FECHAR

ATIVIDADE 3 - CBIO - MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - CBIO - MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - CBIO - MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA - 53_2025

QUESTÃO 1

O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor), por outro órgão ou tecido normal de um doador vivo ou morto.

 

 

 

Ministério da Saúde. Transplante de órgãos e tecidos. Biblioteca Virtual em Saúde. 2008. Disponível em: https://bityli.com/PussgB. Acesso em: 15 set. 2021.

 

 

 

A base para a rejeição do transplante entre os indivíduos geneticamente diferentes, ocorre devido...

Alternativas
Alternativa 1 - a ativação das células tumorais.
Alternativa 2 - a ativação da resposta imune inata.
Alternativa 3 - a ativação da hipersensibilidade tipo I.
Alternativa 4 - a ativação da hipersensibilidade tipo II.
Alternativa 5 - a ativação da resposta imune adaptativa.
QUESTÃO 2

Dentre as aplicações biotecnológicas das bactérias, avalie se as afirmações abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F):

(   ) A engenharia genética aplicada às bactérias podem fazer com que cepas de determinadas espécies possam ser usadas para produção de metabólitos secundários característicos das plantas.

(   ) A engenharia metabólica de leveduras e bactérias, está revolucionando o mundo e oferecendo amplas versatilidade e melhoria para a saúde de quem se beneficia com essa técnica.

(   ) Os produtos naturais microbianos não são importantes fontes para o desenvolvimento de antibióticos e antifúngicos.

A sequência correta é:

Alternativas
Alternativa 1 - V, V, V.
Alternativa 2 - F, V, V.
Alternativa 3 - F, V, F.
Alternativa 4 - V, V, F.
Alternativa 5 - F, F, F.
QUESTÃO 3

O timo desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do sistema imunológico durante as primeiras fases da vida, sendo o órgão responsável pela maturação e diferenciação dos linfócitos T. Essa função é essencial para a formação de uma resposta imune adaptativa eficiente, especialmente na infância, período em que o organismo está consolidando sua defesa contra agentes externos.

Fonte: BESSON, J. C. F. Microbiologia e Imunologia. Maringá: Unicesumar, 2021.

Com base nos aspectos morfofuncionais do timo, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O timo é o principal órgão produtor de linfócitos B maduros ao longo de toda a vida.
Alternativa 2 - Após o nascimento, o timo torna-se inativo e sua função é totalmente assumida pelo baço e pelos linfonodos.
Alternativa 3 - A partir da puberdade, o timo é completamente substituído pela medula óssea, que passa a maturar células T e B.
Alternativa 4 - O timo é responsável pela produção de anticorpos na fase adulta, substituindo completamente a função dos linfonodos.
Alternativa 5 - O timo é essencial para o desenvolvimento da célula T (timócito) após o nascimento, e começa a involuir a partir da puberdade, sendo suas funções parcialmente assumidas por outros tecidos linfoides.
QUESTÃO 4

A hipersensibilidade se refere às reações excessivas, indesejáveis (danosas, desconfortáveis e às vezes fatais) produzidas pelo sistema imune normal. Reações de hipersensibilidade requerem um estado pré-sensibilizado (imune) do hospedeiro. Podem ser divididas em quatro tipos: tipo I, tipo II, tipo III e tipo IV, baseados nos mecanismos envolvidos e tempo levado para a reação.

 

GUARFAR, Abdul. Imunologia - Reação de Hipersensibilidade. UNESP. Disponível em: https://bityli.com/6odhZ6. Acesso em 15 set. 2021.

 

Considerando uma reação de hipersensibilidade desencadeada quando anticorpos IgE são produzidos contra anticorpos ambientais e, seu tempo varia entre 15 a 30 minutos, sendo um de seus exemplos, a reação alérgica a alimentos e medicamentos, analise as afirmativas:

I. A reação de hipersensibilidade apresentada é a mediada por anticorpos IgM ou IgG.

II. A reação de hipersensibilidade apresentada é a tipo I ou imediata, envolvendo o anticorpo IgE e mastócitos.

III. A reação de hipersensibilidade apresentada é a tipo IV, não envolve anticorpos e resulta na morte direta da célula.

IV. A reação de hipersensibilidade apresentada é também chamada de atópica e é um tipo de reação alérgica muito comum.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 5

Durante procedimentos cirúrgicos, é essencial que a equipe de saúde adote rigorosamente as medidas de prevenção e controle de infecções, com o objetivo de reduzir os riscos de contaminação ambiental e de infecção no paciente. Para isso, é fundamental que todas as ações sejam realizadas sob condições adequadas de assepsia e antissepsia.

Fonte: BESSON, J. C. F. Microbiologia e Imunologia. Maringá: Unicesumar, 2021.

Considerando os conceitos de assepsia e antissepsia, qual das alternativas a seguir melhor representa a distinção crítica entre essas duas práticas e seu papel na prevenção de infecções?

Alternativas
Alternativa 1 - A antissepsia é usada apenas em procedimentos odontológicos, ao passo que a assepsia é exclusiva de ambientes hospitalares.
Alternativa 2 - Não há diferença entre assepsia e antissepsia, ambos os termos são sinônimos e podem ser usados indistintamente na prática clínica.
Alternativa 3 - Assepsia refere-se exclusivamente ao uso de antibióticos profiláticos, enquanto a antissepsia está relacionada à esterilização de instrumentos cirúrgicos.
Alternativa 4 - Assepsia é a prevenção da entrada de microrganismos em áreas estéreis, enquanto antissepsia é o uso de substâncias químicas em tecidos vivos para eliminar microrganismos.
Alternativa 5 - Assepsia tem como objetivo eliminar microrganismos presentes na pele do paciente, enquanto a antissepsia busca impedir a proliferação bacteriana nos equipamentos hospitalares.
QUESTÃO 6
A replicação viral é o processo em que os vírus introduzem seu material genético em uma célula hospedeira e passam a controlar suas funções, utilizando seus componentes para sintetizar novas cópias virais.

Fonte: BESSON, J. C. F. Microbiologia e Imunologia. Maringá: Unicesumar, 2021.

Figura 1. Etapas da replicação viral.

Fonte: adaptada de Murray, Rosenthal e Pfaller (2014).

Com relação ao processo de replicação dos vírus, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A replicação viral ocorre exclusivamente no núcleo da célula hospedeira.
Alternativa 2 - Os vírus, por serem organismos vivos, realizam mitose para se multiplicarem.
Alternativa 3 - Os vírus possuem ribossomos próprios e, por isso, não dependem da célula hospedeira para se replicar.
Alternativa 4 - Todos os vírus possuem DNA como material genético, o que garante a replicação em qualquer célula viva.
Alternativa 5 - Após a entrada do material genético viral na célula, o vírus utiliza estruturas da célula hospedeira para produzir novas cópias de seus componentes.
QUESTÃO 7

Ao longo das últimas duas décadas, surtos de doenças infecciosas causaram a morte de milhares de mamíferos marinhos em diferentes regiões do mundo. Entre os casos relatados, destacam-se:

* Mais de 500 golfinhos-nariz-de-garrafa mortos ao longo da costa meso-atlântica entre 2010 e 2013, associados à infecção por Brucella spp.

* A ocorrência de leptospirose em cerca de 300 leões-marinhos da Califórnia em 2018.

Diante desses eventos, microbiologistas têm investigado os agentes etiológicos responsáveis, utilizando critérios laboratoriais para a correta identificação bacteriana.

Fonte: FUNKE, G. J. et alMicrobiologia. 14. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2024.

Com relação aos métodos de identificação empregados no diagnóstico de infecções bacterianas, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O método de Gram é obsoleto e não contribui para a identificação bacteriana na microbiologia moderna.
Alternativa 2 - Apenas o tipo de respiração bacteriana (aeróbia ou anaeróbia) é suficiente para determinar o gênero e a espécie da bactéria.
Alternativa 3 - As bactérias são classificadas exclusivamente com base em análises genéticas, desconsiderando características morfológicas ou metabólicas.
Alternativa 4 - A morfologia da bactéria, tipo de parede celular, exigências de oxigênio e capacidade fermentativa são critérios importantes para sua identificação.
Alternativa 5 - A presença de cápsula e flagelo são os únicos critérios considerados na classificação bacteriana, pois determinam exclusivamente a patogenicidade.
QUESTÃO 8
Em 1969, Robert H. Whittaker propôs o sistema de cinco reinos, no qual os organismos procariontes foram agrupados no Reino Prokaryotae (ou Monera), enquanto os eucariontes foram distribuídos entre os quatro reinos restantes. A criação do Reino Prokaryotae baseou-se principalmente em características observadas por meio da microscopia. No entanto, avanços posteriores na biologia molecular demonstraram que, entre os procariontes, existem dois grupos celularmente distintos — as bactérias e as arqueias — além dos eucariontes, representando, assim, três domínios de organização celular.

Fonte: BESSON, J. C. F. Microbiologia e Imunologia. Maringá: Unicesumar, 2021.

Figura 1.  Imagens de microrganismos pertencentes aos três domínios da vida.

Fonte: FUNKE, G. J. et al. Microbiologia. 14. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2024.

Com base no texto e na figura apresentados, assinale a alternativa correta a respeito dos grupos mencionados:

Alternativas
Alternativa 1 - O domínio Eukarya inclui apenas organismos unicelulares procariontes.
Alternativa 2 - Bactérias e Eukarya formam um grupo monofilético baseado na presença de organelas membranosas.
Alternativa 3 - Os domínios Archaea e Bacteria compreendem apenas organismos multicelulares com núcleo bem definido.
Alternativa 4 - Os organismos do domínio Archaea são os únicos que possuem parede celular composta por peptidoglicano.
Alternativa 5 - Archaea e Bacteria compartilham a ausência de núcleo celular, mas Archaea possui características bioquímicas e genéticas mais próximas dos Eukarya.
QUESTÃO 9
O antígeno é a substância capaz de produzir a resposta imune, e o sistema imune e os anticorpos reconhecem os epítopos, que são uma parte específica do antígeno, também chamada de determinante antigênico. Os antígenos podem ter vários epítopos semelhantes ou que diferem entre si, muito embora vários antígenos possam ser reconhecidos, apenas alguns deles são capazes de produzir as respostas imunes adaptativas humorais.

​BESSON, J. C. F. Microbiologia e Imunologia. Maringá-PR, Unicesumar, 2021.

Avalie as questões a seguir:

I. Os anticorpos ou imunoglobulinas, são moléculas específicas produzidas pelas células B após a presentação de antígenos. Podem ser apresentados em duas formas: ligados a superficie das membranas das células B, ou secretores presentes na circulação.

II. As imunoglobulinas possuem estrutura assimétrica, formada de cadeias polipeptídicas, sendo três leves e duas pesadas, ligadas entre si e unidas por ponte de dissulfeto.

III. O anticorpo IgA situado nas mucosas e secreções, oferece proteção a pele.

IV. O IgM, presente nas infecções agudas, do tipo pentamérico estando associado a membrana das células B, responsável pela ativação do sistema complemento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - I e IV, apenas.
Alternativa 3 - II e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, IV e V.
QUESTÃO 10

Em relação ao metabolismo bacteriano, quando analisado de maneira geral, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A maioria das rotas bioquímicas de degradação de macromoléculas orgânicas das bactérias leva a formação de piruvato como molécula intermediária.
Alternativa 2 - Todas bactérias são anaeróbias obrigatórias, ou seja, são intolerantes ao oxigênio atmosférico.
Alternativa 3 - Não existem bactérias fermentadoras, essa é uma característica exclusiva dos fungos.
Alternativa 4 - A glicose é o substrato menos utilizado pelas bactérias do ponto de vista da obtenção de energia celular.
Alternativa 5 - Os processos que envolvem reações anaeróbias são mais eficientes do ponto de vista da produção de ATP do que os processos que envolvem reações aeróbias.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu