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ATIVIDADE 3 - CBIO - ANATOMIA E MORFOLOGIA VEGETAL - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - CBIO - ANATOMIA E MORFOLOGIA VEGETAL - 53_2025

ATIVIDADE 3 - CBIO - ANATOMIA E MORFOLOGIA VEGETAL - 53_2025

Questão 1
Observe a representação de um corte histológico transversal da folha de um vegetal a seguir e analise as as informações referentes as estruturas internas na sequência.



​I. No interior das folhas, encontra-se o mesófilo (4), composto pelos parênquimas clorofilianos. Imersos no mesófilo, encontram-se as nervuras, que contêm os feixes vasculares (1).
II. Um estômato (3) é constituído por duas células-guarda, entre a quais fica o ostíolo ou poro estomático, que fechado, impede a perda de vapores d’água e as trocas gasosas.
III. A epiderme (2), é formada por células meristemáticas clorofiladas que impedem a perda de vapor d’água para a atmosfera.    
IV. Sobre a epiderme, pode ser observada a presença de cutícula (5), a qual é responsável pelas trocas gasosas entre a epiderme e atmosfera.  

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV apenas

Questão 2

Os tecidos vegetais são classificados com base na origem, função e estrutura das células, sendo essenciais para o crescimento, a sustentação e o metabolismo das plantas. Os tecidos permanentes podem ser organizados, funcionalmente, em grupos especializados, entre eles os tecidos de sustentação, de armazenamento e de condução.

Fonte: tradução nossa de: ESAU, K. Anatomy of Seed Plants. 2. ed. New York: John Wiley & Sons, 1977.

Sobre a estrutura e a função dos tecidos vegetais, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

O colênquima apresenta células mortas com paredes espessas e lignificadas.

Alternativa 2:

O esclerênquima é formado por células vivas e flexíveis, que armazenam nutrientes.

Alternativa 3:

O parênquima é composto por células mortas e atua exclusivamente na sustentação do vegetal.

Alternativa 4:

O esclerênquima possui células vivas com espessamento uniforme e é responsável pela fotossíntese.

Alternativa 5:

O colênquima é um tecido de sustentação, composto por células vivas com espessamento irregular das paredes celulares.

Questão 3
Na morfologia vegetal, utilizamos diversos termos para designar diferentes estruturas das plantas. O caule é a porção que faz intermédio entre a raiz e as folhas. Normalmente, é caracterizado como um órgão aéreo e atinge muitos metros de altura, além disso, pode também ser subterrâneo ou aquático. Suas funções são as mais variadas, como auxiliar na reprodução, na fotossíntese, na defesa contra predadores ou no armazenamento de substâncias de reserva. Existe um tipo de modificação caulinar que consiste na presença de ramos especializados, morfologicamente similares a folhas, que asseguram, tal como as folhas, funções de fotossíntese, respiração e reserva nutricional. Esse tipo de modificação caulinar geralmente é encontrado em cactos e suculentas.

Nesse sentido, a denominação empregada pela morfologia vegetal para designar essa modificação de caule é:

Alternativas
Alternativa 1:

Bulbo.

Alternativa 2:

Rizoma.

Alternativa 3:

Cladódio.

Alternativa 4:

Tubérculo.

Alternativa 5:

Pseudobulbos.

Questão 4
Realize uma leitura atenta do parágrafo do livro Recuperação Ambiental da Mata atlântica (Danilo Sette de Almeida. - 3. ed. – Ilhéus : Editus, 2016. 200p.).

“Em relação à recuperação de áreas degradadas, nas últimas décadas, têm-se multiplicado iniciativas neste sentido e, mais recentemente, surge também a preocupação em restaurar a biodiversidade original da floresta. Problemas cada vez mais frequentes, relativos a secas, erosões e perda de solo, enchentes, secamento de nascentes e rios, enfim vários impactos referentes à destruição do ecossistema original. Podemos também citar como motivos para se restaurar a vegetação, além da questão estética e paisagística, turismo, aspectos históricos, conservação de recursos hídricos, melhoria do microclima, recuperação do potencial econômico – biodiversidade, plantas medicinais, madeireiras, ornamentais, frutíferas – e atendimento a exigências legais. Mais recentemente, iniciativas de recuperação ambiental de Mata Atlântica, ligadas ao conceito de formação de corredores de biodiversidade, estão ganhando grande impulsão, pois a conexão de fragmentos florestais remanescentes é uma das melhores maneiras de se conservar e manejar a diversidade de espécies da Mata Atlântica.”

A partir das ideias sugeridas pelo texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os estudos anatômicos e genéticos das espécies vegetais pelos pesquisadores são suficientes para produzir dados que colaboram para a recuperação de áreas degradadas devido às enchentes.

PORQUE

II. As espécies vegetais apresentam diversificações e adaptações nas suas características morfológicas de acordo com o ambiente, expondo que as espécies podem sofrer modificações externas que posteriormente, são refletidas nos tecidos e nas células.

A respeito dessas asserções relacionadas à charge, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5
Realize a leitura atenta de parte do artigo sobre a morfologia e a anatomia de frutos da família Apocynaceae, publicado na revista Acta Botanica Brasilica, vol.22,  no.2, 2008, exposta a seguir:
“Frutos secos predominam entre as espécies de Apocynaceae, especialmente aqueles do tipo folículo, apontado na literatura para Aspidosperma parvifolium A.DC., Mesechites mansoana (A.DC.) Woodson e Prestonia coalita (Vell.) Woodson. Frutos fechados e abertos destas espécies foram examinados anatomicamente com o objetivo de confrontar suas características com aquelas de outras espécies da família. Constatou-se que os frutos de P. coalita são cápsulas bicarpelares septicidas, significando a presença de dois tipos de frutos neste gênero, em lugar de apenas um, como se pensava anteriormente. Cápsulas podem estar presentes em outras espécies de Prestonia e em outros gêneros da família relatados como tendo folículos. Para Apocynaceae, alguns caracteres taxonômicos devem ser considerados, como espessura e número de camadas das regiões e sub-regiões do pericarpo; presença de aerênquima, esclereídes, fibras longitudinais não-lignificadas ou idioblastos secretores no mesocarpo; posicionamento dos feixes vasculares no mesocarpo; espessura do endocarpo e orientação de suas fibras; presença de costas internas no pericarpo.”
GOMES, S. M. Morfo-anatomia de frutos secos em espécies de Apocynaceae: significado ecológico e evolutivo. Acta Bot. Bras. v.22 n.2 São Paulo abr./jun. 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-33062008000200019>. Acesso em: 27 mar. 2020.
A partir das ideias abordadas pelo autor no artigo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Análises sobre caracteres morfológicos como o pericarpo, que apresenta vários tecidos específicos como o epicarpo, mesocarpo e endocarpo, permitem verificar o comportamento ecológico e evolutivo destas espécies vegetais.

PORQUE

II. Diferente dos frutos com pericarpo, as sementes nunca apresentam caracteres morfológicos relevantes para estudos do comportamento ecológico e evolutivo de alguns gêneros.

A respeito dessas asserções relacionadas à charge, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6
Realize a leitura atenta de parte do artigo sobre as “Principais plantas com potencial alelopático encontradas nos sistemas agrícolas brasileiros, exposta a seguir:

“Baseado na necessidade de se criar formas alternativas no sistema de manejo de culturas agrícolas, torna-se relevante o estudo da atividade química de metabólitos secundários existentes em plantas conhecidas nos ecossistemas agrícolas do Brasil. Os compostos provenientes do metabolismo secundário das plantas apresentam propriedades semelhantes à de um composto químico sintético, podendo desta forma substituí-lo, reduzindo-se a utilização destes e seus impactos. A atividade mais estudada com este fim é a alelopatia, que compreende a interação entre duas plantas, onde uma delas produz substâncias que podem inibir ou estimular a outra espécie envolvida na interação.”
​Principais Plantas com Potencial Alelopático encontradas nos Sistemas Agrícolas Brasileiros. Acta Iguazu, Cascavel, v.2, Suplemento, p. 70-88, 2013. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/9183>. Acesso em 27 mar. 2020.

​ 
A partir das ideias abordadas pelo autor no artigo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Durante muito tempo, as pesquisas ligadas à botânica foram sem relevância pois não resultavam em soluções efetivas para diferentes áreas do conhecimento.

PORQUE

II. Além do conhecimento sobre os metabólitos secundários, a identificação morfológica e anatômica dos vegetais é muito empregada para definir o manejo ou mesmo estudar as relações ecológicas entre as espécies.

A respeito dessas asserções relacionadas, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7
Na célula vegetal, a parede secundária é formada por deposições adicionais de substâncias, geralmente associadas ao crescimento secundário dos tecidos. Nessa estrutura, podem ser observadas pontuações e plasmodesmas, que são filamentos citoplasmáticos que atravessam as paredes celulares.

Fonte: SANTOS, L. da S. Anatomia e morfologia vegetal. Maringá: UniCesumar, 2022.

Com base no texto, considerando os mecanismos de troca de material e comunicação entre células vegetais, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

A parede secundária é permeável aos plasmodesmos.

Alternativa 2:

As pontoações impedem a troca entre células vizinhas.

Alternativa 3:

As células vegetais se comunicam apenas por vacúolos.

Alternativa 4:

Os plasmodesmos ocorrem exclusivamente em células animais.

Alternativa 5:

Os plasmodesmos permitem a comunicação e o transporte de substâncias.

Questão 8

Os plastídios são organelas características das células vegetais, classificadas com base na presença ou ausência de pigmentos e em suas funções metabólicas. Podem conter clorofila (cloroplastos), carotenoides (xantoplastos), pigmentos vermelhos (eritroplastos) ou não apresentar pigmentos, como os leucoplastos.

Fonte: SANTOS, L. da S. Anatomia e morfologia vegetal. Maringá: UniCesumar, 2022.

Assinale a alternativa correta quanto às funções dos plastídios:

Alternativas
Alternativa 1:

Os xantoplastos participam do armazenamento de lipídios.

Alternativa 2:

Os leucoplastos são ricos em clorofila e fazem fotossíntese.

Alternativa 3:

Eritroplastídios são responsáveis pelo armazenamento de amido.

Alternativa 4:

Os xantoplastos contribuem para a coloração amarela em estruturas vegetais.

Alternativa 5:

Os cloroplastos são responsáveis pela digestão intracelular de substâncias orgânicas nas células vegetais.

Questão 9

Os meristemas são tecidos formadores que dão origem a todos os demais tecidos vegetais. Os meristemas primários estão associados ao crescimento longitudinal da planta, enquanto os meristemas secundários são responsáveis pelo crescimento em espessura.

Fonte: SANTOS, L. da S. Anatomia e morfologia vegetal. Maringá: UniCesumar, 2022.

Com base na distinção entre meristemas primários e secundários, analise as afirmativas a seguir sobre os meristemas secundários:

I. Câmbio vascular.
II. Felogênio.
III. Protoderme.
IV. Meristema fundamental.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 10
Os vegetais apresentam estruturas capazes de secretar substâncias, que pode ser “descartada” ou utilizada pela própria planta e conta com um sistema relacionado as necessidades metabólicas e outro sistema que atua na interação da planta com outros organismos para atrair ou repelir. Essas secreções, podem ser liberadas para o meio externo ou para o interior da planta, apresentando as mais variadas funções.

Abaixo estão alguns exemplos de estruturas secretoras de plantas. Relacione-os com suas respectivas definições:

1. Tricomas. (  ) são estruturas que secretam látex, solução complexa de coloração branca, leitosa, amarelada ou mesmo sem cor.
2. Hidatódios. (  ) podem ser florais ou extraflorais e, geralmente, secretam líquido açucarado.
3. Nectários. (  ) são estruturas da epiderme vegetal que apresentam diversas funções, como a diminuição da perda de água, proteção contra herbivoria e atração de polinizadores.
4. Laticíferos. (  ) são estruturas presentes nas folhas, responsáveis por eliminar água de forma passiva, processo denominado gutação.

A sequência correta desta classificação é:

Alternativas
Alternativa 1:

1, 3, 4, 2.

Alternativa 2:

3, 1, 4, 2.

Alternativa 3:

3, 2, 1, 4.

Alternativa 4:

4, 2, 3, 1.

Alternativa 5:

4, 3, 1, 2.

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