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ATIVIDADE 3 - CBIO - GENÉTICA E EVOLUÇÃO - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - CBIO - GENÉTICA E EVOLUÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 3 - CBIO - GENÉTICA E EVOLUÇÃO - 53_2025

QUESTÃO 1
Um criador de coelhos vende seus animais como animais de estimação, e durante o período comemorativo da Páscoa, ele sempre tem um aumento nas vendas de coelhos albinos (pelos brancos e olhos vermelhos). Como a Páscoa está se aproximando, ele precisa iniciar a reprodução de seus animais, no entanto, não possui indivíduos adultos albinos para reproduzir. Ao conversar com um você, um biólogo, ele diz que possui coelhos (de ambos os sexos) com as seguintes pelagens e origens:

- Animal 1: Cor aguti, filho de um animal de cor aguti e um himalaio homozigoto.

- Animal 2: Cor aguti, filho de um animal aguti e um albino.

- Animal 3: Cor chinchila, filho de um animal aguti e um albino.

- Animal 4: Cor chinchila, filho de um animal chinchila e um himalaio homozigoto.

- Animal 5: Cor himalaio, filho de animais himalaios homozigotos.

 

Elaborado pelo professor, 2022.

 

Diante dos animais expostos anteriormente, assinale a alternativa correta que apresenta quais animais que você indicaria como matrizes (geração parental) para reprodução e gerar os animais albinos necessários para venda.

Alternativas
Alternativa 1 - Animal 1 e Animal 2.
Alternativa 2 - Animal 2 e Animal 3.
Alternativa 3 - Animal 2 e Animal 4.
Alternativa 4 - Animal 3 e Animal 1.
Alternativa 5 - Animal 3 e Animal 5.
QUESTÃO 2
O daltonismo é um distúrbio causado por mutações em genes situados na parte não homóloga do cromossomo X, determinando, assim, uma herança ligada ao sexo ou herança ligada ao cromossomo X. O indivíduo portador desse distúrbio pode apresentar uma alteração na sua percepção de algumas cores, principalmente o verde e o vermelho.

A visão em cores é determinada pela presença de pigmentos nas células da retina denominados de cones. A ausência de alguns cones pode afetar a percepção de algumas cores. No daltonismo, uma mutação em um alelo no cromossomo X afeta a produção de cones para a cor verde ou causa a total ausência deles.

Disponível em: . Acesso em 07 fev. 2022.

Levando em consideração o exposto no texto.

I. Como o daltonismo é uma herança ligada ao sexo, essa condição é transmitida a descendentes do sexo biológico masculino apenas pelo pai.

PORQUE

II. O sexo masculino, ao produzir espermatozoides, é responsável por enviar o cromossomo sexual X a seus descentes via gametas.

Sobre as asserções anteriores, responda o que for correto:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 3 - VA asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 3

O albinismo é uma condição genética determinada por herança autossômica recessiva. O heredograma abaixo traz essa herança (representada pelos símbolos do heredograma preenchidos de preto) em uma família por três gerações.

Levando em consideração as informações anteriores, assinale a alternativa correta que apresenta os genótipos dos indivíduos I – 3, I – 4, II – 4, III - 3 e III – 4, respectivamente.

Alternativas
Alternativa 1 - AA, Aa, Aa, AA, aa.
Alternativa 2 - Aa, Aa, AA, AA, Aa.
Alternativa 3 - Aa, AA, Aa, Aa, aa.
Alternativa 4 - AA, AA, Aa, Aa, Aa.
Alternativa 5 - Aa, Aa, Aa, Aa, Aa.
QUESTÃO 4
Você, um professor de biologia, ao estudar evolução com seus alunos de ensino médio, projetou na tela interativa de sua sala de aula as seguintes afirmativas.

I. Processo em que os seres vivos mais aptos ao meio sobrevivem, reproduzem-se e passam suas características aos seus descendentes.

II. Processo em que o surgimento dos seres vivos ocorreu a partir de uma divindade.

III. Processo em que os seres vivos ou substâncias precursoras da vida na Terra seriam provenientes do espaço a partir de meteoros que atingiram o planeta.

IV. A evolução dos seres vivos se deu pelo esforço do uso de suas estruturas, sendo assim, essas se desenvolviam, e ainda, que as estruturas não utilizadas se atrofiavam. Essas características adquiridas eram passadas aos descendentes.

Após a projeção das frases acima, você aguardou os alunos pesquisarem para responderem a qual estudo essas afirmativas estão relacionadas. Assim, assinale a alternativa correta sobre qual a sequência encontrada por seus alunos das ideias evolucionistas relacionadas às afirmativas apresentadas.

Alternativas
Alternativa 1 - Lamarckismo; Fixismo; Darwinismo; Panspermia.
Alternativa 2 - Lamarckismo; Criacionismo; Panspermia; Darwinismo.
Alternativa 3 - Darwinismo; Lamarckismo; Panspermia; Criacionismo.
Alternativa 4 - Lamarckismo; Criacionismo; Darwinismo; Panspermia.
Alternativa 5 - Seleção natural; Criacionismo; Panspermia; Lamarckismo.
QUESTÃO 5

Ao ser convidado para interpretar um exame de aconselhamento genético de um feto, você observou o seguinte cariótipo:

Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/pediatria/anomalias-gen%C3%A9ticas-e-cromoss%C3%B4micas/s%C3%ADndrome-de-down-trissomia-do-21. Acesso em: 06 ago. 2022.

De acordo com a interpretação realizada por você, assinale a alternativa correta sobre qual diagnóstico correto.

Alternativas
Alternativa 1 - Criança com trissomia do 21 (Síndrome de Down) e do sexo feminino.
Alternativa 2 - Criança com trissomia do 21 (Síndrome de Down) e do sexo masculino.
Alternativa 3 - Criança com trissomia do 21 (Síndrome de Patau) e do sexo masculino.
Alternativa 4 - Criança com trissomia do 21 (Síndrome de Edwards) e do sexo feminino.
Alternativa 5 - Criança com trissomia do 21 (Síndrome de Edwards) e do sexo masculino.
QUESTÃO 6
A figura a seguir mostra como a seleção natural descrita por Darwin no livro “A origem das espécies” atua sobre os seres vivos, em que os mais adaptados ao meio em que estão inseridos sobrevivem e se reproduzem, dando continuidade à espécie e suas características. No entanto, com a ampliação das técnicas de estudos genéticos, moleculares e de evolução, contribuem para a teoria da seleção natural, embora essa continue sendo a base de todos os estudos evolucionistas.

Elaborado pelo professor, 2023.

Fonte: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/esse-livro-preve-todas-as-racas-humanas-que-existirao/ Acesso em 27 de ago. 2023.

Sobre essa evolução do darwinismo (seleção natural), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O neodarwinismo é uma extensão direta da teoria da evolução de Darwin, incorporando conceitos da genética de populações e da hereditariedade mendeliana.

PORQUE

II. Ao adicionar a genética de populações e a hereditariedade mendeliana à teoria da evolução, o neodarwinismo oferece uma explicação mais abrangente para os mecanismos pelos quais as características hereditárias (genéticas) se tornam predominantes ou desaparecem ao longo do tempo.

A respeito destas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Mutações gênicas são alterações que acontecem dentro da estrutura do DNA, o material hereditário da vida. Quando se pensa em mutação associa-se imediatamente aos aspectos ruins, mas elas também podem trazer benefícios e favorecer a adaptação e evolução de determinadas espécies. As mutações gênicas têm origem de forma espontânea ou induzida. A primeira acontece em todas as células e se desenvolve na falta de qualquer agente. A segunda, por sua vez, refere-se aos fatores físicos ou químicos relacionados com a origem das mutações.
Fonte: . Acesso em 06 ago. 2022.

Em uma situação em que uma mutação do tipo deleção

I. Mutações do tipo pontuais (mutações de ponto/ substituição de bases) de um único nucleotídeo podem causar alteração de nucleotídeos sem afetar a sequência de aminoácidos.
PORQUE

II. O código genético é redundante, ou seja, mais de um códon codifica um mesmo aminoácido, assim, em alguns casos (não todos) a alteração de uma base (substituição) de não irá causar alterações na proteína, pois manterá a sequência de aminoácidos da cadeia polipeptídica.

Sobre as asserções anteriores, responda o que for correto:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 8

Em uma pesquisa, os cientistas sequenciaram a fita molde de DNA de um pequeno gene. Esta sequência, está descrita abaixo.

3’ - TAC GCG CCT TTC TAT TGG GGT ATC – 5’

Esse gene corresponde a um polipeptídio de 7 aminoácidos. Abaixo segue os códons correspondentes aos aminoácidos dessa molécula.

Códon Aminoácido
GGA Glicina
CGC Arginina
ACC Treonina
CCA Prolina
UAG Stop códon
AUA Isoleucina
AAG Lisina
AUG Metionina

De posse das informações anteriores, assinale a alternativa que apresenta a sequência de aminoácidos correspondente do RNA mensageiro do gene sequenciado.

Alternativas
Alternativa 1 - Metionina - prolina - glicina - arginina - isoleucina - treonina - lisina.
Alternativa 2 - Metionina -arginina - glicina - lisina - isoleucina - treonina - prolina.
Alternativa 3 - Metionina - glicina - arginina - prolina - treonina - isoleucina - lisina.
Alternativa 4 - Metionina - arginina - lisina - treonina - isoleucina - glicina - prolina.
Alternativa 5 - Metionina - arginina - glicina - isoleucina - lisina - prolina - treonina.
QUESTÃO 9
A hereditariedade consiste no conjunto de processos relativos à transmissão das características genéticas entre os indivíduos, ou seja, aspectos físicos e psíquicos que são transmitidos dos ascendentes (pais) aos seus descendentes (filhos).

A hereditariedade, também conhecida como Herança Genética, garante que os fatores genéticos sejam transmitidos através da reprodução dos seres vivos. Todas as informações genéticas estão presentes nos genes, que por sua vez formam o DNA dos indivíduos, apresentando características únicas e partilhadas entre ascendentes e descendentes.

Fonte: . Acesso em 06 ago. 2022.

Todas essas informações hereditárias (genes) estão contidas em diferentes sequências de nucleotídeos dispostos no DNA (ácido desoxirribonucleico).

Abaixo segue uma imagem de um nucleotídeo.

Analisando o nucleotídeo acima, pode-se afirmar que possui três componentes, que são ___________________, pentose e __________________. Existem cinco tipos de bases nitrogenadas encontradas nos materiais genéticos DNA e RNA: adenina, ____________, citosina, ____________ e uracila. As duas primeiras bases nitrogenadas possuem um duplo anel de átomos de carbono e são denominadas _______________, já as outras três bases possuem apenas um anel aromático em sua composição e são denominadas ____________________.

Assinale a alternativa correta que complementa as lacunas do texto acima:

Alternativas
Alternativa 1 - Grupo fosfato, base nitrogenada, creatina, adenina, púricas, purinas.
Alternativa 2 - Grupo fosfato, base nitrogenada, guanina, timina, purinas, pirimidinas.
Alternativa 3 - Grupo carboxílico, base nitrogenada, timina, adenina, pirimidinas, purinas.
Alternativa 4 - Grupo fosfoglicerato, base hidrogenada, creatina, timina, pirimidinas, purinas.
Alternativa 5 - Grupo carboxílico, base nitrogenada, timina, guanina, pirimídicas, pirimidinas.
QUESTÃO 10
Em um estágio na EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), você, futuro biólogo, está participando de um programa de melhoramento de soja. No início da pesquisa sempre são escolhidos os parentais, que são linhagens puras (homozigotos para a característica desejada) das características que queremos da planta. Sua equipe de pesquisa deseja produzir uma planta que possua folhas largas e resistência ao vírus do mosaico. O fenótipo de folhas largas é dominante, e o fenótipo de resistência ao vírus do mosaico é recessivo. A geração parental escolhida para iniciar as pesquisas são:

- Folha larga e sem resistência ao vírus do mosaico.

- Folha estreita e com resistência ao vírus do mosaico.

Elaborado pelo professor, 2023.

Considerando as informações relacionadas à sua pesquisa, assinale a alternativa que apresenta a proporção de descendentes na F2 (segunda geração de filhos) que possuirão apenas as características desejadas em homozigose (homozigota).

Alternativas
Alternativa 1 - 1/4.
Alternativa 2 - 1/8.
Alternativa 3 - 1/12.
Alternativa 4 - 1/16.
Alternativa 5 - 3/16.
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