FECHAR

ATIVIDADE 3 - CBIO - ELEMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - CBIO - ELEMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA - 54_2025

ATIVIDADE 3 - CBIO - ELEMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA - 54_2025

QUESTÃO 1
É da natureza da epidemiologia o seu envolvimento interdisciplinar. Esta área de conhecimento utiliza o método científico para atingir seus objetivos no estudo da distribuição e determinantes do estado de saúde-doença, incapacidade, morbidade e mortalidade nas populações. Neste contexto, esta disciplina tem sido denominada de Epidemiologia Ambiental, tendo em vista algumas características próprias que se verificam em sua aplicação nos estudos sobre a relação entre o ambiente e a saúde.

 

Epidemiologia Ambiental. Organização Pan-Americana de Saúde, 2022. Disponível em: https://bityli.com/KrVFB. Acesso em: 25 ago. 2022.

 

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que indica os fatores mensurados pela Epidemiologia Ambiental:

Alternativas
Alternativa 1 - Genéticos e imunológicos.
Alternativa 2 - Químicos, físicos e biológicos.
Alternativa 3 - Imunológicos e microbiológicos.
Alternativa 4 - Físicos, químicos e econômicos.
Alternativa 5 - Sociais, econômicos e biológicos.
QUESTÃO 2
Levando-se em conta a hipótese multicausal na determinação de saúde e doença, temos alguns elementos a serem analisados, como a biologia humana, o ambiente, o estilo de vida e a organização da atenção à saúde. Quanto à Biologia humana, podemos incluir o tópico do indivíduo quanto à sua herança genética, mecanismos de defesa, susceptibilidade e resistência. O ambiente é composto do clima, água, radiações, além de aspectos sociais (renda, escolaridade), entre outros. O estilo de vida seriam decisões que o indivíduo toma a respeito de sua saúde (hábitos alimentares, prática de exercício físico). A Organização da Atenção à saúde envolve a disponibilidade, a quantidade e a qualidade dos recursos destinados aos cuidados à saúde. Resumindo, dentro do estudo da Epidemiologia, alguns elementos precisam ser analisados na investigação das enfermidades, pois podem levar a uma série de doenças não transmissíveis, como doenças coronárias, cerebrovasculares, vascular periférica, renal crônica, a doença pulmonar obstrutiva, diabetes e câncer.

BRANQUINHO, N. T. D. Elementos de Saúde Pública e Epidemiologia. Maringá: UniCesumar, 2022. Unidade II.

A respeito do texto acima e com base nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, avalie as afirmações a seguir.

​I. Quanto à Biologia humana, podemos incluir o tópico do indivíduo quanto à sua herança genética, mecanismos de defesa, susceptibilidade e resistência, por exemplo, há diversas alterações genéticas ou síndromes que podem ocasionar o surgimento de lesões tumorais, entre as mais comuns, está a mutação no gene BRCA1 e BRCA2 que aumentam a chance de desenvolvimento de câncer de mama, ovário, próstata e pâncreas.

II. Uma das causas de câncer de pele é a exposição excessiva à radiação ultravioleta proveniente do sol. Este é um típico exemplo de como o ambiente pode afetar a saúde de uma pessoa.

III. O excesso de gordura corporal provoca um estado de inflamação crônica e aumentos nos níveis de determinados hormônios, que promovem o crescimento de células cancerígenas. Este é um exemplo de como o estilo de vida pode afetar a saúde das pessoas.

IV. Mais da metade das mulheres brasileiras não realizam o Papanicolau (tradicional exame ginecológico de prevenção ao câncer de colo de útero). Este é um exemplo prático de como a atenção à saúde pode afetar a vida da população feminina brasileira.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e IV, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 3

Os objetivos e princípios do SUS foram definidos pela Lei 8.080, dentre eles podemos citar: identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; formulação de políticas de saúde; assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. ​Os objetivos finalísticos do Sistema Único de Saúde (SUS) são: universalidade, integralidade e equidade.

BRANQUINHO, N. T. D. Elementos de Saúde Pública e Epidemiologia. Maringá: UniCesumar, 2022. Unidade III.

A respeito destas definições, analise as afirmativas abaixo como verdadeiro (V) ou falso (F):​

I. A universalidade fornece a garantia e promoção de ações de prevenção, promoção, assistência e reabilitação. É compreender o homem como um ser integral, biopsicossocial, o que irá proporcionar um atendimento holístico.

II. A equidade é um princípio que visa diminuir as desigualdades sociais e econômicas.

III. A integralidade busca por uma assistência ampliada, transformadora, centrada no indivíduo e não aceita a redução dele nem à doença, nem ao aspecto biológico. Envolve a valorização do cuidado e o acolhimento.

IV. A universalidade é a garantia de saúde de todos os cidadãos. Supõe que todos os brasileiros tenham acesso igualitário aos serviços de saúde e respectivas ações, sem qualquer barreira de natureza legal, econômica, física ou cultural.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - V, V, F, V.
Alternativa 2 - V, F, V, F.
Alternativa 3 - F, V, F, V.
Alternativa 4 - V, V, F, F.
Alternativa 5 - F, V, V, V.
QUESTÃO 4
O diagnóstico de uma determinada doença é uma decisão baseada em um conjunto de informações clínicas obtidas de um dado paciente em uma ou mais ocasiões. Essas informações podem referir-se aos dados iniciais, aos resultados de exames complementares ou mesmo aos dados de evolução clínica, com ou sem tratamento.

BRANQUINHO, N. T. D. Elementos de Saúde Pública e Epidemiologia. Maringá: UniCesumar, 2022. Unidade II.

Sobre as doenças e o assunto apresentado acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae que infecta o revestimento da uretra, do colo do útero, do reto, da garganta ou das membranas que cobrem a parte frontal do olho (conjuntiva e córnea).

II. Alguns dos sinais e sintomas da sífilis são manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo.

III. Sarampo é uma doença causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios.

IV. Cólera é transmitida principalmente por ingestão de água contaminada com fezes e ingestão de alimentos mal lavados crus ou mal cozidos.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II.
Alternativa 2 - I e III.
Alternativa 3 - I e IV.
Alternativa 4 - II e III.
Alternativa 5 - III e IV.
QUESTÃO 5

Em 1971, a transição epidemiológica proposta por Abdel Omran representou uma tentativa mais sistematizada de representar importantes e complexas mudanças ao tema saúde/doença das populações nos países industrializados em diferentes períodos históricos e também a interação entre eles. Neste contexto, três grandes eras/estágios foram propostas para facilitar o entendimento dos obstáculos enfrentados em cada período da história da humanidade.

BRANQUINHO, N. T. D. Elementos de Saúde Pública e Epidemiologia. Maringá: UniCesumar, 2022. Unidade IV.

 

Sobre estes três estágios (ou eras), analise as afirmativas abaixo como verdadeiro (V) ou falso (F):

I. A primeira Era é chamada de Era da Pestilência e da Fome e se estendeu até o final da Idade Média, com altas taxas de mortalidade. É caracterizada pela redução ou estabilização da mortalidade em níveis baixos, pela queda relativa da importância das doenças crônico-degenerativas (doenças cardiovasculares e neoplasias) e as causas externas se tornaram cada vez mais frequentes. Neste período, houve o envelhecimento da população.

II. A Era do Declínio das Pandemias se estende da Renascença até o início da Revolução Industrial. Neste período, temos uma melhora na qualidade de vida, de 40 a 50 anos de idade.

III. A Era das Doenças Degenerativas e Provocadas pelo Homem é caracterizada pela desnutrição, doenças reprodutivas e infecciosas, além de caráter endêmico e epidêmico.

IV. Um evento importante nos últimos anos foi o reconhecimento da AIDS como enfermidade em 1981, antes que o vírus da imunodeficiência humana, dois anos mais tarde, fosse identificado ou que se suspeitasse que era o agente causador da AIDS.

​Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - V, F, V, F.
Alternativa 2 - F, V, F, V.
Alternativa 3 - V, F, F, F.
Alternativa 4 - F, F, V, V.
Alternativa 5 - F, V, V, V.
QUESTÃO 6

Sabemos que as doenças podem ser fundamentalmente classificadas quanto a sua etiologia, infeciosas ou não infecciosas, e quanto a sua duração, agudas e crônicas.

BRANQUINHO, N. T. D. Elementos de Saúde Pública e Epidemiologia. Maringá: UniCesumar, 2022. Unidade II.

Sobre as classificações das doenças em relação à etiologia e duração, analise as afirmativas abaixo como verdadeiro (V) ou falso (F):

I- A picada de cobra, embora seja um acidente, é classificada como uma doença não infecciosa e aguda.

II- A diabetes é considerada uma doença não infecciosa e crônica.

III- A cirrose é considerada uma doença não infecciosa e aguda.

IV- O tétano é uma doença não infecciosa e aguda.

V- O sarampo é uma doença infecciosa e aguda.

​Assinale a alternativa correta:​

Alternativas
Alternativa 1 - V, V, F, V, F.
Alternativa 2 - F, F, V, F, V.
Alternativa 3 - V, F, V, F, F.
Alternativa 4 - V, V, F, F, V.
Alternativa 5 - F, V, F, F, V.
QUESTÃO 7
Um grupo de estudos epidemiológico realizou um estudo comparando as taxas de incidência de câncer de cólon em mulheres adultas em 10 países do mundo e as respectivas médias anuais de consumo de carne vermelha durante o ano de 2021.

