QUESTÃO 5

O projeto de interiores de ambientes relacionados à saúde está muito atrelado às questões legais, sendo que, normalmente, o cliente que procura o profissional para o desenvolvimento desse projeto, busca exatamente alguém que conheça e aplique as exigências de lei para a abertura de seu negócio. Dessa maneira, é indispensável ao designer que pretende ou tem a oportunidade de atuar na área, conhecer e compreender os contextos legais das instalações de empresas de prestação de serviços da saúde.

CAMARGO, L. S. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá: Unicesumar. 2017.(adaptado).

 

De acordo com o exposto, analise as afirmações a seguir.

I.   Em 1990 foi criado o SUS, Sistema Único de Saúde, na intenção de atender e garantir saúde a toda população.

II.  Para o correto funcionamento, as clínicas privadas precisam atender os princípios éticos e às normas expedidas pelos órgãos com base na Anvisa.

III. O designer pode elaborar projetos de reformas estéticas, em que não ocorreram mudanças em instalações, cabíveis de aprovação pela vigilância sanitária.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 6
Considerando a legislação de acessibilidade, equipamentos e mobiliários devem conter dimensões e acabamentos adequados, no que se refere ao conforto e acessibilidade dos usuários. Dabus (on-line, 2016) apresenta cinco componentes que tornam clínicas e consultórios mais agradáveis: mobiliário confortável, objetos familiares, elementos vivos, iluminação na medida certa e paleta de cores. Em se tratando de mobiliários confortáveis, baseamo-nos primeiramente nos conceitos da Ergonomia.

​CAMARGO, Larissa Siqueira. Projetos comerciais, institucionais e de serviços. Maringá - PR: UniCesumar, 2017.

Diante do fragmento apresentado, avalie as afirmativas.

I. Cadeiras ou assentos propostos em salas de espera devem ser confortáveis, porém conter densidade suficiente para não atrapalhar o usuário a se levantar, como no caso de poltronas muito macias e profundas.

II. Os materiais de acabamento devem priorizar a limpeza e manutenção, sendo laváveis, garantindo total assepsia.

III. Balcões de atendimento devem dispor de guichês acessíveis ao cadeirante com alturas máximas de 85cm do chão.

IV. A Norma 9050/2015 da ABNT estipula que para assentos acessíveis a obesos, as dimensões mínimas são: 55cm de largura, e 47cm de profundidade.

V. As macas, ou outro tipo de mobiliário, utilizado para o atendimento, devem ter altura suficiente para que o médico não precise se abaixar para realizar o exame, mas devem oferecer degraus para que o paciente suba.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II, III e V, apenas.
Alternativa 2 - II, III, IV e V, apenas.
Alternativa 3 - I, IV e V, apenas.
Alternativa 4 - I e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 7

Projeto detalhado de balcão de trabalho. CAMARGO, Larissa Siqueira. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá, PR: Unicesumar, 2018.

A partir da representação em perspectiva e vista superior de um balcão de trabalho, avalie qual alternativa corresponde às vistas 1, 2, 3 e 4, respectivamente.

Alternativas
Alternativa 1 - 
Alternativa 2 - 
Alternativa 3 - 
Alternativa 4 - 
Alternativa 5 - 
QUESTÃO 8
As cores transmitem identidade e sensações e, aplicadas às instalações do ramo alimentício, devem ser escolhidas a partir de alguns quesitos: comunicação visual e identidade, diferenciação da concorrência, referência aos alimentos e, em se tratando do ramo de alimentação, sempre bom lembrar que tonalidades claras tendem a deixar o ambiente com a sensação de limpeza. A decisão deve considerar o estilo do ambiente.

CAMARGO, L. S. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá: Unicesumar, 2017.

Diante do fragmento, avalie as afirmações.

I. Para ambientes sofisticados, o ideal é utilizar cores marrom, bege e amarelo.

II. Para negócios especializados em comida natural, prioriza-se o verde, laranja, amarelo e branco.

III. Para restaurantes de pratos típicos, prioriza-se o branco, preto, pérola e dourado.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 9

Segundo Camargo (2017) “A Anvisa (BRASIL, 2002) estabelece que para as instalações para atendimento de saúde devem seguir uma paleta de cores claras, mantendo assim uma assepsia de melhor qualidade, já que qualquer sujeira que permanece aparecerá considerando a base clara. Porém, a questão dessa indicação vai além dos fatores de higiene, e estão relacionadas também às sensações que os indivíduos que frequentam o espaço terão durante a sua permanência ali. Dentro desse processo de humanização e de oferecer melhor qualidade nesses espaços, as cores são um elemento indispensável, já que atuam sobre sentimentos e emoções.”

CAMARGO, Larissa. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá - PR.: UniCesumar, 2017.

Um exemplo interessante é o projeto de Doug Dietz:

“Doug Dietz era designer de produtos da General Eletric. Ele tinha orgulho das máquinas de ressonância magnética que ele tinha projetado, eram as mais avançadas do mundo. Mas, acompanhando alguns procedimentos reais, ele notou que as crianças ficavam aterrorizadas com o equipamento. Era um túnel frio, sombrio, estranho. 80% das crianças tinham que ser sedadas para fazer os exames.

Doug resolveu testar outra solução. Procurou pessoas da área educacional, e transformou a máquina de ressonância magnética em uma aventura na ilha pirata, conforme as fotos acima.

Funcionou. A taxa de crianças sedadas passou a ser de 10%. Algumas até achavam a aventura divertida, e queriam voltar outro dia.”

Disponível em: .

Fonte: .

Analisando as afirmações acima e sobre o uso das cores em ambientes da saúde analise as afirmações a seguir:

I. A aplicação de cores variadas pode piorar a qualidade visual do ambiente, esse deve ser mais neutro, frio e estéril como um hospital, amenizando a percepção desagradável dos pacientes.

PORQUE

II.Nesses locais evita-se utilizar cores que criem uma identidade às instalações, pois espaços clínicos, recepções e salas devem ser mais neutros em ambiente da saúde.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Além da logo, papelaria, embalagem, sites e publicidade, a sede da empresa também compõe a imagem particular da mesma e de seus produtos ou serviços percebida por seus clientes ou outros públicos estratégicos. A essa imagem, damos o nome de branding, que é considerado uma grande ferramenta do design.
CAMARGO, Larissa Siqueira. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá, PR: Unicesumar, 2018.

Avalie as afirmativas a seguir quanto às estratégias de branding.

I. Uma das maneiras de trabalhar o branding no projeto de interiores é utilizar a logo da empresa, de forma restrita, na fachada, que é o cartão de visita da empresa.

II. Uma empresa com logo em formas curvas, pode-se desenvolver mobiliários que sigam esse padrão, ou ainda, a aplicação das cores da logo no conceito geral do projeto.

III. É interessante que a aplicação do branding em um projeto de interiores seja mais perceptível e direta nos ambientes onde são recebidos clientes e visitantes, e nos espaços destinados a funcionários, esse uso se torne mais sútil.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu