FECHAR

ATIVIDADE 3 - COMEX - DIREITO INTERNACIONAL E TERMOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - COMEX - DIREITO INTERNACIONAL E TERMOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL - 53_2025

ATIVIDADE 3 - COMEX - DIREITO INTERNACIONAL E TERMOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL - 53_2025

QUESTÃO 1

CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O DIREITO DO MAR

Os Estados Partes nesta Convenção,

 

Animados do desejo de solucionar, num espírito de compreensão e cooperação mútuas, todas as questões relativas ao direito do mar e conscientes do significado histórico desta Convenção como importante contribuição para a manutenção da paz, da justiça e do progresso de todos os povos do mundo,

Verificando que os fatos ocorridos desde as Conferências das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, realizadas em Genebra em 1958 e 1960, acentuaram a necessidade de uma nova Convenção sobre o direito do mar de aceitação geral,

Conscientes de que os problemas do espaço oceânico estão estreitamente inter-relacionados e devem ser considerados como um todo,

(...)

Afirmando que as matérias não reguladas pela presente Convenção continuarão a ser regidas pelas normas e princípios do direito internacional geral, (...)

O texto acima colaciona parte do preâmbulo desta importante Convenção, celebrada em Montego Bay, a 10 de dezembro de 1982.

Fonte: Disponível em: BRASIL. Decreto nº 99.165, de 12 de março de 1990. Promulga a Convenção Internacional sobre Preparo, Resposta e Cooperação em Caso de Poluição por Óleo, 1990.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I. A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar estabelece normas para a exploração e utilização dos recursos marítimos, a delimitação das fronteiras marítimas entre os países e a proteção do meio ambiente marinho.

 PORQUE

II. Visa promover a manutenção da paz, justiça e progresso de todos os povos do mundo. Contudo, o Brasil ainda não é signatário dela e por essas razões não precisa cumpri-la na íntegra, apenas no que tange às questões sobre poluição.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, defendeu, durante reunião com o cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Jeremy Farrar, em Genebra, na Suíça, o fortalecimento dos organismos internacionais para a superação dos desafios globais e reafirmou a prioridade dada pelo governo brasileiro para garantir a soberania em saúde, com investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

“A OMS foi um organismo estratégico no enfrentamento da pandemia da Covid-19”, afirmou a ministra Luciana Santos. “Acreditamos no fortalecimento dos organismos internacionais para dar conta dos desafios globais, como as emergências de saúde”, acrescentou.

Ao longo da reunião, a ministra lembrou algumas iniciativas como o projeto de construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) em parceria com a Argentina para a produção de radioisótopos com aplicações na medicina e na indústria. Ela destacou ainda o investimento na implantação do Centro Nacional de Vacinas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para o desenvolvimento de tecnologias para enfrentamento da Covid-19 e doenças tropicais e negligenciadas, como malária, dengue, zika e chikungunya. E citou a realização da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que deve ser realizada em 2024.

O cientista-chefe da OMS ressaltou que o Brasil tem um relevante papel a desempenhar durante a presidência do G20, que assumirá em dezembro deste ano. “Quando o Brasil fala, o mundo ouve”, disse Farrar, acrescentando a importância de restabelecer a confiança na ciência. Para ele, a realização da 5ª Conferência Nacional de C,T&I constitui uma oportunidade para a afirmação da ciência.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Em visita à OMS, ministra defende fortalecimento dos organismos internacionais para superação de desafios globais. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2023/06/em-visita-a-oms-ministra-defende-fortalecimento-dos-organismos-internacionais-para-superacao-de-desafios-globais. Acesso em: 17 jun 2023.

Os organismos internacionais são importantes mecanismos de cooperação global, capazes de tomar decisões que afetam a comunidade internacional como um todo. Considerando essa importância, assinale a alternativa que expressa a forma comum pela qual esses organismos alcançam suas decisões:

Alternativas
Alternativa 1 - Através de votações, resoluções e recomendações.
Alternativa 2 - Por meio de consultas informais entre líderes empresariais.
Alternativa 3 - Por meio de resoluções adotadas por um único Estado soberano.
Alternativa 4 - Por meio de medidas coercitivas impostas aos Estados membros.
Alternativa 5 - Por meio de eleições diretas dos cidadãos dos Estados membros.
QUESTÃO 3

O Direito do Mar é um campo do Direito com uma longa história e em constante evolução, estreitamente relacionado ao Direito Internacional Público, muitas vezes confundido com este. É essencial estudar o Direito do Mar a partir de uma perspectiva integrada e de desenvolvimento do Direito Internacional, uma vez que muitos dos princípios do Direito Internacional têm origem nesse ramo do Direito. A importância desse campo reside na proteção de interesses estratégicos. Com base nessa premissa, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, também conhecida como Convenção de Montego Bay, foi adotada, embora um pouco tarde, entrando em vigor em 1994. Atualmente, a Convenção conta com a adesão de 168 partes.

Fonte: PREVIATO, Caroline. Direito Internacional e Termos de Comércio Internacional. Indaial, SC.: Arqué, 2023.

Com base nessa informação e nos estudos sobre o tema, avalie as afirmações a seguir:

I. O Tribunal Internacional de Direito do Mar é composto por 15 juízes eleitos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

II. O Tribunal tem como objetivo garantir a estabilidade e a segurança no uso dos oceanos.

III. A decisão do Tribunal Internacional de Direito do Mar é final e vinculante para os Estados envolvidos no caso.

IV. Os Estados não têm a possibilidade de recorrer das decisões do Tribunal Internacional de Direito do Mar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 4

O estabelecimento do Tribunal Internacional para o Direito do Mar não somente representa uma inovação, mas também um importante passo para a evolução do Direito Internacional, reforçando a segurança internacional por meio da solução pacífica de controvérsias que surgem sobre o Direito do Mar, tendo sua sede na cidade de Hamburgo, na Alemanha é composto de 21 membros, que constituem representação dos principais sistemas jurídicos do mundo, sendo distribuídos geográfica e equitativamente.

Fonte: adaptado de: WEIGERT, Fernanda; DE LACERDA BADARÓ, Rui Aurélio. A convenção das Nações Unidas para o direito do mar e a instituição do Tribunal Internacional para o direito do mar. Revista de Direito Internacional, v. 9, n. 1, p. 41-58, 2012.

​Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. As decisões do Tribunal Internacional do Direito do Mar (ITLOS) possuem um impacto relevante no comércio internacional, especialmente no que diz respeito ao uso e à exploração dos recursos marinhos. Isso ocorre

PORQUE

II. O ITLOS possui autoridade sobre uma variedade de disputas relacionadas aos oceanos e seus recursos, como a delimitação das fronteiras marítimas, a preservação dos recursos pesqueiros, a proteção do meio ambiente marinho e a exploração de petróleo e gás.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5

Em uma conferência de negociações internacionais, representantes de diferentes países se reuniram para discutir a conservação e proteção do meio ambiente. Durante o evento, foi mencionado o papel dos sujeitos do direito internacional e sua importância no mundo globalizado, tendo em vista que o objetivo do evento era promover debates acerca da Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Adaptado de: ​PREVIATO, Caroline. Direito Internacional e Termos de Comércio Internacional. Indaial, SC: Arqué, 2023.

Com base nos estudos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir: ​

I. Os organismos internacionais são estruturas formais de cooperação entre Estados, que visam promover interesses comuns e resolver problemas globais.

II. Os organismos internacionais podem possuir alcance global em suas atividades.

III. Os organismos internacionais têm autoridade para regulamentar questões de âmbito social e econômico, com ênfase em questões que envolvem geopolítica.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e II, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 6
Pelo menos 40% da população do país não chega a satisfazer as necessidades alimentares mínimas. Devido à subnutrição, o tamanho e o peso médios da população estão diminuindo. O analfabetismo atinge 90% da população de Bangladesh. Classificado anteriormente como país de categoria 2 pela Organização Mundial da Saúde [OMS], Bangladesh regrediu para a categoria 3, a dos países nos quais o risco de contrair malária e outras doenças tropicais é mais elevado. (...) A densidade populacional é de nada menos que 830 habitantes por quilômetro quadrado. A título de comparação, na Europa essa densidade só seria obtida concentrando-se no território da Baviera toda a população do Reino Unido, França e Irlanda. Uma enorme quantidade de homens e mulheres vive nas ruas, descalços, sem água limpa nem teto para se abrigar.

Fonte: YUNIS, M. (2003). O banqueiro dos pobres. São Paulo: Ática. Acesso em: 21 jun 2023.

Em uma região marcada pela pobreza e subnutrição, o povo de Bangladesh luta pelo direito de definir seu próprio destino político, de forma pacífica, sem uso de força e sem interferência externa, apenas objetivando a erradicação da fome.

Elaborado pela professora, 2023.

Com base no exposto, responda​: qual princípio do Direito Internacional Público apoia a vontade do povo de Bangladesh?

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Solução pacífica das controvérsias.
Alternativa 2 - Dever de cooperação internacional.
Alternativa 3 - Proibição do uso ou ameaça de força.
Alternativa 4 - Não intervenção nos assuntos internos dos Estados.
Alternativa 5 - Igualdade de direitos e autodeterminação dos povos.
QUESTÃO 7

O transporte aquaviário é composto pelos serviços de navegação interior, que utiliza as vias navegáveis interiores, e de navegação marítima, que abrange a navegação em mar aberto. Fundamental para o deslocamento de grandes tonelagens, depende da navegabilidade das águas e da integração com rodovias e ferrovias para o carregamento. Sobretudo na região Norte do país, funciona também como meio de transporte para a população.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual. Transporte aquaviário reivindica segurança e integração Disponível em: https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/transporte-aquaviario-seguranca. Acesso em: 24 jul. 2023.

Conforme exposto, este modal é fundamental e importantíssimo para fomentar o transporte interno no Brasil. Contudo, sabe-se que ele é responsável também pelo desenvolvimento do comércio internacional, aptos a realizar o deslocamento das grandes mercadorias como por exemplo: carros, celulose, grãos, dentre outros. Portanto, sua relevância também reflete na evolução dos Termos Internacionais do Comércio (incoterms) até os dias atuais.

Elaborado pela professora, 2023.

Diante disso, assinale os INCOTERMS que são utilizados exclusivamente no transporte marítimo ou aquaviário interior:

Alternativas
Alternativa 1 - CFR, FOB, CIF.
Alternativa 2 - FAS, FOB, DAF.
Alternativa 3 - FOB, CPT, FAS.
Alternativa 4 - FOB, DDP, DAF.
Alternativa 5 - FOB, FCA, CFR.
QUESTÃO 8

Os elementos legais que compõem e estabelecem o procedimento são equivalentes aos da arbitragem nacional, porém a utilização de padrões internacionais, quando aplicáveis, pode [e deve] ser incorporada pela vontade das partes ou por decisão do tribunal, conferindo características singulares a tais procedimentos. Isso pode abranger a condução dos trabalhos em um idioma diferente e sob a égide de uma lei distinta, práticas e/ou critérios baseados em diretrizes internacionais ou mesmo a sujeição a regras processuais estrangeiras.

Fonte: Adaptado de: Enciclopédia Jurídica. Verbete: Arbitragem Internacional. Edição 1. Disponível em: https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/486/edicao-1/arbitragem-internacional. Acesso em: 14 mai. 2023.

​Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir:

I. O procedimento arbitral internacional é uma escolha livre das partes envolvidas, não sendo regulado de forma específica pela lei brasileira.

II. O princípio constitucional do contraditório não é aplicável ao procedimento arbitral, pois ele visa à solução rápida e eficiente de conflitos.

III. O contraditório diferido, também chamado em caráter liminar, em que uma das partes apresenta sua defesa após a decisão provisória do árbitro, é admitido no âmbito da arbitragem internacional.

IV. A imparcialidade do árbitro é uma condição essencial para a validade da arbitragem, mas não é necessário que ele seja neutro.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e IV, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 9

Entende-se por instituições ou entidades internacionais os organismos globais que englobam ações de diversos países visando a um objetivo ou bem comum. Elas atuam, dessa forma, a partir de distintas causas ou missões, podendo ser amplas ou específicas, como é o caso da ONU (Organização das Nações Unidas), do FMI (Fundo Monetário Internacional) e de várias outras. Elas desempenham um papel importante na governança global e na promoção da cooperação entre Estados.

Fonte: Organismos internacionais. Guia Diplomático. Disponível em: https://guiadiplomatico.com.br/noticias/organismos-internacionais. Acesso em: 14 mai. 2023 (adaptado).

​Considerando a temática sobre os organismos internacionais, avalie as afirmações a seguir:

I. Os organismos internacionais são estruturas formais de cooperação entre Estados, que visam promover interesses comuns e resolver problemas globais.
II. Os organismos internacionais atuam no âmbito regional, mas também possuem alcance global em suas atividades.

III. Os organismos internacionais não possuem poder de tomada de decisão e atuam apenas como fóruns de discussão.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e II, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 10

A arbitragem internacional é um método de resolução de disputas comerciais que ocorrem entre partes de diferentes países. Nesse contexto, a figura do árbitro desempenha um papel crucial na condução do processo arbitral e na tomada de decisões.

Fonte: PREVIATO, Caroline. Direito Internacional e Termos do Comércio Internacional. Indaial, SC.: Arqué, 2023.

João e Maria, empresários brasileiros, estão envolvidos em uma disputa comercial com uma empresa espanhola. Para resolver suas diferenças, eles decidem recorrer à arbitragem internacional. Durante o processo, um dos aspectos fundamentais é a escolha do árbitro. Eles têm a opção de selecionar um árbitro experiente e especializado na área em questão.

Elaborado pela professora, 2023.

Sobre a escolha do árbitro, analise as informações apresentadas, bem como os estudos desenvolvidos sobre o tema e assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O árbitro deve ser um advogado especializado em direito penal.
Alternativa 2 - O árbitro deve ser imparcial e independente das partes envolvidas na disputa.
Alternativa 3 - O árbitro pode ser escolhido apenas por uma das partes envolvidas na disputa.
Alternativa 4 - O árbitro tem o poder de impor penas e sanções às partes envolvidas através de um processo moroso.
Alternativa 5 - O árbitro é responsável por conduzir as negociações entre as partes, cabendo ao juiz realizar a sentença arbitral, ou seja, tratam-se de pessoas diferentes.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu