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ATIVIDADE 3 - BIB - PRINCÍPIOS DA CLASSIFICAÇÃO - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - BIB - PRINCÍPIOS DA CLASSIFICAÇÃO - 54_2025

ATIVIDADE 3 - BIB - PRINCÍPIOS DA CLASSIFICAÇÃO - 54_2025

QUESTÃO 1

A organização de uma biblioteca ou coleção de livros depende de um sistema de classificação eficiente. Esse sistema não se aplica ao objeto físico, o livro, mas sim ao conjunto de ideias, teorias e conhecimentos que ele contém. A finalidade é organizar de forma sistemática os registros do conhecimento humano, facilitando o acesso e a recuperação da informação em catálogos e bibliografias. Um bom sistema de classificação é, portanto, a espinha dorsal para a funcionalidade de um acervo, garantindo que ele seja dinâmico, acessível e coerente em sua estrutura lógica ao longo do tempo.

JULIACE, Anna Claudia Amaral; MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Princípios da classificação. Florianópolis: Arqué, 2024.

Considerando os princípios de um bom sistema de classificação de livros, analise as afirmativas a seguir:

I. Um dos objetivos primordiais de um sistema de classificação é permitir a rápida localização dos livros dentro do acervo.

II. A velocidade para consulta é um fator importante, mas a principal função do sistema é garantir que a devolução dos livros seja mais rápida que a sua retirada.

III. A inserção de novos assuntos deve, idealmente, quebrar a sequência lógica existente para dar destaque às novas aquisições da coleção.

IV. O sistema deve ser flexível para permitir a inclusão de novos livros e novos assuntos sem desestruturar a ordem lógica e a sequência do grupo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e IV, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III, apenas.
QUESTÃO 2
A organização do conhecimento em bibliotecas e outras unidades de informação depende de sistemas de classificação que utilizam códigos e notações para representar os assuntos. A aplicação correta desses sistemas, no entanto, exige um conjunto de princípios e regras que guiam o profissional no processo de análise do documento. Essa padronização é fundamental para garantir a consistência e a coerência na representação temática, permitindo que os usuários localizem as informações de forma eficiente e precisa. A tomada de decisão do classificador, especialmente diante de obras que abordam múltiplos temas, é orientada por regras específicas que resolvem ambiguidades e estabelecem uma ordem lógica para a classificação.

Fonte: JULIACE, A. C. A.; MATTOS, M. C. C. M. Princípios da classificação. Florianópolis: Arqué, 2024.

Sobre os princípios para a escolha notacional no processo de classificação de obras, analise as afirmações a seguir:

I. A "Regra de Aplicação" é utilizada quando uma obra trata da influência de um assunto sobre outro, devendo a classificação ser atribuída ao assunto que exerce a influência, ou seja, o primeiro.

II. Quando uma obra aborda dois assuntos com o mesmo nível de profundidade e importância, a "Regra Primeiro de Dois" orienta que a classificação seja feita com base no assunto que aparece primeiro nos esquemas de classificação.

III. A "Regra de Três" estabelece que, se um documento aborda três ou mais assuntos, ele deve ser classificado na categoria mais geral que englobe todos os temas tratados.

IV. Em uma situação onde há a opção de usar uma subdivisão iniciada por zero (0) e outra iniciada por um número de 1 a 9, a "Regra de Zero" determina que a preferência seja dada à subdivisão que começa com o zero.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e IV, apenas.
Alternativa 4 - I e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, apenas.
QUESTÃO 3
A necessidade humana de organizar o conhecimento é antiga e fundamental para o desenvolvimento intelectual e social. Desde os primórdios da filosofia, pensadores buscaram criar sistemas que pudessem ordenar a realidade, a natureza e o próprio pensamento. Com o passar do tempo e o aumento exponencial da produção de registros, como livros e documentos, surgiu uma nova demanda: a de organizar não apenas as ideias, mas os suportes físicos do saber. Essa organização tornou-se essencial para a recuperação eficiente da informação, sendo a base para o funcionamento de bibliotecas e centros de documentação, permitindo que o conhecimento acumulado seja acessível e útil para as futuras gerações.

JULIACE, Anna Claudia Amaral; MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Princípios da classificação. Florianópolis: Arqué, 2024.

Considerando os diferentes tipos de sistemas de classificação, qual é o objetivo principal das classificações bibliográficas?

Alternativas
Alternativa 1 - Estabelecer uma ordem universal para todas as ciências e seres existentes.
Alternativa 2 - Definir os métodos de pesquisa filosófica para a produção de conhecimento.
Alternativa 3 - Criar novas áreas do saber a partir da combinação de diferentes publicações.
Alternativa 4 - Organizar documentos em acervos para facilitar sua localização e recuperação.
Alternativa 5 - Avaliar a qualidade e a veracidade do conteúdo dos documentos de uma coleção.
QUESTÃO 4
A CDU é um sistema internacional de classificação de documentos, cuja base está no conceito de que o conhecimento humano pode ser dividido em 10 classes principais de conhecimento, e estas, por sua vez, podem ser infinitamente divididas numa hierarquia decimal.

CARVALHO, Tiago. CDD x CDU: um estudo comparativo. 2018. 108 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/20901/1/2018_TiagoSilvaDeCarvalho_tcc.pdf. Acesso em: 14 ago. 2024.

​Na Classificação Decimal Universal, a classe 4:

Alternativas
Alternativa 1 - Engloba as Ciências Sociais
Alternativa 2 - Engloba Literatura e Linguagens
Alternativa 3 - Está vaga
Alternativa 4 - Trata sobre História e Geografia
Alternativa 5 - Trata sobre Música e Teatro
QUESTÃO 5
 A Classificação Decimal de Dewey (CDD) divide o conhecimento humano em 10 classes, representadas por números compostos por 3 algarismos, subdivididas em outras 10 divisões cada, subdivididas mais uma vez em 10 seções, e assim sucessiva e indefinidamente, especificando cada vez mais o assunto inicial. Sabemos que as Tabelas Auxiliares complementam as Tabelas Principais a fim de permitir a adaptação da CDD para atender às especificidades de cada biblioteca.
Elaborado pela professora, 2024.

​ Considerando as classes da CDD, selecione a alternativa em que o número da classe corresponde ao assunto corretamente:

Alternativas
Alternativa 1 - Classe 100 = Religião
Alternativa 2 - Classe 400 = Artes
Alternativa 3 - Classe 500 = Línguas
Alternativa 4 - Classe 200 = Generalidades
Alternativa 5 - Classe 300 = Ciências Sociais
QUESTÃO 6
A necessidade de organizar o conhecimento acompanha a humanidade desde os seus primórdios. O ser humano, em sua busca por compreender o mundo, classifica objetos, ideias e sentimentos de forma quase instintiva. Com o advento de registros como a escrita, essa necessidade se intensificou, dando origem a sistemas de classificação que envolvem estrutura, ordem e método. Nas bibliotecas, por exemplo, a forma de organizar os acervos evoluiu significativamente ao longo do tempo. Inicialmente focada na mera preservação, a organização das bibliotecas passou a refletir novas funções e demandas sociais, transformando-se para atender a um público mais amplo e diversificado, especialmente a partir do século XIX.

JULIACE, Anna Claudia Amaral; MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Princípios da classificação. Florianópolis: Arqué, 2024.

Sobre a classificação e a organização de bibliotecas, avalie as afirmações a seguir:

I. A classificação é descrita como uma atividade inerente à natureza humana, realizada de maneira espontânea e inconsciente para facilitar a compreensão.

II. A capacidade de representar o mundo por meio de símbolos, como a escrita, é apresentada como um fator que diminuiu a necessidade de sistemas de classificação formais.

III. Os sistemas de classificação são caracterizados pela ausência de método, sendo baseados principalmente na intuição do classificador.

IV. A concepção de biblioteca como um organismo dinâmico, voltado para o uso público e não apenas para a preservação, consolidou-se antes do século XIX com a criação das primeiras universidades.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - IV, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - I e IV, apenas.
Alternativa 5 - II e III, apenas.
QUESTÃO 7
A organização de informações em qualquer sistema de classificação depende de uma representação simbólica clara e eficiente dos assuntos abordados. Essa representação, conhecida como notação, é um fator crucial para a aceitação e usabilidade do sistema. Para ser eficaz, a notação deve ser de fácil memorização e suficientemente flexível para permitir a inclusão de novos conhecimentos e a expansão de temas. A simplicidade na sua estrutura, seja ela composta por um único tipo de símbolo ou pela combinação de diferentes tipos, impacta diretamente a rapidez com que os usuários podem aprender a navegar e utilizar o sistema de classificação em sua totalidade.

JULIACE, Anna Claudia Amaral; MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Princípios da classificação. Florianópolis: Arqué, 2024.

Um sistema de classificação bibliográfica que utiliza exclusivamente os números da sequência arábica de 0 a 9 para representar as classes de assunto, como a Classificação Decimal de Dewey (CDD), é um exemplo de qual tipo de notação?

Alternativas
Alternativa 1 - Notação Mista.
Alternativa 2 - Notação Pura.
Alternativa 3 - Notação Complexa.
Alternativa 4 - Notação Alfabética.
Alternativa 5 - Notação Hierárquica.
QUESTÃO 8
A comunicação científica exige uma organização clara e padronizada para garantir a compreensão e a replicabilidade dos estudos. A análise documentária revela que os textos científicos seguem uma estrutura lógica, na qual cada seção desempenha um papel específico na apresentação da pesquisa. Desde a introdução do assunto geral até a discussão final sobre as implicações dos achados, essa estrutura guia o leitor pelo caminho percorrido pelo pesquisador. Compreender a função de cada um desses componentes é fundamental para a leitura crítica e a produção de trabalhos acadêmicos de qualidade, permitindo identificar o percurso investigativo e a validação de seus argumentos.

JULIACE, Anna Claudia Amaral; MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Princípios da classificação. Florianópolis: Arqué, 2024.

De acordo com a estrutura do texto científico, qual elemento representa uma proposição antecipada, uma resposta provisória a um problema de pesquisa que ainda será verificada?

Alternativas
Alternativa 1 - Tema.
Alternativa 2 - Hipótese.
Alternativa 3 - Conclusão.
Alternativa 4 - Resultado.
Alternativa 5 - Metodologia.
QUESTÃO 9

A Classificação Decimal de Dewey (CDD) é um sistema de classificação bibliográfica desenvolvido por Melvil Dewey que revolucionou a organização de bibliotecas. Seu objetivo é organizar o conhecimento humano de forma lógica e hierárquica, facilitando a localização de obras em um acervo. O sistema utiliza uma notação numérica para representar os assuntos, partindo de grandes áreas do saber que são progressivamente subdivididas em tópicos cada vez mais específicos. Essa estrutura decimal permite que o sistema seja infinitamente expansível, acomodando novos assuntos de maneira coesa e integrada à estrutura já existente.

JULIACE, Anna Claudia Amaral; MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Princípios da classificação. Florianópolis: Arqué, 2024.

Considerando os princípios da Classificação Decimal de Dewey (CDD) para a organização do conhecimento, analise as afirmativas a seguir:

I. O sistema organiza o conhecimento de maneira hierárquica, partindo de conceitos gerais para chegar aos mais específicos.

II. A notação do sistema utiliza números arábicos, onde a adição de um novo dígito representa um maior nível de especificidade do assunto.

III. A estrutura fundamental do sistema é composta por cem classes principais, que são então divididas em seções e subseções.

IV. O sistema agrupa os assuntos por semelhança, mas a notação numérica é atribuída de forma arbitrária, sem relação com a hierarquia.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - III, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 10

A Classificação Decimal Universal (CDU) é um dos sistemas de classificação bibliográfica mais utilizados no mundo, sendo um instrumento essencial para a organização e recuperação da informação em bibliotecas e centros de documentação. Sua estrutura foi concebida para abranger a totalidade do conhecimento humano, permitindo a representação de assuntos desde os mais genéricos aos mais específicos. Para tanto, ela se fundamenta em princípios estruturais que garantem sua flexibilidade e abrangência. A compreensão desses pilares é fundamental para a correta aplicação do sistema e para o entendimento de sua lógica organizacional.

JULIACE, Anna Claudia Amaral; MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Princípios da classificação. Florianópolis: Arqué, 2024.

Considerando os princípios estruturais da Classificação Decimal Universal (CDU), analise as afirmativas a seguir:

I. O princípio da decimalidade se restringe ao uso obrigatório dos algarismos arábicos para a representação das dez grandes classes do conhecimento.

II. A universalidade da CDU se manifesta na sua capacidade de representar todo o conhecimento existente e futuro, além do uso de símbolos reconhecidos internacionalmente.

III. A estrutura da CDU reflete uma visão de mundo onde as partes do conhecimento estão estritamente organizadas e subordinadas a um todo, caracterizando seu aspecto hierárquico.

IV. O caráter analítico-sintético é a característica mais proeminente e identificadora da CDU, permitindo a combinação de diferentes facetas de um mesmo assunto.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - I e IV, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
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