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - O tipo de estudo realizado pelo grupo é o caso controle, para se detectar fatores de risco de câncer de cólon.
Alternativa 2 - O tipo de estudo realizado pelo grupo é a correlação, sendo utilizado para se detectar correlações estatísticas.
Alternativa 3 - O tipo de estudo realizado pelo grupo é o estudo de caso, utilizado para avaliar grupos de mulheres acometidas pela doença.
Alternativa 4 - O tipo de estudo realizado pelo grupo é o ambiental, sendo utilizado para avaliar os efeitos do consumo da carne vermelha.
Alternativa 5 - O tipo de estudo realizado pelo grupo é o estudo de coorte, utilizado para detectar incidência de câncer entre as mulheres de risco.
QUESTÃO 8

A imunidade consiste no estado de resistência, estando, geralmente, associada à presença de anticorpos com ação específica sobre o microrganismo responsável por determinada doença infecciosa ou sobre suas toxinas, podendo ser adquiridas de forma ativa e passiva.

BRANQUINHO, N. T. D. Elementos de Saúde Pública e Epidemiologia. Maringá: UniCesumar, 2022. Unidade II.

A respeito da imunidade, analise as afirmativas abaixo como verdadeiro (V) ou falso (F):

I- A imunidade de curta duração (passiva) pode ser obtida naturalmente, transferência de mãe para filho.

II- A imunização ativa pode ser obtida artificialmente, pela inoculação de anticorpos protetores específicos (soro hiperimune de convalescente ou imunoglobulina humana).

III- A imunidade com duração de longo prazo (ativa), pode ser adquirida naturalmente, por uma infecção com ou sem manifestações clínicas.

IV- A imunização passiva pode ser obtida artificialmente por meio da inoculação de frações ou produtos do agente infeccioso do próprio agente, morto ou atenuado, ou de suas variantes.

V- Imunoglobulinas são passadas através da placenta e através do leite materno. Essas imunoglobulinas são capazes de proteger o recém-nascido de uma gama de infecções, e depende do estado imunológico materno.

​Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - V, F, V, V, V.
Alternativa 2 - F, F, V, F, F.
Alternativa 3 - V, F, V, F, V.
Alternativa 4 - V, V, F, F, V.
Alternativa 5 - V, V, V, V, V.
QUESTÃO 9

Existem indicadores que podem ser utilizados para avaliação da situação de saúde e diagnóstico e prognóstico de populações. Dentre estes, podemos citar: a taxa de letalidade, sobrevivência em cinco anos, sobrevivência observada, mediana do tempo de sobrevivência, taxa relativa de sobrevivência e índice de morbimortalidade.

BRANQUINHO, N. T. D. Elementos de Saúde Pública e Epidemiologia. Maringá: UniCesumar, 2022. Unidade III.

A respeito destes indicadores, analise as afirmativas abaixo como verdadeiro (V) ou falso (F):

​I. A taxa de letalidade envolve o número de pessoas que morrem por uma doença com relação ao número de pessoas com a doença no ano.

II. A taxa de letalidade é a relação entre o número de indivíduos vivos a cada ano após início do tratamento.

III. A sobrevivência observada é a relação entre o número de indivíduos vivos a cada ano após o início do tratamento ou da doença.

IV. A taxa relativa de sobrevivência é a sobrevivência esperada em pessoas com a doença, dividido pela sobrevivência esperada em pessoas sem a doença.

V. O índice de morbimortalidade é chamado de multidimensional e incorpora tanto o impacto das doenças quanto o dos óbitos que incidem em uma população.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - V, F, F, F, V.
Alternativa 2 - F, V, F, V, F.
Alternativa 3 - V, F, V, V, V.
Alternativa 4 - V, F, V, V, F.
Alternativa 5 - V, F, V, F, V.
QUESTÃO 10

A epidemia é definida como a ocorrência em uma comunidade ou região de um grupo de doenças de natureza similar, excedendo claramente a expectativa normal, derivada de uma fonte comum de propagação. ​Uma epidemia é quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em várias regiões, mas sem uma escala global.

BRANQUINHO, N. T. D. Elementos de Saúde Pública e Epidemiologia. Maringá: UniCesumar, 2022. Unidade III.

Sobre o conceito de epidemia, avalie as afirmações a seguir.

I. Para a identificação de uma epidemia é necessário conhecer a frequência precedente da doença.

II. Dentro da curva epidêmica existe uma curva ascendente, que representa a fase de crescimento da epidemia.

III. Depois da curva ascendente vem a fase descendente que indica a velocidade de propagação da epidemia, associada ao modo de transmissão do agente e ao tamanho da população suscetível.

​​Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e II, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu